Sopranos, contraltos e outros

    Autor Mensagem
    paty24
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal,

    Estudo teoria musical e toco flauta doce soprano já há algum tempo, mas comprei mais duas flautas doces, uma contralto e a outra, sopranino. Não tive problemas para tocá-las, uma vez que bastou seguir as tabelas de digitações que vieram com elas. Porém, surgiram algumas dúvidas:
    1) Por que a flauta contralto tem afinação em fá? Por acaso, a voz contralto não executa as notas dó, ré e mi que antecedem o fá na flauta soprano?
    2) Se eu tocar uma nota na contralto e depois tocar a mesma nota na soprano, o som na segunda soa mais agudo. Isso se deve apenas à diferença de timbres ou a soprano está alguma oitava acima da contralto?

    O estudo da música sempre nos leva a pesquisar mais e mais, por isso, se alguém puder me indicar algum site onde eu possa estudar mais sobre esse assunto, ficarei muito agradecida.

    Até...

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    paty24
    olá. não sou flautista, então posso falar alguma besteira.

    mas ate onde eu sei, é assim:

    -nenhuma voz tem um limite exato de quanto canta. o que define uma voz (to falando de voz humana mesmo) é a região onde ela soa melhor.

    - a flauta, pelo contrario, tem um limite bem definido, principalmente dos graves. entao a flauta contralto realmente so chega ate o fá grave. mas o fá dela é na oitava anterior do dó da flauta comum (acho). isso responde à sua outra pergunta.

    experimente pegar o primeiro dó da flauta contralto (deve ser onde seria um sol na soprano) e toque o primeiro dó da soprano, o mais grave. veja se bate. se não bater, tente outras oitavas.
    os timbres são muito proximos, não deve dar problema.

    espero ter ajudado.

    paty24
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá pessoa,

    Será que alguém pode me ajudar com o tópico acima?

    Obrigada.

    paty24
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá Kiki,

    Valeu pela ajuda.

    Paty

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sopranos, contraltos e outros