New Wave anos 80, década perdida?

Autor Mensagem
LiKraftwerk
Veterano
# ago/09
· votar


Hallo!
Mais alguns vídeos:

ABC - The Look Of Love


A Flock Of Seagulls: Wishing


China Crisis - Working With Fire And Steel


Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa noite!!!

LiKraftwerk
Muito legal! Acho que vc entendeu realmente o princípio do tópico.
Não foi de forma alguma perdida, mas sim democrática. Havia espaço para todos os gêneros e cabia à audiência escolher o que mais lhe agradasse. Um pouco diferente de hoje onde, na minha opinião, produtores querem ditar o que devemos ou não ouvir.
E pra quem viveu a época: mesmo nas baladas, havia a sessão "mela-cueca". Eu vivia tomando fora, mas sempre dava pra dançar de rosto colado e dando uns amassos...rs

Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar




MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Umas pérolas dos anos 80 do Rock Nacional











Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


angel witch

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A década de 80 foi realmente FODA!! Tinha tudo quanto é tipo de música rolando. Desde Heavy Metal dos bons até pagode de raiz! Lembrando que o Rap surgiu nessa década, o Rock nacional decolou e o Heavy Metal ficou pra sempre!!! Fora o New Wave, etc...

Eu adoro essa década! Curti muito!! \o/



Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


Oingo Boingo, supremo!

LiKraftwerk
Veterano
# set/09 · Editado por: LiKraftwerk
· votar


Penta_Blues
Boa noite
Eu só resumi em uma única palavra o que o Alex Jarrier escreveu a alguns dias atrás:
De forma alguma. acho q foi um período rico em "nuances"" musicais, vários estilos rolando ao mesmo tempo. Nos anos 80 começou o " espaço pra todo mundo".....antes era ou rock ou não, não tinha essa de misturar nada, era RADICAL. Nos anos 80 tivemos vários estilos , afinal o q é arte?
Portanto, acho que foi ele quem primeiro entendeu qual era o real sentido do tópico;)
Abç

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Bom dia!!!

LiKraftwerk
Portanto, acho que foi ele quem primeiro entendeu qual era o real sentido do tópico;)
A intenção não é dizer quem foi o primeiro a entender, nem que vc seria a única, mas destacar o objetivo do tópico.
E é bem legal saber que muitos não consideram a década perdida por conta da New Wave ou de outro gênero, como já tive oportunidade de ler.
Valeu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# set/09
· votar


Eu acho que a década de 80 né uma década de abertura para um novo horizonte para a música. Saem de cena o Famoso e antigo Rock pesado (Termo da época) para um som mais elaborado em cima da evolução dos teclados. Isto se tratando do gênero POP. Claro que o Heavy Metal segue se deenvolvendo agora nas mãos de bandas como Iron Maiden, Judas etc. O Hard Rock ficou para o AC/DC e mais tarde Gun's.
De qualquer maneira esta abertura trouxe a tona uma nova visão, para quem gosta de música e não necessariamente para Tlibãs fanáticos por um único gênero, no casos e como eu, os roqueiros.
Então não é uma década perdida, mas sim uma nova sonoridade com inovações na música.

Ian Anderson
Veterano
# set/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Quem acha que a década de 80 foi perdida é porque só escutou o que ela teve de ruim, e eu penso que esse "preconceito" contra os anos 80 seja exclusivamente brasileiro, já que por aqui é difícil a mídia divulgar coisas boas.

Não considero esse motivo para uma década perdida, mas sim porque depois dela, a musica se perdeu, A musica eletrônica perdeu suas belas letras, o Rock se tornou qualquer bosta com guitarra, de um ritmo "alegre" se tornando baixo astral, os metaleiro soh querem ficar fritando e fazer solos (esses dois perderam a melodia, o prazer e alegria de tocar), esses próximos vão ser mais díficeis de caracterizar, como velho samba , o sertanejo de raíz, o funk de James Brown, se tornarem essas coisas que se vê hoje, e que a midia tenta nos empurrar goela a baixo.

Claro que tem alguns excessos

Ian Anderson
Veterano
# set/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Nos anos 80 começou o " espaço pra todo mundo".....antes era ou rock ou não, não tinha essa de misturar nada, era RADICAL. Nos anos 80 tivemos vários estilos , afinal o q é arte?"

