repetitividade: alguem liga?

Autor Mensagem
nicida
Veterano
# mai/08


acabei de ver um dos muitos tópicos de críticas ao iron;
e acabei me perguntando : e daí?
a fórmula funciona, e quem é fã sabe bem diferenciar as músicas, escuta todas e adora! qual é o problema disso?

e agora se você pensar bem, acaba percebendo que toda banda tem um pouco disso! mas em algumas é mais aparente..

é isso que chamamos de estilo, a marca registrada que diferencia um grupo do outro. Alguém aqui consegue confundir uma música do pink floyd com uma do led zeppelin?

eu posso ser suspeito para falar, pois sou fã de AC/DC (que é simplesmente a banda mais repetitiva da história do rock) , mas eu não vejo o problema nessa "repetitividade".

marcio_zav
Veterano
# mai/08
· votar


AC/DC


E-D-A

\m/_

TWT ICE
Veterano
# mai/08
· votar


eu nao

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


nicida
mas em algumas é mais aparente..

Tipo 74% da músicas dos 4 primeiros álbuns girarem em torno de uma só seqüência de acordes...

Genial! Palmas para quem fez isso!!!

Iron Beetle
Veterano
# mai/08
· votar


nicida
hauehaueahu
Eu concordo, tambem adoro o ac/dc, mesmo sendo repetitivo é um estilo único, assim como o iron maiden.

nicida
Veterano
# mai/08
· votar



nicida
mas em algumas é mais aparente..

Tipo 74% da músicas dos 4 primeiros álbuns girarem em torno de uma só seqüência de acordes...

Genial! Palmas para quem fez isso!!!


isso te incomoda?
não gosta da sonoridade de C-D-E?
tem algo contra Iron Maiden?
Não curte as músicas deles?

se você simplesmente gosta de criticar bandas, vai no AC/DC que é um prato cheio...

ou mesmo no blues, 90% são essa levada tipo
A D A E D turnaround
só muda o tom.

agora pense: como um estilo tão repetitivo se manteve intocado e muito influente por décadas?
repetição quanto à melodia é muito comum, mas não desmerece nenhum estilo...

veja bem: B.B. King, Muddy Waters, SRV etc seguiram a mesma linha melódica por décadas...

agora, vai ousar desmerecer esses gigantes do blues?

se a resposta é sim, boa sorte na sua empreitada contra alguns dos músicos mais respeitados ...
se é não, pare de perseguir o coitado do maiden! o que os caras fizeram para você?

ps: admiro a paciência de analisar cada um dos álbuns da banda música por música...te respeito por isso...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


nicida
isso te incomoda?

Não, eu apenas não escuto. O que me incomoda é desmerecerem a genialidade de outras bandas que vão muito além de um só estilo. E muito muito muito além de apenas 3 acordes...

não gosta da sonoridade de C-D-E?

Até gosto. Prefiro uns mais com cara de Hard Rock, ou Thrash Metal. Mas gosto sim...

tem algo contra Iron Maiden?

Achar que eles são superestimados e pouco criativos é "algo contra"? Se for, eu tenho...

Não curte as músicas deles?

Leia o meu tópico, estou cansado de repetir...

se você simplesmente gosta de criticar bandas, vai no AC/DC que é um prato cheio...

Não escuto tanto AC/DC assim, mas a julgar pelo Back in Black e pelo DVD de Donnington eu não acho tão descarado assim. Lembre-se que Iron Maiden não é só o "C-D-E" repetindo, é a cavalgada, os "ôÔô"s, o contrabaixo do Harris sempre "arpejando" fundamental e quinta...

Curiosamente, o que eu tenho do Iron Maiden é um disco e um DVD também. O que já me fez sair de perto da banda...

ou mesmo no blues, 90% são essa levada tipo
A D A E D turnaround
só muda o tom.

agora pense: como um estilo tão repetitivo se manteve intocado e muito influente por décadas?
repetição quanto à melodia é muito comum, mas não desmerece nenhum estilo...

veja bem: B.B. King, Muddy Waters, SRV etc seguiram a mesma linha melódica por décadas...

agora, vai ousar desmerecer esses gigantes do blues?


