Porque as músicas perdem o encanto com o tempo?

Autor Mensagem
Luisa Albano
Veterano
# fev/08


Comecei a ouvir metal por influência de um "irmão" mais velho (irmão entre aspas porque meu pai é casado com a mãe dele mas ele não é meu irmão), comecei a ouvir System Of A Down. Achava a melhor banda do mundo, podia passar o dia inteiro ouvindo a Toxicity. Comprei toda a discografia. Um ano depois as músicas já não tinham aquela graça. Vendi os CDs para um amigo e pensei "nossa, como eu pude escutar isso"?

Aí um amigo me indicou Slipknot, que eu já tinha ouvido falar mas achava que era aquela coisa tipo Kiss (pra vc ver como eu entendia do assunto), comecei ouvindo Duality e Vermilion, aí eu falei "ih, essa é muito fraquinha". Mas depois de ouvir só a introdução de Welcome, eu falei "nossa, isso sim é música pesada"! Mesma coisa, comprei toda a discografia e um ano depois já não agüentava mais e vendi para outro amigo.

Aí um belo dia num passeio no shopping fui a uma loja de CDs pensando em procurar uma nova banda para ouvir, aí a atendente falou que era só eu escolher um CD que ela colocava pra eu ouvir. Fui passando os CDs - Sepultura? não...Angra?...nem pensar...aí chegou no Century Child, do Nightwish, que eu só conhecia Nemo, que estava lançando na época. Ouvi Bless The Child e quase chorei, nunca uma música tinha me emocionado tanto. Estava decidido - eu compraria a discografia deles.

Aí tive uma "recaída" no Slipknot e comprei a discografia deles toda de novo, pra meses depois enjoar e vender. Enquanto isso, eu ia pensando "ah, de Nightwish eu nunca vou enjoar, pq não são repetitivos como música pesada". Pura ilusão, chegou a um ponto que aquelas músicas que quase me faziam chorar já não me despertavam nada, e todas as músicas pareciam iguais. Troquei todos os CDs deles por um do My Dying Bride e é o que estou escutando agora.

Porque as músicas vão perdendo o encanto com o tempo? Isso tem alguma explicação científica? Isso vai da qualidade das músicas ou depende do quanto vc escuta?

paranauê
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano

Normal isso. Acho que vai mais do quanto vc ouve, se esquecer uma música uns 3, 4 anos, e depois voltar a ouvir, tu vai se emocionar igual antes (pelo menos no começo).

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano

Ow, que isso, você tem que comprar uma discografia sempre que quiser ouvir uma banda? Pô... não é assim não, vai com calma. Eu pelo menos não ouço só uma banda, se você ficar ouvindo as mesmas músicas você sempre vai enjoar, claro. Isso é do ser humano, não é só com a música. Pense, você acha que encontrou a mulher certa (no seu caso o cara; ou não, vai que é lésbica hehe), passa alguns meses com ela, pensa que é a mulher perfeita, e depois terminam. Você nem percebe quando as coisas começaram a decair, quando você vê já não suporta mais aquela pessoa.

Vou te dizer uma coisa, e isso serve pra qualquer coisa na sua vida, quando você tem o que você quer, você vai passar a não querer mais, até que você perca. No caso da música, sempre que você tiver uma discografia de uma banda vai ser desse jeito: No começo vai adorar, amar, chorar (como você disse que fez), depois vai enjoar, simplesmente. Vai começar não ouvindo com tanta frequência como antigamente, depois quando você percebe, não suporta mais aquelas músicas. Ainda mais do jeito que você falou, parece que você só escutava essas bandas e não escutava mais nada, me surpreende você ter consiguido ficar só com uma banda durante um ano inteirinho, duas vezes ainda por cima.

Vou te dar uma dica: Não compre a discografia de uma banda assim... ou então compre, você que sabe, na verdade não é isso que vai fazer a diferença, o que importa é o seguinte, você não deve escutar somente a uma banda o tempo todo, entende? Varie, varie os estilos, as músicas, as bandas. Pra não ter que ficar trocando CD toda hora, faça como a maioria de nós, passe todas as suas músicas pro seu PC e coloque-as na biblioteca Windows Media Player, escute lá, misture as bandas, estilos, dessa forma você vai demorar muito mais pra enjoar, te garanto.

