Como Esta Dificil Montar Banda Ultimamente Hein (Desabafo)

Autor Mensagem
Renando
Veterano
# mai/11
· votar


Like a rolling stone
coveiro ein
talvez ele ja tenha conseguido achar um "batera responsavel"

patudodi
Veterano
# mai/11 · Editado por: patudodi
· votar


edit

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Upando...

Lembro que eu comentei por aqui sobre a dificuldade de encontrar um parceiro musical, aquela pessoa que tem os mesmos gostos, interesses e objetivos que você e com quem você se entende facilmente. Eu acho que encontrei esta pessoa, e ela é o meu cabeleireiro, baixista já velhaco e com quem eu aprendo muita coisa só trocando idéia quando vou lá. Estamos querendo montar uma banda, mas tá foda de conseguir o resto do pessoal.

Luiz Almeida
Veterano
# mai/11 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


Nem lembrava desse tópico.

Mas hoje (HOJE!!!!) consegui conversar com uma pessoa que talvez esteja interessada.

Vamos ver.

Edit.: Ainda que as nossas idéias não bateram!

JulianaJenner
Veterano
# mai/11
· votar


hehe...

É dificil achar uma pessoa (as) interessada (as) e que assuma o compromisso de verdade mesmo.

octavio_guns
Veterano
# mai/11
· votar


eu tbm to vendo se eu monto uma banda só pra covers por enquanto, to desde o ano passado, pq o batera mora em outra cidade, ainda não arrumamos um vocal garantido, etc

Tiago Cabelo
Veterano
# mai/11
· votar


É galera, quer fazer parte desse desabafo também...

Moro em ssa, terrra do olodum, axé, blá blá blá, e não consigo achar 1 percussionista que se comprometa pra fazer um som diferente! Mais na linha da MPB / Rock!

O negócio tá difícil... já me desencantei com minha antiga banda pois o pessoal dizia que ia fazer e acontecer, então logo me empolguei pois é assim que quero pensar, e na prática, uns preguiçosos que só olhavam pra suas músicas, e que resolveram virar todos crentes...

Agora canso de procurar batera, baixo etc. e resolvo montar uma banda só comigo e percussionistas... achando que ia ser mais fácil... quem disse? Percussionista tem uma mania excelente de dizer que gostou e que vai colar, e depois parar de falar com vc e não dar satisfação... o que está acontecendo??

Eu penso em muita coisa pra fazer, meio que ambição mesmo, mas ppra isso eu preciso pelo menos de 1 percussionista... que saco! Ninguém gosta de arriscar! Tô me encaminhando para outros lado por enquanto, vou tocar sozinho em barzinho e também tô começando como Dj... pelo menoos pra não ficar fora da música!

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


Verdade gentes.... Todo munda da minha idade quer tocar só Nevershoutnever... Dedilhadinhos com acordes com o 9 do lado... Não sabem nem o que é blues... Só musiquinhas românticas com letras que sempre falam a mesma coisa de um jeito diferente... E sempre com o foco de UM DIA FAREI SUCESSO!! Nada de solos, composições elaboradas... Tudo é sempre um padrão. Nada de explorar e descobrir possibilidades, usar efeitos e ambiências. NADA. Só sequencias de G, C9, D, D4, A, Em7, Am.... Nada de bom. Sem Riffs... Sem bons baixos... O pior é que to numa banda dessas... Mas vamo ve mais pra frente. O que importa é a experiência.
Espero estar tocando Hendrix, U2 e Rush um dia. E Blues, muito blues brisadão. E um Reggae e Ska as vezes.

Keys Master
Veterano
# mai/11
· votar


felipelfln
odo munda da minha idade quer tocar só Nevershoutnever...
Só musiquinhas românticas com letras que sempre falam a mesma coisa de um jeito diferente...

infelizmente cara, é o que vende atualmente.

mas o que me deixa mais indignado é que eu sou louco pra ter uma banda, viver de música, fazer com que o mundo "escute" como eu sou... e não aparece uma alma me chamando pra uma banda...

já tive uma banda há um tempo atrás, mas o guitarrista começou a querer mandar, se achando todo o tal, sendo que o cara num toca por%@ nenhuma... por isso saí dela.
de lá pra cá, não me apareceu mais nada... mas um dia aparece, quem sabe... xD

Sauro
Veterano
# mai/11
· votar


Cara, tá quase impossível achar galera pra tocar sem compromisso...

