Músicas/álbuns que gosto, mas não consigo ouvir!

    Autor Mensagem
    fã de mp3
    Veterano
    # out/07


    Não, o título do tópico não é disparate. Hoje (só hoje?) preza-se muito pela quantidade em detrimento da qualidade. Bem, o fato é que coisas que antes eu ouvia "até furar" hoje me dói os ouvidos (não, não estou me referindo APENAS ao Heavy Metal). O engraçado é que me pego cantarolando e "ouvindo com a mente" essas mesmas coisas.

    Apenas um exemplo que aconteceu hoje: fui ouvir Stray Cats, banda que ainda gosto muito, e simplesmente não suportei ouvir as músicas! Culpa da maldita compressão dinâmica excessiva. O mesmo caso com uma porrada de artistas/bandas de música popular. Alguns com esse problema de compressão, outros que considero mal produzidos ("Tommy", do The Who é um exemplo que me veio à cabeça). Dá vontade de pegar os produtores/engenheiros de som/músicos (que são condescendentes com isso)/ a gravadora pelos colarinhos e dizer "ei, essa música é muito boa para vocês picharem desse jeito. Meu ouvido não é penico!"

    Meu ouvido virou elitista. Acontece com mais alguém, ou a idade já dá as caras?

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    fã de mp3

    Nisso sou igual vc...não aguento essa compressão do inferno. De uns anos pra cá isso está aumentando, parece que os produtores querem colocar toda a música em um espaço de 0,1 Db. Para que tanto Hi-fi? Tanta resolução sonora? No fim vira uma pasta mesmo...
    A gente que está acostumado com a dinâmica de música erudita, se assusta ainda mais!

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    fã de mp3
    makumbator
    eu escuto músicas em vinil, eu acho o som tão melhor do que o do CD, o som digital, corta as equalizações mais altas e mais baixas, por isso que muita gente prefere as coisas analógicas,´agora quem prefere alguma coisa mais arrendodada, prefere o som digital

    mas quando eu escuto alguma coisa em cd não acho ruim, apenas prefiro o som do vinil

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI

    Também escuto muito vinil, mas comigo depende...tem coisas que gosto mais no CD(dependendo da produção), outras realmente acho piores que no Vinil. Mas se comparar os Cds mais novos(Ultra hiper compression tabajara) com um Vinil bem feito, o vinil ganha fácil.

    fã de mp3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator
    Por isso fico cada vez mais desestimulado a ouvir música popular (leia-se Rock). Felizmente algumas coisas se salvam, mas sinceramente a maioria se torna inaudível.

    MANFREDINI
    O problema é que não importa se é em vinil, CD, mp3, etc., muitas coisas continuam ruins. Para um audiófilo é imprescindível:
    - uma música bem produzida e mixada;
    - um aparelhagem de som boa;
    - uma boa mídia de armazenamento (a velha discussão vinil vs. CD);
    - um ambiente adequado.

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    fã de mp3

    Tem masterização que estraga tudo...o padrão hoje é tudo socado no talo, a música não respira. E se fizer sem isso as bandas reclamam, os ouvintes reclamam, dizendo que o cd está baixo...nunca olharam o botão de volume!

    fã de mp3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator
    É que é esse o perfil do ouvinte de música popular. O cara ouve a música no carro ou no toca-mp3 e obviamente ela tem que ter pouca dinâmica, por causa do barulho ambiente. Eu pelo menos nunca vi alguém colocar música erudita ou outra com razoável dinâmica nesses lugares.

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    fã de mp3
    makumbator
    caramba, vocês tem o ouvido porreta hein hauhauhauh

    fã de mp3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    Minha audição não é das melhores, queria muito que fosse, mas ela agora está vacinada. :-)

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    fã de mp3

    Nâo é querendo gerar polêmica: Mas mp3 não é um formato de compressão de áudio? Ou seja, não há uma certa perda de qualidade???

    ¬¬ ...