Se você acha só gosta de música pesada está enganada, comece a escutar outras coisas, pelo que falou parece que só gosta de um New Metal né... passe a escutar um Trash Metal, Heavy Metal, Love Metal, sei lá: Metallica, Iron Maiden, Whitesnake... Passe pro Hard Rock: Mr. Big, Kiss. Depois prum Blues, um Rock N' Roll, etc., te garanto que vai gostar se começar a ouvir com frequência, no começo você pode até rejeitar um pouco, falar que não gosta, mas com o tempo você passa a apreciar, entende? Com o tempo você se torna capaz de captar a beleza de cada estilo.

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Luisa Albano

Talvez vc sature muito ouvindo pouca variedade(uma ou 2 bandas), talvez se vc variasse bastante(ouvindo mais de uma dezena de bandas, novas e antigas) isso não aconteceria. Acho que se vc gostar de algo, não fique o dia todo ouvindo, ouça é claro, mas ao mesmo tempo procure novidades.

Mesma coisa, comprei toda a discografia e um ano depois já não agüentava mais e vendi para outro amigo

Vc é a alegria dos amigos! Compra tudo e depois revende mais barato! hahahah

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano

Troquei todos os CDs deles por um do My Dying Bride e é o que estou escutando agora.

Um puta negócio que você fez hein? Hehehe...

Se você ficar ouvindo um CD só vai enjoar muito rápido! As minhas dicas já dei. Por favor, só quis ajudar, se tiver lhe parecido arrogante ou qualquer coisa, me desculpe. Eu sei que não sei nem seu gosto musical, mas é que eu acho que isso que eu falei vale pra qualquer pessoa, então me perdoe =)

Haku
Veterano
# fev/08
· votar


Porque as músicas vão perdendo o encanto com o tempo? Isso tem alguma explicação científica? Isso vai da qualidade das músicas ou depende do quanto vc escuta?

Olha, acredito que há uma explicação sim, mas não acho que ouvir outras coisas seja a solução, vou explicar pq acho isso.

A música, como arte, é uma forma de expressão, um jeito de vc expressar os seus sentimentos. Todos nós precisamos nos expressar a todo momento, mas o fato é que nem sempre conseguimos expressar exatamente o que queremos o tempo todo. A música nos dá a capacidade de expressarmos essas emoções, às vezes profundas, que estão em nossos subconscientes. Portanto, quando vc ouve algo que tem a ver com o que vc está sentindo, mesmo que não tenha consciência disso, vc se emociona com a música e quer ouví-la muitas vezes. Vc se sente muito bem, pois é como se ouvisse a expressão da sua alma naquela música, ou o estado dela nesse determinado momento. E é por isso que eu acho que as músicas não vão "perdendo o encanto", somos nós que vamos mudando, nossos sentimentos e vontades mudam. Por isso acho que enjoamos de algumas músicas, pq elas tinham aver com o momento em que estávamos passando, elas expressavam bem os nossos sentimentos na época, mas uma vez que nossas emoções mudam, as músicas passam a não mais satisfazer essa necessidade de expressão e "enjoamos" dela. Mas também acredito que há algo em nós que nunca muda, que nos dá a nossa individualidade, e por isso que tem coisas que nunca deixamos de gostar também.

Vou dar o exemplo da minha experiência, mas brevemente, já que já escrevi pacas aqui. A primeira banda que eu ouvi foi Iron Maiden e foi amor a primeira "ouvida". Em semanas já tinha vários álbuns deles e escutava só isso durante um ano inteiro. E eu escutava só isso, pq isso expressava muito bem o que eu sentia na época, eu nunca tinha libertado antes esse lado heavy metal. Daí fui conhecendo outras bandas e depois me viciei em Angra, mas sem deixar de ouvir Iron. Fiquei uns anos viciado em Angra e ouvia direto também. Mas isso passou com o tempo, assim de repente, não tava mais afim de ouvir, aquilo já não expressava mais o que eu sentia. Porém, hoje, Iron Maiden ainda é minha banda favorita pq ela expressa muito bem como eu sou, sem contar com várias outras bandas que conheci depois, até de outros estilos. Já algumas eu escuto raramente, ou escuto só por um período, em que elas me fazem sentir bem, depois simplesmente paro de ouvir.

