vc obrigaria alguém, um filho, p.e., a estudar música?

Autor Mensagem
has4
Veterano
# fev/08


Bom, FCC, o presente tópico tem por fim discutir sobre forçar ou obrigar alguém a estudar música ou a praticar uma atividade.

Certa vez perguntei a um maestro se ele tinha filhos e se dentre eles havia músicos, e o maestro respondeu que sim e que dentre seus filhos apenas um tocava piano, daí, o indaguei se ele, o maestro, pudesse voltar o tempo, os obrigaria a estudar música, e ele com muita firmeza respondeu que 'sim', como se arrependido de não tê-lo feito.

Elton John ao receber o oscar agradeceu à sua avó por tê-lo obrigado a estudar piano quando ele ainda tinha três anos.

O tema faz-me lembrar dos rigorosos sistemas ou costumes de imposições, em algumas nações, aos atletas, ginastas, dançarinos...

Segundo a história de Zezé de Camargo e Luciano...

Meu amigo guitarrista tem seu filho que toca muito bem instrumentos de cordas (cavaquinho e bandolin) e obriga seu filho a praticá-lo, embora, ele o pratica com prazer, mas é seriamente impulsionado e incentivado por seu pai. Talvez alguns dos colegas já o tenha visto tocar. Ele participou de alguns eventos e programas de televisão tocando belos chorinhos em seu cavaquinho, e chama-se FERNANDINHO DO CAVACO. Ele foi premiado no programa da xuxa. E vou contar-lhes, amigos do FCC, o moleque toca pra caramba, com muita desenvoltura e naturalidade, inclusive, apresentou-se num show no DF com AMANDU COSTA e ARMANDINHO.

ENFIM, eis a proposta discussão, pois em certa ocasião discuti sobre o assunto com um colega que sustentou ser contrário e não forçaria ninguém a fazer nada, justificando que, sendo alguém (uma criança, p.e.) forçado a algo fazer o faria mal ou passaria a odiar tal atividade imposta. Contudo, repliquei ao afirmar que quando crianças não sabemos o que queremos ainda, daí, discipliná-la e orientá-la, mas dando-lhe prazer para tal.

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


muitas vezes o adolescente "acha" que o melhor pra vida dele é uma coisa, quando na verdade nós, adultos sabemos que é ilusão..


nesse caso eu "obrigaria" sim..

obs.: entre aspas pq é algo relativo, obrigaria no sentido de "insistiria" até o ponto que desse...

Sniper
Veterano
# fev/08
· votar


Eu nao obrigaria, mas incentivaria

Nos_FERA_tu
Veterano
# fev/08
· votar


Eu o incentivaria com ctz, mas com um certo ponto de obrigação...é praticar alguma atividade pra ocupar o tempo ocioso, oq mta molecada tem...senão for musica vai ser em algum esporte........kkkkkkkkkkkk

Blackus
Veterano
# fev/08
· votar


Eu incentivaria, com certeza apoiaria e mostraria pra ele sobre, mas se ele não quiser, que que eu vou fazer... alguma coisa ele tem que fazer, como disse o Nos_FERA_tu

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


está decidido, quando meu filho tiver dez anos, irá ganhar um instrumento musical, mas obrigá-lo a estudar não, toca se quiser

até pq eu não tive apoio nenhum da minha família, e se ele(a) quiser terá todo o meu apoio

*isso daqui a uns 10 anos

RockGuy
Veterano
# fev/08
· votar


Eu só comecei a tocar violão com 14 anos e guitarra com 16, pq nunca fui obrigado por meus pais nem por ninguém da família a aprender nenhum tipo de instrumento (mesmo sendo sobrinho de um baixista e bisneto de um cantor...)

Porém, gostaria de ter sido incentivado por eles quando eu ainda era criança, pois agora eu estaria tocando muito mais do que eu toco. Agora, com quase 18 já me considero velho pra aprender algo e pra montar uma banda. Não pela idade, mas sim pela falta de tempo (trabalho, estudos...)