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/07
    · votar


    james_the_bronson
    Hmm... não sei como funciona direito, mas ACHO q a compressão pro formato mp3, não deva afetar mto a diferença de dinâmica numa música.

    fã de mp3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    james_the_bronson
    TG Aoshi

    Não confundam compressão dinâmica de uma música com compressão de dados (que pode ser de uma música, uma imagem, um vídeo, etc.). São coisas diferentes.

    O formato MP3 é um formato de baixa compressão de dados, ou seja, elimina dados "desnecessários" que seriam inaudíveis para o ouvido humano (quanto menor o tamanho, maior a compressão). Mas isso em teoria, porque teoria na prática é outra. Tanto que só baixo arquivos com bitrate fixa de 256 kbps pra cima, ou então arquivos FLAC, que têm menor perda de dados.

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    fã de mp3
    Ya! =)
    Eu sei!

    Me lembro vagamente de ter lido alguma coisa da Fraunhofer sobre o formato mp3, mas eu já esqueci de tudo, não tinha certeza se afetava alguma coisa na dinânica da gravação.

    Agora, quanto ao FLAC, ele não é lossless?

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    fã de mp3

    Saquei, cara, valeu ^^ !!!

    Fenrisulfr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI

    Pode crer velho...eh comprovado cientificamente (eh serio!!!) q o som de vinil tem uma qualidade sonora maior q do vinil ... por exemplo, vou pegar os Beatles... a primeira vez q escutei Strawberry Fields Forever no vinil achei lindo (pra mim eh a melhor musica do mundo ao lado de my sweet lord e carmina burana- o fortuna) soh q quando escutei no cd ...soh por deus... e eh bom ir se acostumando... do jeito q as coisas andam eh bem provavel q o som fique bem pior daki pra frente... uma pena q naum tenha vitrola pra carro...

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fenrisulfr

    o negócio é ir comprando os vinis, deveria ter gravador de vinil pra pc

    fã de mp3
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Já que o assunto desvirtuou e descambou para os lados da mídia de armazenamento (UM dos itens que garantem boa qualidade sonora), pergunto (jogando lenha na fogueira): de que adiantaria ouvir uma música com uma produção porca e/ou alta compressão dinâmica num vinil e no melhor aparelho de som do mundo?

    O motivo do tópico é com relação às músicas em si (digo, na produção delas), e não nos meios através dos quais se ouve.

    uma pena q naum tenha vitrola pra carro

    Ia continuar um lixo, pois o barulho ambiente não ia deixar você ouvir com clareza o que está sendo tocado (a menos que você esteja com o carro parado).

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    fã de mp3

    concordo. Além da mídia, se alterou para pior as taxas de compressão e maquiagem no produto final. Isso tem relação com o aumento da poluição sonora das cidades(que nos obriga a ter uma música mais chapada para poder ouvir com o ruído de fundo). Acho que é realmente estranho que hoje se tenha cada vez mais resolução sonora, hiper isso, super aquilo, clareza cristalina e tal, apenas para depois passar a música para um MP3 em baixa resolução...e ouvir em caixinha de multimídia de computador...hehhe

    Dogs2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Secos & Molhados - Secos & Molhados

    Echo Delta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A compressão de dados é uma opção e, algumas vezes, uma imposição. Exemplo: reduzir o tamanho do arquivo para disponibilzar faixas ou samples para download.

    A outra compressão é a q ferra a dinâmica. E não depende do formato (mp3, cda, vinil, fita, etc). É a mesma compressão utilizada na maioria das peças publicitárias de rádio e tv.

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Eu não concordo que a modernidade tem estragado o audio.

    Vou dar um exemplo apenas q lebrei logo..

    Pegue por exemplo um cd de bandas classicas do rock and roll bem antigas e ouve. Muitas vezes mal se ouve o baixo, os eram totalmente disfarçados pela masterização.


    Sem contar que não conseguiam por peso em nada. Nem black sabbath na época não conseguiu por peso em seus cds. Vc ouve um som q te passa uma ideia de pesado, mais é tudo fraquinho, meio vazio.

    AlbiereX
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Com certeza...

    Acontece sim... mas não acho que esteja estragando o som... só que uma nova cara a ele... uma cara que não é minha predileta ainda =)!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músicas/álbuns que gosto, mas não consigo ouvir!