Anos 70 e 80 após a tempestade a calmaria.

    Autor Mensagem
    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07


    Vou colocar uma crônica de minha autoria em partes.




    Anos 70 e 80, após a tempestade a calmaria.
    O início
    Os anos 70 iniciaram no estardalhaço e no excentrismo do final dos anos 60.
    Os pedais over drive nas mãos de grandes guitarristas como, Jimmy Page, Eric Clapton, Jimy Hendrix, Blackmore acabam traçando um novo rumo para a musica dos anos mais loucos da história da música.
    Com isto a guitarra acabava por assumir o papel principal como instrumento na nova onda chamada Rock'n Roll.
    Bandas com 4 ou 5 integrantes se alastram pelos Eua e Inglaterra e uma nova era se inicia com o final dos Beatles. Bandas inglesas chacoalham o mercado Norte Americano como, Led Zeppelin e Black sabath. O momento era certamente eufórico e de consumo fonográfico em massa, diante do que viria a ser o Hard Rock e início do movimento Heavy Metal.
    Sim o Rock ia de vento em popa enquanto o comportamento também traçava uma nova moda que envolvia comportamento, cabelos e tecidos. As roupas estavam completamente recriadas a partir do que seria um novo estilo de vida. Alguns tecidos traziam estampas psicodélicas criadas por artistas plásticos da era paz e amor, os hippies. Enquanto isso em outra ponta as calças Boca Sino, cós baixo com camisas de gola grande e paletós cinturados em conjunto com sapatos de bico largo e solas altas faziam as vestes dos mais elegantes. Os cabelos também estavam muito mais compridos.
    Os jovens encontram no Rock tudo aquilo que precisavam para romper com os falsos valores e iniciam uma marcha de protestos sem fim pela liberdade de expressão.
    Como o choque social do movimento já havia atingido uma proporção sem controle, parece que o estilo consumista americano já delineava que enquanto a velha Europa, conservadora e arrogante produzia e ignorava novidades os EUA estavam completamente abertos a tudo.
    Até aqui o estrago deste velho Sr. Já é bastante grande, mudou comportamentos, permitiu a liberdade de expressão, mostrou ao mundo o consumismo e venda em larga escala uma verdadeira revolução da indústria fonográfica. Permitiu que o artista decidisse sobre sua obra, e iniciou os mega shows que antes do velho Rock eram apenas uns pequenos bandos em teatros chiques a preço de ouro e sem acesso a camadas sociais menos favorecidas.
    Havia o outro paralelo que precisava muito se desenvolver, os equipamentos. Um grande movimento envolvendo músicos, engenheiros de som e a indústria fonográfica partem para uma corrida do ouro atrás da sonoridade perfeita e alguns milhares de watts de potência. Sim o bom Rock'n Roll precisava ser degustado e apresentado à sociedade como um bem de consumo.
    E como fica o relacionamento profissional nesta história ? Sim, as gravadoras não querem perder seus contratos milionários com esse bando de malucos e acaba se obrigando a ceder ao excentrismo praticamente de todos.
    Aquelas festas dos anos 70, não eram exatamente aquilo que conhecemos como festa. Afinal uma festa normal começa tal hora e normalmente acaba na manhã seguinte. Alguns bêbados caídos aqui outros lá, é isso.
    Na minha opinião a festa dos anos 70 começou no início da década e foram anos a dentro numa orgia sem fim. Provavelmente de onde surgiu o famoso estilo de vida da época: Sexo, Drogas e Roquenrroul, com a conivência das gravadoras é claro.
    Como nada no Rock faz sentido, o estilo eufórico e extremista de alguns músicos acabou por fazer as primeiras vítimas do velho Sr.
    Alguns famosos partiram precocemente como muitos anônimos que nem de longe saberemos de suas histórias. É ! São as mortes precoces.
    De qualquer maneira, o mundo precisava de novos ídolos? ali estavam eles ! Cabeludos de verdade com roupas psicodélicas empunhado guitarras elétricas produzindo música psicodélica e inovadora.
    Nossa que choque para os pais conservadores daquela época. Roqueiro era tudo bandido, até a Rita Lee cantava. . . Roqueiro brasileiro sempre teve cara de bandido. Sim é isso mesmo, não existe nenhum fato sem explicação no Roquenrroul, tudo era motivo para criação. Um novo comportamento para uma nova era.