Pretendo, quando tiver um filho, ensiná-lo a gostar de rock desde pequeno e, se eu perceber que ele tem jeito pra coisa, fazê-lo aprender algum instrumento.

gaara_21
Veterano
# fev/08 · Editado por: gaara_21
· votar


Eu com certeza iria incentiva-lo, porque na minha opinião toda crianção deveria praticar "pelo menos" um esporte, um instrumento musical e ler ao menos um livro por mês.

O que com certeza iria melhorar a cultura dos jovens do Brasil..

LuizPauloGS
Veterano
# fev/08
· votar


gaara_21
O que concerteza iria melhorar a cultura dos jovens do Brasil..

Concordo em gênero, número e degrau! A cultura musical de quem não apreende música é muito restrita ao que a mídia impõe (mas isso é assunto pra outro tópico rs)

Eu começei a apreender piano por vontade própria, mas minha mãe foi pianista antes de eu nascer, daí ela parou de tocar, vendeu o piano... (q tristeza).

Agora sobre "obrigar" apreender música, eu acho q música é algo tão essencial como matemática, física e quimica...

Porque você conheçe o que é música e apreende a apreciar música de qualidade, através da música se conheçe a cultura de um povo.
Música é uma arte, deve ser tratada com uma arte. Todos temos a liberdade de criar
Música faz bem pra alma e para mente. Trás muito benefícios

Por isso: Salvem o ensino de música nas escolas!

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


bom, a minha opinião.

eu não sou musico profissional, nunca ganhei dinheiro com isso, faço so por diversão. então não obrigaria ninguem a aprender isso. acho que tem que fazer por que gosta, tem que se divertir com aquilo.

eu acho que o melhor jeito de influenciar alguem a gostar de musica é fazendo ela ouvir, e pegar gosto pelo negocio. quem gosta de musica acaba se interessando pelos instrumentos.

digo isso por que nao é raro alguem aprender a tocar sem nem saber o que gosta de ouvir. antes de tudo, tem que gostar de ouvir musica.

kiki
Moderador
# fev/08 · Editado por: kiki
· votar


LuizPauloGS
Agora sobre "obrigar" apreender música, eu acho q música é algo tão essencial como matemática, física e quimica...

opa, mas ai ja estamos entrando num outro campo:
voces acham que musica deveria ser ensinado nas escolas?

eu acho que sim, assim como deveria ter um ensino decente de artes, e varias outras coisas.

shoyoninja
Veterano
# fev/08
· votar


has4

Só não esqueça que geralmente crianças só estudam QUALQUER coisa SE forem obrigadas. Claro que há algumas coisas com as quais elas tem mais afinidade e se divertem fazendo, mas mesmo assim, disciplina para estudar mesmo é muito raro.

Música tem grande vantagem, é muito fácil tornar o aprendizado divertido. Nunca vi uma criança que não gostasse de fazer barulho.

Por outro lado, se você fizer do aprendizado um martírio, a criança vai por fogo no instrumento assim que estiver livre das aulas.

Para mim deveria ser matéria obrigatória nas escolas.

Agora, sinceramente, alguém acha que escolas públicas tem condições de fazer algo assim? Eles não conseguem ensinar nem o alfabeto...

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


Só "obrigaria" ele quando já fosse grande, tipo uns 13 anos, mais novo que isso eu acho que não tem idade.

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


voces acham que musica deveria ser ensinado nas escolas?

sim, mas acho que não deveria ser "matéria obrigatória", assim como artes e Ed. Fis. também não

quem me dera ter estudado num colégio que tem aula de música

quem sabe assim as pessoas aprenderiam a valorizar a música sem falar "porra, música de velho, que nojo"

deveria ser obrigatória pra escolas, e os alunos poderiam optar em fazer ou não

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman
Só "obrigaria" ele quando já fosse grande, tipo uns 13 anos, mais novo que isso eu acho que não tem idade.

a parte "chata" talvez, mas com 7 anos, menos até, já é idade suficiente pra aprender alguma coisa, tem um tópico do Simonetti em que ele pede sugestões sobre isso.

Julinha---pink floyd
Veterano
# fev/08
· votar


eu obrigaria a gostar de musica boa.
se fosse pagodeiro eu deserdava.

