Já fazem masi de 10 anos do Tributo ao Freddie Mer

    Autor Mensagem
    André Gomez
    Veterano
    # out/03


    Não parece, mas já se passaram dez anos desde o show tributo a Freddie Mercury no famoso estádio de Wembley, no dia 20 de abril de 1992. Um show memorável que contou com diversos artistas e amigos próximos de Freddie Mercury e outras bandas que estavam no auge de suas carreiras como o Metallica e o Guns'n Roses. Freddie Mercury, que faleceu em 24 de novembro de 1991, vítima da AIDS, revelou ao mundo somente um dia antes de sua morte, que estava com a doença. Seu corpo foi cremado no dia 27 de novembro no West London Crematorium.

    Apenas para nos sintonizarmos mais com a vida desse exímio vocalista e compositor, Freddie nasceu no dia 5 de setembro de 1954, em Zanzibar, um arquipélago ao lado da Tanzânia, na África. Seu pai, Bomi Bulsara, trabalhava para a alta corte da Inglaterra e, devido às constantes viagens, Frederick Bulsara (Freddie) foi parar na escola St Peter's English Boarding, próxima a cidade de Bombay. Foi nessa escola, em 1952, que recebeu o apelido "Freddie", colocado pelos amigos e iniciou suas primeiras aulas de piano, mudando-se somente em 1964 para Inglaterra, devido a problemas políticos em Zanzibar.

    O Queen, cujo nome foi sugerido por Freddie e na época não agradou muito Brian May e Roger Taylor, foi formado em 1970. Foi neste mesmo ano, que Freddie trocou seu sobrenome e passou a ser conhecido como Freddie Mercury. A banda na época, além de Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor, contava com Mike Brose no baixo, que meses mais tarde foi substituído por Barry Mitchell, que também não durou muito na banda, deixando-a em janeiro de 1971. Então veio um novo baixista, conhecido apenas como Doug, que também teve carreira curta com o Queen. Foi quando encontraram John Deacon, e a partir deste momento, fecharam a formação que seria o Queen que todos conheceriam.

    Voltando ao show tributo, no dia 13 de fevereiro de 1992 começaram as vendas dos ingressos, que se esgotariam em apenas seis horas. O mais curioso é que ninguém sabia quais bandas iriam estar participando a não ser Brian, John e Roger. A banda começou a ensaiar no final de março deste mesmo ano, para o show, pois teriam que executar muitas músicas antigas que não lembravam mais. Marcado pela ausência de Freddie Mercury, este foi um dos momentos mais difíceis para a banda, que passou a ensaiar nos estúdios de Brian May, onde receberiam os convidados que cantariam as músicas escolhidas.

    O palco, que era ainda maior que o usado na turnê chamada "Magic Tours", começou a ser montado no estádio de Wembley no dia 15 de abril. No dia anterior ao show, milhares de pessoas já lotavam todo o quarteirão do lado de fora do estádio. Os portões foram abertos exatamente às 16h00 do dia 20 de abril e às 18h00, Brian May, John Deacon e Roger Taylor subiram ao palco prometendo uma homenagem digna do vocalista, e na seqüência, entrava em ação o Metallica, que estava em destaque nas paradas mundiais após o lançamento do "Black Álbum" (confira abaixo o set-list completo com as músicas tocadas e seus intérpretes).

    Através da TV, o "Freddie Mercury Tribute Concert" foi assistido por mais de 6 milhões de pessoas na Inglaterra e transmitido para mais 17 países em todo o mundo, somando um público de um bilhão de pessoas, que mesmo a distância, participaram dessa homenagem. Foi um público maior que o do festival Live Aid, realizado em 1985. No Brasil, o show foi transmitido pela Rede Bandeirantes e lembro-me até hoje da emoção que foi o evento. Toda a renda do show foi revertida para a Mercury Phoenix Trust.

    Momentos marcantes não faltaram, como no medley da banda Extreme, executando com perfeição, muitos dos clássicos do Queen, com um show a parte do vocalista Gary Cherone. O discurso de Elizabeth Taylor também foi marcante! Vale lembrar que tanto a TV como o telão no estádio, entre as atrações, mostravam imagens de Freddie Mercury ao vivo ou nos bastidores, algo que comovia muito e apertava ainda mais a saudade.

    Brian May, Roger Taylor e John Deacon entram em ação com vários convidados e muitas dessas participações foram emocionantes. Quem não se lembra de "I Want It All" com o vocalista Roger Daltrey do The Who e guitarrista Tony Iommi do Black Sabbath? O mais interessante foi ver Brian May apresentar Tony Iommi e ainda tocarem o riff de "Heaven And Hell". E "Stone Cold Crazy" com James Hetfield do Metallica nos vocais e Tony Iommi? Esse certamente foi um dos momentos mais brilhantes da noite. Pricipalmente pela letra da música, um dos momentos de maior emoção, foi em "Who Wants To Live Forever", com Seal nos vocais. Já "Under Pressure", com o camaleão David Bowie, que gravou a música originalmente, e Annie Lennox, também foi um dos momentos mais intensos do show.