    Continua

    Basshero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Legal cara...coloca a continuação ai

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake

    Hehehe, como já citou a Rita Lee, era legal citar eles: OS MUTANTES. Na minha opinião, foi só com eles que o Rock brasileiro passou a existir. Antes era um "protorock", a jovem guarda, o ieieie. Era música de adolescente boboca. No Brasil de 1968, não existia nada parecido com o fuzz de Bat Macumba. O rock brasileiro ganhou maioridade - ironicamente, na mão de uns quase adolescentes, já que o Sérgio tinha 16 anos quando tudo começou.

    É isso, junte a vontade do Sérgio, a simpatia da Rita, as maluquices do Arnaldo, o impulso de Caetano e Gil, os arranjos do Duprat e claro, as invencionices do CCDB... e voilá: rock made in Brasil.

    E enquanto isso, longe dali, Raulzito ainda estava por descobrir que a vida sem os Panteras era muito mais maluca....

    Dogs2
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bog
    É isso, junte a vontade do Sérgio, a simpatia da Rita, as maluquices do Arnaldo, o impulso de Caetano e Gil, os arranjos do Duprat e claro, as invencionices do CCDB... e voilá: rock made in Brasil.

    lembrando que isso tudo surgiu junto com as invencionices na poesia, vide Torquato Neto.
    É a tropicália mesmo, que eu gostei na teoria mas na prática detestei

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    segue mais um trechinho.


    Depois do Rock nada mais seria como antes, nem o próprio Rock.
    Uma curiosidade sobre marketing. Imaginem quantas pessoas ociosas e com algum capital na mão estavam à espera de uma oportunidade para ganhar dinheiro. Pense no oportunismo e risco do investimento em alguns cabeludos loucos a fim de tocar música barulhenta. Milhares de adolescentes esperando o primeiro acorde. Incrível, mas quanto mais se arriscavam shows em estádios, mais cheios. Será que aqui no Brasil alguém se arriscava também ? Acho que até hoje muito poucos tem culhão para isso.

    Se de um lado o Rock se consolidava como uma revolução, por outro já demonstrava sua faceta perversa. Aquilo era muito mais que loucura já era algo sem controle absoluto uma verdadeira fúria. Na casa do Rock todo mundo achava (Como ainda alguns acham) que tem talento de sobra e mereciam ser Rock Stars, e na verdade não era bem assim. Nem bem meio da década e eis que surgem os primeiros rebeldes contra o próprio Rock. . . Dá para acreditar ? Sim, isso mesmo, lá vem eles os Punks. Os Punks criaram um movimento de protesto tão voraz que protestava até contra eles mesmos, Nascidos nos EUA decidiram atravessar o oceano a nado para perturbar a vida da rainha. A essa altura a Rainha já devia estar ficando louca com seus rapazes cabeludos que foram embora e mandaram estes seus amigos de volta. Agora é a vez da Inglaterra ser invadida por personagens inovadores em uma nova moda e um comportamento completamente ácido. Assim não dá! ninguém consegue entender este tal de Rock'n Roll, até estes que mais parecem mendigos, que não sabem mais do que 3 acordes estão assolando mundo afora ? É isso mesmo os Punks decolam num vôo alto e sem controle e que mesmo assim atravessou décadas sem dignidade, mas com muito respeito.
    Tio Sam era generoso com o Rock ? Era e muito ! Afinal a farra não era tão farra assim, Outras coisas aconteciam simultaneamente, a Black Music vinha correndo ao lado dos acontecimentos. Seria o fim do Rock ? Claro que não, mas certamente os espaços agora seriam divididos. O consumismo deixou bem claro que as coisas se movimentam e é preciso ser muito flexível para participar disto.
    As gravadoras, agora indústrias bilionárias, já não se impressionam tanto com o talento dos músicos, mas se convencem melhor sobre seus próprios talentos, o de promover. Criar movimentos e modas, não depender mais tanto de alguns talentosos excêntricos e sem controle. Se antes para as coisas acontecerem era preciso o artista, agora não, a indústria fonográfica aprendeu como fazê-lo. Claro que não fechou totalmente suas portas a grandes talentos, mas empatou na questão acontecimento.

