Como Esta Dificil Montar Banda Ultimamente Hein (Desabafo)

Autor Mensagem
gpeddino
Veterano
# out/12
· votar


Não sei se esse negócio de idades realmente dá problema... Acho que depende muito das circunstâncias. No meu caso, juntei um pessoal (quase todos conheci na internet) pra tocarmos meu material solo, e as idades são bem díspares. Eu tenho 26, e eles têm 31, 37, 41 e 50. E nos damos muito bem apesar disso, temos ambições e gostos parecidos, e tal.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


gpeddino
então a afinidade contou mais, mas é difícil mesmo principalmente manter os objetivos em comum.

kevinluis
Veterano
# out/12
· votar


acho que idade não importa muito, se as formas de pensar do grupo são semelhantes e o nivel de maturidade tambem, não tem problema.

Eu já toquei com pessoas mais novas, mais velhas, 18 anos mais velho... e nunca tive problema, no final tudo resulta em experiencia.

Buja
Veterano
# 25/fev/24 13:55
· votar


Achei esse topico com ultima postagem de 2012!

E, caramba, 12 anos depois, como eu vejo esse cenário ainda muito pior.
Pra ser sincero, a ultima vez que toquei com uma galera, foi em 2015.

De la pra cá, é raridade eu achar alguem que toque alguma coisa, de forma decente.
"Violeiro" tem pra todo lado, e mesmo estes tem 2 graves defeitos:
1 - nao toca nada: mal mal sabem fazer um C G D Am
2 - não tem qualquer vontade de marcar um ensaio.

E outro problema é:
Se acha esses violeiros aqui e ali, as vezes (o que tambem ta sendo mais escasso), mas e batera? e vocal? e teclas?
Achar isso é acertar na loteria hoje em dia.

Outro problema que pelo menos eu vejo, nao sei voces:
Quem diz que toca alguma coisa (sempre é violao ne),
e diz que topa um ensaio por mes (o que já ta otimo pra se divertir),
essa pessa normalmente nao tem o mínimo de equipo em maos.

Tem o violão cacareco e só. Violão com cordas velhas, empenado, encostado. Esse cara normalmente tem uma vida de mulher, filhos, faculdade, e o tempo que sobra ele faz churrasco, joga pley steixio, ve futebol, lava o carro, vai na casa da sogra, ou no shopping passear com a esposa.

Nunca tem tempo pra ensaiar 1 vez no mes. Ou se tem, ensaia 1 mes, 2 mes, e ja era a bandinha.

Isso pra montar uma bandinha de violão sertanejo da moda.
Imagina se fosse pra um rock classico, ou até um negocio com mais distortion

Hoje, em 2024, ta assim....

Buja
Veterano
# 25/fev/24 13:56
· votar


Acho que o celular e os videoszinhos de rede social, vão destruir a humanidade |(eu juro que eu acho)

Buja
Veterano
# 25/fev/24 13:58
· votar


Claro, que no cenario gospel, deve ser bem diferente, mas nao to falando de banda gospel

Wanton
Veterano
# 25/fev/24 14:20
· votar


Buja

A gente vai envelhecendo e vai ficando cansado das coisas. Tô sem banda desde 2017. De lá pra cá, falo em fazer uns projetos remotos, mas não passa disso. Gosto de ensaio, de compor, dessa porra toda, só que o ritmo da vida vai ficando esquisito. Fiquei de agendar uma conversa para o dia x, quando vi, passaram três semanas e nada. A correnteza da vida vai ficando mais forte e nossas braçadas, mais fracas.

E pau no cu de gospel. Se existe um deus, ele deve odiar música ruim.

makumbator
Moderador
# 25/fev/24 14:31 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Tem muita música religiosa boa. E falo isso como ateu. Não tenho preconceito com música alguma. Tem muito músico bom no gospel e fora dele.

Lelo Mig
Membro
# 25/fev/24 14:36
· votar


Buja
Wanton

Eu adorava ensaiar. Passei anos de minha vida carregando equipo prá lá e prá cá, ensaiando direto e tocando em butecos. Adorava.

Hoje em dia, só de pensar em colocar a guitarra no porta malas e sair de casa para ensaiar me dá uma preguiça ducaraio.

