Relatos de assalto/roubo de instrumentos

Autor Mensagem
RockGuy
Veterano
# jan/08


Pois é amigos...Diante da realidade de hoje, é cada vez mais comum o roubo de instrumentos musicais. Por isso, criei esse tópico para que vocês possam relatar suas experiências sobre esse assunto.
Estava andanado com a guitarra nas costas e foi roubado?
Quando chegou em casa seus instrumentos haviam sumido?
Emprestou para seu amigo aquele baixo e nunca mais o viu?

Então postem suas experiências para que possamos nos prevenir desses marginais.

Até mais.

hard rock and roll
Veterano
# jan/08 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Então postem suas experiências para que possamos nos prevenir desses marginais.

Como isso vai prevenir os roubos?

Bom, comigo nunca aconteceu, mas numa festa em que a banda de uns amigos meus foi tocar, roubaram a mochila com os pedais, quem se fodeu foi a anfitriã da festa, que pagou o prejuízo

RockGuy
Veterano
# jan/08
· votar


hard rock and roll

Como isso vai prevenir os roubos?


Podemos aprender com os erros das outras pessoas (por exemplo, num caso de distração).

Entendeu?

TaylorBass
Veterano
# jan/08
· votar


Ótima iniciativa..
Podiam botar esse tópico no stick..

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


um carrega o outro olha o carro, só quando um vem é que o outro volta pra pegar as coisas dele

cases são mais dificeis do que bolsas para carregar e sair correndo

deixar tralhas que se leva de reserva no camarim ou em algum canto interno do local, não deixar no carro

has4
Veterano
# jan/08
· votar


RockGuy

Bom tópico! Deveria servir ao fórum como um tópico de dicas para ANTI e PÓS-FURTO de instrumentos musicais!

PÓS (sugestões):
Anotar nomes, endereços e telefones em pequenos papéis e colocá-los no interior dos instrumentos, se possível! Assim, se vc tiver a sorte de encontrá-los e de um santo honesto lhe devolver, ou, caso vc não tenha documento (NF) do instrumento para provar a propriedade imediatamente, poderá informar à polícia sobre este detalhe, que há dados pessoais no instrumento! Seria uma prevenção para pós-furtos. ENFIM, caracterizar e personalizar o instrumento musical, gravando nomes com canetas especiais. Digo isso, pois no meu caso, PERDI uma bolsa contendo vários equipamentos; não foi furtado, foi perdido, e quem a achou, caso não encontrasse dados pessoais no interior da bolsa, jamais teria me devolvido... imagina, bolsas com alguns pedais, gaita 64 vozes, encordoamento, afinador, chaves diversas e outras pequenas, importantes e caras coisitas de socorro que usamos e necessitamos quando vamos tocar n'algum lugar e quando dá algum bode! Esqueci no local onde estava com o carro estacionado enquanto guardava os instrumentos e outras bolsas... nossa quando o cara me entregou, fiquei feliz pacas!

TaylorBass
Veterano
# jan/08
· votar


has4
Boa

RockGuy
Veterano
# jan/08
· votar


Uma coisa que eu aconselho é sempre andar em dupla ou em grupo se for possível. Um dia eu fui tocar na casa do meu amigo e coloquei minha guitarra no BAG do violão. É uma prevenção pois, como fui a pé, se alguém estivesse de olho poderia perder o interesse por se tratar de um suposto violão, e não de uma guitarra. Na ida eu fui acompanhado do meu amigo, mas na volta, tive que vir sozinho. O pior é que já estava a noite... tive receio. Mas cheguei em casa são e salvo. E minha guita também

has4
Veterano
# jan/08
· votar


OUTRA:

(PÓS FURTO):
Guardar e manter consigo fotos de seus equipamentos, instrumentos, etc. Temos recursos à disposição para isso, pois temos fotos digitais, então, não é difícil fotografarmos nosso pertences para uma necessidade de ter que usar tais fotos. Em se tratando de instrumentos musicais, imagens com a gente tocando o instrumento, seria uma boa também!

