Faculdade de Música

Autor Mensagem
Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
Não. Isso são os cursos oferecidos. Se voce for prestar pra Oboé , obviamente que vai ter que saber tocar Oboé.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

uau!


Este curso é um Bacharelado ou Licenciatura, você sabe?

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach
se você se refere ao curso de música popular da unicamp, eu acredito que seja bacharelado, porque tem um outro curso de licenciatura em música

B.Frusciante
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach
Pois é, eu achei estranho quando você disse sobre a música popular ser uma parte extra do curso de música e que este(o curso de música) é apenas relacionado à música erudita.

Na Unicamp eles trabalham com várias opções diferentes, pelo que eu vi, como:
Durante todo o curso se aprofundar em apenas UM INSTRUMENTO ou tipo de instrumento(dentre vários);
Se aprofundar em Composição ou Regência(Plena ou Coral);
Curso de Docência musical: Licenciatura;
Curso de Música Popular, neste entra muitos assuntos(inclusive é o mais longo: 10 semestres) incluindo a escolha de aprofundamento na aprendizagem em dois instrumentos: um principal e outro 'extra'(é o que diz o manual da graduação);

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Na Unicamp tem moradia pra estudantes? =S

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Up

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


B.Frusciante


Isto de musica popular é novidade e minoria... o curso de musica é sim voltado para a musica erudita..., então é melhor dar uma pesquisada antes de escolher sua faculdade.

Koisa
Veterano
# mai/08 · Editado por: Koisa
· votar


Na Unicamp tem moradia pra estudantes? =S [2]

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?Co dCurso=338&CodHabilitacao=91&CodCurriculo=275&sem=2008012

http://www1.ufrgs.br/graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?Co dCurso=338&CodHabilitacao=49&CodCurriculo=151&sem=2008012

as cadeiras da federal daqui, no caso ai, cordas e sopro...

Koisa
Veterano
# mai/08 · Editado por: Koisa
· votar


Na Unicamp tem moradia pra estudantes? =S [3]

Henrique S.
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa

n sei cara, mas na Ufrgs tinha uma vez, até mesa de sinuca tinha lá eaheuahuaehaeuaeuh

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


Koisa
Na Unicamp tem moradia pra estudantes? =S [3]
calma, fio! hahauahauahuahu
não sei como funciona o sistema de moradias da unicamp(se é tipo para os mais pobres), mas creio que tem sim... como eu disse, tem muita gente que vem de outros estados pra estudar aqui e talz... fora isso, a unicamp também é cercada de repúblicas, pensionatos, kitnets...

Henrique S.
n sei cara, mas na Ufrgs tinha uma vez, até mesa de sinuca tinha lá eaheuahuaehaeuaeuh
na unicamp eu sei que tem mesa de sinuca no camecc hauhauahuah (centro acadêmico da matemática, estatística e ciências da computação)
tinha tv e aparelho de som lá também, mas roubaram

Koisa
Veterano
# mai/08 · Editado por: Koisa
· votar


calma, fio!


Como calma maluco, to no segundo colegial ja..
HAushguasdighi.. =]


To planejando pra começa a estuda la em 2010.. Mais ja vamos analisando, presta vestibular em 2009 pra ver se eu vou passar, se eu nao passar, eu faço cursinho no Angro o/ Pra eu passar no vestibular de 2010

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Koisa

Acho que tem moradia da própria universidade, mas provavelmente são poucas vagas, que acabam sempre indo para quem realmente precisa(baixa condição financeira). Acho que não parece ser o seu caso, portanto vc teria que morar em república(sabendo escolher bem, é ótimo e barato). Preocupe-se agora apenas em escolher bem o curso e em passar, depois vc acha fácil uma moradia adequada.