Como eu também disse no outro tópico: Gosto de Blues. Mas os que mais me chamam atenção são os menos convencionais. Como exemplo citei "Mean Town Blues" do Johnny Winter, "Mustang Sally" do Muddy Waters, e "Texas Flood" do SRV. Se for pegar o Mi-Lá-Si mais convencional, eu também gosto de poucos. De cabeça lembro de "Pride and Joy", de "Johnny Guitar". Inclusive menos do que as 3 do Iron Maiden que eu escuto mais...

se a resposta é sim, boa sorte na sua empreitada contra alguns dos músicos mais respeitados ...
se é não, pare de perseguir o coitado do maiden! o que os caras fizeram para você?


Nada! Esse é o problema. É muito disco e pouca música...

ps: admiro a paciência de analisar cada um dos álbuns da banda música por música...te respeito por isso...

Como eu disse, não é lá muita dificuldade fazer isso. Parei de procurar coisas da banda naturalmente, sem tirar muitas músicas e conferir. Eu escutava e achava redundante. Só...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Mais uma diferente do padrão do Blues: "Hoochie Coochie Man"...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


"The Thrill is Gone". Mais uma que muda algo. Ele simplesmente poderia ter feito o Mi-Lá-Si, mas não, mesmo sendo um Blues desse tipo, ele acrescentou um Dó antes do Si...

Esse é o tipo de coisa que eu acho que falta no Iron Maiden. Parece que são conformados com aquilo, e só fazem aquilo...

Blackus
Veterano
# mai/08
· votar


Eu ligo. Toda banda tem uns clichês, claro, é a característica deles, mas vai ver se o Genesis repete alguma harmonia...

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


nicida

Por fim, já que falou de Blues. Esse ponto já foi tocado em outro tópico sobre álbum do Iron Maiden:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/180704/p1#4969525

Confere os links dentro desse post que eu coloquei aí...

Tem mais gente falando que I-IV-V demais na cabeça também enche a paciência...

E ninguém pegou no pé deles. Agora, só porque eu falei o mesmo do Iron Maiden, todo mundo pega no pé...

ogaitnas
Veterano
# mai/08
· votar


Não tenho nada contra a repetitividade, até qdo é bem feita, fica boa
de ouvir, já que depende do que se ouve, vc percebe que o cara não
repete nada, mas é tão aleatório o que ele toca que fica ruim...

Paul Young
Veterano
# mai/08
· votar


Só salientando que o AC/DC usa tanto A-D-G quanto E-D-A. Agora definir qual se repete mais eu dexo pro james_the_bronson criar um tópico e tals...

MANFREDINI
Veterano
# mai/08
· votar


Iron Maiden, AC/DC, Rolling Stones, Kiss e mais uma porção de banda, os mesmos acordes, algumas coisas ali e aqui, muda o tempo, a ordem, no fundo é tudo quase a mesma coisa, as mesmas escalas, pentatônicas, diatônicas, pentablues e uns bends, e dai? não é bom? a música não são tri? então que se foda, cada um escuta o que gosta...

MANFREDINI
Veterano
# mai/08
· votar


o próprio Angus Young fala que estão errados quando falam que o AC/DC tem uma dúzia de álbus iguais, pois não são uma duzia, "são 14", acho que li isso no Whiplash!, podem procurar lá...

marcio_zav
Veterano
# mai/08
· votar


Paul Young


AHUEHUAHEUHAUEHAe

nicida
Veterano
# mai/08
· votar






esses dois riffs são praticamente iguais!
e por incrível que pareça ninguém veio falar disso até agora...

por isso que eu digo: ouviu uma do AC/DC ouviu todas, por isso que eu amo todos os álbuns deles :)

ana cris.
Veterano
# mai/08
· votar


nicida
só uma correção:
repetição; não repetitividade

[modo aurélio off]

nicida
Veterano
# mai/08
· votar


ana cris.

ligue o modo aurélio!

repetição
ato ou efeito de repetir

repetitividade
qualidade ou de caráter repetitivo


citações retiradas diretamente do aurélio sec XXI editora nova fronteira

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


nicida
e por incrível que pareça ninguém veio falar disso até agora...

Quer comparar 2 com 1 riff igual com 29 com 1 riff igual em várias partes das mesmas músicas???

E caso você esteja/estivesse esperando que eu fosse apontar a repetição do AC/DC: O que eu tenho de "material" do Iron Maiden eu tenho do AC/DC: Um cd e um DVD. E conheço as mais famosas. E no caso do Iron Maiden me chamou mais atenção. Já disse que não ficava tirando as músicas de nenhuma das duas bandas. Uma ou outra. Só fui conferir várias músicas recentemente...