Bom, é isso, essa é a minha opinião, desculpem o texto mega-grande!

kohler1000
Veterano
# fev/08
· votar


Haku

Não se preocupe, meu texto foi maior que o seu... auhuehuahe =)

Saitu
Veterano
# fev/08
· votar


quanto mais bandas diferentes vc ouve, seu conhecimento aumenta e vc tem menos tempo pra enjoar =D

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano
comecei a ouvir System Of A Down
Aí um amigo me indicou Slipknot,
aí chegou no Century Child, do Nightwish

tá aí a explicação..

só ouço bandas que realmente são boas e marcaram época..

e quanto mais passa o tempo MAIS elas ganham encanto, por que percebo o quão rara elas estão..

resumindo: tem a ver com certeza com a qualidade..essas que vc citou são bandas de momento e que em breve nunca mais serão lembradas...

Haku
Veterano
# fev/08
· votar


kohler1000

é verdade, uhuhauhsuh

izzystradlin

concordo também, já que a tendência é sempre irmos refinando nosso gosto e acabar enjoando com o tempo do que não tem tanta qualidade assim.
Mas é claro que isso tem a ver com o gosto da pessoa.

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


eu tenho oitenta e cinco horas, trinta e oito minutos e cinqüenta e quatro segundos de música, e sinto pena por não poder ouvir tudo no mesmo dia...

Porque as músicas vão perdendo o encanto com o tempo? Isso tem alguma explicação científica? Isso vai da qualidade das músicas ou depende do quanto vc escuta?

1º não perdem
2° não sei
3º vai do seu interesse

é explicado científicamente que quando tal coisa não libera mais a parada (é tipo um hormônio/substância, quem souber corrige) que é responsável por fazer você sentir prazer você larga aquilo

mas não se preocupe em se prender a ouvir uma música que você não curte mais pq curtia intensamente antes, procure por novas coisas

Penta_Blues
Moderador
# fev/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Luisa Albano
Porque as músicas vão perdendo o encanto com o tempo?
Na minha opinião isso pode vir de vários fatores. Nenhum deles "científico"...
1- Pode ser porque a música não tenha tanta qualidade;
2- Pode ser porque o gênero é do tipo "descartável";
3- Pode ser porque ela não "tenha dito" nada a vc;
4- Pode ser porque ela não tenha marcado nenhum momento importante na sua vida;
5- Pode ser porque vc não a tenha vinculado à nenhuma memória que vc tem;
6- Pode ser porque vc ouviu músicas mais interessantes e, quando comparadas às anteriores estas ficam num conceito inferior;
7- Pode ser simplesmente porque vc enjoou de tanto ouvir determinada música;
8- Etc, etc, etc...
Como se pode ver, nenhum deles passa pelo critério científico, apenas pelo pessoal, ou seja, questão de opinião.
Valeu!!!

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


Penta_Blues

agora aquelas bandas que marcam, que tem aquele riff ultra fodástico que você quando começou a tocar quis logo aprender, a primeira música que você escolheu e tirou, essas músicas/bandas o cara ouve até morrer, fantástico

posso estar errado, mas músicos/bandas que eu vou levar pra minha vida toda: Dire Straits, SRV, Eric Clapton, Chuck Berry, AC/DC, Beatles, Creedence Clearwater Revival e várias outras

TaylorBass
Veterano
# fev/08
· votar


Sempre gostei de variedade, claro que sempre tive as minhas bandas preferidas, mas não consigo escutá-las o tempo todo.
Em vez de focar só em uma banda nova, procure escutar mais bandas, talvez de outros estilos. Pode ser uma boa solução.