    O vocalista George Michael, mostrou uma extrema habilidade ao cantar a música "Somebody To Love" e a clássica das clássicas "Bohemian Rhapsody", que contou também com Elton John e Axl Rose do Guns'n Roses, num dos momentos mais aplaudidos da noite. Elton John ainda permaneceu no palco para cantar de maneira espetacular, "The Show Must Go On", a escolha não poderia ter sido melhor. As músicas que fecharam essa brilhante homenagem foram "We Will Rock You" com Axl Rose e "We Are The Champions" com a grande amiga de Freddie, Liza Minnelli, que no final, contou com com a presença de todos os convidados cantando o refrão. Um encerramento grandioso para uma homenagem magnífica. Em breve este show estará sendo lançado em DVD, comemorando os dez anos do evento. Saudades de Freddie Mercury e sua voz a performance surpreendente? Nem precisamos comentar isso!


    O REPERTÓRIO DO SHOW
    01. Enter Sandman (Metallica)
    02. Sad But True (Metallica)
    03. Nothing Else Matters (Metallica)
    04. Queen Medley (Extreme)
    05. Now I'm Here (Def Leppard)
    06. Paradise City (Guns 'N Roses)
    07. Knockin' On Heaven's Door (Guns 'N Roses)
    08. (discurso de Elizabeth Taylor)
    09. Tie Your Mother Down (com Joe Elliot)
    10. I Want It All (com Roger Daltrey)
    11. Hammer To Fall (com Gary Cherone)
    12. Stone Cold Crazy (com James Hetfield)
    13. Crazy Little Thing Called Love (com Kashmir Intro com Robert Plant)
    14. Too Much Love Will Kill You (com Brian May)
    15. Radio Ga Ga (com Paul Young)
    16. Who Wants To Live Forever (com Seal)
    17. I Want To Break Free (com Lisa Stansfield)
    18. Under Pressure (com David Bowie e Annie Lennox)
    19. All The Young Dudes (com Ian Hunder, David Bowie e Mick Ronson)
    20. Heroes (com David Bowie e Mick Ronson)
    21. '39 (com George Michael)
    22. These Are The Days Of Our Lives (com George Michael e Lisa Stansfield)
    23. Somebody To Love (com George Michael)
    24. Bohemian Rhapsody (com Elton John e Axl Rose)
    25. The Show Must Go On (com Elton John)
    26. We Will Rock You (com Axl Rose)
    27. We Are The Champions (com Liza Minnelli e depois a presença de todos)

    niredsystalironledfloyd
    Veterano
    # out/03
    · votar


    q preguiça! da pa alguem resumir tudo isso pa mim ae?

    James Bond
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Realmente,Queen eh mt bom... infelizmente a partida prematura de Freddie nos tirou o talento dessa banda que muita gente hoje em dia naum conhece e acaba falando besteira...!!Valeu André Gomez!

    caiohleal
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Eu vou ser o 1º a comprar esse DVD, mesmo ñ tendo DVD em casa

    Sgt_Peppers
    Veterano
    # out/03
    · votar


    André Gomez

    pow kra.. vc me emocionou! serio hehehe
    eh um dos dvd´s q eu pretendo comprar :)

    FanDeGuitarra
    Veterano
    # out/03
    · votar


    cara,eh bom descobrir um cara q curte queen como eu.eu adoro queen,Brian,Roger,John e Freddie,grandes músicos.eu curto mto a Innuendo e aquele solo de violão flamenco.Mta gente acha q queen eh soh we will rock you e we are the champions e não conhece o verdadeiro trabalho (ou a verdadeira obra)q essa banda produziu

    André Gomez
    Veterano
    # out/03 · Editado por: André Gomez
    · votar


    FanDeGuitarra


    Cara, eu curto tanto ou mais que qualquer fãn aqui. Sem Noção.

    Recomendo Brighton Rock, Gimme To Prize, Innuendo, The show must go on, TIE A MOTHER DOWN, Scandal (Linda música), Was It All Worth It, I want it all, dentre muitas outras.

    Realmente eu gostaria que o Rumo que a vida deu a banda fosse outro, no caso eles estarem vivos até hoje. Talvez teriam modificado um pouco da música atual, como fizeram antigamente


    Voltando ao Tributo, Sem noção, apenas "6 horas" para o esgotamento dos ingressos, sem noção pessoal.

    FanDeGuitarra
    Veterano
    # out/03
    · votar


    father to son
    miracle
    the show must go on
    i want it all
    seaside rendzevous
    let me entertain you
    death on two legs
    my melancholy blues

    tem tantas boas

    yvo
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Esse tributo foi mto foda! Eu tenho o video dele... soh banda foda, metallica, guns, guitarristas como o toni iommi..

    o pout pourri com o extreme tb foi mto irado

    André Gomez
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Sgt_Peppers


    cara, compra sim viu. Eu to doido pra comprar, só tenho a fita 2. o show dos convidades com suas próprias m´´usicas nem tenho. Agora o show com eles contando as músicas do Queen é irado

    tommy_iommi
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    acho q sei q show eh... eh mtu foda c for o q eu to pensando, mtu bom msmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Já fazem masi de 10 anos do Tributo ao Freddie Mer