Além de ser possível por exemplo divulgarmos para a polícia e para um jornal local anunciado o furto; aquele velho: "quem achou ou o achar, por favor..."

RockGuy
Veterano
# jan/08
· votar


Alguém já perdeu algum instrumento no metrô/trem ?
É que a gente vê cada coisa lá no "achados e perdidos"...

lemingue
Veterano
# jan/08 · Editado por: lemingue
· votar


Não vou citar nada específico, mas vai umas dicas aí...

Em apresentações:

* Para shows leve apenas o necessário;
* Não deixe nada no carro, principalmente na vista (banco etc);
* Mesmo tendo roadie é bom ficar ligado;
* Coisas grandes são mais difíceis de alguém carregar (dê preferência para cases)
* Depois da passagem de som, sempre fique ou deixe alguém de olho no palco, um microfone, um pedalzinho ou coisa assim some fácil fácil. O mesmo vale para os intervalos;
* Evite beber (muito) a ponto de prejudicar sua atenção com os equipos;
* Cuidado com aquelas "orgias" musicais, onde entra e sai banda do palco a toda hora ou quando tu tem que deixar parte do teu equipamento "emprestado". Muitas vezes, na correria, alguém "se engana" e leva uma coisa tua pra casa (o mais normal são os cabos...).

No resto:

É o mesmo cuidado que teria sem o equipo. Só se lembre de uma coisa. O ladrão só rouba aquilo que vê, e no caso de música, o que escuta também. Se você gosta de dar concertos públicos para os seus vizinhos e depois passa o final de semana na praia, esteja seguro de onde ficam seus equipos.

Deve ter mais coisa, mas gente é o que não falta pra completar essa lista...

Falous...

has4
Veterano
# jan/08
· votar


RockGuy
Se tiver uma GIBSON, é minha, viu!?!

Space Ace
Veterano
# jan/08
· votar


sera q alguem vai querer rouar minha tonante e meu ciclotron??

Rafael Walkabout
Veterano
# jan/08
· votar


Bá, nem consigo imaginar ter que passar por isso :(

Space Ace
sera q alguem vai querer rouar minha tonante
Só se for algum amigo seu, querendo te livrar dela hahaa

Mega
Veterano
# jan/08 · Editado por: Mega
· votar


do jeito que eu sou ciumento com meus equipamentos, se alguém chegar perto o suficiente pra ver a cor deles, eu já vou espantando.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/08
· votar


RockGuy

Excelente idéia, merece um stick, mas penso que não deveria ser para contar experiências mas sim para divulgar modelos e seriais furtados.

jimmy vandrake
Veterano
# jan/08
· votar


O único lugar que tenho medo de ter meus equipamentos roubados é em casa. Quando saio para tocar nunca fico a mais de 3 metros de distância, e desonhecido algum chega perto do palco, em hipótese alguma.

Regulus.
Veterano
# out/10
· votar


bom mal dessenterrar o topico mais acho que esse tipo de topico tem que ficar sempre encima, uma dica que eu acho boa é quando sair de casa esconder a guitarra debaixo da cama ou em cima do guarda roupa até porque não iriam procurar lá .

MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Meu medo é deixar no palco mesmo. Fácil acesso, meio escuro... Dependendo do lugar nem vale a pena levar equipos caros.

Osvaldojr
Veterano
# out/10
· votar


Ano 1986, tinha um baixo Fender Precision Bass USA 1976...anunciei o baixo pra venda no jornal.Apareceram 2 caras e quiseram me dar 1 cheque . Eu recusei mas peguei o telefone de 1 deles para ligar posteriormente pra ver se tinham arranjado a grana em espécie.O cara disse que era operador de som do Hotel Maksoud Plaza aqui em sampa. Liguei para o Hotel e não havia nenhum operador de som com o nome Billy...
Ele era um tremendo FDP querendo me passar um cheque sem fundo...:-(

Renato Nascimento
Veterano
# out/10
· votar


em abril desse ano roubaram a minha guitarra, tava voltando pra casa, o cara mostrou a arma e me intimidou, tava de noite já não tinha ninguem na rua tive que entregar né, o cara nem queria levar a guitarra, mas como eu não tava com carteira, grana ou celular ele levou a guitarra mesmo, tô sem tocar desde então...

