Musicalização infantil: como?

Autor Mensagem
Simonetti
Veterano
# jan/08


Minha filha está com 4 anos.

Ela já tem um tecladinho, eu a deixo tocar no meu violão, e estou tentando ensiná-la música. Só que o jeito que eu aprendi não serve para ela, por causa da metodologia.

Eu tento ensiná-la sobre as notas, e os diversos "timbres" que existem, usando seu teclado (um Casio de 37) teclas e 99 instrumentos.

Alguém sabe me dizer qual a melhor metodologia de se introduzir a criança ao mundo da música, de ensiná-la como tocar, etc?

Eu gostaria de um método que realmente captasse o interesse da criança e a ajudasse a compreender melhor a matemática, a lógica da música.

Alguém pode me ajudar, com dicas, macetes, guias?

Obrigado.

Mega
Veterano
# jan/08
· votar


Adote o método mais prático possível. Mas tente sempre treinar a percepção musical e rítmica, não com partituras ou ditados, na prática também... Pra isso, o ideal é você usar o violão, pra ela ir se acostumando com as alturas das notas em outros instrumentos (E com sorte ela desenvolve ouvido absoluto). Trabalhe mais a parte melódica, acredito que criança nenhuma está interessada em sacar harmonia das músicas, já que isso pra elas não representa muito (acredito eu)

Mostre teoria musical quando ela tiver com uns 12 anos.. ou quando vc achar que ela está pronta

makumbator
Moderador
# jan/08
· votar


Simonetti

Talvez a melhor opção fosse vc matricular sua filha em uma escola com musicalização infantil na faixa etária dela, e complementar em casa com mais detalhes e incentivo.
A idade dela é a ideal para começar, e nem precisa ser alfabetizada.
A vantagem da escola é que como há mais crianças na mesma turma, elas acabam interagindo, facilitando o ensino.

Mega
Veterano
# jan/08
· votar


ah, e para mantê-la interessada... preste atenção nas músicas que ela escuta e pergunte se ela gostou e tal. E depois tente tirar a música junto com ela. Acho que isso ajuda.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


makumbator
Talvez a melhor opção fosse vc matricular sua filha em uma escola com musicalização infantil na faixa etária dela, e complementar em casa com mais detalhes e incentivo.

Este era meu plano, meu caro. Mas este semestre até as minhas aulas terão que ser canceladas, por certo$ motivo$.

Diino
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

simonetti e seus topicos nerds!

4 anos e tu quer q a guria manje toda a teoria
:S

iauheiauehieuhiaehae

se tu começar pela teoria, esquece, e chato qdo nao se tem um incentivo. isso é dps q ela (se ela) pegarinteresse pela coisa msm.

cara, eu acho q a criança so desenvolve gosto pela musica com um incentivo, esse incenticvo pode ocorrer de diversas formas.

a q eu acredito q sera mais influente é vendo VC tocar, filhos tendem a seguir o exemplo dos pais.

o q ela escutar qdo criança, ela ira escutar qdo adulta.
eu fui criado a base de "antenna 1" escuto ate hj apesr de gostar de black/death metal.

começe a introduzir ela no mundo da musica. CONCERTEZA ela ira tocar um instrumento, filho de musico, sempre musico.
(eu nao conheço excessoes)
:o

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jan/08 · Editado por: Christhian
· votar


Simonetti
Cara, creio que a melhor maneira é trabalhar o interesse de maneira lúdica, motivando num primeiro momento a coordenação básica.

Pense primeiro em desenvolver o acompanhamento rítmico. Algo como imitar o tic-tac do relógio com notas musicais, ajudando a imaginação dela a ornamentar, como um 'cuco' depois de 'X' 'tic-tacs', saca? Lembrando que, como ela ainda não sabe contar, é importante associar a quantidade de 'tic-tacs' às sílabas de palavras relacionadas, criando uma 'música do relógio', que vc pode simplesmente inventar. Não tente fazê-la entender os fundamentos musicais agora, pois pode se tornar chato e assim espantar o interesse pra sempre, criando paradigmas. Sempre valorize a brincadeira.