CheshireCat
Veterano
# mai/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


Koisa
To planejando pra começa a estuda la em 2010.. Mais ja vamos analisando, presta vestibular em 2009 pra ver se eu vou passar, se eu nao passar, eu faço cursinho no Angro o/ Pra eu passar no vestibular de 2010
cara, por favor, perca a mania de falar "mais" ao invés de "mas", esse é o erro que me irrita mais profundamente hehe

então, preocupe-se com a aptidão... se você não ficou os três anos do colegial dormindo no ponto e estudando apenas o suficiente pra passar nas matérias com média 5 raspando, acho que é desnecessário fazer cursinho pra passar em música... o que você pode fazer sim é preparatório para a parte de teoria musical, creio que vale mais a pena =) porque em música e demais cursos com prova de aptidão, o que corta é a aptidão, e não as matérias normais

o pessoal pensa que passar na unicamp é um bicho de sete cabeças(eu também pensava), mas nem é...

meus conselhos pra você:
- esforce-se no colegial, pra não ter que ficar correndo atrás do prejuízo depois
- aprenda teoria, mas tem que aprender mesmo
- seja MUITO bom no instrumento que escolher
- não deixe de fazer o enem
- não deixe de fazer a redação do enem, agora quem não faz não ganha pontos no vestibular
- a primeira fase é sussa, tente ir bem na redação
- na segunda fase, eu acho que se você souber o suficiente pra acertar metade de cada matéria já tá de bom tamanho(claro, algumas você pode acertar mais e outras menos... eu fiz 8 de 48 na prova de química e passei em matemática) (apenas não zere nenhuma prova em hipótese alguma, porque aí você é eliminado do vestibular)
- trate de ir super-hiper-bem na aptidão e pronto! =D


quem sabe você não vai ser meu veterano, já que eu ainda preciso de uns 5 anos estudando piano pra passar... *sigh*

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Se voce for prestar pra guitarra tenha em mente que eles ja cortam mais da metade na leitura a primeira vista.

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Sobre notas para passar... em 2004 mais ou menos eu fiz um vestibular para composição na UFMG.. a primeira etapa valia, se me lembro bem, somando todas as materias do tipo biologia matemática e história.. 120 pontos.

Na época fiz 80 pontos, o que me daria o direito de passar em um monte de curso bom, eu não passaria por exemple em Medicina, que a nota de corte foi uns 105 pontos.

Bom, eu não fui para a segunda etapa, a nota de corte foi igual a da Medicina...

Tem que estudar tudo minha gente, hoje em dia tá todo mundo fazendo cursinho!

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach
O loco ! voce tem certeza disso cara ? A nota de corte pra musica na USP é talvez a menor de todas , na Unesp tambem é la em baixo. O que pega é as provas especificas.

CheshireCat
Veterano
# mai/08
· votar


O loco ! voce tem certeza disso cara ? A nota de corte pra musica na USP é talvez a menor de todas , na Unesp tambem é la em baixo. O que pega é as provas especificas.[2] (se bem que ele falou da UFMG, e eu não sei como é lá)

bom, mas na unicamp é baixa também... falo isso com conhecimento de causa, porque como eu acho que até já disse aqui, eu prestei música só pra ver como era no ano retrasado, não sabia que não podia deixar as contas a lápis(anta ¬¬) e passei só a resposta a caneta na primeira fase... apesar de ter acertado as duas questões de matemática e uma de física, zerei nessas duas matérias... em termos numéricos, minha nota na primeira fase desse ano foi 57 em 120 e passei pra segunda fase...

ah, mas o curso de música popular tem nota mínima pra corrigir a redação na primeira fase mais alta do que os outros, porque tem mais candidatos e talz...

mas enfim, o que pega mesmo é a aptidão, é nisso que eles cortam o pessoal... se você se garantir na aptidão, eu acho que tá dentro

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Naka-man

Não sei como está hoje em dia.. mas eu levei um chocolate em matemática, fisica e etc mesmo... estudar nunca é de menos...

Ricnach
Veterano
# mai/08
· votar


Na época fiz uma prova de aptidão, toquei uma peça do Bártok, inclusive toquei muito bem tocado, não é falta de humildade não, mas eu claramente toquei melhor do que costumava tocar... outra prova era compor uma variação sobre um tema de Beethoven, deu para compor duas variações.. uma ficou boa, realmente boa, não excepcional mas realmente boa, a outra variação foi padrão mesmo. Depois fiz uma prova de conhecimentos gerais, estilo, teoria, historia, etc... coisa tranquila.
Mas fiquei sabendo que naquele ano em específico a nota foi maior que o normal, o pessoal gostou de estudar mesmo.. mas parece que a nota nunca voltou a ser baixa novamente...

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


Ricnach
Voce prestou para piano ou composição ? Mas nesses cursos a competição é mais pesada mesmo , são muitas poucas vagas e voce compete com um pessoal mais velho quase sempre.

