Perda temporária de sensibilidade

    Autor Mensagem
    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08


    Domingo estive em um ensaio e aconteceu algo que eu nunca tinha reparado. Tocamos por meia hora, em um volume baixo [mas já estava meio alto porque envolvia baixo e bateria]. Fizemos um intervalo e voltamos a tocar. No segundo take, eu senti que a minha sensibilidade no ouvido foi drasticamente reduzida. Eu não conseguia ouvir o baixo e não me achava no ensaio mais. Como estávamos improvisando, eu perdi o tesão na parada.

    Isso ocorreu porque depois de um tempo exposto a altos volumes, o ouvido se "fecha" e diminui a sensibilidade como forma de se proteger contra danos.

    Alguém já sentiu isso?
    Como resolver isso?

    Jio-kun
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. S. Coltrane

    o ouvido se "fecha" e diminui a sensibilidade como forma de se proteger contra danos.

    O ouvido tem esta auto-defesa e é normal. Agradeça por ele ter isso, pois se não tivesse, provavelmente você já estaria surdo.

    Alguém já sentiu isso?

    Sim. Quase sempre estou usando fones de ouvido intra-auriculares com meu mp3 com o volume um pouco alto. Aí o ouvido vai fechando e "perdendo" um pouco o som, assim eu aumento mais... rsrs

    Eu estou parando de fazer isso... Não quero sair do mundo da música tão cedo... rsrs

    Como resolver isso?

    Não tem como resolver, é automático. Ou você compra um abafador com retorno baixo (entenda como headphones -rsrs), ou você se acostuma com esta perda de sensibilidade.

    Os headphones são uma boa pedida, sempre uso. E acredite, ajuda muito.

    Abraço.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. S. Coltrane

    Além dos abafadores, procure ficar distante dos pratos da bateria, que normalmente estão na mesma linha do ouvido. Tenho zumbido nos ouvidos até hoje por este motivo. Atualmente não uso abafadores, mas evitamos volumes estratosféricos, até por que diminuem em muito a qualidade geral do banda e do som.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Jio-kun

    Se eu usar abafadores vou deixar de ouvir tudo no início do ensaio

    jimmt vandrake

    Os pratos são complicados. Mas o que eu estou vendo é que esse efeito ocorre mesmo em volumes moderados e acaba por diminuir a experiência de tocar em conjunto.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. S. Coltrane
    Se vc não quer usar abafadores, então a outra saída é usar monitores de ouvido..

    Jio-kun
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    monitores de ouvido

    tirou as palavras dos meus dedos... rsrs

    Abç.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Monitores de ouvido?

    Isso deve ser bom, mas eu estava tocando no porão de um amigo meu, sem nenhuma estrutura. Pelo jeito eu vou ter que aprender a lidar com isso.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. S. Coltrane
    Eu sei que é uma merda, mas é melhor usar uns abafadores, ou fazer a gambiarra do Jio-kun (huehueheu! XP), do que ferrar com os ouvidos...
    Estraga todo o som, mas eu tô pensando em comprar um.

    Quanto aos monitores,

    Você toca guitarra, né? Acho que fica mais fácil, mesmo não tendo muita estrutura, arranjar uns monitores "in-ear".

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Como resolver isso?

    toque mais baixo, pegue no pé dos outros integrantes para que também toquem

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    Não tem absolutamente nada a ver com 'defesa do organismo'.

    Os traumas auditivos (ou PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruído) possuem três estágios: Trauma Acústico, ATL (alteração temporária de limiar) e APL (Alteração permanente de limiar).

    O que acontece com indivíduos expostos a sons com alta intensidade, normalmente é um ATL, que é uma elevação de curta duração do limiar auditivo, que se recupera gradualmente após a exposição. Normalmente, a título de curiosidade, são os ruidos entre 2500 a 6500hz que tem mais efeito e a perda pode variar de 10db a 20db.

    A ATL é um estado de alerta para uma possível APL. Indivíduos expostos constantemente sem o devido tempo de repouso e recuperação acabam com perda permanente, bem como aqueles expostos num intervalo maior, mas por mais tempo de duração.

    Usem protetores auriculares e quem tiver dificuldade, fones in-ear, com o volume bem regulado e uma microfonação eficiente resolvem - e muito.

    Abraços.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Christhian
    Já que tocamos no assunto, dê umas dicas sobre os monitores in-ear! \o/

    Mas quanto essa questão do ATL e da "defesa do organismo", têm uma certa relação.