Boa sorte!
Abraços.

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


Diino
cara, eu acho q a criança so desenvolve gosto pela musica com um incentivo, esse incenticvo pode ocorrer de diversas formas.
a q eu acredito q sera mais influente é vendo VC tocar, filhos tendem a seguir o exemplo dos pais.


Isto já acontece. Ela me vê tocar, aí pede para eu ligar o teclado dela, para tocar meu violão. Eu deixo ela ficar a vontade. Interesse pela música ela tem, ela quer aprender, mas eu é que não estou sabendo guiá-la.

Christhian

Vou ver se consigo criar alguma abordagem mais voltada para o lúdico. Minha criatividade para isto não é lá estas coisas, mas vou tentar. Valeu pelas dicas.

Eu imprimi um fake-book da Disney para ela, que tem várias músicas-tema de filmes da Disney, filmes que ela já assiste sempre. As partituras são de uma nota apenas de cada vez, coisa bem simples. Eu acredito que quanto antes ela começar a ler isto, e identificar a partitura no teclado, mas fácil natural lhe será a leitura musical no futuro.

Atomic
Veterano
# jan/08
· votar


eu nao entendo de crianca, mas se fosse eu ia ensinando musiquinhas pra ela (que ela goste claro) e aumentando o nivel aos poucos.. talvez ate incentivando a tirar umas de ouvido

laemcasa
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Olha cara, tenho uma menina de 2,5 anos e considero ela uma criança bastante musical pra idade dela. Eu sempre (SEMPRE) incentivei e "forcei" ela ouvir música comigo, e a mãe sempre incentivou com canções infantis (tem cd de um monte de cantiga de roda, dvds das músicas do cocoricó etc...). O que eu faço pra dar uma força é tocar as músicas na guitarra e cantar junto com ela, de um jeito bastante intuitivo. Esse lance q o Christhian disse é super relevante, pois uma das coisas q eu fiz com a minha filha é ensinar (batendo palmas) a SEMPRE manter o ritmo enquanto a gente canta. Outra coisa q ajuda no aspecto "visual" da coisa é ter sempre um livrinho, os cds de cantiga dela vieram com um livrinho com a letra, partitura(!) e figuras. Agora no natal ela ganhou um livrinho-piano, q tem um modo q as teclas vão se acendendo na ordem certa e a criança só vai seguindo. Tb acho q neste fase da vida as coisas tem q acontecer meio q de brincadeira, de um jeito intuitivo até. Hj em dia em bastante produto voltado pra criança na área musical, tem o pessoal da Palavra Cantada q eu acho espetacular, é multi instrumental e a parte cantada não tem nada de ilarilariê-ô-ô-ô, são coisas mais "culturais". Mesmo o lance do Cocoricó, já vi uma apresentação deles q era literalmente um show: banda de rock (!) tocando e o palco com fantoches-cantores ao lado. Fiquei de cara. O lance eu acho q é vc participar tb, cantar e dançar junto pq nesse clima de bincadeira q o troço vai ficando "sério" :) Abraços!

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Cara, a mãe da minha ex-namorada era professora de piano, e um erro que ela dizia que muitos pais cometiam (na opinião dela, claro) era que eles esperavam uma educação musical meio formal para crianças que não estavam preparadas para aquilo. (exceção aberta para pequenos gênios e coisas do tipo)

Segundo ela, é simplesmente loucura querer ensinar uma criança com menos de 8 anos teoria musical, ou mesmo a ler partitura e tal. É interessante que a criança saiba que a partitura é para "ler música", mas é bom deixar tudo rolar naturalmente como uma brincadeira, sem cobrança, sem forçar a criança a nada. Deixando ela em contato constante com a música, tendo acesso a instrumentos para brincar, vc pode ir ensinando musiquinhas simples e alegres, mas sem explicar a teoria por trás daquilo.

Acho que é mais ou menos o que acontece na leitura... a gente primeiro aprende a falar, mas leva anos para aprender a ler. E só vai entender as regras de gramática que regem aquele idioma que falamos desde pequenininhos depois de muito tempo. Ou seja, em vez de começar explicando o "como", deixa ela por alguns anos fazendo o negócio para só depois entender os porquês daquilo tudo.