    Continua

    grungegirl
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake
    Muito legal o texto.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    A década nem bem chega ao fim, mas parece que aquele jovem do começo da década mostra sinais de fadiga. Os EUA assim como o mundo se torna uma massa gigante e sem controle de consumo à fora. Outros canais e movimentos mostram claramente os grandes espaços e possibilidades para a indústria fonográfica. A industria fonográfica Norte Americana sabe que esta diante das varias possibilidades de faturamento, ou seja não é preciso amarrar-se a um único movimento para se garantir um faturamento faraônico, portanto o Rock agora está largado a sua própria sorte, ou seja não será abandonado, mas terá que conviver com outros movimentos e restará somente à artistas de primeira camada possibilidades de grandes contratos. Dificilmente alguém conseguirá muito mais do que isso com o Rock.

    Aqui abro um precedente para traçar um paralelo da mudança da década com parte da história do Led Zeppelin.
    Led Zeppelin que foi a grande banda da década de 70, de repente ficou 2 anos sem gravar nenhum álbum e sem fazer shows. Como é possível isto ? Eis que retorna em 1979, com seu novo álbum, In Trough the Outdoor. Para mim fã de carteirinha do Led, este álbum foi algo intrigante. As guitarras de Jimmy Page passam a dividir espaços iguais ou menores com os teclados de Jones ?? Solos muito mais curtos, alguns pedais experimentais como o oitavador na época. Baladas românticas como All My Love. E o visual dos caras ? Os cabelos apesar de compridos estavam muito mais curtos, e as roupas psicodélicas de Page com dragões bordados com fio de ouro ? Sim e os coletes sem camisa de Robert Plant ? Viraram paletós e gravatas???? Nossa, o que houve ? Parece que o velho Zeppelin que começou a década inovando, agora sofre com a própria receita. O que está acontecendo, seriam eles tão geniais que estariam gerindo um novo movimento uma nova moda ?
    Parece que para o mundo dos negócios ninguém mais estava a fim da loucura extrema, de estar na mão de uma meia dúzia, de festas muito loucas regadas a cocaína e maconha. Grandes gravadoras já preparavam um up grade em seus maiores ícones para seguir faturando. Não curiosamente outros gigantes do rock e da década de 70 seguem a mesma fórmula do velho dirigível para revolta dos fãs. Agora o Queen lança seu Álbum, Radio Gaga, repleto de teclados e sintetizadores, pouca guitarra e quase nada de solos. . . enfim totalmente contrario ao velho Rock. Nossa !!! nós os roqueiros queríamos morrer, não dava para aceitar aquele movimento dance por volta de 1977, John Travolta e os Embalos de Sábado a Noite, imagine ver nossos ídolos fazendo música com teclados, baterias eletrônicas e praticamente sem guitarra. Foi um golpe duro contra o Rock. Agora sim, seria o fim do Rock ???? Parecia que sim, mas ainda tem chão.
    O mercado fonográfico já estava preparado para o que seria a nova tendência da nova década, apesar de estar em fase de amadurecimento uma coisa já era certa. As gravadoras estavam preparadas para faturamentos maiores ainda, atendendo os canais simultaneamente. Rock, Pop, dance, black music, ou seja tem pra todo mundo.
    No começo dos anos 80 ficou bem claro que muitas coisas precisariam mudar, a velha fórmula não convenceria mais. Claro que não só a industria fonográfica queria lançar novos e altos vôos, a moda e o cinema também. Em todo caso que venha a música. Na verdade, a maioria dos pop stars, eram da década de 70 mas a exemplo do Queen e do Led renovaram-se através da industria eletrônica que apostou fundo nos teclados. Isso mesmo, agora o que vai puxar o som são os teclados, não mais as guitarras. O que ???????? Acabou o Rock. Não claro que não. As coisas continuavam acontecendo com uma velocidade muito grande e eis que surge o Pop com uma força brutal.
    Os estilistas começam a delinear os novos traços de cortes em parceria com a indústria de tecidos e apostam alto nos tecidos líquidos, Surgem os hair designers que criam moda nos cabelos através de vários cortes masculinos e femininos. A maquiagem pesada entra em evidência, nem os roqueiros escapam desta, afinal o rock não está morto, também nem de longe tem a mesma força, está com anemia profunda, quase em coma se não fossem os metaleiros.
    O mundo agora é mais elegante, a moda valoriza marcas famosas e prega o total desapego a década anterior, ou seja, não existem mais produtos e comportamentos duráveis. È tudo consumo rápido, hoje vc está em evidência amanhã não está mais. O cinema não está mais a fim dos velhos modelos e volta a fabricar galãs, os novos heróis do cotidiano comum, pessoas que se envolvem em romances profundos e repletos de luxuria. A mulher totalmente livre começa a ser explorada como símbolo sexual, as revistas de mulher pelada se tornam cult e começam a aparecer largadas em qualquer recepção de empresa sem maiores constrangimentos.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Trecho final. . .