Não me orgulho disso, mas fiquei um velho preguiçoso, solitário e impaciente.

Too Old To Rock 'n' Roll, Too Young To Die.

makumbator
Moderador
# 25/fev/24 14:55
· votar


Lelo Mig

Eu ainda tenho vontade de ensaiar. E na verdade sinto falta quando não tenho nada.

Buja
Veterano
# 25/fev/24 15:16
· votar


To até surpreso, até a galera experiente daqui que ja tocou muito por ai com banda seria e profissional, parece que compartilha do mesmo sentimento que eu.

Eu tenho a sensação de que, hoje as prioridades sao outras, e a musica é plano de fundo. Nao vejo mais gente jovem se interessando em fazer musica, tocar musica, ou alias....quer saber a verdade...nao vejo os jovens se interessando por P@@@ nenhuma hoje.

A gente faz um grupo de pedal, chama a galera, aparece 20 pessoas no primeiro pedal, 10 no segundo, 2 no terceiro, no quarto pedal nao existe mais grupo.....mas o grupo de zap ta la firme e forte, mandando msg de "vamos marcar sim", "topo toda hora", masss voce sabe que nao vai ter mais.

Até na porcaria do grupo do churrasco, "vamos marcar de combinar....ehh pois é...animo demais....",

Na musica a gente so ve a galera que toca mesmo, na internet e nos forums.
Saindo do portao de casa e procurando no circulo de amigos presenciais, .... bom nao vejo ninguem, nem jovem, nem velho.
Jovem nao toca, se toca nao tem vontade, ou nao tem compromisso
Velho se toca, toca um roberto carlos em D, A, G....e nao tem saco pra marcar nada

Acho que conheco ou tenho proximidade com gente errada rsrs....ou que tem interesses muito divergentes dos meus

Buja
Veterano
# 25/fev/24 15:20
· votar


Se existe um deus, ele deve odiar música ruim.


to contigo e nao to kkk
sou religioso, mas nao ouço nem toco musica gospel (porque acho ruim mesmo, gosto pessoal)
nao preciso tocar louvor, ainda bem!!! porque eu odiaria rsrs

Buja
Veterano
# 25/fev/24 15:23
· votar


Mas uma coisa sobre o gospel eu admito dizer, pelo menos no Brasil.

Se nao fosse o interesse por musica gospel, metade dos guitarristas nao existiria mais, os baixistas como eu sou já seriam raridade, e teriam fechado 90% das lojas de musica do pais.

O gospel salvou o cenario musical em termos de haver opcoes e evolução de equipamento no brasil.

Fora isso, se dependesse desse mando de rockeiros na veia, tudo de 40 anos de idade pra la, sei la, esse troço de loja, equipamento, som, pedaleiras, microfones, já tinha era acabado a mais tempo.

Tiagolafre
Membro Novato
# 25/fev/24 15:48
· votar


Buja
A impressão que eu tenho é que nas escolas de música ainda se acha gente interessada em formar banda. Galera que tá começando e a fim de praticar.
Agora se o objetivo é juntar uma turma já experiente, não sei te dizer.

Buja
Veterano
# 25/fev/24 16:01
· votar


Agora se o objetivo é juntar uma turma já experiente, não sei te dizer.

Acho que o objetivo seria achar essa galera que toca em casa, grava video, compra equipamento, e nao sai do quarto.

Eu na verdade, nem to querendo ser pretensioso, nem pedir demais.
Era so pra tocar mesmo por hobby. Sem intenção de viver disso, nem fazer shows, agenda, marketing, nada disso.
So ir la, 1 hora ou 2 horinhas, ensaiar legal.
Se rolar um casamento de amigo do chegado de nao sei quem, a gente toca.
Vai rolar um churrasquinho la no clube iate do bolinha amigo do cunhado da fulana de tal...a gente toca.
Nao vai ter nada? Tocamos por hobby tambem.

Sabe a galera do futebol de sexta a noite, que nao quer ser profissional, mas nao dispensa bater uma bolinha?

Mas nao to achando gente madura pra isso.