Claro, isso era o que dizia a minha ex-futura-sogra, e eu não tenho lá muitos meios para julgar se é uma opinião boa ou não, já que não tenho filhos e jamais trabalhei com crianças. :P

luis alexandre
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Vc é daqui de BH, nao? Entao, a Cavallieri - Oficina Livre de Música - tem musicalizaçao infantil...q tal vc ir lá um dia e conversar com o pessoal de lá sobre isso?

Simonetti
Veterano
# jan/08
· votar


luis alexandre

Pois é, cara, eu até pensei nisto. Eu mesmo ia fazer música lá depois daquele tópico que nós tivemos há um 2 meses, lembra?

Tive alguns revezes financeiros este fim de ano e eu mesmo vou ficar sem fazer aulas neste semestre. Não quero gastar dinheiro por enquanto. Quero ver se santo de casa pode fazer algum milagre.

Até aqui a ajuda do pessoal tem sido bastante educativa pra mim e todas as sugestões foram bem vindas.

Devil Boy
Veterano
# jan/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


Musicalização infantil: como?

Uma palavra: Malmsteen.

Minha filha nascerá nos próximos dias e assim que possível, ouvirá os grandes clássicos do REI. Mesmo que contra a vontade.

luis alexandre
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti
Eu mesmo ia fazer música lá depois daquele tópico que nós tivemos há um 2 meses, lembra?

Claro que eu lembro...vc sempre tá presente aqui no FCC...lembro daquele topico sim...

Até aqui a ajuda do pessoal tem sido bastante educativa pra mim e todas as sugestões foram bem vindas.
Estamos aí sempre.

VLW

ghostbastard
Veterano
# jan/08
· votar


acho que por enquanto vai ensinando pra ela musiquinhas de criança, sem se preocupar com teoria, quando ela pegar gosto por tocar e tiver idade suficiente vc começa a ensinar alguma coisa teórica básica.

Gui
Veterano
# jan/08
· votar


Devil Boy
Uma palavra: Malmsteen.

Minha filha nascerá nos próximos dias e assim que possível, ouvirá os grandes clássicos do REI. Mesmo que contra a vontade.

fritador detected!!!
sinceramente...tu vai fazer merda...

Simonetti
eu não tenho muito a acrescentar nesse topico..mas o que posso dizer é o que acompanhei..

eu tinha uns 10 anos e a filha de uma amiga da minha mãe tinha uns 4...e a mãe dela sempre passava musicais pra ela..musicais infantis...cds de músicas infantis e tudo..ai ela viu um personagem que ela gostava tocando teclado num desenho...e bem..hoje ela tem 14 anos e é uma tecladista muito boa!!! (diga-se de passagem, bonissima de corpo também..pra idade dela..o corpo avançou demais!=DDD )...ela é tecladista mesmo porque brinca com os timbres do teclado e tudo...ela tem tocado numa igreja...

queria ter tido essas oportunidades...só comecei depois de mei veio..aos 15...

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Simonetti
legal esse tópico, eu tenho a mesma questão. tenho um irmão de oito anos, e desde muito pequeno estamos influenciando ele nesse caminho musical. tocar ele nao toca nada, mas canta, dança, etc. decorou ate umas letras do beatles já.

não tenho muito a acrescentar, acho que a galera já deu ótimos toques. esse lance de fazer mais como brincadeira, mais lúdico, eu acho uma boa. menos teoria e mais prática.

só uma opinião. faça a criança ouvir muita musica, e de qualidade.
arca de noé, do vinicius, saltimbancos, etc.
assino embaixo a sugestão do nosso amigo laemcasa, pegue coisas do palavra cantada, do helio ziskind (cocorico, castelo ra tim bum, glub glub), e procure pelo cd do grupo rumo chamado "quero passear", que é dessa mesma turma.

pra qualquer musico, independente da idade, o importante é gostar de musica, em primeiro lugar.