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


lendo os primeiros posts tive uma idéia:

compre os cds que você gosta, passe pro PC, e continue lá com os cds, quando aparecer oportunidade, troque de cds com os amigos, vá sempre fazendo isso e passando pro PC, você vai conhencendo coisas novas, e registrando no PC, garanto que é muito bom querer ouvir alguma coisa, aí pega um cd avulso (ou clica numa música da biblioteca de mídia do seu player) e ouvir

Skinwalker
Veterano
# fev/08 · Editado por: Skinwalker
· votar


Cara, eu não aguento mais ouvir Wish you were here e Smoke in the water e suas respectivas bandas(a grande maioria das musicas), não tem nada a ver com fama, moda, marcar época... é apenas questão de gosto e repetição excessiva.
Mas EU não canso de escutar engenheiros do hawaii =x por ter centenas de musicas e tantas formações que cada album parece uma banda diferente com o mesmo vocal =)
Mas... é apenas o que eu acho, dane-se o conceito =x

Obs: antigamente eu tinha entrado na modinha de gostar de Linkin Park, e não é por que comecei a gostar do vulgo "Rock de qualidade" que cuspo no prato que comi, tem suas qualidades; enquanto eu não aguento mais a ouvir a para muitos "Perfeita" Wish you were here m/

Obs2: antes que metam o pau em mim, eu tenho Machine Head, The wall e Dark side originais.

Penta_Blues
Moderador
# fev/08
· votar


Boa tarde!!!

hard rock and roll
agora aquelas bandas que marcam, que tem aquele riff ultra fodástico que você quando começou a tocar quis logo aprender, a primeira música que você escolheu e tirou, essas músicas/bandas o cara ouve até morrer, fantástico
Cara, não tenha dúvida disso!
Inclusive, se vc reparar bem no meu post, vc pode perceber que isto que vc citou é exatamente o oposto de pelo menos um dos ítens que citei pra alguém perder o interesse por alguma música, portanto, são inesquecíveis mesmo.
Valeu!!!

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Posso colocar um pouco da minha história... não sei se é o seu caso!

Até os 8 anos de idade meus idolos musicais eram Bob dylan, Michael jackson, Djavan entre outras bandas que lançavam clipes até 1988. (nasci em 1980). Sempre escutei apaixonadamente a estes artistas, porém com 8 anos escutei um disco de uma tia minha, era de uma banda chamada YES (90125). Não conseguia parar de ouvir, e fiquei com ele por alguns anos sendo o mais ouvido. Com 12 ano começei a escutar pink floyd, e fuçando todos os discos do meu tio, Led Zeppelin, Nectar, genesis e descobrindo novos discos do Yes (que se tornou minha banda preferida). Comprei o disco deles Tales from topografic oceans. Uaal. tinha uma musica THE ANCIENT. A melodia era dissonante, uma percusssão totalmente livre, ritmo todo quebrado, fiquei facinado com a possibilidade de ser fazer musica usando dissonancia (na epoca não sabia este termo) Só escutava esta musica e as outras do Yes ficaram para tras. Comecei a procurar outras bandas que fizessem isto. Achei algumas coisas do King Crimson, também no Jazz... em resumo, eu estava procurando por novas maneiras de se fazer musica. Então conheci a obra de Luciano Berio... compositr erudito.. mais um leque de possibilidade apareceu, musica atonal, dodecafonica, espectral, nova compexidade, desde então comecei a estudar musica seriamente. Hoje sei reconhecer o valor de Michael Jackson, não compro cds dele, não sou mais criança (musicalmente falando) mas gosto de escutar se estiver tocando, não renego nada do que já escutei, apenas não se encontram mais no nivel do meu interesse musical atual.. mas pode ser ainda uma boa escuta. Temos que procurar mais e mais, até chegar ao ponto de termos de criarmos o que queremos ouvir. Se não é este o seu caso, não se preocupe, guarde os discos que vc compra que eles sempre vão lhe servir, no meu caso, eu sempre preciso de mais!!

Jahson
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jahson
· votar


É bem assim mesmo.
Eu sempre me vicio numa música aí escuto tanto que perde a graça.
Acho que o segredo é não escutar demais a mesma coisa, variar.

Como agora eu acabei de baixar The Pretender, esse super música, daqui uns dias não vou mais querer escutar tanto quanto agora.

_FrEd_
Veterano
# fev/08
· votar


Isso eh a coisa mais normal do mundo, vc ouve tanto q enjoa... eh como as pessoas que comem mt a mesma coisa todo dia ae acaba enjoando. Eu soh acho que msm vc tendo enjoado da musica, um dia vc vai sentir vontade de ouvi-la novamente, ou seja, n precisa vender os cds...