Ou nao tocam nada, ou tocam mas nao tem mais saco pra isso, ou chegam no ensaio bebendo mais do que carro 2.0 a alcool, ou achando que ensaio é chamar pra fumar um brau (vamo fazer uma bandinha de bob markey!) ou falta ensaio, da desculpa boba, do tipo...ah hoje nao da tem que levar o pet pra dar banho....ah hoje nao da, a vó da minha sogra morreu, ahh hoje nao da tenho prova da faculdade no domingo....

Resumindo, nao existe mais o interesse e o fomento por bandas em 2024 como existia no inicio dos anos 2000

Buja
Veterano
# 25/fev/24 16:13
· votar


Quer ver como é verdade (talvez o que eu vou falar seja uma grande merda agora .... to arriscando)

Eu to meio sumido do forum, mas em epocas de 2012 (ou antes), até 2015, por ai, existia muito uma parceria no forum para se fazer Collabs.

Tinha tributo nao sei quem, tinha cover de nao sei o que, tinha duplas de gente ou até mais de 2 pessoas, juntas, REMOTO, tocando alguma coisa.

Hoje ainda tem isso no forum?

Eu duvido. Uma passada bem rapida nos topicos, so vejo gente tirando duvida de uma coisa ou outra de equipamento, madeira, coisa e tal, 1 musica individual (antes aqui tinha era uns 3 paginas de musica gravada todo dia) e so.

Galera está mais online do que tudo. Link de internet por mais lento que seja, é muito superior as conexoes que tinhamos a 10 anos atras.
Os equipos de gravacao são muito melhores do que antes e muito mais acessiveis. Qualquer cuvavezinha de 200 conto já é uma bela interface de audio para celular, e roda até em iOS.
Qualquer celularzinho grava em 4k, qualidade absurda comparado a anos atras.


Mas nao vejo mais as pessoas se juntarem, tocarem, mesmo remoto.

Antes faziam-se todo esforço pra tocar em estudio, garagem, com equipo ruim, caixa multiuso, guitarra velha.
Hoje a mais xula das les pauls, tem qualidade, dá afinacao, se equipara a uma epiphone simples de antes...

Onde ta essa galera querendo montar bandas, tocar por hobby, fazer collabs?

Será que ficamos velhos e sem saco pras coisas?

Ramsay
Veterano
# 25/fev/24 17:45
· votar


Buja

É a tal história: pra que montar banda se for pra ter apurrinhação com os músicos, problemas de faltas nos ensaios, ter que carregar equipamentos pesados, se é muito mais fácil tocar sózinho em casa?
É o que eu faço aqui, escolho as guitarras, pedais/pedaleiras e amps que pretendo utilizar no dia, compro 1 dúzia de latinhas de cerveja, seleciono uns 8 cds com bt-tracks (dentre mais de 100 que criei) mando peia por 6 horas seguidas e isso me satisfaz plenamente.

Se muita gente fizer como eu faço, a formação de bandas nos dias atuais fica bem mais difícil que antes.

Wanton
Veterano
# 25/fev/24 18:22
· votar


makumbator
Não tenho preconceito com música alguma.

Não acha nenhum gênero melhor do que outro?

Tem muito músico bom no gospel

Fala uma música boa do gospel nacional, aí. Não. Fala cinco!

Tiagolafre
a fim de praticar

Mentalidade errada! Muito foco no desenvolvimento individual, pouco foco na razão de ser de uma banda.

Buja
Veterano
# 25/fev/24 19:30
· votar


Ramsay
compro 1 dúzia de latinhas de cerveja
Da pra ficar legal com isso!

Se muita gente fizer como eu faço, a formação de bandas nos dias atuais fica bem mais difícil que antes.

Eu faço isso tambem, e acho que a galera toda que realmente toca faz exatamente isso que voce faz.

==================


A reflexão que eu tenho aqui é: tem hora que da vontade de tocar em grupo, sei la, fazer um som. Não quero so ficar em casa fazendo embaixadinhas não, quero jogar bola, fazer gols! Não é jogar no palmeiras, corinthians, viver da fifa. É jogar no timezinho da rua mesmo.