    Nos ossículos do ouvido, há músculos que controlam a intensidade dos sons transmitidos a cóclea. O único problema é que a eficiência não é tanta a ponto de proteger o nosso sistema auditivo, de barulhos com alta intensidade. Também não protegem de sons altos e repentinos (como um tiro de revólver), devido a dependência (desse mecanismo) dos nossos reflexos. Aí vem a dor... que é um péssimo sinal...!
    Provavelmente depois de uma sessão de altos níveis de db (leia-se, "tortura auricular"), esses músculos devem ficar em um estado defensivo, e por isso não escuta-se direito.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/08
    · votar


    TG Aoshi
    Na verdade (já que citou, mas abreviando pra não ficar tão técnico e chato), a ATL é causada por uma falha na cóclea, cujos os ciclos tem a finalidade de amplificar e não proteger. Ou seja, o que acontece é uma perda de amplificação por fadiga dos ciclos cocleares, afetando as células ciliadas externas no orgão de Corti. O relaxamento é fundamental para a recuperação.

    Sobre monitores in-ear, para palcos pequenos (mais comuns) uma excelente pedida são os da powerclick, que possuem bom ganho de saída, com excelente definição e baixissimo nível de ruído. Eu uso um DB5, normalmente, com um fone E2 da shure. Tb tenho um rack com 8 saídas que é excelente para utilização para a banda toda tocar mais baixo e com mais qualidade. O mais díficil é perder um tempo fazendo um mix na mesa, para balancear tudo.

    Abraços

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    mas abreviando pra não ficar tão técnico e chato
    Qué isso! É bom saber dessas coisas!
    ...pelo menos, eu fico fascinado... =p

    Vlw pelo post! \o/

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    fernando tecladista

    Isso ocorre mesmo em volumes moderados. Só se pedir para o batera não tocar...
    Meu amp de 65W tava no vol. 4 [no clean], com a guitarra plugada direto e eu pegando leve nas cordas.

    No próximo ensaio vou testar as dicas do pessoal. Valeu pelos toques aí!
    São detalhes como esses que fazem a diferença.

    Sharper
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Otimas contribuições! Legal o compartilhamento de conhecimento... Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. S. Coltrane

    na minha banda o baterista usa aquelas baquetas de varetas, cool rods (isso é nome ou é marca?)
    desse tipo
    já ajuda muito, ajuda também que ele tem uma tecnica boa pra segurar o volume baixo, se ele segurar a banda vai junto, é claro que ensaiando assim fica meio brocha, não dá aquele timbre vindo do ampli
    já tentei ensaiar com abafadores mas você não se escuta e não escuta ninguém, mesmo os abafadores mais leves, no final tá todo mundo mais alto do que o toleravel e vizinho reclamando

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    fernando tecladista

    Essa parte do "meio brocha" é que é o ponto meio sem solução, a não ser que role o aparato técnico que o Christhian colocou.

    A culpa é sempre do batera! [hehehe]

    Complicado mesmo é quando tocamos Chico Science e a caixa domina o ensaio. Aí não tem baqueta que segure, tem que aumentar o volume mesmo...

    Talvez uma solução seja ensaiar primeiro as músicas "calmas" e deixar as mais "pesadas"[com drive, principalmente] para o final do ensaio.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Up

    Estou sentindo que esse tópico é importante para melhorar o som de bandas em geral...

    Diino
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian
    :O
    fonoaudiólogo?
    o.o

    -

    meu problema (que nao é um PROBLEMA ainda) é que eu escuto meio embolado.
    eu sei que tao falando alguma coisa mas nao identifico as palavras...

    -

    Estou sentindo que esse tópico é importante para melhorar o som de bandas em geral... (2)

    Bclamberti
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu achava que tinha perdido, mas agora tenho certeza.
    Meu ouvido esquerdo não está mais igual ao direito.
    Acredito que tenha acontecido principalmente por causa dos fones de ouvido.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    oi, lembra de mim? o cara que tocava com um amp all-tube 40w com volume 70% dentro do quarto e agora pegou um outro all-tube 20w 2x12 e tá sempre tacando no talo

    me alertaram sobre perda auditiva lá no fórum de amplificadores, fiz audiometria anual na empresa e estou com perda do lado direito =)

    agora eu to ensaiando com a banda usando protetor auricular, e estou gostando bastante da experiência, se pudesse tinha ensaiado assim desde o início, e tinha pegano mais leve nos amps valvulados

    só dando um alerta pra quem fica abusando sempre, vai ficar surdo, não brinquem com isso pq é permanente

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perda temporária de sensibilidade