Nos_FERA_tu
Veterano
# fev/08
· votar


voces acham que musica deveria ser ensinado nas escolas?

Poxa...com ctz. Iniciação musical é o que há!!! Seria ótimo...se eu tivesse tido essa oportunidade =/

[]'s

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


eu obrigaria a gostar de musica boa.
se fosse pagodeiro eu deserdava.


uhauahuahuhauhuhuhuhauauhe

obrigar não tem como, mas mostraria a música além daquilo que se acostumaria a ouvir toda vez que ligasse a tv

maquiro
Veterano
# fev/08
· votar


Vai aqui minha experiência:

Incentivei meus filhos a aprender música oferecendo instrumentos como brinquedos. Por volta dos sete anos minha filha ganhou um teclado para iniciantes e meu filho um cavaquinho.

Não tinham obrigação de estudar, mas podiam "brincar" à vontade com os instrumentos, desde que não fosse para destruí-los.

Quando ficaram um pouco maiores, a pedido deles, coloquei-os em uma escola de música, que frequentaram por cerca de um ano.

Hoje tem sempre alguém tocando alguma coisa em casa. Minha filha de 19 toca teclado com um grupo de amigos e meu filho de 15 toca cavaquinho, violão, guitarra e até o contrabaixo, que é meu instrumento atualmente.

Em resumo: acho que devemos motivar e não obrigar.

Led Zeppelin Jr.
Veterano
# fev/08 · Editado por: Led Zeppelin Jr.
· votar


Lógico que eu não obrigaria...meu filho não tem obrigação disso, mas eu incentivaria bastante...pode ter certeza.

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


sem falar que não é só música, você pode incentivar seus filhos, ou si mplesmente mostrar a maravilha que é outro tipo de arte, artes plásticas por exemplo, tem uma infinidade de coisas

Dogs2
Veterano
# fev/08 · Editado por: Dogs2
· votar


A música é forçada por alguns pais da mesma forma que a matemática, português, estudos sociais e ciências são forçadas pra todas as crianças (que estudam,obviamente). Se criança for fazer só o que gosta, vai acabar só indo na McDonald's e assistindo desenho.
Criança tem que ser forçada sim a fazer determinadas atividades que praticam o intelecto, até por uma questão de disciplina e saber que nem tudo na vida é um mar de rosas.
Eu nunca vi esse negócio de "aprender brincando" funcionar com uma criança que ainda não tem idade de discernimento.
Música é arte, e, como toda a arte, tem uma técnica (que deve ser aprendida com esforço e superação).
Mas, como disseram anteriormente, é mais fácil uma criança gostar de aprender música do que outra coisa. Porém a didática tem que ser adequada à idade.

has4
Veterano
# fev/08
· votar


Por isso: Salvem o ensino de música nas escolas!
LuizPauloGS

voces acham que musica deveria ser ensinado nas escolas?
kiki

Sim, e olha que já tivemos isso, hein?!?



shoyoninja
Nunca vi uma criança que não gostasse de fazer barulho.

Putz, é uma grande verdade kkkkkkkkkk (o trem é bão mesmo!rsrsrs)

Para mim deveria ser matéria obrigatória nas escolas.

Recordo que tínhamos uma porrada de instrumentos musicais (especialmente de sopro) à disposição dos alunos, quando Educação Musical fazia parte da grade escolar.

Pô... quem deciciu e como teriam decidido que não mais ela faria parte do ensino escolar brasileiro? Como teriam admitido tal decisão? Lamentável!



Julinha---pink floyd
se fosse pagodeiro eu deserdava.

kkkkkkkkkk Já vi que teu bambino terá que ouvir muito PF e terá que cantar
o/ We don't need Education... lol


Criança tem que ser forçada sim a fazer determinadas atividades que praticam o intelecto, até por uma questão de disciplina e saber que nem tudo na vida é um mar de rosas.
Dogs2