    Os jovens começam então a usufruir de muito mais do que liberdade de expressão. As barreiras sexuais já não existiam mais, o amor livre já era conquista consumada, exceto pela AIDS que surge do nada e planta suas sementes de uma nova era, repleta de amor e ódio, duvidas, preconceitos e muitas mortes. Pronto lá se vão mais algumas vidas. São as mortes precoces de novo.
    Enquanto isso na música Michael Jackson consegue se tornar o símbolo maior da década de 80, com seu álbum " Triller " repleto de hits do começo ao fim, com mais de 140.000 de cópias vendidas. Sim Michael consegue representar tudo sobre o mundo pop dos anos 80. Outros ícones vinham direto do túnel do tempo (anos 70) para a década de 80 com cabelos estilizados e muita maquiagem. Aqui está o olho de um furacão de discussões. O que houve com os Artistas, passaram a ser meros fantoches das gravadoras ou eles são renováveis por vontade própria ?? Ou, não conseguem viver sem luxuria, fama e muito dinheiro.
    De qualquer maneira é fato que quem surgiu nos anos 70, amadureceu nos 80, na música ou no cinema. Silvester Stallone e Tom Cruize os novos galãs, Michael Jackson, Van Hallen, a própria carreira solo de Ozzy Osbourne, Rod Stewart. . .
    É a moçada faturando alto e se rendendo a milhares de Dólares.
    Enquanto isto no Brasil algumas coisas aconteciam com muita intensidade. Bandas como Paralamas, Kid Abelha, Barão Vermelho, Ira, Titãs, RPM, etc e etc. . foram muitas mesmas, traçam o novo rumo do Pop Rock nacional. Incrível mas é isso mesmo. . . acreditem que a industria fonográfica brasileira investiu neste segmento e cedeu um grande espaço para este gênero. Parece um milagre, mas é que no Brasil não tinha mais como continuar com a Bossa nova, ou os velhos Hippies. A regra era para todos, renovem-se, cortem seus cabelos, vistam estas Calças Bag (Lembram disto ? um modelo de corte de cintura alta) Camisas de gola pequena com os botões fechados até em cima, cabelos com Gel etc...
    A ganância do faturamento era tanta, que surgem os artistas de um hit só, ou seja, grava um álbum do qual se aproveitará uma única música. As rádios FM passam a ser os canais de vendas, toca lá uns 6 meses e sai fora. O artista nem saía para tourne, ou sequer montava uma banda.
