vc obrigaria alguém, um filho, p.e., a estudar música?

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jun/09
· votar


Marcosrcf

Tb não tenho filhos, mas caso vier a ter...

Também penso assim, não vou abrigar. Mas se ele/ela não quiser vai ficar eternamente no castigo!

Aula de piano vai ser lei!

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


É um ponto delicado.
Eu comecei a fazer aulas de música com 8 anos, comecei na flauta doce, passei pra transversa... lia partitura e tinha uma boa noção de solfejo já bem novo, mas cansei e parei de estudar.
Hoje eu falo pra minha mãe que ela devia ter me obrigado a continuar, e ela fica puta com isso, afinal ela insistiu pra eu continuar mas eu não queria.
Hoje eu faço faculdade disso, mas poderia ser diferente, eu poderia ter me interessado por outra coisa e esquecido a música completamente, de modo que as aulas não iriam ter me acrescentado nada (tirando talvez um pequeno trauma).

Agora, o problema está aí. Ao obrigar um filho a estudar alguma coisa, pode ser que ele venha a colher frutos mais tarde e me agradeça por isso... mas também pode ser que ele 15 anos depois descubra que gosta mesmo de pintura a óleo, cerâmica ou literatura.
Enfim, eu acho que estudar alguma coisa nunca é inútil, ainda mais uma coisa tão mágica quanto música, mas ninguém gosta de fazer nada obrigado, então é legal respeitar a vontade da criança.

Se eu vier a ter filhos, com certeza colocarei eles em aulas. Se eles não quiserem, é uma pena... a única coisa que posso fazer é contar a minha história e dizer que eles podem se arrepender um dia.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


Para não criar um tópico novo:
Apenas para reflexão.
Michael Jackson em algumas de sua entrevistas citou explicitamente seu desgosto pelas atitudes do pai face aos ensaios incessáveis e contínuos e que segundo ele repeliram sua infância.
A pergunta é, Será que o Sr Joe Jackson foi realmente além dos limites ? Será que Michael seria o que foi se não tivesse trabalhado tanto, mesmo que forçado ? Será que em toda sua carreira Michael foi tão exigido quanto em sua infância ?
Afinal Michael foi prejudicado ou beneficiado por trabalho tão arduo ?
Gostaria de saber mais opiniões, pois fiquei mesmo em dúvida.

has4
Veterano
# jul/09 · Editado por: has4
· votar


Falkon36
sim, já falaram de Mozart, mas se tiver algo mais, será legal sabermos mais, de acordo com o tema, obviamente!


Aced
É... se ela gostar será melhor mesmo!

Monsfogueri
O problema são as dúvidas sobre no futuro a criança vir a agradecer aos pais ou avós (no caso de Elton John)...

Marcosrcf
Se for isso mesmo o que a criança vai querer de fato (no caso do seu futuro filho), penso que acostumá-la a levar à sério e a ter disciplina, será interessante, não apenas neste aprendizado (música), mas em tudo o que ela for enfrentar na vida! Sem forçar a barra, é óbvio!

ogner aula de piano vai ser lei... ahhhh se minha mãe fizesse isso comigo, seria eternamente agradecido... é óbvio que sou agradecido por muitas outras coisas, mas com essa aí, seria mais um agradecimento! rsrss


Minow
Legal a exposição da sua experiência aqui!

jimmy vandrake
Será que o Sr Joe Jackson foi realmente além dos limites ? Será que Michael seria o que foi se não tivesse trabalhado tanto, mesmo que forçado ? Será que em toda sua carreira Michael foi tão exigido quanto em sua infância ?
Afinal Michael foi prejudicado ou beneficiado por trabalho tão arduo ?
Gostaria de saber mais opiniões, pois fiquei mesmo em dúvida.



Todos os seus questionamentos são interessantíssimos e curiosos mesmo! Fico tentando respondê-los a partir de minhas reflexões a respeito, mas não consigo respondê-los... aliás, analisando as questões por você expostas, e, colocando-me no lugar, obteria como resultados apenas respostas suspeitas, já que curto música pra caramba e gostaria de ser muito bom nesta área, em que pesem, meus esforços para tal!