Que história é essa, O rock nasceu junto com uma revolução da comunicação e transportes... (por isso que antes não se conhece tantos artista antes dos anos 50). O Rock dos anos 50 e 60 foram fortemente influenciado por diversos estilos, sendo muitos musicos gravando musicas de vários estilos, mas por atitude/ ou predominancia musical foram "taxados" de roqueiros, vide Little Richard; Rolling Stones. Nos anos 70 junto com o Rock veio o Pop que teve banda como ABBA The Mamas e The Papas, Air Supply, Fleetwood Mac, Jackson 5 e o Famoso Village People (Ui) , e uma difusão maior do rock progressivo, sendo este muito valioso para a musica eletronica nas proximas decadas, agora junta tudo e sai a decada de 80.

Com alguns "conceitos" criados na decada de 80 + a filosofia grunge, fez com que fizesse uma degradação do Rock, formando contradições no estilo.
Nos outros não sei descrever o motivo da extinção.

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


Achei esse video com os melhores dos anos 80, tem algumas musicas repetidas (já postadas)



Sei lá, mas cada vez que eu ouço isso, me da uma impressão de um mundo mais simples e divertido, que o atual.
(será culpa da informatica e do mundo mais corrido)

Julia Hardy
Veterano
# set/09
· votar


e eu penso que esse "preconceito" contra os anos 80 seja exclusivamente brasileiro, já que por aqui é difícil a mídia divulgar coisas boas.

vc que pensa. Nos EUA, a maioria das bandas oitentistas são rejeitadas, não tem nenhum espaço. Aqui no Brasil, até pouco tempo, as bandas de maior sucesso eram as dos anos 80.

LiKraftwerk
Veterano
# set/09
· votar


Hallo!
O que acontecia no mundo durante a segunda metade do século XX (mais precisamente até 1989) contribuiu e muito para que a música desse período tivesse a qualidade que hoje todos nós reconhecemos. Os jovens tinham um espírito de revolução, queriam quebrar preconceitos, revolucionar, mudar o mundo. E fizeram isso de forma pacífica, através da música. Guerra Fria e conflitos derivados dela, ditaduras, bipolarização... Era uma época de medo, tristeza, ou vc obedecia os líderes do seu país ou então... já era. A música desse período refletia o desejo de um mundo melhor. E a evolução tecnológica da época ajudou muito esses "músicos revolucionários": sua revolução foi feita a partir de letras e sons. Eu acho que os músicos dessa época tinham como objetivo contribuir para um mundo com mais justiça, e fizeram isso através da música, afinal de contas a música é, para mim, o meio mais acessível de divulgar opiniões (e, na época, era a maneira mais, digamos, "pacífica" de lutar por um ideal). Posso até estar falando besteira adoidado (não vivi nesse período, nasci em 1989, as coisas a partir daí ficaram um pouco mais "calmas"), mas tenho essa opinião baseada em fatos que aprendi em história ou que ouvi de meus pais e pessoas que viveram nessa época. Pode ser que essa não tenha sido a principal inspiração dos músicos da época, mas que ajudou, ah, isso ajudou.

LiKraftwerk
Veterano
# set/09
· votar


E três músicas que reforçam a minha opinião:

Do They Know It's Christmas - Band Aid


We Are The World - USA for Africa


All Fall Down - Ultravox


além da clássica "Forever Young", do Alphaville

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


LiKraftwerk
Mais um(a) infeliz na história, eu nasci em 1990.

eh esqueci de colocar as contribuições hippies e punks na história.

mas ainda acho que, a filosofia que tocar guitarra bem é fritar ela, ou sinonimo de punk é fazer musicas com poucos acordes, e mais a filosofia do grunge que se acha uma merda acabou geral com o rock.