    No Brasil ocorreram coisas marcantes,. . . Os militares devolviam ao Brasil sua democracia. A indústria eletrônica lançava o CD, para euforia geral da industria fonográfica. Sim a sonoridade era outra, sem ruídos, uma perfeição, um objeto de desejo. Sim estamos na década de 80, a década do consumo e veneração ao descartável, os toca vinil envelheceram 100 anos em 1 dia. Os CDs eram muito mais baratos, muito mais rápidos de serem produzidos e com uma rentabilidade financeira incomparável. Agora sim está chovendo bilhões de Dólares. As gravadoras nunca ganharam tanto.
    Mal sabiam eles que paralelo a isto os computadores estavam sendo preparados para se tornarem ferramenta doméstica de comunicação, e que o CD acabaria se tornando seu maior carrasco. Mas isto é outra história
    A década de 80 também produziu sua própria moda, sua própria trilha sonora, mesmo que baseada no oposto da década de 70. As bandas de Hard Rock simplesmente sumiram de cena. E como ficou o rock nos anos 80? O heavy metal se tornou a grande farra dos roqueiros. Iron Maiden, Judas Priest, Def Leppard entre outros grandes grupos de gênero conseguem manter o rock vivo. Guitarras mais distorcidas, sons mais acelerados, visual carregado e temas de horror fazem a cabeça da garotada. Sim os guitarristas bem mais radicais conseguiram produzir grandes hits, embora o mundo já não idolatrava e nem sustentava mais os guitar heroes. E quando o Hard Rock parecia morto e pronto para ser enterrado eis que surge " Gun's and Roses " Um vocalista aloprado e neurótico com uma voz rasgada e cheio de atitude, bem ao estilo de Dan McCafferty do Nazareth, junto com um guitarrista de cartola e Gibson Les Paul fã incondicional de Jimmy Page, estiloso e também cheio de atitude lançam nada mais nada menos do que
    "Apetite for Destruction" o grande álbum da década do gênero Hard Rock. Mesmo com outros grupos importantes do gênero como The Cult, os velhos Purple e Sabath. . . que haviam retomado seu trabalho, o Hard Rock estava na mão dos loucos do Guns que repetiam a fórmula dos anos 70 em gênero e grau. Escândalos e muitas drogas, romances mal resolvidos estouravam na mídia, estava mais do que certo que eles não durariam muito.
    De qualquer maneira já é bem tarde nos anos 80, e tudo será revisto. É preciso renovar para atender os anseios do mundo. Uma nova geração está chegando e será impiedosa com os velhos estilos. Será ???????

