Duvida Faroeste Caboclo

    Autor Mensagem
    Koisa
    Veterano
    # mar/08


    Não entendo essa parte da música..

    E se lembrou de quando era uma criança e de tudo o que vivera até ali
    E decidiu entrar de vez naquela dança
    - Se a via-crucis virou circo, estou aqui.



    O que seria via-crucis?


    Vlw..

    RockGuy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Segundo a Wikipedia:

    A Via Crucis é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. O Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas. A nova configuração ainda não se tornou geral. O exercício da Via Sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

    Por "Via Sacra" entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que levou o Senhor do Pretório de Pilatos até o monte Calvário; compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

    * I. Estação: Jesus é condenado à morte

    * II. Estação: Jesus carrega a cruz às costas

    * III. Estação: Jesus cai pela primeira vez

    * IV. Estação: Jesus encontra a sua Mãe

    * V. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus

    * VI. Estação: A Verônica limpa o rosto de Jesus

    * VII. Estação: Jesus cai pela segunda vez

    * VIII. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

    * IX. Estação: Terceira queda de Jesus

    * X. Estação: Jesus é despojado de suas vestes

    * XI Estação: Jesus é pregado na cruz

    * XII. Estação: Jesus morre na cruz

    * XIII. Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe

    * XIV. Estação: Jesus é enterrado

    Existem diversas meditações de autores espirituais sobre a via crucis ou via sacra, dentre elas as que foram utilizadas em Roma, durante os últimos anos foram: Via Cucis com a Mãe, 2006; Via Crucis do card. Ratzinger, 2005; Via Crucis de João Paulo II, 2004; Via Crucis de João Paulo II, 2000; Via Crucis de Karol Wojtyla, 1976 e ainda são conhecidas as Via Crucis de São Josemaría Escrivá e a Via Cucis de Ernestina Champourcin, 1952.

    Quando associado à Via Crucis Jesus é especialmente venerado sob o nome de Nosso Senhor dos Passos.

    Bog
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Koisa

    Pô...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Crucis

    Difícil ser mais fácil que isso.

    Koisa
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Koisa
    · votar


    Bog
    Difícil ser mais fácil que isso.



    Claro que não.. Vcs explicaram teoricamente.. Eu não kero saber o que isso significa na religião, eu quero saber o que ele queria dizer com isso na musica.. Sacou? O/ º

    Andre_lokao
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    - Se o trajeto de Jesus virou circo, estou aqui.

    Koisa
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Andre_lokao


    Vlw.. Ganho um votinho.. (Y)

    Daninh0
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Vlw.. Ganho um votinho.. (Y)

    ¬¬'

    Bruno Nigro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Koisa

    Nada demais além de uma metáfora. O nome do personagem da música é João de Santo Cristo, e se você prestou atenção na letra (o que deve ter motivado a tua dúvida, lógico) ele pena que nem um filho da puta, e se dá bem em raros momentos. No final ele morre.... anyway, é só uma metáfora, que na minha opinião é muito bem construída pelo Renato Russo.

    E olha que ele mesmo avacalhava dizendo que essa música era cheia de rima pobre... e é mesmo. Mas tocou nas rádios e ainda toca, mesmo os quase 9 minutos de duração. Jabá ou não, é uma grande canção.

    Espero que tua dúvida tenha sido finalmente sanada.

    Koisa
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Bruno Nigro

    Muito loca essa musica mesmo.. Da um filme, sem zua.. Poderia ser feito um filme com essa historia.. =D

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Koisa
    Eu não kero saber o que isso significa na religião, eu quero saber o que ele queria dizer com isso na musica.. Sacou?

    então pergunte isso, não "O que seria via-crucis?".

    no mais, acho que o Bruno Nigro deu a melhor explicação.

    Koisa
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki
    Koisa
    Eu não kero saber o que isso significa na religião, eu quero saber o que ele queria dizer com isso na musica.. Sacou?




    Kara, tu eskeceu de colocar o bonekinho na citação.. O/ º Sakou?

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Koisa
    eu apaguei ele de proposito

    =p

    Koisa
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    kiki
    eu apaguei ele de proposito

    =p



    Mancada..

    kiki
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Koisa
    \ªJª

    Bruno Nigro
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Poderia ser feito um filme com essa historia..

    Na verdade, já existe o roteiro. Não sei a quantas anda. Vou pesquisar e daqui a pouco volto com novidades aqui.

    Bruno Nigro
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Bruno Nigro
    · votar


    Sobre o filme: Rolou uma disputa pelos direitos autorais da música, que pertecem a Editora Tapajós (oq pode ser conferido no encarte do disco, inclusive) e isso atrasou a produção. O filme não é um boato, mas as questões jurídicas atrapalham o andamento da coisa.

    Fontes:
    Terra Cinema & Música - Faroeste Caboclo é uma "tragédia grega", diz diretor.
    CineClick - Filme sobre música Faroeste Caboclo sai do papel.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Koisa

    E se lembrou de quando era uma criança e de tudo o que vivera até ali
    E decidiu entrar de vez naquela dança
    - Se a via-crucis virou circo, estou aqui.


    A via-crucis, o caminho do sofrimento. Aquele momento era a sua via-crucis, com um tiro nas costas. As pessoas riam dele... palhaçada?! Se "a sua via-crucis virou circo", ele era o palhaço deste circo.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Espero que o filme seja true.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida Faroeste Caboclo