Thiago Teixeira
Veterano
# out/10
· votar


Renato Nascimento
Aconteceu isso comigo também.. há alguns meses atrás, eu também tava sem celular nem dinheiro, tava voltando da aula de inglês. Daí chegou dois caras armados de moto, um pediu o cel, mas como eu tava sem, eu dei minha jaqueta da Cavalera pro maluco. Ele nem devia saber que era de marca, porque se eu não empurrasse pra ele, ele não ia nem olhar pra minha jaqueta.
Mas é melhor dar logo alguma coisa, pro ladrão vaza de uma vez, do que falar "Não tenho nada" e tomar um tiro.
Foda.. Segurança no Brasil é uma merda!

has4
Veterano
# out/10
· votar


Renato Nascimento

Lamento. Quisera fosse 1º de abril e realmente fosse apenas uma brincadeira de mentira. Logo logo você terá muito mais que isso, e o carinha lá terá o triplo de nada! Pense assim e bola pra frente!Thiago Teixeira, pense assim tb e bola pra frente!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Via de regra os ladrões só roubam o que tem mercado para vender fácil, como relógios de marca, jóias, celulares etc. Ou seja, quando há gente explorando o crime. Até bem pouco tempo o Brasil era o único país do mundo em que se comercializava frente de toca-CDs de carros... O mesmo vale para celulares, relógios etc. O foda é que alguns dos que tem medo de sofrer um assalto com suas guitarras, celulares ou o que quer que seja, não hesitariam em comprar algo de procedência duvidosa. Queiram ou não, o crime são essas pessoas que fazem.

Rick Santos
Veterano
# out/10
· votar


concordo com o MMI, no final das contas o problema é gerado por nós mesmos. Gostamos de comprar coisas baratas, mas mutas vezes não ligamos pra procedência do produto.

Exemplo, esses dias um cara veio oferecer um teclado pro meu pai que o valor dele é cerca de R$2500, por 1000, o cara não sabia nem o que ele tinha nas mãos, meu pai não aceitou, mas dá pra garantir que outro cidadão vai se aproveitar e vai comprar o teclado. E é assim, um rouba outro compra, um rouba outro compra... Quando vai acabar essa corrente?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Bom, teve o caso quando roubaram o caminhão com os equipamentos da Rita Lee e banda. As lojas de instrumentos de São Paulo estavam lotadas de fotos dos instrumentos, com números de série etc. (aliás, é sempre bom ter isso de seus instrumentos). Ocorreu que as guitarras apareceram com um professor de música da Zona Leste de SP espertalhão, que comprou baratinho e acabou sendo preso e respondendo processo por receptação. Já vi baixar polícia em lojas de usados de São Paulo também. Assim como já vi lojas de instrumentos famosas com problemas na Polícia Federal por "muamba".

cimerio
Veterano
# out/10 · Editado por: cimerio
· votar


não adianta. a realidade de uma cidade é diferente de outra. os métodos dos bandidos e estilo tb varia.

a única coisa que poderia prevenir o assalto/roubo (é a mesma coisa, o certo seria por no título furto/roubo) é o fim da receptação dos instrumentos.

o q nao vai acontecer tão cedo.

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


Ressuscitando!

Guitarras Roubadas
(Segue o relato de Márcio Bandeira, músico de Curitiba):

Arrombaram minha casa dia 20/04/2011 e fizeram uma limpa. Dentre a variedade de objetos futados como eletrônicos, roupas, computadores, dentre outros, 04 guitarras de minha propriedade foram da mesma forma furtadas.

Em relação aos eletro-eletrônicos vamos trabalhar, juntar dinheiro e comprar novamente na medida do possível.