A guerra fria pode ter impulsionado bastante coisa, mas sempre se acha alguns podres da sociedade para falar mal. (Vide American Idiod)

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


LiKraftwerk
Essa banda pra mim, resume tudo que vc disse









MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


10.000 Maniacs. Do álbum Blind Man´s Zoo, de 1989. Imperdível!! Essa mulher canta absurdamente bem!






MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mais uma contribuição:







alfonso777
Veterano
# jun/11
· votar


Olá galera,

Quem pode me dizer quais são os nomes destas canções new Wave ?:

- http://www.facebook.com/video/video.php?v=1728231804168
- http://www.facebook.com/video/video.php?v=2117137366564
- http://www.facebook.com/video/video.php?v=1679588308111

..

Ian Anderson
Veterano
# jun/11
· votar


alfonso777

a banda creio q seja Kraftwerk mesmo....

agora o nome delas eu n sei =S

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


upando o tópico com mais preciosidades dos anos 80 ...









cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


A mais brega e fraca, sem sombra de dúvidas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
TFF é muito bom!
Belas harmonias, produção bacana, músicos muito bons...
Um pop sofisticado, com atitude "rocker", elementos de várias vertentes musicais, etc...
Viví intensamente a década de 80 (tinha 17/18 em 1980!), em todos os sentidos, e comecei minha trajetória profissional nessa época (musicalmente falando comecei na década de 70); e, apesar da violenta crise econômica (essa de agora nem chega aos pés!), havia muita esperança no ar, algo como o LiKraftwerk colocou acima...
Abç

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu, Bertola.

A década de 80 foi péssima economicamente, inflação alta na época do Sarney, ineficiência de contenção monetária e devido a isso muita gente fala que foi a "época perdida".

O que não se pode fazer é confundir "década perdida da Economia" com "década perdida da Música". Na música não houve nada de "década perdida", pois surgiram vários talentos nacionais (ex: Legião Urbana) e internacionais (além do TFF, poderíamos citar vários e vários outros). Havia originalidade, cada banda tinha suas características próprias, seja na harmonia, voz do vocalista, temática, presença de palco, etc ... Hoje em dia, salvo raríssimas exceções, é tudo muito "igualzinho".

Só um adendo:

Arthur Janov (Los Angeles, 21 de agosto de 1924) é um psicólogo e psicoterapeuta estadunidense com Ph.D pela Universidade da Califórnia.

É o autor de The Primal Scream (O grito primal) e criador da terapia primal, psicoterapia na qual o paciente é encorajado a reviver e a expressar seus sentimentos básicos, que o terapeuta considera que podem ter sido reprimidos. Foram seus pacientes John Lennon e Yoko Ono, Steve Jobs, entre outros famosos. Serviu de fonte de grande inspiração para a banda pop britânica Tears For Fears.


As pessoas ouvem as coisas e não conhecem o contexto por trás daquilo.

Ex: Ao ouvirmos "Shout" do TFF, vemos claramente que ele, Roland Orzabal, quis expressar a teoria do grito primal de Arthur Janov:



Obs: As partes em negrito no verso abaixo são prenúncios do que estão ocorrendo em nossa sociedade (ingratidão aos valores atemporais). Enquanto a humanidade não mudar a mentalidade, isso existirá por longos e longos tempos.

Roland Orzabal sempre foi um músico de mente aberta e até um certo ponto místico. Sempre gostei de pessoas (sejam músicos ou não) de mente aberta, expansiva, criativa, vendo as coisas por vários ângulos.

Apenas uma frase de George Bernard Shaw:

"O Homem Razoável adapta-se ao mundo ao seu redor. O Homem Não-Razoável espera que o mundo se adapte a ele. Todo progresso é feito por homens Não-Razoáveis"

Grite

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Em tempos violentos
Você não deveria vender sua alma

Em preto e branco
Eles realmente, realmente deveriam saber isso.
Aquelas mentes obcecadas
Que o trataram como um garoto trabalhador
Dê adeus a elas.
Você não deveria pular de alegria

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Eles lhe deram a vida
E em retorno você deu a eles o inferno

Tão frio quanto gelo
Espero vivermos para contar a história
Espero vivermos para contar a história

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

E quando você baixou sua guarda
Se eu pudesse mudar sua mente
Eu realmente adoraria quebrar seu coração

Eu realmente adoraria quebrar seu coração

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Grite, grite, ponha tudo para fora
Tudo isso são coisas que eu posso dispensar
Vamos, estou falando com você, vamos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a New Wave anos 80, década perdida?