É, galera...
Eu gostaria de ser um pianista (de mão cheia) apenas por que dos instrumentos musicais, acho o piano o mais completo de todos! Poxa, não sei pq só quando o tempo passa e já temos muitas experiências na vida é que às vezes a gente percebe a grandeza dela, e observa as oportunidades perdidas, e outras coisas... sei que é utópico essa coisa de volta no tempo, mas penso que se meus pais tivessem me forçado a estudar música e a tocar instrumentos musicais, desde pequeno, acho que eles teriam acertado na medida! rsrsrss... curiosamente, para ser sincero, arrependo-me de não ter forçado os meus próprios filhos a fazerem isso, mas talvez eu mesmo errasse na medida, já que, tenho achado que eles não tem jeito para a música, profissionalmente!!! Claro, aprender música não ficaria apenas nisso, nem apenas de forma profissionalizante, pois vai além disso, já que também através dela (música - aprendizado musical) outros vários benefícios provem, como uma boa formação de personalidade e um preparo para enfrentar a própria vida... Eu, hoje, tento forçar os 'carinhas' a estudar, no mínimo, as disciplinas escolares, no mínimo para tirarem boas notas (e aprenderem de verdade) para passarem num bom 'vestiba' e até obterem um bom 'emprego' através de concursos, mas eles também não são daqueles dedicados estudiosos (CDFs), nem são tão esforçados, como eu me penso que o sou, no quesito 'escola', pois não fui nem sou dos melhores, mas também, nem tanto dos piores, pois entendi a importância de forçar a barra para estudar no colégio (reconheço hoje que poderia me esforçar mais e ser melhor)! Xá rolar!!! rsrss Enfim, são questões interessantes e complicadas mesmo, né?!? Até porque, quando crianças, não temos nada formado e estamos abertos para os aprendizados! E, também, já adultos, sabemos que o direcionamento dos pais é realmente importante na formação de uma criança... acho que o problema reside na dosagem certa ao obrigar ou direcionar uma criança a alguma atividade, e reside também na forma de incentivar a criança, considerando um limite em que, só a nossa própria BOA formação poderia imprimir! Daí, voltaríamos às questões apresentadas por jimmy vandrake, quanto ao que resultaria, no futuro, aquele aprendizado quase compulsório dado à criança! Difícil imaginar, mas, não poderia ser tão ruim assim, o resultado, eu acho! Então, concluo sim, que valerá a pena, uma forcinha sensata!

Slash_1989
Veterano
# jul/09 · Editado por: Slash_1989
· votar


Cara, isso é um assunto complicado. Meu pai é fanatico por musica, mas infelizmente SÓ por musica classica e poucos MPB; a mente dele eh extremamente fechada pra qualquer estilo diferente de musica q naum seja esses dois.
quando eu tinha 7 anos ele me pos pra estudar piano, e cresci minha infancia inteira só ouvindo classico e tocando horas de piano. isso de certa forma me manteve "isolado" do resto do mundo em termos musicas (lembrei agora q minha professora da 3° serie pediu pra classe levar uma musica pra sala de aula, e eu só conhecia peças classicas, fiquei perdidaço). qdo cheguei na maldita pre-adolescencia fui bombardeado por todo lixo da MTV, simultaneamente começei a fazer violão como "instrumento complementar" no conservatorio que eu fazia piano. o resultado naum foi outro: o lixo do rock comercial invadiu minha mente. o gosto pelas rodinhas de violao e a galera reunida cantarolando uma melodia pop começou a ganhar espaço e o piano, consequentemente, perdendo espaço. nesse momento que meu pai começou a me "obrigar" a estudar o piano, e ae que veio minha raiva: eu passava horas tocando piano enqto queria estar no violao fazendo meu "rock n' roll." como meu pai naum gostava de "rock" eu acaba de certa forma tocando "escondido" enqto ele falava pra eu naum desistir do piano, que no futuro iria me arrepender.
com 14 anos ganhei minah primeira guitarra, mas ainda continuava com o piano. de um lado era Mozart e do outro CPM22. esse contraste eh claro, naum poderia dar certo. depois de mta insistencia acabei desistindo do piano depois de quase 9 anos no instrumento. começei a fazer aulas descente de guitarra, e ae minhas influencias começaram a ampliar. hoje meu estilo favorito mescla trankilamento o classico e o rock. criando uma coexistencia mto harmonica. porém não toco mais piano. talvez o ódio de ter ouvido e tocado um unico estilo musical durante tantos anos tenha me afastado do piano. acho q naum foi o fato do meu pai me obrigar a estudar q me fez afastar do instrumento. acho q foi a mente restrita do meu pai a outros estilos q acabou criando meu repudio ao classico.
acho q obrigar a estudar algo naum eh tao ruim. o importante eh ter sempre a mente aberta a todos os outros estilos. ouvir de tudo, apreciar com moderação. pretendo voltar a tocar piano. acho mto bonito a mistura de piano com guitarra! mas vamos dar tempo ao tempo! afinal minha influencias mudaram mto em pouco tempo. não me arrependo de ter parado. na epoca e nas condições, naum tinha outra coisa a se fazer. mas td eh mutavel! problema eh meu pai vir falando: "eu avisei"