...imagine achar gente pra viver de música!

Queria mesmo encontrar gente pra fazer cover (em maior escala) e compor (em menor escala). Tudo na praia do Rock, Metal... Levando como atividade paralela... Sem fins lucrativos... E mesmo assim tá dificil.

A maioria dos bateristas que conheci na tentativa de formar uma banda são estrelas... O cara se achando porque tocava punk e porque tem uma batera RMV... A vai te catá...

londrer
Veterano
# mai/11
· votar


Você ja experimentou montar um abanda de Classic Rock (a la deep purple), com músicas próprias e teve que achar um baixista?
Ta legal, tem mto cara q toca bem por ai, mas achar um cara q toque bem e componha linhas de baixo dignas de classic rock é foda... eu tenho q compor e dar pros caras executarem, baixista tem q saber teoria pra kralho pra mandar benzão.
E qnd o cara manja pra kcete não quer tocar classic, quer tocar prog ¬¬

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


Hoje em dia tá foda mesmo. Não gosto do Marcelo Camelo, mas ele falou uma coisa certa numa das últimas entrevistas dele por aí. Não com estas palavras, mas ele disse que agora não confia mais ninguém fora ele pra escrever todas as partes das músicas mesmo e depois passa tudo pronto pra banda. Ou seja, ele faz a porra toda e manda a banda (acho que é contratada, por sinal) fazer o que ele quer.

É chato, mas tem que ser assim hoje em dia mesmo.

Marcelo Bico
Veterano
# mai/11
· votar


Pessoal,
achar tres ou quatro cabeças que pensam da mesma maneira, que têm os mesmos objetivos é muito difícil.

A minha banda tem cinco anos de existência e da formação original somente eu e o vocalista permanecemos. Já tivemos tres baixistas ( um saiu e entrou duas vezes ), já fomos quatro e hoje somos cinco, já tivemos dois guitarristas ( o outro, não eu ) diferente e dois bateras...

Sempre acontece de um trabalhar mais do que o outro, mas uma coisa importante é todo mundo ter o mesmo peso nas escolhas, e não obrigar ninguém a tocar o que não gosta.

Fazer contato conm outras bandas também é importante prá ter onde achar músicos quando um resolve ir embora. Frequentar shows e conversar com os malucos da platéia também dá uma chance de achar alguém com os mesmos objetivos. E fuçar os quadros de anúncios dos estúdios é legal, sempre vai ver gente procurando banda...

felipelfln
Veterano
# mai/11
· votar


A gente devia pegar todo mundo daqui que ta sem banda e mora perto e unir numa banda.

gpeddino
Veterano
# mai/11
· votar


Tô com uma banda de covers, basicamente rock alternativo, incluindo muito Radiohead. Rolam problemas, a agenda de todo mundo é apertada, muitas vezes os ensaios acabam sendo cancelados por falta de tempo de alguns, às vezes rolam estranhamentos entre alguns integrantes por incompatibilidade de ideias, mas vamos levando. Já desisti de tentar forçar tudo a ser absolutamente igualitário.

Desisti de bandas autorais, simples assim. Peguei todo o meu material autoral e tô investindo num disco solo. Chamei amigos que fizeram parte de minhas bandas antigas pra participar das gravações e ano que vem pretendo juntar alguns deles que topem e fazer uns shows. Grana repartida em igual, mas é o meu nome, não uma banda. Afinal, são minhas músicas, minhas ideias, e meu nome em jogo. Então a palavra final também é minha.

Arrogância? Talvez, mas cansei de tentar administrar um consenso. Já participei de várias bandas e nunca testemunhei um grupo que pensasse na mesma direção, que tivesse o mesmo objetivo, e acima de tudo, que tivesse empenho na mesma proporção. SEMPRE tem alguém que se dedica mais, que tem que ficar marcando ensaio, compondo, trabalhando arranjos, e sempre tem alguém que só fala que vai fazer as coisas e acaba não fazendo nada porque teve que ir no cinema com a namorada, teve que trabalhar, teve que estudar, a namorada não deixou, etc. Inevitavelmente isso vai criando atritos e a coisa acaba degringolando.