    castanho
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Vou imprimir pra ler em casa depois...
    No trampo é foda ficar lendo tudo isso

    o/

    castanho
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    XD Muito bom o texto, bom mesmo...

    \,,/

    old steel
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Parabéns pelo texto Em suma o rock revolucionou o show business,dando poder as grandes corporações que acabram tornamdo-se o algozes do talento."Faça isso porque isso vai vender"."Música de 20 minutos,nem pensar,não da para tocar na rádio".Que contrasenso não?
    Abraço

    Fastturtle
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    legal o texto

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    old steel

    Me fudi para escrever e vc sintetizou em 4 linhas. Valeu.

    Fastturtle


    Agradeço, sei que vc é um dos que gosta e conhece música por aqui.
    Basshero
    Bog
    Dogs2
    A gatinha e o cão furioso, valeu.

    castanho

    Putz não é que vc leu ? Obrigado, abçs.

    izzystradlin
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Enquanto isto no Brasil algumas coisas aconteciam com muita intensidade. Bandas como Paralamas, Kid Abelha, Barão Vermelho, Ira, Titãs, RPM, etc e etc. .

    gostei do texto....bom pra caramba...só quem viveu, sabe..

    lembro de uma entrevista com o Marcelo Nova no DVD "Festival de Verão na Bahia" com o Camisa de vênus e ele disse mais ou menos assim:

    " - Na época você criava uma música, um bom rock de garagem e quando chegava num estúdio, ela era mudada completamente para aquele "padrão" que havia se tornado e era chamado de "Rock Brasileiro".....a gente não era assim, tinhamos uma mataborrão sonoro, reto e em cima disso eu fazia minhas letras..isso sim é Rock..."

    ainda lembro que ele concluiu sobre o nome da banda:

    "- Na época as bandas tinham nomes como "A cor do som, Clave de Sol" e etc...nós pensamos em o que era incômodo como o som que faziamos? Camisa de Vênus!"

    enfim....quem já viu a entrevista sabe que tem tudo a ver com o tópico...

    legal...=D

    old steel
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake
    huahuahuahuahuahua
    É esse jeito prático filha da puta
    huahuahuahuahuahuah

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake

    E essa coisa do Police... Já era chato nos anos 80, pior ainda era aquela turma tupiniquim que imitava (Paralamas, Leo Jaime etc.). Agora estão aí... Acho q o Sting nem fala com o batera....argh!

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    izzystradlin

    Pow bicho e o Marceleza debochando do Axé ao vivo...: "Sai do chão galeeeera!!!! Mãozinha p alto! enfia o dedo no cu!" auahuahauhha

    abçs,

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: jimmy vandrake
    · votar


    PAGEWATERSRAUL999

    Ô cara, vc anda sumidaço, apareça mais.

    Na miséria musical atual, the Police se tornou uma mega banda. . . Só nos anos 2000 mesmo. . .

    .
    .
    .
    ..
    .
    .


    Outro dia continuo os anos 90 e 00.

    Varg
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    mto bom o texto!
    parabéns

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    jimmt vandrake

    Verdade velho, mas há uns tempos escrevi lá p teu e-mail...

    -----------

    Tem passado no canal Multishow "Que Rock é esse?" Uma espécie de retrospectiva (comentada por diversos artistas) do Rock Brazuca desde o fim dos 60 até hoje... Evidente que deixaram um rapaziada forte de lado, mas vale muitíssimo à pena pelas e imagens e o som da época. Pow mostra rapidinho Made in Brazil... maluco!!! muito foda! Mas, como disse, ignoram muitos músicos.
    Acredito q deve até ter uma explicação... coisas da mídia tendenciosa. O João Ricardo (Secos & Molhados), por exemplo, não quis gravar p/ o programa. Deve ter os motivos dele - e com muita autoridade para tanto!

    No mais, o que escreveu (e ainda escreverá) deve servir para todo moleque q está começando a escutar som, ler sempre. Aliás, não só os mais novos, mas muita gente curiosa que ainda tenta justificar o pop como algo genuíno (...).
    O que mais tem de deixar claro, é que você é um músico de verdade e que vem de longe. Guitarrista de primeira e com influências de gente grande - o que não é para qualquer um. Logo, tudo que escreve é autêntico. Escrito por quem viveu, vive e faz Rock'n'Roll incondicionalmente desde os 80 até os dias medíocres em que vivemos hoje.

