Samba enredo e levadas para cavaco

    Autor Mensagem
    martinelligl
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Moderador


    Gostaria que alguém me ajudasse com a levada, batida, ou palhetada de samba enredo no cavaco.Ela é muito rápida, mas eu queria saber como ela realmente é devagar, passo à passo!

    Se possível também algumas levadas de axé e outras diversas de pagode e samba.

    Tudo que vier de informação sobre o assunto vai ser útil!

    EDIT DA MODERAÇÃO: Movido para o Música em Geral

    leviribeiro
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    cara, toca violão, qdo tu tiver a manha, tu vai ver como é facil fazer as levadas bem rápidas com um cavaco

    SwingBatera
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    martinelligl
    Vamos por partes...
    Vc já toca cavaco, ou tá começando agora??? (Só um exemplo: quando comecei a tocar bateria, nao comecei tentando tirar as musicas do Angra...)
    Realmente a palhetada do Samba-Enredo é muito rápida. Se vc já toca, vai tentando tirar um Partido-alto primeiro, e depois vai acelerando (um metronomo ajuda bastante). Se vc ainda tá começando, sugiro que procure um professor, e comece tirando alguns chorinhos e sambas mais lentos, pq alguns têm muitas notas, mas como o compasso é lento, fica legal pra treinar.
    Quanto ao "axé" (que acredito eu vc queira dizer swingueira da Bahia), geralmente são quadrados de Sol ou de Lá... Também vão te ajudar pq são o contrário dos sambas, já que vc terá basicamente 4 notas, mas num ritmo acelerado (a palhetada vai acompanhar os acentos do repique)
    Qlqr coisa postaê...

    martinelligl
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: martinelligl
    · votar


    Então........ eu já toco desde abriu do ano passado, quando comprei meu cavaco.Estou cansado de somente ter uma ou duas palhetadas diferentes.Gostaria de aprender outras e ter por escrito estas novas levadas (do mesmo jeito que agente escreve com setas ou letras).Vi no youtube um vídeo de um tal "Mr cavaco" ensinado, se não me engano, essa levada de partido-alto (desculpe a burrice mas não tenho conhecimento do que seja essa levada).
    As notas e sequências dos campos harmônicos usados no rítmo swingueira da Bahia, esses eu já sabia.Tenho várias sequências na minha cabeça, e as aplico muito bem, só que queria eu ter uma variedade de levadas maior, pois quando se aplica uma palhetada de um rítmo em outro pode-se obter um resultado surpreendente, seja ele bom ou ruim.

    Obrigado pelas postagens e ajudas!

    PauloBH
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Moderador
    · votar


    editado pela moderação.

    toty
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Gostaria que alguém me ajudasse a dizer assim:


    PauloBH
    cara vá à merda...


    osmar85
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Na verdade axé é tocado com apenas com guitarra ou violão em alguns casos, o que você quer dizer é pagode baiano ou swingueira, que utiliza cavaquinho, para swingueira existem vários vídeos no youtube que mostram como tocar pagode baiano no cavaco, geralmente não é difícil tocar a base, os solos exigem um pouco de treino mas geralmente não costuma ser difícil. A divisão da música baiana é:
    AXÉ: Chiclete com Banana, Daniela Mercury, TImbalada, Luiz Caldas, Banda Eva ,etc.
    PAGODE BAIANO OU SWINGUEIRA: É o Tchan, Harmonia do Samba, Psirico, Oz Bambaz, Black Style,etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samba enredo e levadas para cavaco