Era mais fácil ser músico 20 anos atrás?

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/08


    Não sou músico, nem pretendo, mas como leigo sempre tive essa curiosidade, sempre vejo o pessoal reclamando da internet, dizendo que tem posto a indústria fonográfica em crise, etc, etc, etc. Mas sempre me vem essa dúvida, 20, ou 10, anos atrás, sem internet, divulgando tudo na rádio, quando se tinha uma brecha, era mais fácil viver de música? Levar uma banda a diante?

    abirex
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu sinceramente acho que era mais fácil em termos de público (reconhecimento e tals) pois eram poucas pessoas uqe tocavam, e automaticamente quando tinha uma festa era mais fácil de conseguir tocar, pois havia menos concorrência. Hoje em dia é quem baixa mais o preço pra poder tocar, se duvidar tem gente tocando de graça por ai.
    Em relação a divulgação de música própria hoje acho bem mais fácil por causa da internet, que ajuda bastante a divulgar o som da banda.

    No final das contas acho que dá elas por elas, mais que antigamente as bandas eram melhores a isso eram, principalmente pelos equipamentos mais precários e o músico realmente sabia tocar, não só enrolar como muitos hoje em dia.

    abraço
    Abiran

    Blackus
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lógico que não, quem reclama geralmente nem sonhava em ser músico 20 anos atrás, no máximo tinha um tecladinho de brinquedo daqueles de criança de 3 anos...

    Como é que podia ser mais fácil divulgar na rádio se a rádio é muito mais elitista, enquanto na internet qualquer um pode por a música lá? É claro que fica mais difícil ser conhecido, pois a oferta é muito maior, mas a divulgação em si é bem mais acessível...

    Dogs2
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Putz, ótima pergunta! Parabéns
    eu vou refletir depois te falo o que penso

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/08
    · votar


    abirex
    Mas essa falta de concorrência não decorria da dificuldade de se manter como músico.

    Blackus
    Foi isso que eu pensei.

    Dogs2
    Obrigado, aguardaremos.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    A 20 ou 25 anos atras era preciso ralar muito, tinha que correr atras pra qualquer coisa, hoje é só um clique no mouse e tudo pronto. Eramos mais valorizados. Mas nas rádios tinha muito "Jaba".

    Billy The Kid
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Antigamente os músicos eram melhores,eu acho... e hoje em dia, a internet facilita a divulgação de uma banda,mas a concorrencia é grande....ae os caras tem que ser bons mesmo!

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/08
    · votar


    Pode-se concluir então que hoje em dia ser músico é mais fácil, mas menos valorizado?

    Atum Bluesman
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Era mais difícil, porém os músicos antigos, por causa de dificuldade de divulação acabavam amadurecendo muito mais antes de conseguir espaço, já hoje em dia qualquer muleke q sabe 3 acordes consegue divulgar seu trabalho.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    em termos de lugar pra tocar me parecia mais facil
    dava pra ter uns esquemas médios, grandes... o tal da "banda de baile" sempre tinha clube fazendo baile disso, baile daquilo, carnaval de salão, dava pra ter um preço justo onde todo mundo ganhava e tinha varias bandas na mesma cidade

    hoje muito lugar fechou, virou igreja, dos que continuam só tem lá um forró e mesmo assim e mesmo assim se vê que está capenga

    hoje tem muito lugar que só vira um violão ou DJ

    mas músico tem uma certa culpa, 20 anos atras das bandas que eu conhecia sempre se montava o repertório pra tocar o que o público queria, ponderando o que o músico gostava de tocar, com anos de amadurecimento dessa banda aparecia as composições proprias
    hoje todo mundo quer ser estrela, ser autoral, quer sair da bolha (quarto+pc) tocando suas músicas e acha que o público tem obrigação de ouvir o que o musico quer tocar (assunto já batido em outro tópico) e o cara não tem experiencia nenhuma de palco, não pegou carisma/feedback com publico, dominio da progressão do seu show, coisa que se adquiria com as bandas de baile
    tá mais facil/garantido pra um lugar contratar um DJ do que músico com tecnica mas sem experiencia que tem hoje


    -------------------
    em termos de gravação antigamente era mais dificil, hoje qualquer um se grava em casa
    mas o pessoal que contrata não escuta, cansei de deixar CD por ai e sempre ouvir a mesma resposta "ainda não ouvi" e deixa seu CD em um canto, idem a deixar algum material com o link da pagina da banda e o cara dizer que nem acessou
    --------------------

    no resumo só mudou as moscas a merda continua a mesma

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    acho q isso é um pouco relativo, por diversos fatores ... vou tentar explanar o que acho de alguns destes ...