Uns tempos atrás, um churrasco sempre tinha uns chatos tocando legião urbana no canto, e num outro churrasco tinha uns tiozões mandando uns zeze de camargo. Hoje todo churrasco só tem uma caixa JBL falseta tocando a mesma coisa.

As vezes, estou la nesse churrasco, e pensando: tenho o equipo pra tocar (equipo até pra todo mundo, os violões, o baixo, a guitarra, as caixas), tenho o repertorio na cabeça, mas não tenho a galera pra tocar.

Se você se arrisca e leva o violão, até pode acontecer de se abrir uma rodinha lá e berrar umas musicas emquanto voce pode mandar até acordes aleatorios.
Mas não vai passar disso...vai ser você lá estrumeando sozinho acordes numas 5 musicas...
uma cambada dizendo..."tenho um violão la em casa, uns tempos atras tentei aprender a tocar, hoje so toco galinha....kakakaka"
outro diz..."ahhh toca aquela do ze neto e alfredo...(e vc pensando, que raio de dupla é essa).....ou alguem tonto berrando....toca marilia mendonça pra eu chorar...."

hahaha, eu digitando aqui, e rindo do cenário hipoteticamente real que bolei....mas é isso!

Dali voce procura, e não acha um zé ninguem que toca tambem, nao sabe batucar um bongô...e você percebe que é o tiozão único que sabe tocar alguma coisa, e geral nao faz ideia dos seus gostos musicais e nem do que realmente toca em casa no quarto cheio de equipos, nem do som real que voce consegue tirar.

Até porque falo de sertanejo aqui (poderia ser pagode), porque é o que o publico geralzão ouve, barzinho, enfim, se quiser tocar e ser ouvido, eventualmente terá que tocar isso ou no minimo saber tocar. Mas meu gosto pessoal passa longe.
Porem eu tocaria isso numa boa, se fosse pra tocar numa bandinha, ensaio, etc.

Reclamo isso, porque sou baixista até, e pra eu tocar em contexto, tem que ser com banda,
já que o baixo é um instrumento que se toca acompanhado de outros (quase sempre).
Se bem tocando violão, eu não acho que cante, ou batuque um cajon, imagina sendo baixista e procurando o resto...

makumbator
Moderador
# 25/fev/24 19:39
· votar


Wanton

Claro que tem estilo que não gosto. Mas não desprezo. Por exemplo, já toquei em banda de baile (tocando de tudo) e já acompanhei cantor sertanejo em feira agro na região. Ficava de boa, mesmo nenhum dos dois sendo meus favoritos.

Eu disse músico gospel bom. E tem mesmo. Já toquei com alguns assim. Mas não é gente conhecida. E por música religiosa eu englobo de cantata sacra do Bach até worship moderninho.

Tiagolafre
Membro Novato
# 26/fev/24 20:05
· votar


Buja
Fiz dois anos de aula de violão e consigo fazer umas bases de rock no violão de aço.
No começo de 2023 me juntei a dois amigos do trabalho (guitarra/vocal e baixista) pra começar a ensaiar. Recrutamos baterista e tecladista.
Desde então aconteceu o que já foi dito aqui: eles saíram por questões particulares. Claro que a banda era amadora, de brincadeira mesmo, então outras prioridades foram fazendo-os desistir.
Mas conseguimos chamar outros amigos. O ruim é ter que repassar o repertório de novo, mas faz parte.
A solução que pensamos para este ano foi aumentar o número de integrantes. Hoje estamos com 7 pessoas, sendo dois vocalistas, e alguns desses colegas tocam mais de um instrumento, então se alguém não puder ensaiar determinado dia ou se alguém sair, acredito que o prejuízo não seja tão grande.
Talvez seja mais difícil ainda, mas acho que é uma solução para esses casos.

6Strings
Membro Novato
# 26/fev/24 20:37 · Editado por: 6Strings
· votar


Aqui na cidade onde moro (interior de SP) tem bastante gente que toca, rolam muitos eventos musicais e existe uma cena até que bem ativa.

Ainda assim, montar uma banda e manter um ritmo de ensaios é extremamente difícil. Nos últimos três anos já participei de 5 formações diferentes e nenhuma foi pra frente.