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


N incomoda n.


james_the_bronson

Fala a verdade cara, vc n gosta do Iron ou n gosta dos acordes CDE???

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death

Não gosto que exagerem tanto nisso...

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson

Acho q vc precisa arrumar algo pra se ocupar cara... Gerar polêmica num fórum de internet n vai te levar a nada.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death

Eu tenho outras coisas com que me ocupar...

Se por um lado, o que eu digo não vai mudar o gosto de ninguém. O que você diz não vai mudar muito o que eu faço ou deixo de fazer...

Engraçado você falar dos meus tópicos e ser comentarista deles...

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


james_the_bronson

Esse tópico não é seu. E comentei no outro pq esse final de semana to bem desocupado, mas tudo bem, ja me arrependi.

Mas de qualquer forma, n adianta nada ser ultra-criativo se a música em si for ruim, o Iron pode repetir suas passagens em todas as músicas, mas ainda tem bons músicos, tudo bem q o destaque da banda eh mais o vocal e o baixo, mas eh uma banda muito boa. Superestimados? Q banda do Mainstream não é?

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death
Mas de qualquer forma, n adianta nada ser ultra-criativo se a música em si for ruim

Então a gente faz assim: Todo disco que sair, você me avisa se é bom ou se é ruim, aí eu passo a gostar ou odiar, beleza???

Q banda do Mainstream não é?

Megadeth. Outra banda que fez de tudo ( e criticam infinitamente menos do que o Metallica ). O frontman "só" tocou e compôs para as duas maiores bandas do estilo ( sendo uma a maior do gênero ). Fez 12 discos praticamente sozinho ( sem contar as músicas do Metallica e do Hidden Treasures ), indo do Thrash Metal ( com temática quase Black ) até o Pop com violão...

Leronne
Veterano
# mai/08
· votar


depende muito da banda, tem banda que saber como usar, agora tem outras que vc não aguenta ouvir o cd inteiro pq as musicas são praticamente todas iguais

nicida
Veterano
# mai/08
· votar



E caso você esteja/estivesse esperando que eu fosse apontar a repetição do AC/DC: O que eu tenho de "material" do Iron Maiden eu tenho do AC/DC: Um cd e um DVD. E conheço as mais famosas. E no caso do Iron Maiden me chamou mais atenção. Já disse que não ficava tirando as músicas de nenhuma das duas bandas. Uma ou outra. Só fui conferir várias músicas recentemente...


não quero que você aponte nada, só estou demonstrando que a repetitividade é muito comum, você não prescisa se revoltar tanto com o Iron Maiden, relaxa cara :)

ví um vídeo de humor que mostra bem isso em um tópico sobre originalidade hoje mesmo. Acho que você já viu; se não, deveria. É bem engraçado.

Também não estou questionando seus tópicos e opiniões, o que você postou em outro tópico não se endereça a mim, assim como meu tópico não está se referindo a você especificamente, e sim à repetitividade musicla no geral, sem foco no iron, AC/DC, ou qualquer banda/artista específico.

james_the_bronson
Veterano
# mai/08
· votar


nicida

Sim, cara, eu falei para deixar claro. Fosse ou não endereçado a mim...

No caso do AC/DC, eu escutava exaustivamente o Back in Black, mas não ouço ele todo há um tempão também. E a sensação que eu tenho, é o contrário do que o Iron Maiden faz. Mesmo que as músicas deles girem em torno de algo, eles mudam uma coisinha ou outra. Já no caso do Iron Maiden, eles colocam o "C-D-E" sempre fechando o riff, e várias vezes tocados em seqüência, deixando soar. AC/DC não, se você dá um A-C-D para eles, eles alternam variam...

E outra coisa, a proposta do AC/DC é Hard Rock, totalmente bluesy. Fazem em cima da pentatônica menor mesmo. Já essa subida do Iron Maiden, é feita sobre a escala menor natural. Iron Maiden ainda tem 2 notas aí de brinde para usar, mas prefere ficar no "C-D-E"...

Renan Chaos Guitar
Veterano
# mai/08
· votar


Querem algo totalmente complexo, ouçam Dream Theater...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a repetitividade: alguem liga?