    Bandas - existiam bandas que tocavam de tudo, e não eram de baile, tocavam em festas de aniversários e casamentos (e eram realizados na casa dos festeiros!!), existiam os caras que manjavam e lideravam a banda, os que eram liderados e muitas vezes levavam a banda como uma profissão (treinavam, divulgavam, ensaiavam e tocavam tudo a sua hora), não como apenas mais uma atividade.

    Estúdio - eram caríssimos, coisa de play-boy, gravar exigia muito dos profissionais (profissionais de verdade, não alguns profissionais de internet e manual apenas), trocavam muitas figurinhas com outros indicavam trabalhos para os amigos, muitas vezes se ajudando pois tudo era mais difícil, emprestavam equipamentos, recomendo aos amigos que procurem sobre a história dos estúdios Mosh, cai bem nessa.

    Escolas - era difícil estudar, pois onde se aprendia eram nos Conservatórios, nas "escolinhas" de esquina o cara já entrava para "estudar 3 meses" pois sabiam que nõa precisavam de mais que isso pq muitas vezes o próprio professor não sabia ensinar mais, mas o que ensinava alguma coisa (ou bitolava) eram aquelas revistinhas de cifras, os métodos (Tião carreiro de violão !! :-) )

    Músicos - pow, sempre se achavam pessoas disponíveis a tocar, não era tão difícil!! eheh ... era muito bom tb na escola pois todos lhe conheciam, tinha um certo "status" entre a rapaziada, e um certo "achego" das meninas ... era muito bom !

    Instrumentos - era pedreira!! pow ... me lembro que no final dos anos 80 aqui em guarulhos tinha um luthier (que chamávamos de marceneiro pois não sabíamos no nome da profissão !!) o Carlos Lyra, tinham umas guitas honestas muito bem reguladas todas do jeito que tu queria, pq comprar uma Tonante, puts ... era a guita de entrada na música!! giannini eram caras e tinha que procurar bem pois instrumento de prateleira era um terror, mas o pessoal já respeitava, comprar uma Aria II nossa, o cara tinha q ter uma grana, e quando aparecia um cara com uma Fender, puts ... o pessoal fazia até caravana para ver!!! :-)
    Amplis eram Phelpa, Giannini, Palmer, Xeque mate, Ciclotron, Fhram ... haha

    Com tudo isso, acredito que talvez ser músico a uns 20 anos era mais livre, e menos "profissional", pois hoje com a tecnologia e facilidade em se obter informações torne para muitos a música mais uma pressão e menos uma diversão.
    Claro que estou falando de pessoas de mais de 20 anos, pq antes se começava tarde!! hoje tem muleque de 8 anos arregaçando na guita ou outro instrumento musical!!

    abrax!

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # ago/08
    · votar


    Antigamente, quem corria atrás da informação em sebos, livrarias especializadas, livros importados, saía na frente e era muito respeitado e bajulado. As pessoas vinham atrás de você direto prá obter informação, prá pegar livro emprestado, enfim, prá aprender, porque o conhecimento não ficava à disposição de qualquer um, tinha que se correr muito atrás...

    Guitarra importada, na época, era coisa de alguns poucos privilegiados riquinhos, tinha que se mandar importar, era caríssimo, nem existia nas lojas comuns...

    Na época, as guitarras mais comuns eram: Tonante, Jennifer, Giannini, Golden e Dolphin. Os amplificadores mais comuns eram: Ciclotron e Meteoro.

    Porém, existiam muitas casas noturnas com som ao vivo e muitas bandas de garagem, as pessoas se aproximavam mais, a troca de experiências era muito maior. Muitas pessoas se aglomeravam para assistir os ensaios, alguns carros paravam a rua!

    Era muito comum você ouvir a frase: "Nossa, que legal! Onde você aprendeu isso? Me empresta esse livro/disco...juro que amanhã, sem falta, eu te devolvo...". Ou então: "Caramba, você tirou este solo igualzinho! Como é que você conseguiu?"

    Ou seja, tudo era novidade, o conhecimento era bastante valorizado, e isso aproximava as pessoas...

    Portanto, ser músico há 20 anos atrás era muito prazeroso...

    teuabreu
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Me lembrei do filme Mariachi de Robert Rodriguez ( o primeiro dele o toscão, antes de A balado do pistoleiro) em que o Mariachi procura um lugar pra tocar, ai o dono da uma gargalhada na cara dele e aponta um teclado e tira um Cassio Demo sound se mata de rir do chicano querendo tocar com um violão.

    Antologico!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # ago/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!
    Na minha opinião não tinha nada de fácil naquela época assim como não tem nada de fácil nos dias de hoje.
    O que acontece é que nos dias de hoje ficou tão mais fácil o acesso à informação e a bons equipamentos que muita gente acha que tudo tem que ser também fácil, ou seja, quer fazer sucesso sem ter trabalho.
    E o único lugar onde alguém vai encontrar Sucesso antes do Trabalho é no dicionário...
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Era mais fácil ser músico 20 anos atrás?