No fim, ter banda é um processo tenso porque envolve todos os motivos que levam quatro ou cinco caras a se encontrarem periodicamente pra ensaiar, compor, trabalhar em cima de um projeto, e também todos os impedimentos e todas as complicações que vêm disso. Muita gente diz que é um casamento, ou uma empresa. Pra mim é pior, é uma mistura dos dois.

fernando tecladista
Veterano
# mai/11
· votar


Desisti de bandas autorais, simples assim. Peguei todo o meu material autoral e tô investindo num disco solo.

isso foi uma ótima decisão

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/11
· votar


cansado de esperar e só levar bolo, eu mudei de instrumento .. deixei a guita pelo hammond ... rapidin me apareceram umas 4 propostas ...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Muita gente diz que é um casamento, ou uma empresa. Pra mim é pior, é uma mistura dos dois.


uauahuaha, um inferno de Dante!
To passando pelos problemas citados no tópico, achei este vídeo que aborda o tema e gostei bastante




kevinluis
Veterano
# out/12
· votar


Já que é o tópico do desabafo vou desabafar também XD

Até hoje já toquei com muita gente, em algumas bandas também, mas até hoje a que eu fui mais longe é a banda que eu estou atualmente.

A gente chegou a fazer algumas musicas, musicas boas até, muito melhores das que eu fiz sozinho e até tocamos em alguns lugares, sempre ouvi elogios da nossa banda, tanto dos nossos covers quanto das nossas musicas autorais, e realmente eu o sentimento que nós passamos é muito grande, todos os membros pensam parecido, tocam em um nivel parecido tambem, e sinceramente eu realmente queria que a gente subisse, eu queria que fosse com esses 3 caras, mas....

Como nada é perfeito, estamos sem ensaiar a mais de um mês, estou a quase um ano e meio na banda e é a primeira vez que ficamos tanto tempo sem tocar, e tudo por causa do baixista, ele emprestou o amplificador dele para uns amigos fazerem uma festa, a policia chegou e apreendeu o amplificador dele, ai como ele não tem nota fiscal não pode recuperar o amplificador.

E como todos na banda não aceitam tocar em estúdio, já que nós temos um equipamento bom já, não tocamos mais, e o baixista pelo jeito não está nem ai em comprar um amplificador novo, até poderíamos pegar outro baixista, mas o nosso baixista é o melhor musico da banda, ele que consegue transmitir melhor todo o nosso sentimento e ele já toca a 10 anos com o vocalista, então não sei qual será o futuro dessa banda...

Eu já não acredito mais que a gente possa voltar a tocar, então até to começando a procurar uma nova banda, recebi alguns convites, mas nenhum a altura da banda que eu estou, somente um que é interessante, que é pra montar uma banda cover de joy division, mas na minha cidade quase não teria publico o que já me deixa meio desmotivado...

23DouglasP
Veterano
# out/12
· votar


Esperando o comentário do Lelo Mig

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


kevinluis
Uma vez a policia apareceu, estávamos tocando no quintal da casa de um amigo, mas só pediram pra parar. Estranho ter apreensão do equipamento mas nesse caso o (ir)responsável por recuperar o amp é de quem pediu emprestado. Mas é complicado manter banda, um começa a estudar, outro namora/casa, outro muda de cidade, outro desencana...nem sei como fiquei 13 anos em uma banda. Comigo a treta se deu quando os objetivos de cada um mudaram, eu estava envolvido mas o pessoal estava comprometido.

kevinluis
Veterano
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Deve ter tido apreensão de equipamento talvez porque eles deviam ta usando drogas, alias eu não me surpreenderia se o baixista tenha vendido o amplificador pra pagar divida com traficante e tenha inventado essa historia pro pessoal da banda, ele é um dos melhores baixista da cidade, mas ele não ta nem ai pra nada depois que começou a usar mais do que só maconha...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


kevinluis
Então cai fora porque na melhor das hipóteses, fica todo mundo empurrando com a barriga, na pior sobra pra você. Geralmente não acontece a melhor das hipóteses.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Vamos lá...hehehe

Infelizmente, não há caminho das pedras, mas como a última banda que tive durou 10 anos, em seu núcleo principal, Batera/Baixo e Guitarra, creio que algumas observações possam ter alguma serventia...

1- Amigos! Dos Beatles ao U2, a maioria das bandas que tiveram alguma chance ou deram certo, são compostas por um núcleo de amigos.

O cara convive com você, gosta de coisas similares, o mesmos games, as mesmas bandas, o mesmo esporte, sabe seus problemas, sabe de sua timidez, sabe que você gosta daquela mina que nem olha prá você, tem medo do mesmo valentão na escola, fala tua língua, te entende, é teu brother... gosta de você!

