Registro de músicas - Como fazer?

    Autor Mensagem
    Nycolas
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Moderador


    Boa noite galera... eu compûs umas músicas e tava querendo registra-las... Fui ao Cartório do 2º oficio e eles me disseram q eu poderia registrar como "Titulos e Documentos" e o valor variava de R$ 45,00 a R$ 55,00 por música.
    Depois fui ao Cartorio do 3º Oficio pra saber la... eu iria reconhecer firma e registrar as musicas... R$ 10,00 o reconhecimento de firma + R$ 4,50 pra autenticar as letras...
    Mas fui me informar melhor com a mulher do cartorio, e ela me disse que isso nao adiantaria de nada, pq se alguem quisesse plagiar a letra, poderia... e disse ainda que pra eu garantir a preservação da letra, só se eu registrasse no Rio de Janeiro (Capital) [Obs: eu sou do interior do Rio].
    Existe outra maneira de registrar musicas? O que é preciso pra fazer o registro?

    Desde já muito grato. Abraços!

    Diino
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nycolas
    tb quero saber.

    mas acho q tinha q ser no musica em geral hein...


    abç!

    Nycolas
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Vcs tao ficando kda vez mais rapidos aheuioaeuhae

    "Gravação e Home Studio
    Gravação, Masterização, Mixagem e tudo mais para você fazer sua música!"
    Pelo menos foi assim que eu interpretei... se estiver errado, denucia ai e pede pro Moderador colocar no topico certo :P

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Nycolas

    Existe um site pelo qual você pode registrar suas musicas pagando em torno de 4 reais. Como qualquer registro datado serve para fim legal, o site tem valor juridico.

    http://www.musicasregistradas.com/crs/

    Ta aí o site, eles fornecem um certificado digital e tudo mais.

    Abraços!

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD
    Não sei, não... As únicas formas que eu conheço de registrar músicas no Rio são na Biblioteca Nacional e na Escola de Música da UFRJ, ambos na capital.

    Nycolas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD
    Sl... nao fui mto com a cara desse Site nao...
    nao me passou confiança nenhuma...

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Música de Preto
    Nycolas

    Eu tb nunca usei o site, mas já vi discussões até nesse forum mesmo, acho, sobre a legalidade desse tipo de registro.

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Nycolas
    nao fui mto com a cara desse Site nao...
    nao me passou confiança nenhuma...
    (2)

    rafael_kl
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Li uma vez aqui mesmo no forum, que qualquer registro vale como prova. Inclusive um exemplo que colocaram, foi enviar uma carta para si mesmo, com a letra e partitura e não abrir. Caso dê algum problema de direitos autorais, a data dos correios serve como prova que sua musica foi feita antes.
    É o que li. Abraços

    Nycolas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    rafael_kl
    Quando eu fui ao cartório, achei que pudesse servir, mas a mulher la falo q nao podia :P
    Que pro que eu queria, nao me daria segurança nenhuma... soh se registrasse no Rio de Janeiro... falo ate o nome do lugar, mas agora eskeci =)

    rafael_kl
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sem querer dizer que sei tudo e nem falar mal de ninguem, realmente não sei se isso pode, como disse apenas vi falarem. Eu pessoalmente não "registraria" uma musica assim.
    Mas não se baseie muito também no que uma funcionaria de um cartório diz, pois normalmente eles ouvem falar uma coisa e espalham como se fosse a única verdade.
    Daqui a pouco alguem mais experiente com registro de musicas aparece e diz alguma coisa...
    Abraço

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Nycolas
    quem sabe vc pede prum moderador mudar o topico para a "musica em geral"

    e o título para "Registro de Músicas, Como Fazer??"

    vais er bem mais interessante e a chance de alguem entendido aparecer é bem maior.

    rafael_kl
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    Boa...

    Nycolas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    Boa =)

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    quem sabe vc pede prum moderador mudar o topico para a "musica em geral"

    e o título para "Registro de Músicas, Como Fazer??"


    provavelmente ele vai dizer: USE A BUSCA!!!
    Tem muita coisa sobre isso, dá uma olhada...

