Aposta em novo modelo para indústria fonográfica

    Autor Mensagem
    Jio-kun
    Veterano
    # ago/08


    Ao menos parece funcional... Segue:



    "Executivos do mundo da música lançaram uma nova proposta de modelo de negócios para o setor: o patrocínio de bandas por parte dos fãs.

    O Bandstocks é um site que apostará no apoio da comunidade de fãs para tentar viabilizar a gravação de álbuns de novos artistas, uma iniciativa criada por executivos por trás de bandas bem sucedidas como Kaiser Cheifs e Primal Scream, noticiou o site The Guardian.

    A nova alternativa às grandes gravadoras permitirá ao público investir em um artista através do pagamento de parcelas no valor de dez libras, cerca de US$ 18. Quando o fundo destinado ao artista chegar a um valor pré-estabelecido (por exemplo, 100 mil libras, ou US$ 184 mil), o dinheiro será usado para a gravação e divulgação de um CD.

    No novo formato, os fãs passam a investidores e receberão, além de uma cópia do álbum, crédito pela aposta, impresso no encarte, e dividirão 30% dos lucros obtidos pelas vendas e licenciamento da obra. Adicionalmente, poderão garantir edições limitadas de lançamentos da banda e reserva de ingresso para shows.

    Andrew Lewis, artista e criador da iniciativa, acredita que o Bandstocks oferecerá mais retorno que um acordo com gravadora, bem como uma maior liberdade e controle sobre copyright, um modelo que se tiver sucesso comprovado pode fidelizar artistas e angariar antigas bandas.

    Atualmente, dois artistas desconhecidos testam o sistema: FrYars, de 19 anos, e Jersey Budd, ambos cantores e compositores. "Tive oportunidade de fazer acordos com um número de gravadoras, mas estou confiante quanto a minha música e o futuro da Bandstocks, que parece ser um modo mais honesto e transparente de lançar gravações", explicou Budd.

    O Bandstocks pretende atrair artistas famosos para o novo modelo, e Martin Carr, antigo guitarrista da banda Boo Radleys, pretende fazer um teste e tentar conseguir investimento para seu próximo álbum.

    O selo B-Unique, de artistas como Kaiser Chiefs, Primal Scream e Twang, ajudará a caçar e selecionar artistas para o serviço, que pretende lançar dez álbuns em seu primeiro ano.

    O site paidContent comparou o conceito ao de sites já existentes como Sellaband e Slicethepie.

    O site da Bandstocks pode ser acessado em bandstocks.com ."

    Fonte Geek

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Jio-kun

    boa. mas SEMPRE vai ter alguma fraud nu meio.

    abç!

    Jio-kun
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino

    boa. mas SEMPRE vai ter alguma fraud nu meio.

    Contanto que melhore e incentive a cena OUTSTREAM, acho justo.

    Diino
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Diino
    · votar


    Jio-kun

    poise, mas ja penso.
    se eu tenho uma banda e nao sou "pop" quem vai conhecer e votar?

    agora se eu sou um dos emos do fotolog que recebem trocentos comentarios por dia, largo la que a minha banda ta nessa barca, e BUM, trocentos mil votos.
    pronto...

    esse esquema por votação eu nunca fui fã, justamente por ser "injusto" ao meu ver...
    na minha opiniao tem que ser com juri.

    abç!

    Jio-kun
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino

    se eu tenho uma banda e nao sou "pop" quem vai conhecer e votar?

    Yngwie Malmsteen não é pop, mas é reconhecido por pessoas que gostam de boa música instrumetal.

    [previsão de pergunta: Mas o que o c* tem a ver com as calças?]

    Pois bem, se você conseguir fazer realmente boas músicas, logo será reconhecido, penso eu.

    Mas entendi teu ponto de vista e também acho injusto.

    Diino
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Diino
    · votar


    Jio-kun
    Yngwie Malmsteen não é pop,

    mais de 100 pessoas conheçem ele?
    entao é!

    Mas o que o c* tem a ver com as calças?]
    que se eu sou uma pessoa alienada sem amigos e antissocial nao vou ter pra quem falar "olha vota la na minha banda"
    e em compensação se eu for "pop" vou ter beeem mais pessoas para quem recorrer...

    Pois bem, se você conseguir fazer realmente boas músicas, logo será reconhecido, penso eu.
    ai que tu te ENGANA...
    qto mais podre e fos]ra da casinha melhorrr
    foise o tempo em que musica boa fazia sucesso.

    abç!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    onde tem grana tem treta...

    a começar pelo falso sucesso que se inicia pela internet.

    ora, qualquer produtor meia boca ou papai de pseudo-artista com dimdim pode pagar meia dúzia de cara pra votar numa banda ou acessar uma banda n internet, o custo é baixo quando comparado com o jabá.

    uma rádio pop de São Paulo não cobra menos de 30 mil reais pra dar 180 tocadas de uma banda qualquer.

    e qualquer banda bem produzida, com um investidor de ponta, vai ter que gastar umas 10 vezes isso só em São Paulo!

    se vc pega 30 mil e paga mil pra cada um dos cinco "FÂS", VC TEM SEIS MESES DE MY SPACE, YOUTUBE, SITES DE FESTIVAL DE BANDA, NEGO NA BANDA LARGA SÓ ACESSANDO E VOTANDO!

    se da um acessar e votar digamos duzentas vezes por dia, vc tem 1000 pseudos-fâs se interessando pela banda por DIA!

    se vc pesquisar, essa quantidade é maior do que muita banda pop consegue.

    ai, quando chegar a daqui a 6 meses, a banda teve 180 mil acessos e votinhos na internet só do jabánet, e ainda vai ter aqueles que vão acessar pq a banda fatalmente vai levar destaque dos sites que os jabanets acessam, e os marias vai com as outras vem atrás.


    enfim, democracia na internet, espontaneidade na internet, é algo bastante discutível e nada significa em matéria de real qualidade e interesse.

    não vou citar nomes, mas a banda de um amigo meu chegou a ser a mais acessada no myspace só nesse esquema.

    abç

    -Dan
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    FrYars, Jersey Budd, Martin Carr, Boo Radleys,

    só gente famosa!

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    apostará no apoio da comunidade de fãs

    pra alguem ter fãs precisa ficar conhecido, pra ficar conhecido precisa que se escute suas músicas, mas nesse formato eu preciso que alguem pague para que eu grave as músicas e fique conhecido
    ??!!??

    Diino
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Diino
    · votar


    como eu sempre digo, dinheiro é tudo
    aparencia vem distante, mas logo alem
    talento vem correndo la no fundo, fumando um cigarro, podre e para tras...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aposta em novo modelo para indústria fonográfica