ROTTA
Veterano
# fev/08
· votar


Porque as músicas perdem o encanto com o tempo?

Quando chegar nas músicas boas, você deixa de enjoar... =)
Abraços.

Machine Gun Man
Veterano
# fev/08
· votar


Marco Alan Rotta
Quando chegar nas músicas boas, você deixa de enjoar... =)
Abraços.


Eu ia falar algo parecido.

pagode nem morto
Veterano
# fev/08
· votar


Isso vai da qualidade das músicas.

Lauren Valeth
Veterano
# fev/08 · Editado por: Lauren Valeth
· votar


realmente System of a down é enjoativo ;P

Haku
Iron Maiden e foi amor a primeira "ouvida".
escutava só isso durante um ano inteiro.
E eu escutava só isso, pq isso expressava muito bem o que eu sentia na época, eu nunca tinha libertado antes esse lado heavy metal.
Daí fui conhecendo outras bandas
Iron Maiden ainda é minha banda favorita pq ela expressa muito bem como eu sou, sem contar com várias outras bandas que conheci depois, até de outros estilos.



\o\ Igualzinho à mim...
Já escuto Maiden há mais de 2 anos... vou no show 0.0... escuto um monte de banda...
o meu amor musical eterno é Iron

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# fev/08
· votar


assunto interessante esse

Luisa Albano

Isso tem alguma explicação científica?

eu li numa revista que o nosso cerebro quando escuta uma musica sempre tenta descobrir as notas que vao vir depois, como se ele ficasse tentando adivinhar todo o momento que vc ta escutando a musica a proxima melodia que esta por vir, e é exatamente isso que nos da aquela sensaçao de prazer... por isso que quando a musica é nova ela parece tao boa, por que vc nao sabe por onde ela vai ir.. que tipo de melodia ela vai conduzir (deve ser por isso que aquelas variaçoes inesperadas em certas musicas ficam tao boas)

achei isso muito revelante quando eu li heheh, tb ouvi falar que musica é puramente matematica, e simplismente uma conbinaçao de ritmo e melodia se vc pensar

abraços

Lauren Valeth
Veterano
# fev/08 · Editado por: Lauren Valeth
· votar


É uma ótima dica procurar conhecer bandas do mesmo estilo da sua favorita... vc nao deixa de escutar o que gosta mas de um jeito diferente... expandir o gosto por um monte de banda BOA e diferente ;)

Lauren Valeth
Veterano
# fev/08
· votar


intercalar as bandas pra não enjoar nem de uma nem de outra

Lauren Valeth
Veterano
# fev/08
· votar


Luisa Albano


espero ter ajudado

Lauren Valeth
Veterano
# fev/08
· votar


E gente.. vamos parar de julgar o que os outros gostam... se é bom ou não... quem tá afim de ouvir vai dizer... Sendo "verdade" ou não...

Não é legal ouvir que a sua banda é um lixo. Não cabe a ningm julgar isso. Vamos ter o mínimo de respeito.

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Sobre a questão cientifica da percepção e prazer musical, a primeira explicação vem de Santo Agostinho, leia suas "confissoes", ele mostra que quando canta uma melodia, há sempre uma tensão, expectativa e conclusão da proxima nota, o tempo como se distende neste processo e nisto consiste a percepção musical. (354 -430 DC). Já no século XVIII temos o filósofo Imanuel Kant, ele explora as funçoes mentais de captação de sensações e de formação de conceitos, e o modo como nosso entendimento lida com as percepções artisticas, para se interarem do assunto leia a "Critica da faculdade do Juizo". Por último temos o filosofo Edmund Hussel, sua maior obra data de 1901 e esclarece com exemplos musicais o modo como processamos "matematicamente" os dado sonoros e formamos com eles "intenções significaticavas, imagéticas e etc" muito mais profundos do que um mero jogo de proporções. Por fim, leiam Gaston Bachelard, poetica do espaço, para ter uma ideia geral de como Husserl funciona. É isto, não falei que era uma questão fácil... eu a estudo a um tempo já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Porque as músicas perdem o encanto com o tempo?