Eu e meu primo que também toca montamos um estúdio completo. Os fdp não precisam carregar peso nenhum, só chegar e tocar e ainda assim na hora dos ensaios começam as desculpas.

Sempre os mais problemáticos são os vocalistas....o raça.

Solução está sendo enxugar o número de integrantes....Power trio tem funcionado bem, mas perde qualidade.

Buja
Veterano
# 07/mar/24 15:10
· votar


então outras prioridades foram fazendo-os desistir.

Esse problema eu vejo acontecer a minha vida toda.
Chega um momento em que qualquer coisinha é motivo pra não ensaiar.

"Não posso hoje porque meu gato tá no veterinário, "não posso hoje porque to esperando encomenda chegar", "nao posso hoje porque tenho que ver uns negócio do trabalho", "nao posso hoje porque porque fulano de tal.. blah blah blah"

====

ainda assim na hora dos ensaios começam as desculpas.

Eu confesso que não tenho a menor paciencia pra essas desculpinhas.
Talvez por isso, eu deixo de lado a bandinha e saio fora.

Fiz o mesmo com o grupo de pedal. Criei o grupo, fomentei, fiz eventos de pedal, tirei grana do bolso pra mandar fazer camisa, mas a turma foi de 15 membros, pra 10, pra 8, pra 6, pra 4...

Na ultima vez, em novembro passado, eu estava tentando animar a galera a fazer um giro por mes (no inicio era mais de um por semana).
Marquei um pedal super leve, proximo pra todo mundo, e ao final um churras aqui em casa. No fim, ninguem topou, e eu exclui o grupo.

===

Hoje em dia, é muita gente que toca sozinho em casa, tomando uma breja, gastando em equipos caros, mas o instrumento não sai do quarto.
Eu sou um desses rsrs

LeandroP
Moderador
# 07/mar/24 15:23
· votar


São muitas questões sociais envolvidas. Trabalho, família, tempo, afinidades...

JJJ
Veterano
# 07/mar/24 20:01
· votar


Buja
LeandroP

E o mundo mudou, né? Pra cacete...

David Gilmour
Veterano
# 08/mar/24 16:33
· votar


Sou um dinossauro desse fórum aqui que vez ou outra lembra de uma fase do final da adolescência/começo da vida adulta e entra para ver os tópicos atuais. Hoje tenho quase 40 anos.

Achei esse tópico interessante pelo fato das coisas não terem mudado e talvez até piorado.

Não sou músico profissional, as necessidades me levaram para outra profissão, mas nunca parei de tocar. Trabalho em SP, voltei a estudar no início da pandemia e continuo até hoje para tirar vícios que tinha de coisas que aprendi como autodidata 20 anos atrás e me aprofundar na teoria.

Tenho um equipamento bem legal.

Enfim, nesses dois últimos anos voltei a ter uma banda apenas para lazer e apresentações esporádicas na minha cidade natal e região no interior de SP junto com alguns amigos em nosso estilo favorito: hard rock... Covers de Whitesnake, Def Leppard, Bon Jovi, Van Halen etc.

As coisas mudaram demais. Pioraram se abusar.

E o que leva a desistir/desanimar muita gente é que se a pessoa tem outra profissão, família, filhos etc, o trabalho que dá “ter uma banda” e os perrengues que vc precisa enfrentar para fazer uma apresentação simplesmente compensa cada vez menos.

Primeiro que a nova geração tik tok e esta própria era tik tok que vivemos cada vez menos tem interesse de conhecer estilos musicais antigos ou mais complexos e acha que vc é um spotify. Vc dedica horas de ensaio para montar um repertório legal e o cara quer ouvir uma música atual, Maneskin etc (não estou desmerecendo, apenas acho que temos de respeitar o estilo de cada banda/artista. Se você não gosta, não vá assistir, simples. Se vai, respeite).

Segundo que sobretudo no interior (interior não falo de Campinas, Ribeirão Preto etc, falo interiorzão mesmo, cidade de 20/30 mil habitantes) na maior parte das vezes os eventos são de estrutura péssima. Você chega na porta do palco com uma Ferrari em equipamentos e o PA e o “técnico” transformam sua Ferrari em um Fiat 147 de 3 rodas. Nem Jesus salva...