has4
Veterano
# jul/09
· votar


Slash_1989
Cara, você mesmo já tem uma grande resposta, aproveitando o incentivo que seu pai lhe deu, nos estudos ao piano, e até a guita que você ganhou, que é, mesclar o seu próprio gosto com tudo o que você aprendeu, mesmo que não tenha curtido tanto, parte do que aprendeu! E eu penso que isso você fará naturalmente e o resultado será surpreendente pra você. O legal de tudo é que, mesmo você tendo afirmado: minha influencias mudaram mto em pouco tempo. não me arrependo de ter parado., você captou muita coisa boa que pode ser muito bem aproveitada, na guita, já que, parece ser o instrumento que você mais se identificou, aliado ao estilo rock, que é o que você apresenta gostar tanto! Bola pra frente com estes engredientes, bicho!

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


has4

Cara, essa minha imposição até certo ponto imaginaria, não sei se vou ter filhos e etc etc etc....Nem é pro bacuí(ia) ser musico ou seguir carreira, acho extremamente importante pro desenvolvimento do guri(a), costumo a brincar que músicos ( os de verdade que estudam e praticam mesmo ) desenvolvem uma parte do cérebro que nem existe em quem não toca um instrumento!! hehehe..

E acho o piano, sim aquele classico, chatão ( porem lindo ) perfeito pra esse desenvolvimento, ainda mais se tratando de criança que esta em formação.

Gianyny
Veterano
# jul/09
· votar


Bom, não obrigaria, mais farei tudo para ele tomar gosto pela música.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/09
· votar


has4

Então ! eu acabei ficando com esta dúvida mesmo.
Quem tiver a oportunidade de ver esta entrevista em que Michael faz duras criticas ao pai, fica com a sensação clara de quão ganancioso e durão era o Sr. Joe. No entanto acho que mesmo apesar das dificuldades impostas pelo " Sr. Durão " Michael teve um ganho com muito grande com isto. Afinal para um artista de sua grandeza seu convívio com o Show Business continuou sendo marcado pelo trabalho arduo até o fim dos seus dias.
Acho que mesmo sendo uma atitude perversa do Sr. Durão o prejuízo ficou mesmo por conta da sensibilidade da criança que futuramente sentiu sua infância roubada pelo trabalho duro. Mas como disse inevitável para um artista do talento de Michael.
Acho que se o Sr. Joe tivesse simplesmente sido relapso, talvez Michael acabaria disperdiçando seu talento por pura falta de noção da sua grandeza.
Me lembra um pouco da história de Sandy e Junior, que em nada foi diferente disto. Exceto que eles ainda não mudaram de cor, nem estão dando discursos sobre infância perdida.

Falando rapidamente sobre mim, aos meus 13 anos gostaria de ter começado a tocar guitarra, e apesar de meu pai tocar violão clássico, acabei sendo impedido por pura ignorância tanto de minha mãe quanto meu pai. Para eles Jimmy Page e seu bando do Led Zeppelin eram simplesmente os maiores maconheiros do planeta e não serviam de exemplo para ninguém. Então ao contrario de muitos tive toda minha inspiração e amor pela música repelidos de minhas possibilidades.
Não deu outra comprei minha guitarra com meu próprio dinheiro e fui obrigado a começar bem mais tarde por puro amor a música.
Hoje toco a mais de 20 anos, sou cabeludo aos 44 anos, tenho minha banda e está tudo bem resolvido. Exceto que não fui eu quem tocou o solo de Beat it. Putz que inveja.