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD
    bah pior cara.

    ai ó:

    REGISTRO DE MUSICAS
    REGISTRO DE MUSICAS E NOME DE BANDA
    REGISTRO DE MUSICAS - BIBLIOTECA NACIONALnull

    enjoy...

    Nycolas
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Diino
    Eu entrei no site da Biblioteca Nacional e pedi pra eles me mandarem algumas informações por e-mail... assim que tiver as respostas, eu posto aqui :D

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Nycolas

    o/

    duz1988
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Li uma vez aqui mesmo no forum, que qualquer registro vale como prova. Inclusive um exemplo que colocaram, foi enviar uma carta para si mesmo, com a letra e partitura e não abrir. Caso dê algum problema de direitos autorais, a data dos correios serve como prova que sua musica foi feita antes.
    É o que li. Abraços


    Então posso provar por exemplo que uma letra/banda foi registrada antes caso ela seja cadastra num site cuja página está "datada"?

    Nycolas
    Veterano
    # set/08
    · votar


    duz1988
    Eu mandei a música pra mim mesmo pelo correio e guardei a carta lacrada. Ai dpois fiz o registro no site que o BaNdAiD
    passou ali em cima até eu poder registrar na FBN no Rio...

    felipão romantico
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Bem ,irei explicar pra vcs ,tudo o que eu penso sobre registro: Bem ,uma certa vez ,eu li em uma reportágem ,dizendo que : Todos os registros ,sejam qual for o cartório ,é valido ,mais que a melhor forma de se registrar ,é na biblilhoteca nacional . Bem ,se a pessoa não é do Rio de janeiro ,ela manda tudo pelo correio . Abraços e até mais ...

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    felipão romantico

    NÃO SEI, mas acredito que legalmente, qualquer registro legítimo é válido, como registrar em um cartório, por exemplo. O que acontece é que se vc não registra na Biblioteca Nacional, outra pessoa pode registrar lá, e caberá a vc correr atrás do prejuíso!

    Mas eu acho que a BN deveria lançar um sistema online de registro de musicas, como o site citado acima. Seria tão mais simples...

    felipão romantico
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Tudo bem ,tb concordo relativamente contigo ,mais cabe a vc ,apenas a mostrar a data do registro ,pois será a data que te salvarás contra os grandes traiçoeiros da música ,abraço.

    Fernando Lui
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o site musicas registradas é super confiavel, resgistrem sem medo.

    levitaonline
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    eu achei um site bem interessante já registrei 10 músicas lá: http://www.registrarmusica.com.br
    paguei até no cartão...

    mariobastos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Atenção!
    De acordo com a lei no 9.610 de 19/02/1998 e demais normas que regulamentam a matéria, o registro de autoria ou de propriedade sobre obras musicais produzidas em todo o País, deverá ser feito na ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ. Muito embora, várias pessoas registram também na Biblioteca Nacional.

    Pode achar arcaico, ultrapassado, mas é assim que é. A última coisa que vc vai querer discutir num litígio jurídico sobre autoria musical é a validade do seu registro.

    Outra coisa! Tô cansado de achar em partituras feitas em sequenciadores por músicos amadores erros clássicos, como: Erro na armadura de clave; compasso simples quando deveria ser composto; erro de quantização (por ex. notas pontuadas quando deveriam ser quiálteras).

    Encore, Finalle e outros programas são muito bons qdo vc sabe o que está fazendo! Se não revisar e editar depois fatalmente vai ter erros!

    Se vc não tem prática com partiuras é melhor buscar ajuda com quem tem.

    Se alguem precisar de ajuda ou tiver alguma alguma dúvida, posso ajudar.

    contato: mario.g.bastos@gmail.com

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Registro de músicas - Como fazer?


    www.bn.br/portal/?nu_pagina=32

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Registro de músicas - Como fazer?