Thombjork
Veterano
# jan/08
· votar


Cara. Eu acho que aqui não é o lugar mesmo pra vc pedir esse tipo de conselho... Mas bom, eu recomendo um profissional especializado na área, pois o ensino de música à criança pequena deve ser feito com o todo cuidado possível e não quer dizer que pelo fato de sermos músicos somos capazes de ensinar como se deve, pois é capaz de fazer com que a mesma se traumatize e não desfrute do aprendizado. Já ouvi relatos lá no curso de assombrar, como colocar nos primeiros dias de aula uma criança pra ler uma partitura antes mesmo de ser alfabetizada... Enfim. Procure um educador musical da área, geralmente em conservatórios que o mesmo te orientará bem.

Thombjork
Veterano
# jan/08
· votar


Quanto ao assunto, uma boa dica de leitura que posso dar é "O ouvido pensante" de Murray Schaffer. É um dos livros que tou usando pra elaborar o meu método.

diego gr
Veterano
# jan/08
· votar


sei lá, mas acho 4 anos muito cedo, lá pelos 7,8 acho legal começar a ver essas paradas
me lembro que eu com 6,7 anos ficava tocando air guitar enquanto meu pai tocava umas músicas do pink floyd, e eu ficava lá viajando com um daqueles tecladinhos de criança fingindo que era guitarra

mal sabia eu que anos mais tarde descobriria o rock instrumental, graças a internet

Thombjork
Veterano
# jan/08
· votar


diego gr

Pode-se sim fazer trabalhos com crianças de 4 anos, porém a linguagem que se usa é completamente diferente. Nessa idade não deve-se ter a preocupação de ensinar um instrumento em específico. :)

Machine Gun Man
Veterano
# jan/08
· votar


Simonetti

Eu acho que coordenação é essêncial... Comece fazendo ela bater palma e cantar alguma música...

rosangelab
Veterano
# ago/08
· votar


Gostei muito dos tópicos. Sabe como alguém disse acima, meu filho de 2 anos e meio parece se interessar muito por música, ele assiste um desenho dos Mini Einsteins que ensina música erudita e arte, ele adora. Tem um joguinhos do Mundo da Criança para brincar com as notas, ele fica observando muito tempo. Considero de certa forma o método do Glenn Doman, que toma as crianças como gênios, apenas não mostramos algo a elas porque não as consideramos capazes. Acho que o lúdico é o melhor caminho, sem esquemas, pelo menos é assim que vejo ele aprendendo. Instalei o encore para ele e ele fica vendo as musiquinhas tocarem. Também brinca de colocar as notas arbitrariamente e vê-las tocar. Estou procurando um programa mais apropriado e simples, que as nota possam brilhar, por exemplo, enquanto tocam. Simonetti falou de um livrinho-piano, queria saber mais detalhes sobre ele. Não o forço a nada, deixo o computador ligado, o pianinho ao alcance, as musiquinhas rodando, o dvd que ele pode pedir e assim vai...

Pardal
Veterano
# ago/08
· votar


rosangelab

Bom-vinda ao FCC!!

Bem, eu particularmente sou professor de crianças, estou formando em educação musical infantil, e o melhor mesmo é colocar a criança em contato contínuo com o maior número posssível de informações, porém sempre mostrando a fonte: muito melhor que deixar um CD tocar é tocar para a criança, para ela não dissociar fonte sonora e execução prática. Dá pra começar amusicalizar desde os quatro últimos meses da gestação, aliás.

A repetição, a apresentação de músicas com grandes contrastes durante a mesma, ou modulações (Beethoven e Schoënberg são excelentes exemplos, além de Debussy, o "clássico" da música flúida), a apresentação de timbres, levando a criança a uma apresentação de orquestra, depois indo conversar com os instrumentistas com a criança, pdindo que se demostre pelo menos o timbre do instrumento, é outro recurso interessante.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