2- Mesmos sonhos e objetivos.

3- As diferenças se somam, ou seja, no que ele é diferente de você, são coisas que você não têm ou faz, mas admira... e vice e versa.

4- Fidelidade. Fulano é melhor baixista que ele, mas ele é teu brother, é com ele que você quer tocar, e não vai troca-lo por outro, que você mal suporta, só porque o outro toca mais.

Acho que uma banda, de jovens, em início de carreira, têm muito pouca chances de dar certo sem essa liga.
Bandas formadas por conveniência, anúncios, escolas, com caras que você não se identifica, acabam no primeiro fracasso ou no primeiro sucesso.

Se já é "tiozão" que nem eu, já tocou muito quando jovem, e hoje quer montar banda por outros motivos, aí existem outras possibilidades.

Mas prá galera que esta iniciando....infelizmente, não vejo futuro algum se não tiver o laço forte da amizade, pelo menos, entre 2 ou 3 dos integrantes.

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


23DouglasP
Esperando o comentário do Lelo Mig

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Eu também acho que se não rolar afinidade entre as pessoas, não vai pra frente. por este motivo que não confio muito em formar banda através da internet porque o universo cultural de cada um tente a ser muito diferente.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Luiz_RibeiroSP

Sim...contudo só esqueci de complementar que:

Somos seres sociais e amizades podemos fazer a vida inteira. Exemplo: suponha que a gente se junte para fazer um som... pode ser que a gente tenha "liga", se dê bem e venhamos a ser amigos, independente da idade, vivência e estória de cada um.

As pessoas precisam estar abertas ao "outro", ao que eles têm a dizer, a ouvir e entender os que nos cercam.

como diria Fagner:

"Amigos a gente encontra, o mundo não é só aqui
Reparem naquela estrada, a que distância me levará?
As coisas que tenho aqui, na certa terei por lá..."


Abraço!

sebber
Veterano
# out/12 · Editado por: sebber
· votar


Para compartilhar minha experiência terei que recorrer ao velho e infalível "tudo depende".

Seguinte: recentemente tive duas experiêncais com contatos feitos através de internet, mais especificamente o forme sua banda do site do Cifra Club.

1ª experiência: Muito boa. Um cara entrou em contato querendo que eu tocasse na banda cover dele de Pink Floyd. Para resumir, viramos muito mais amigos (de verdade) do que companheiros de banda.

2º: Desagradável. No anúncio de um cara tinha o facebook dele, então o chamei para tocar com outra banda que tenho. Ele não respondeu por um tempão, mas depois me chamou para fazer parte da banda dele. Eu topei, mas no fim das contas percebi que não era organizado e preferi não continuar.

Isso com contatos de internet, já com amigos próximos também tive duas experiências com quase as mesmas pessoas, só que em momentos diferentes, em nossa banda de músicas autorais:

1ª experiência: Ruim. No final do ano passado estávamos ensaiando músicas novas que eu compus, e uma parte da banda achou que elas estavam ficando loucas/complicadas demais, com muitas mudanças de andamento, etc. Em resumo, ninguém estava satisfeito, eu saí e eles não continuaram.

2ª experiência: Boa. De uns meses pra cá voltamos a ensaiar exatamente as mesmas músicas que acharam que estavam ruins, só que agora estão achando muito legais. A diferença foi somente a troca de um membro da banda, que tinha uma pegada mais pop e não embarcou na nossa "evolução musical".

Para concluir, isso foram só situações que vivi, se de alguma forma contribuir para o tópico está bom...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


fui convidado para tocar em uma banda, mas a diferença de idades(10 anos) dos integrantes que ta me deixando cabreiro, eu sou o tiolzão da bagaça heuheuhe, vou cer como vai ser, tomara que de certo que pra mim é apenas diversão.

gpeddino
Veterano
# out/12
· votar


Não sei se esse negócio de idades realmente dá problema... Acho que depende muito das circunstâncias. No meu caso, juntei um pessoal (quase todos conheci na internet) pra tocarmos meu material solo, e as idades são bem díspares. Eu tenho 26, e eles têm 31, 37, 41 e 50. E nos damos muito bem apesar disso, temos ambições e gostos parecidos, e tal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Esta Dificil Montar Banda Ultimamente Hein (Desabafo)