O grande problema é que em relação as guitarras o dinheiro não seria a solução!
Quem é musico sabe do quão caro custa um bom instrumento e da dificuldade para conseguir modelos mais sofisticados para conseguir mais qualidade.

Toco há mais de 20 anos e durante todo esse tempo sempre almejei alguns modelos de guitarras que não se encontram em qualquer loja e quando sim os preços são absurdos.

Em alguns casos, nem o dinheiro pode pagar, pois são modelos raríssimos.
No caso em questão me levaram:

Gibson Les Paul Custom Shop VOS Reissue 1968 cor Creme com case Gibson original preto.

Gretsch Country Classic Custom 6122 reissue 1962 (só existe marrom), case original Gretsch

330/12 (12 cordas) Fireglo com case original Rickenbacker

Fender Telecaster Custom Reissue 1972 preta, com case original Fender Vintage preto.

O objetivo do meu email é obviamente divulgar, mas acima disso, implorar aos amigos músicos, que se por ventura, algum dia alguèm oferecer esses instrumentos para compra, que iniciem o procedimento e façam contato imediato comigo através dos dados abaixo.

Além disso, vários desta lista são logistas, músicos, pessoas que trabalham no ramo artístico e também pessoas que saem na noite para se divertir a acabam vendo bandas de todos os estilos em muitos bairros e cidades e que independente do interesse em instrumentos, se por ventura ver alguém tocando com uma dessas guitarras, da mesma forma, por favor, me avise que vou ao local para conferir.

Tratam-se de modelos realmente raros, sendo que uma delas acredito que não exista mais que duas ou três em todo o Brasil. Até nos EUA não é fácil de se conseguir.
Eu possuo o número de série de todas elas, certificado e fotos tocando com cada uma.
A idéia, além de colocar o FDP que roubou na cadeia é também gratificar, e bem, a pessoa que me ajudar a recuperar qualquer uma delas.
Obrigado pela atenção e ainda peço que repassem este email a todos que conhecerem que são do meio musical, que trabalham em bares ou casas de shows, bandas, escolas de música, lojas de instrumentos e assim por diante.

Abraço a todos,
Marcio Bandeira
www.u2pop.com.br
contato@u2pop.com.br
marciobarrim@hotmail.com
Fone:41 9924-9761

has4
Veterano
# mai/11
· votar


Caraca... veja só:

Enviado: 27/out/10 17:34

Renato Nascimento

Lamento. Quisera fosse 1º de abril e realmente fosse apenas uma brincadeira de mentira. Logo logo você terá muito mais que isso, e o carinha lá terá o triplo de nada! Pense assim e bola pra frente!Thiago Teixeira, pense assim tb e bola pra frente!

.
.
.
Após algum tempo... eu mesmo fui vítima de furto... leia meu relato no tópico do link a seguir (OBS.: Mas já estou com a guita de volta e de 'boas'... mas que sufoco):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/251649/

\º/ Yeahhhh

Registrado.

has4
Veterano
# mai/11
· votar


Nossa, Sir.Paulo, o Márcio Bandeira, músico de Curitiba só tinha pérolas, hein?! Gibson Les Paul Custom Shop VOS Reissue 1968 cor Creme com case Gibson original preto; Gretsch Country Classic Custom 6122 reissue 1962 (só existe marrom), case original Gretsch; 330/12 (12 cordas) Fireglo com case original Rickenbacker; Fender Telecaster Custom Reissue 1972 preta, com case original Fender Vintage preto.

Não conheço Márcio Madeira, mas tento imaginar o inimaginável: o que ele realmente sente! Poutz, dá até nó na garganta!
[u]Propague, galera... propague FCC[/u]... quem sabe a gente encontra alguma daquelas guitas por aí, possivelmente vendida a preço bem inferior, sendo cada uma delas de valor inestimável e sentimental para o real proprietário!

Lamentável. Eu tive a sorte de recuperar a minha simples Fender Mexican... tentem imaginar agora, se puderem, como estaria se sentindo o Márcio Madeira!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Relatos de assalto/roubo de instrumentos