gpeddino
Veterano
# jul/09
· votar


Eu não obrigaria, só incentivaria. Pra mim obrigar meu filho a ser músico seria tentar compensar por algo que eu não consegui alcançar, esperando que ele chegue aonde eu não cheguei (Freud teorizou isso). E eu sou a favor dessa liberdade individual.

has4
Veterano
# jul/09
· votar


Exceto que não fui eu quem tocou o solo de 'Beat it'. - Putz que inveja.
jimmy vandrake

kkkkkkk
PÔ... sou convalescente deste mesmo sentimento! rsrs Um puta solo, realmente! - Dá-lhe EDDIE!


À parte (aproveitem os interessados):

Tablatura:
http://img154.exs.cx/img154/5305/beatit12xj.jpg [página 1]
http://img207.exs.cx/img207/8070/beatit23wz.jpg [página 2]

Revivendo: O solo puro com o próprio EDDIE:
http://www.youtube.com/watch?v=58v0v7tMESw


conclusão: sniff sniff sniff rsrsrss

has4
Veterano
# jul/09 · Editado por: has4
· votar


Só pra variar um pouquinho e sem querer mudar de assunto, mas continuando sobre a curiosidade em relação ao solo de guitarra em 'beat it', especialmente para a curiosa galera que não conhecia MJ tampouco o guitarrista Eddie Van Halen, eis aqui um vídeo de ambos juntos e ao vivo.

Curiosidade: EVH gravou este excelente solo 'de primeira', sem repetí-lo, tipo, apertaram o rec e o cara mandou ver na guita, e não cobrou nada do produtor Quincy Jones e MJ, além de ter escrito o solo dessa brilhante participação, em 15 minutos , e isso, naquela época em que muitos aqui sequer existiam!

Pô, ambos os caras nasceram para a música mesmo! rsrs

Talvez tenha sido a única vez em que ambos tocaram juntos e ao vivo:

http://www.youtube.com/watch?v=Jy8caNoee7Y&feature=related

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Eu vou obrigar meus filhos a estudarem música, piano e violino desde os 3 anos e vou BATER NELES se eles não estudarem pelo menos 12 horas por dia.

Tô falando sério!

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


brincadeira a parte do bater.

has4
Veterano
# mai/12
· votar


opa, mas ai ja estamos entrando num outro campo:
voces acham que musica deveria ser ensinado nas escolas?

kiki


Bom... desde 2008 rola uma determinação legal para as escolas ensinarem música, se obrigatório ou não... talvez dependa mesmo dos diretores de escolas e dos dirigentes do executivo municipal e estadual.

As escolas ainda estão em adaptação, e este ano, 2012, foi o ano base para a implantação.

A lei que é de 2008, já havia sido citada aqui neste tópico, pelo Pardal, isto, em 2008.
Quanto ao ensino de música nas escolas, ele já é obrigatório. Repito: o ensino de música nas escolas já é obrigatório, previsto no PCN, Programa Curricular Nacional. Ele infelizmente ainda não foi cumprido, mas já é lei.

E realmente, continua não sendo cumprida fielmente.

Abaixo, um trecho de uma matéria recente, de 2012, sobre o assunto:
Link: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/musica-escolas- 432857.shtml


"O ano de 2012 é data limite para que todas as escolas públicas e privadas do Brasil incluam o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo, como explica Clélia Craveiro: "Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes, que pode englobar ainda artes plásticas e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico". Apesar de ser uma boa iniciativa, o trabalho com equipes multidisciplinares para o ensino de música não tem acontecido de forma satisfatória nas instituições de ensino. "De qualquer maneira, trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar em escolas de educação básica é uma tarefa complicada", afirma Clélia.

É necessário prestar atenção se o seu filho está tendo aulas de música com uma equipe adequada ou mesmo se esse tipo de aula está sendo oferecida na escola dele, como diz a lei. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, só estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com formação em nível superior, ou seja, profissionais que tenham cursado a licenciatura em Universidades e Institutos Superiores de Educação na área em que irão atuar. No entanto, há uma enorme carência de profissionais com formação superior em Música capacitados para lecionar.

