Quanto a sua banda cobra para tocar?

Autor Mensagem
joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


sarpa
ahhh sim... legal.
para uma banda d baile que estilo de musica geralmente se toca???

sarpa
Veterano
# ago/07
· votar


joe_harris, tudo!
Já foi a alguma formatura de faculdade, algo assim? É aquele naipe de banda.

Abrass.

joe_harris
Veterano
# ago/07
· votar


sarpa
fui nda... =/
vc tem msn???

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


NoSt Bass
O preço acho q vai de cidade pra cidade
Isso mesmo que acho....aqui no Rio já vi banda tocar por bebida.
Se tu faz voz e violão, as vezes é melhor do que estar numa banda...muita gente, para pouco dinheiro. Neguinho explora muito os músicos. É difícil viver da música hoje em dia, tem que ter profissão paralela.
Agora em eventos pode ser diferente. Um amigo me disse que o cachê mais alto que se recebe são nos bailes da terceria idade...engraçado né?
:)

jimmy vandrake
Veterano
# ago/07
· votar


Cobramos R$5.000,00, mas como ninguém paga, damos um descontinho de R$4.500,00, e aí dá certo.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# ago/07
· votar


jimmt vandrake


uahauahaha

Excelente resposta!
Mas aí coloca gastos com cordas, instrumentos, gasolina p/carro etc. etc.

Vcs acabam pagndo para tocar. Tudo em nome do Rock'n'Roll!

NoSt Bass
Veterano
# ago/07 · Editado por: NoSt Bass
· votar


ZXC
É difícil viver da música hoje em dia, tem que ter profissão paralela.
Os que não tem profissão paralela, vivem dando aula.

SERGIAO
Veterano
# jan/09 · Editado por: SERGIAO
· votar


O primeiro passo é tocar de graça em todos os lugares possíveis, depois a banda vai crescendo e com isso garante um número de público que por sua vez garante ao proprietário do bar ou casa de eventos que tenha condições de pagar a banda, ou seja, não adianta uma banda ser ótima mais na platéia estão presentes, as namoradas(os) os pais e os avós, por exemplo, se a casa fatura apenas duzentos reais, como poderia pagar quinhentos? a banda tem que garantir uma estimativa média de público para depois fazer outra média e fixar o valor,... um show do Krisium, eles garantem um público mínimo de 500 a 800 pessoas pagantes.
dependendo do valor do ingresso eles somam a média e cobram,
porém existem vários tipos de contrato. FINAL, HOJE VOCÊ PODE OU DEVE ATÉ PAGAR, AMANHÃ VOCÊ PODE OU DEVE ATÉ COBRAR, é assim que a coisa funciona!

jimmy vandrake
Veterano
# jan/09
· votar


SERGIAO

Não rola. Quando a banda tiver publico os donos de bar vão aprontar alguma sacanagem extra não prevista para continuar não pagando. Vão chamar outras bandas e contar um monte de histórias e vcs sempre vão ficar na segundinha mesmo.
O Christian ja falou ai atrás e está certo. Bar que não tem público não é bar. Arrume outro que tenha publico e pague cache, caso contrario faça festa com seus amigos em qualquer lugar e pronto.
Se vc tem um publico de 800 pessoas o cache tem que ser R$4.000. Dai para frente o cara ganha quanto quiser com a portaria e a venda de bebida, e este assunto interessa apenas ao dono do bar ou casa de show e pronto, a banda não tem nada a ver com isto, recebe o seu toca e sai fora.

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/09
· votar


a banda que eu tocava recebia 150dinheiros para tocar num buteco aqui da cidade. Eu sai antes deles tocarem la, mas a formação é voz/guitarra, baixo e batera.
Repertorio de musiquinha de rádio.

depende muito, toquei com um cara uma vez que tira de 300 a 600 pila dependendo do lugar e mais o rango.

onde acredito eu, que se ganha mais dinheiro pra se começar é tocar em casamentos, mas tem que ter um repertório bem vasto, pq ficar recusando pedido queima o filme

NESCAU
Veterano
# jan/09
· votar


Eu toco em duas bandas:

Uma delas toca baile de 4,5 horas, e não saimos de casa para tocar por menos de R$4.000,00. Somos em 7 e tocamos em média de 5 a 6 bailes por mês.