diego gr
sei lá, mas acho 4 anos muito cedo,

Eu dou aulas de musicalização infantil, confesso que não gosto muito de ensinar crianças com menos de 7 anos. Mas eu uso um método com gráficos. Vou tentar explicar (ou me fazer entender) no lugar das notas voce coloca linhas retas, voce usa 7 linhas, uma acima da outra, estas vão representar as notas, e o tamanho destas linhas vai definir o tempo das notas. Se for com um teclado, e a criança tira um som qualquer, coloque isso nos gráficos, e mostre a ela o que ela tocou. Com isso ela estará treinando os ouvidos, para quando voce começar com partituras. A maioría das crianças que eu ensino tocam flauta doce. Eu tenho um método muito bom, se voces quizerem, vou encontrar uma forma para postar (Se alguém tiver alguma dica) Eu não sei como vou colocar aquí. Tenho certeza que vão gostar muito, já uso a alguns anos e muito eficiente.(Principalmente para crianças menores de sete anos) E serve prá qualquer instrumento.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Pardal
ou modulações (Beethoven e Schoënberg são excelentes exemplos, além de Debussy, o "clássico" da música flúida),

Me permita discordar, eu não usaría esse método, algumas crianças poderão aceitar isso facilmente, mas a maioría não aceita. ( O não aceitar, é não assimilar o que está sendo colocado) Eu já tentei esse método, e não deu certo. Talvez seja a forma como é colocado ou como eu coloquei. A criança quer e gosta de ouvir o que ela está tocando, as vezes nem foi tão bem assim, mas um elogio seu é essencial para ela continuar tentando (Na verdade, a criança não sabe onde está, e nem onde ela tem que chegar," na música é claro") então tem que ser o mais simples e objetivo possível. Nada de modulações, (Minha opinião, e a forma que trabalho) tem que ser simples, ( Isso para crianças com menos de 7 anos)

Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08
· votar


Thombjork
Pode-se sim fazer trabalhos com crianças de 4 anos, porém a linguagem que se usa é completamente diferente

Essa é minha opinião também, uma linguagem totalmente (totalmente mesmo) diferente.

Prof. Grosélio
Veterano
# ago/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar


Pardal
muito melhor que deixar um CD tocar, é tocar para a criança

É a forma que trabalho, o fato de voce tocar ou cantar para a criança ouvir faz muita diferença do que colocar um CD para tocar. Se voce cantar músicas infantis (ou não) e que a criança possa cantar com voce. Se voce coloca um CD para tocar, ela tem que acompanhar o CD, e muitas vezes ela não consegue, por vários motivos, a parte instrumental do CD, a tonalidade de quem está cantando, etc...(se voce estiver cantando ou tocando, onde é 1 tempo, voce coloca 2 ou o contrário, voce adequa a música às caracteristicas de cada criança) e cada vez que a criança de 4, 5 anos não consegue acompanhar o CD, ela vai se frustrando e voce pode estar atrapalhando a musicalização da criança e acha que está ajudando. Só para lembrar. Estamos falando de ensinar a criança a cantar ou tocar, não imitar. E pelo amor de Deus, não deixe seu filho cantar músicas como: CREW e outras. Ela não estará aprendendo nada.
Obs: São pontos de vista, não quero ser dono da verdade, podem me corrigir, se eu estiver errado. Sem problemas...

um abraço

rosangelab
Veterano
# ago/08
· votar


Pardal

Obrigada pelas dicas. Desde o ventre ele escuta clássicos feitos no formato "caixinha de música" e remexia quando mudava a música. Quando nasceu e chorava sem parar, foi o que o acalmou. Comprei uns cds do MP Baby todos orquestrados (música popular, bossa nova e canções de ninar) também baixei as "palavras cantadas", como vi citado aqui. Meu marido toca violão para ele. Achei legal a idéia de levá-lo para ver os instrumentos e penso agora na escola de música. A prima do meu filho tem 7 anos e toca piano, ele adora vê-la tocando suas musiquinhas. Também achei os livros-pianos: "vamos tocar piano" e "minhas primeiras canções:livro piano". Bem, quero apenas apresentar a ele esse universo sem nenhuma pretensão, apenas vejo que ele gosta muito disso e queria ajuda-lo, mas sei que ele é bem pequeno.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musicalização infantil: como?