Era mais fácil ser músico 20 anos atrás?

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/08


    Não sou músico, nem pretendo, mas como leigo sempre tive essa curiosidade, sempre vejo o pessoal reclamando da internet, dizendo que tem posto a indústria fonográfica em crise, etc, etc, etc. Mas sempre me vem essa dúvida, 20, ou 10, anos atrás, sem internet, divulgando tudo na rádio, quando se tinha uma brecha, era mais fácil viver de música? Levar uma banda a diante?

    abirex
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu sinceramente acho que era mais fácil em termos de público (reconhecimento e tals) pois eram poucas pessoas uqe tocavam, e automaticamente quando tinha uma festa era mais fácil de conseguir tocar, pois havia menos concorrência. Hoje em dia é quem baixa mais o preço pra poder tocar, se duvidar tem gente tocando de graça por ai.
    Em relação a divulgação de música própria hoje acho bem mais fácil por causa da internet, que ajuda bastante a divulgar o som da banda.

    No final das contas acho que dá elas por elas, mais que antigamente as bandas eram melhores a isso eram, principalmente pelos equipamentos mais precários e o músico realmente sabia tocar, não só enrolar como muitos hoje em dia.

    abraço
    Abiran

    Blackus
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Lógico que não, quem reclama geralmente nem sonhava em ser músico 20 anos atrás, no máximo tinha um tecladinho de brinquedo daqueles de criança de 3 anos...

    Como é que podia ser mais fácil divulgar na rádio se a rádio é muito mais elitista, enquanto na internet qualquer um pode por a música lá? É claro que fica mais difícil ser conhecido, pois a oferta é muito maior, mas a divulgação em si é bem mais acessível...

    Dogs2
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Putz, ótima pergunta! Parabéns
    eu vou refletir depois te falo o que penso

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # ago/08
    · votar


    abirex