A outra banda é de bar, que ao longo dos anos, criou um certo nome e tem algumas musicas próprias que tocam em algumas rádios regionais. Nesta, o valor mínimo do cachê desta é R$1.500. Somos em cinco e tocamos em média 2 a 3 vezes por mês shows de uma hora e meia a duas horas.

Ale Simoni
Veterano
# out/10
· votar


Ressuscitando o tópico.

Um dos grandes problemas de uma banda é ficar um valor de cachê. Numa das últimas reuniões com uma das minhas bandas, pensamos em fazer dois valores, um para shows menores (menos de 90 minutos) e outro para shows maiores (mais de 90 minutos).
Partimos do seguinte: vamos ter dois roadies, e cada um ganhará no mínimo, uns R$ 50,00. A partir disso, pensamos que cada integrante deverá ganhar mais do que o Roadie, nunca menos.
Me digam aí, vcs acham que um valor próximo aos R$ 1.000,00 (na maioria das vzs, menos que isso) é muito p/ cobrar?
Ex.: se for esses R$ 1.000,00, 2 roadies já levam R$ 100,00, sobrando R$ 900,00 entre os 5 integrantes, dando R$ 180,00 para cada um.
Esses R$ 100,00 são só os custos do show. Agora pensamos: tem valores de ensaios, tb cada instrumentista tem seus problemas, como encordamentos p/ guitarras e baixo, baquetas p/ o baterista, e por aí vai.

Quando o cara calcula isso, dá menos de R$ 100,00 p/ pessoa.

Por isso peço, um valor próximo aos R$ 1.000,00 é um valor justo e praticável para cobrar de cachê?

Black Horse Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Ale Simoni

Dependendo do lugar é pouco!
Geralmente donos de lugares não valorizam, querem somente uma diversão barata pra atrair clientela, essa é a cultura da maioria.

Mas em geral 1.000,00 está na faixa, digamos, um pouco mais justa em se tratando de Brasil, menos que isso é quase tocar de graça, ajudar o dono do lugar a ganhar dinheiro enquanto vocês ganham somente experiência

Abraços

Ale Simoni
Veterano
# out/10
· votar


Black Horse Guitar
Dependendo do lugar é pouco!
Geralmente donos de lugares não valorizam, querem somente uma diversão barata pra atrair clientela, essa é a cultura da maioria.

Mas em geral 1.000,00 está na faixa, digamos, um pouco mais justa em se tratando de Brasil, menos que isso é quase tocar de graça, ajudar o dono do lugar a ganhar dinheiro enquanto vocês ganham somente experiência

Dependendo do lugar é pouco!
Geralmente donos de lugares não valorizam, querem somente uma diversão barata pra atrair clientela, essa é a cultura da maioria.

Mas em geral 1.000,00 está na faixa, digamos, um pouco mais justa em se tratando de Brasil, menos que isso é quase tocar de graça, ajudar o dono do lugar a ganhar dinheiro enquanto vocês ganham somente experiência


Cara, vlw pela opinião!
Eu tb não acho um valor muito alto. Poxa, tem todos os custos básicos p/ um bom show, como ensaios, equipamentos. E se dá algum problema em algum equipamento? Vejo cara com guitarras de R$ 5.000,00 tocando p/ ganhar R$ 50,00. Tem coisa errada!!!
A alguns meses atrás, tive uma experiência de tocar num lugar e deu mais de 500 pessoas. O ingresso sendo R$ 10,00, o dono do lugar, só em ingresso embolsou R$ 5.000,00. E claro, todo mundo gastou alguma coisa em bebidas. Sabe quanto ganhamos nesse show? R$ 500,00. Sem comentários. Tudo bem, o dono do bar não teve só o custo da banda, teve muitos outros, mas poxa, pagar 10% dos ingressos p/ a banda, isso é complicado.
Não estou querendo cobrar por portaria, pois isso é um tiro no escuro, pois o lugar tem que trazer gente, a banda é só uma atração do lugar. Essa história do dono do bar pedir se a banda traz público, isso é furada. Quero ter a garantia que farei um show e serei pago por isso, por um valor justo.