Entenda mais detalhes dessa lei para que você possa compreender e exigir a aplicação dela na escola do seu filho."


has4
Veterano
# ago/12 · Editado por: has4
· votar


Ressuscitei o tópico para inserir um link com uma matéria que versa sobre forçar um filho a aprender algo, no caso, esporte, e acho que a discussão ou tema tem alguma conexão com o presente tópico, sobretudo, considerando os comentários feitos sobre o tema daquela matéria sobre educação na China. Vejamos:

http://www.bol.uol.com.br/olimpiadas/noticias/redacao/2012/08/01/jorna l-estrangeiro-mostra-forma-extrema-e-violenta-usada-por-chineses-para- criar-novos-talentos-no-esporte.htm

E aí, tortura? Artes Marciais? Você faria o mesmo com o seu filho? Fazendo-o estaria educando bem o seu filho e o preparando para enfrentar a vida e suas dores e glórias? Seja na música ou qualquer outra área? Seria realmente Educativo ou frustrante?

Obrigado àqueles que participaram e participarão, espero que a discussão seja sadia e proveitosa.

léo belintani
Veterano
# ago/12
· votar


Se tivesse sido obrigado a estudar musica, talvez não teria o prazer que tenho hoje em tocar. Quando menor, tudo que era obrigado a fazer, eu odiava, e a musica foi algo natural. Quando se é criança, e você tem que cumprir obrigações, você vê aquilo como algo negativo, e ruim, então você vai relacionar a sua obrigação(musica, artes marciais, inglês, escola) como algo chato.

Abraços

cafe_com_leite
Veterano
# ago/12
· votar


Por mim a aula da Artes na escola seria bem mais proveitosa se fosse aula de música do que aula de desenho...
Bom eu comecei a tocar com 13 anos, mesmo não começando muito tarde sei que se tivesse começado com 9 ou 10 anos estaria muito mais longe, mas sei que posso tempo recuperar já que tenho tempo suficiente pra isso, mas num futuro quando tiver um filho, nos seus 6 anos já vou lhe apresentar músicas decentes e evitar ao máximo contato com músicas que faz sucesso no Brasil (do jeito que a carruagem anda imaginem como vai tá a situação até lá...) e aos 8 lhe apresentar um instrumento, violão ou bateria.

Leex
Veterano
# ago/12 · Editado por: Leex
· votar


Óbvio... que não.
Deve estudar na escola. Música é algo a parte.

has4

Sabe o que me deixa put-? O comentário dos brasileiros.
O imbecil acha realmente que a educação deve vir através da tortura.
Obrigação já um ato imbecil, quando vem ligado a tortura é pior ainda.
No segundo comentário, o cara acreditando que UMA CRIANÇA pode superar seu próprio limite. E nesse mesmo comentário um ainda, em resposta a um comentário, diz: "Fabiana Suzarte A na moral, vai encher outro cansei de discutir com nordestina. Na boa, tem hora que cansa quando a pessoa é ignorante e não tem visão ampla".
Se isso estivesse sendo feita num adulto, em momento nenhum eu iria discordar. O adulto tá ali porque quer e, logicamente, gosta e sabe das consequências de dor. Mas eu dúvido que a criança tá ali porque quer. Na verdade, coitada, não deve ter ideia do porque está fazendo aquilo. Logicamente é algo como escola, vai porque é obrigada - não estou dizendo que escola não é obrigatório. É, e deve ser.
O correto seria justamente isso: a educação. A criança conforme o tempo, com disciplina, vai ver o que mais gosta, com o que se identifica.

Eu não obrigaria meu filho a estudar música, ou ser militar, ou estudar teologia, mas ficaria extremamente feliz por seguir os meus passos.

É incrível pra onde estamos indo. Nossa geração tá sendo ensinado que a solução pras coisas são atos extremos. Matar funkeiros pelo seu comportamento, entre o meio dos adolescentes - e de muitos adultos -, está se tornando um meio justificável.

Abraços!

davidevh
Veterano
# ago/12
· votar


NÂO !!!! ´Ser musico é algo que tem um PÉSSIMO C X B !

EU iria incentiva-lo a tocar pandeiro e formar um grupo de pagode ! Não precisa gastar tempo nem dinheiro com instrumentos e técnica !
E ainda vc CATRACA todas essas PIris da vida !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vc obrigaria alguém, um filho, p.e., a estudar música?