Jabijirous
Veterano
# mai/08
· votar


UFRJ????? ehuaeiauh pelo jeito você não convive la dentro!! ta geral querendo sair da ufrj!! melhor opção é o conservatório ou unirio

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Jabijirous

Mas isso depende muito do instrumento em questão. Por exemplo, no caso do contrabaixo acústico, sou muito mais a UFRJ(por causa da Valéria Guimarães, a melhor professora de música que já tive), mesmo sabendo que realmente a UNIRIO esteja bem também no instrumento( O Arzolla também é ótimo professor, mas sou mais a Valéria). O mesmo se repete em todo Brasil, em que um curso teoricamente pior pode ter excelentes professores(e o inverso também acontece).

Naka-man
Veterano
# mai/08
· votar


A UNIRIO tem sido muito bem falada. A USP pelo que meus amigos erudas falam tem sido muito mal falada. Falam que é uma faculdade pré-historica sem recursos. O proprio Zanon critica bastante a USP ( ele fez regencia la se não me engano ).

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Por exemplo, no caso do contrabaixo acústico, sou muito mais a UFRJ(por causa da Valéria Guimarães, a melhor professora de música que já tive), mesmo sabendo que realmente a UNIRIO esteja bem também no instrumento( O Arzolla também é ótimo professor, mas sou mais a Valéria).

Agora você me deixou em dúvida cara,eu tô me preparando pra tentar o vestibular pra Bacharelado em Baixo Acústico,e tava pensando na UNIRIO justamente por que sempre ouvi falarem que o Arzolla é "O" cara.

Se não for pedir demais eu queria te perguntar por que você prefere a Valéria ao Arzolla,como professor?

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Rafael do Baixo

Ele é excelente músico, professor e até onde conheci, ótima pessoa também(já estive em festivais em que ele participou). Mas considero a Valéria uma professora um pouquinho acima dele. Mas ambos são ótimos! Qualquer um dos dois vai te colocar muito pra frente!
Gosto um "tantito" mais da Valéria, porque ela sempre me pareceu a encarnação daquele tipo de professor que se dedica MESMO aos alunos. Já tive inclusive aula de graça com ela até de madrugada! Se vc deixar ela fica dando aula até vc cair de cansaço ou aprender(o que vier antes). Além de ter uma ótima didática, ser ótima pessoa e AMAR dar aula! Outra coisa é que ela se dedica da mesma forma ao inciante e ao avançado(já pude testemunhar isso em vários festivais com ela). Vários professores são paneleiros, não é o caso da Valéria! Nunca tive nenhum professor que chegou perto, incluindo contrabaixo acústico e elétrico.
Caso queira mais indicações da Valéria, posso te mandar por e-mail o endereço eletrônico de alunos e um ex-aluno dela(que está estudando no exterior) que podem testemunhar sobre o curso do contrabaixo dentro da UFRJ.
Uma dúvida, as datas não te permitem tentar na UFRJ e UNIRIO no mesmo anos? Se der tenta as duas, mas se passar em ambas, vc vai ter um um ótimo problema para se decidir!!!!!

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator

Pô cara valeu pela explicação,pelo que você falou a Valéria deve ser uma professora excelente,vou ver se consigo assistir uma aula dela como ouvinte apenas (caso ela me permita),acho que assim eu consigo o suficiente pra tomar uma decisão mais concreta.


Uma dúvida, as datas não te permitem tentar na UFRJ e UNIRIO no mesmo anos?


Dá pra tentar as duas sim cara,as provas são em datas diferentes,essa é até a minha intenção.

Se der tenta as duas, mas se passar em ambas, vc vai ter um um ótimo problema para se decidir!!!!!

Esse que é o problema. <o>

Valeu cara!!!!!

Koisa
Veterano
# mai/08
· votar


Nossa galera, valeu mesmo pelas ideias.. E CheshireCat, vou tentar corrigir esse erro rsrs..



E tpo, tratando-se de musica popular, seria uma boa fazer Unicamp ou tem outra considerada melhor??

stenyosullivan
Veterano
# mai/08
· votar


mas pra quem quer ter bastante conhecimento sobre musica, o ideial seria prestar para ser maestro?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade de Música