Penso um pouco assim também, e tenho a certeza que mais tarde eles me agradeceriam, mesmo que não fosse para que lidassem profissionalmente com música. Porém, eu perdi a vez, e juro também que me arrependo (digamos, passou!), pois um dos moleques aqui, desde moleque eu já percebia que ele tinha jeito pra música... e aí, eu dancei por não tê-lo forçado mesmo a freqüentar escola de música e a estudar disciplinadamente um instrumento! Tal qual ao maestro anteriormente comentado, caso pudesse eu voltar o tempo, ele estaria em frente a um piano, guitarra, ou sei lá o quê, com um bocado de video aulas, e eu do também do lado forçando a barra! rsrsrsrs

(claro que eu só forçaria para discipliná-lo, nada assim com um chicote mandando fazer solos de Stivie ou Satriani ou Paul Gilbert ou outros) kkkkk

Lembrei-me também dos Jackson Five... eles devem ter apanhado que só, do cachaceiro pai... que o diga Michael Jackson rsrsrsrsr

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


has4
Recordo que tínhamos uma porrada de instrumentos musicais (especialmente de sopro) à disposição dos alunos, quando Educação Musical fazia parte da grade escolar.

não peguei essa época =(

has4
Veterano
# fev/08 · Editado por: has4
· votar


izzystradlin
Sniper
Nos_FERA_tu
Blackus
hard rock and roll
gaara_21
Atum Bluesman
maquiro

Pela opinião de todos, percebo que pelo ao menos há algo em comum aqui... gostamos de música e gostaríamos que nossos filhos idem! Percebo também que todos os incentivariam, mas sabemos que para aprender é preciso disciplina, daí, a diferença das opiniões postadas está exatamente no grau da imposição do disciplinamento frente ao aprendizado, uns os forçariam mais e outros, menos! Enfim, todos somos realmente a favor da educação musicial nas escolas brasileiras (não só musical, mas arte em geral... disso ninguém discorda!).

Mas que eu daria até uns dois cascudinhos... ahhhh eu daria sim... principalmente pra que o moleque tocasse comigo...rsrsrsrs é massa, né?

Lembrei também que eu assisti a um show de Alceu Valença e banda, com o filho dele, Ceceu, na bateria... (diga-se de passagem: um puta show!!!). Deve ser um orgulho do caramba para o pai músico na estrada, né?!?

Pseudonimum
Veterano
# fev/08
· votar


Eu nao obrigaria, mas incentivaria (2)

has4
Veterano
# fev/08 · Editado por: has4
· votar


hard rock and roll

É bicho, não sou jurássico hehehe, mas lá por volta de entre 76 a 80 eu via que os carinhas, alunos mais velhos, podiam até levar os instrumentos para casa para estudar... ainda peguei a rapa do tacho rsrsrs e participei de um coral que ensaiava numa sala onde ficavam todos os insturmentos e um lindo piano... e os de sopro ficavam em prateleiras... daí, até fiquei durante algum tempinho com um trombone de vara... hehehe, até hoje não me esqueço da escala de dó maior rsrsrsrss

Acabaram, bicho, com isso... como pode ser?!? São todos uns @#$¨*)+_&$$¨%

Pardal
Veterano
# fev/08
· votar


Obrigar talvez seja uma palavra forte, mas con certeza o ensino de música é essencial ao desenvolvimento da criança. Talvez a melhor idéia sera encantar a criança com o mundo da música. Não brigar, mas mostrar de uma maneira tal que ela queira desesperadamente. E pretendo fazer isso com meus filhos também.

Quanto ao ensino de música nas escolas, ele já é obrigatório. Repito: o ensino de música nas escolas já é obrigatório, previsto no PCN, Programa Curricular Nacional. Ele infelizmente ainda não foi cumprido, mas já é lei.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


Repito: o ensino de música nas escolas já é obrigatório, previsto no PCN, Programa Curricular Nacional. Ele infelizmente ainda não foi cumprido, mas já é lei.
demorô

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


Quanto ao ensino de música nas escolas, ele já é obrigatório. Repito: o ensino de música nas escolas já é obrigatório, previsto no PCN, Programa Curricular Nacional. Ele infelizmente ainda não foi cumprido, mas já é lei.

porra, vou fazer uma "zuada" nos colégios daqui, vou procurar mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vc obrigaria alguém, um filho, p.e., a estudar música?