Você e a banda podem estar afiadíssimos, mas o show será uma merda. Vão querer ouvir a banda que toca as músicas da moda e danem-se os tiozões ultrapassados. Claro que tem alguns tiozões como vc na platéia que vão curtir, mas são 1 em 10 rs.

Junte tudo isso aos costumeiros atrasos nos shows em eventos em que a música não é a prioridade, sua mulher falando que é um saco ter de ficar 3 horas esperando na platéia, vc cansado de uma semana inteira no trabalho e ter de se sujeitar a tudo isso.

Enfim, não compensa. Tive essa banda por 2 anos e resolvi parar este ano. Cansei. Continuarei gravando meus vídeos, postando um outro no instagram. Recebendo um elogio ou outro e já me dou por satisfeito.

A carreira solo com a turnê “Live at my bedroom” é bem menos estressante rs.

Mais do que nunca admiro meus amigos que seguiram na música e enfrentam todos esses percalços: tempo de dedicação em ensaios, tempo de deslocamento, tempo gasto entre chegar no local do show, montar as coisas, tocar, desmontar, ir embora, pegar estrada muitas vezes, encarar PA lixo, técnico de som escroto, plateia indiferente.

São verdadeiros heróis.

Valorizem os músicos profissionais. Não é fácil ganhar a vida com música neste País.

Wanton
Veterano
# 09/mar/24 14:22
· votar


Se tá ruim pro David Gilmour, quem sou eu para me queixar?

makumbator
Moderador
# 09/mar/24 21:28
· votar


Wanton
Se tá ruim pro David Gilmour, quem sou eu para me queixar?

Isso é mandinga do Roger Waters.

Buja
Veterano
# 11/mar/24 15:39
· votar


E o que leva a desistir/desanimar muita gente é que se a pessoa tem outra profissão, família, filhos etc, o trabalho que dá “ter uma banda” e os perrengues que vc precisa enfrentar para fazer uma apresentação simplesmente compensa cada vez menos.

Primeiro que a nova geração tik tok e esta própria era tik tok que vivemos cada vez menos tem interesse de conhecer estilos musicais antigos ou mais complexos

Talvez seja isso que esteja desanimando muita gente que toca.

Mas meu ponto tambem, é que, eu vejo cada vez menos gente interessada em tocar alguma coisa, (digo tocar um instrumento mesmo) e tambem menos gente interessada em "ouvir" musica, no sentido de sair pra apreciar um show.
Vejo galera saindo sim pra festas, bailes, etc, mas se tem musica ao vivo la, que se dane, povo nao ta ligando muito pra isso nao. Nao tanto quanto era uns bons anos atras.

Mas a questão de ter menos gente se interessando por tocar, isso é o que me incomoda mais.
Incomodar talvez não seja bem a palavra. Acho que é o que me entristece mais.

Vendo youtube, a gente tem uma sensação de que existe um monte de gente tocando e se interessando por aprender a tocar.
Fora das telas não vejo isso. A verdade é que, excetuando eu, não conheço mais do que 10 pessoas que tocam alguma coisa, e mesmo assim, tocam mal, e tem a música com 89º hobby da vida, bem esporádico mesmo. O cenário de encontrar pessoas que tocam, e fazer um som, parece que acabou.

Tenho a impressão que de o hobby de hoje em dia é, fazer vídeozinho na internet.
É grande a quantidade de gente bem ativa em tudo que é rede social, aficionada com conteúdo, mas ironicamente não tem conteúdo algum pra mostrar. Os caras são excelentes em jogar GTA e as meninas em rebolar a raba.

BrotherCrow
Membro Novato
# 11/mar/24 20:28
· votar


Banda não rola mais. Eu morando na Austrália agora, todo mundo aqui é trapeiro e rapper, meus amigos músicos espalhados pelo mundo cada um em um lugar...

Dou graças a Deus quando rola colaborar com qualquer coisa. Essa semana gravei um solo pra uma música de um brother (tudo trocado online) e estou aguardando sair a mix final.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Esta Dificil Montar Banda Ultimamente Hein (Desabafo)