    abçs,

    Luisfree
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Não consigo ler tudo isso no trampo, mas eu vivi tudo isso, tá bem escrito o que eu consegui ver, mas eu vivo me perguntando, nossa geração mudou o mundo, mas hoje vejo o que restou de nossos idolos éram esterios, pois não temos continuação, não vejo nenhuma grande banda de rock hoje, estamos escutando musicas de 40, 50 anos atrás, a musica eletronica tomou conta da noite, a garotada hoje só consegue se divertir se estiver bebada ou drogada, e violencia impera, quando resolvemos mudar o mundo o lema éra "Paz e amor", não vejo isso hoje, vejo os jovens se drogando e se prostituindo, vale tudo por grana, não tem mais o sentimento, o amor, só tem discurso, na pratica ninguem faz o que fala. Tá faltando liderança, tá faltando organização e planejamento, tá faltando "objetivo", hoje estamos no buraco, e vai ser dificil sair disso, a musica já não convence mais ninguem apesar do rap (eu não gosto) mostrar as desigualdades da sociedade, a questão que fica no ar é porque não conseguimos colocar no ar bandas que pratiquem o que escrevem em suas letras, na verdade tocam mal pra caramba, estão preocupados com a aparencia. É duro ver que o cara não faz nada daquilo que ele acha que é correto, acho que ele nem sabe o que é correto, a gente se sente traido. Mas nossa geração conseguiu através do rock quebra tudo, conseguimos a liberdade em todos os sentidos, mas não estamos sabendo aproveitar. Que pena, pior que isso acho que fiquei velho, hahahahahahaha.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Luisfree

    Se tem muita razão no seu depoimento. Os incontestáveis fatos mostram que o Rock como música mecheu com valores e influenciou comportamentos. E até algumas coisas da década de 80 eram interessantes. A moçada hoje vive só de comportamento, não consome mais música, é uma geração sem trilha sonora. Acho que estas são as razões de tantas idiotices e comportamentos bizarros. [b][/b]
    De qualquer forma obrigado pela sua participação neste tópico, se quiser ler tudo e postar algo mais,seja bem vindo.

    Luisfree
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    já li tudo, maravilhoso o artigo, mostra um lado do que minha geração viveu, e sobre essa moçada de agora você resumiu tudo ai quando diz:

    é uma geração sem trilha sonora

    mas eu desejo que eles mudem isso

    tem muita gente fantasiado de roqueiro, mas não são, podem até discutir e conhecer mais sobre a historia do rock, na verdade eles tem tempo e acesso a informação, coisa que nós não tinhamos na epoca, tudo demorava pra chegar no Brasil, éra tudo filtrado pela midia.

    Mas tivemos uma coisa muita boa na época: o grande Raul Seixas, inteligentissimo nas letras, tivemos outros que não são considerados roqueiros e de menor expressividade, mas que eu considero muito bom que é o Silvio Brito, muito inteligente ele, mas é considerado brega.

    Luisfree
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    já li tudo, maravilhoso o artigo, mostra um lado do que minha geração viveu, e sobre essa moçada de agora você resumiu tudo ai quando diz:

    é uma geração sem trilha sonora

    mas eu desejo que eles mudem isso

    tem muita gente fantasiado de roqueiro, mas não são, podem até discutir e conhecer mais sobre a historia do rock, na verdade eles tem tempo e acesso a informação, coisa que nós não tinhamos na epoca, tudo demorava pra chegar no Brasil, éra tudo filtrado pela midia.

    Mas tivemos uma coisa muita boa na época: o grande Raul Seixas, inteligentissimo nas letras, tivemos outros que não são considerados roqueiros e de menor expressividade, mas que eu considero muito bom que é o Silvio Brito, muito inteligente ele, mas é considerado brega.

    felipe378
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    oi pessoal
    achei um site muito legal, que discute as letras de artistas brasileiros. essa discussao caia bem por lah.
    analisedeletras com br
    abraço

    Amanda Falcão
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    é.

    bom texto!
    :D

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    muito mito pra pouco acorde

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    ...pá de ouro...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    pianoid
    muito mito pra pouco acorde
    Exemplifque

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Anos 70 e 80 após a tempestade a calmaria.