Alguém tem mais alguma idéia de valores, de quanto os bares estão pagando por aí?

Abraço!

Black Horse Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Ale Simoni

Essa história do dono do bar pedir se a banda traz público, isso é furada

Trazer público é função do dono do bar, essa é aprte dele, a parte da banda é tocar, daqui a pouco vão querer que os músicos sirvam as mesas também?!

Agora 10%, sinceramente é esmola, pra qualquer um, tinha de ser no mínimo e ainda é pouco, 30%!

Existe uma comunidade no orkut justamente desse assunto, "não pague pra tocar"

Se todas as bandas forem duras na queda, tem que mudar essa mentalidade de "usurpação" da bandas pra encher os lugares em troca de alguns trocados

Sem contar os donos que contratam bandas que tem metal no set e pedem pra não tocar nada de metal, "toquem só hard e rock and roll", pagam muito mal e ainda querem se intrometer nas músicas

Mas Brasil é país de todos! Ordem e Progresso é só na bandeira

Abraços

leticia123
Veterano
# out/10
· votar


Mas Brasil é país de todos! Ordem e Progresso é só na bandeira 2

tbm tava vendo quanto cobrar pra minha banda ... esse tópico ja deu uma ideia

Abs

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/10
· votar


leticia123
vc tava junto com um carinha no stand da boss?

LeandroP
Moderador
# out/10
· votar


Depende da cidade, e dos pedágios entre elas.

MauricioBahia
Moderador
# out/10
· votar


LeandroP: Depende da cidade, e dos pedágios entre elas.

Do jatinho fretado...

LeandroP
Moderador
# out/10
· votar


MauricioBahia

etc...

Ale Simoni
Veterano
# out/10
· votar


Black Horse Guitar
Trazer público é função do dono do bar, essa é aprte dele, a parte da banda é tocar, daqui a pouco vão querer que os músicos sirvam as mesas também?!
Agora 10%, sinceramente é esmola, pra qualquer um, tinha de ser no mínimo e ainda é pouco, 30%!

Cara, concordo com vc. A banda é só uma atração do lugar, que já deve ter seu público. Claro, a banda tb tem seu público, mas isso não quer dizer que os fãs da banda (não achei outra palavra... hehehe) vão a todos os shows. Ex.: se o Whitesnake tocar em Caxias do Sul toda semana, bem provável que em muitos shows eu não irei, por mais que eu ame a banda. Já o bar que eles tocariam, sempre vai ter público, independente de queme stiver tocando lá.
Sabe o que eu acho mais justo em termos de pagamento, p/ uma banda iniciante ou com alguma pouca experiência? Seria portaria, com um cachê mínimo fixo. Ex.: o bar cobra ingresso a R$ 10,00 sendo que R$ 6,00 vai para a banda. Fixa um valor mínimo de R$ 600,00 para a banda. Se der 150 pessoas, daria R$ 900,00 de couvert e a banda ganharia esse valor. Se der 50 pessoas, daria R$ 300,00 de couvert, mas a banda ganharia os R$ 600,00 estipulados antes.

Alguém tem mais alguma idéia?
Vamos unir o pessoal das bandas, chega dos bares enriquecerem as nossas custas.

Abração!

Black Horse Guitar
Veterano
# out/10
· votar


Ale Simoni

Sabe o que eu acho mais justo em termos de pagamento, p/ uma banda iniciante ou com alguma pouca experiência? Seria portaria, com um cachê mínimo fixo. Ex.: o bar cobra ingresso a R$ 10,00 sendo que R$ 6,00 vai para a banda. Fixa um valor mínimo de R$ 600,00 para a banda. Se der 150 pessoas, daria R$ 900,00 de couvert e a banda ganharia esse valor. Se der 50 pessoas, daria R$ 300,00 de couvert, mas a banda ganharia os R$ 600,00 estipulados antes.

Boa, concordo!
É um ótimo sistema e é justo para banda e para o dono do lugar, desse jeito todos saem ganhando, exceto quando no dia calhar de ir pouca gente, o dono do lugar vai lucrar somente com as vendas internas e dependendo ainda tira parte das vendas pra cobrir o cache da banda, mas aí já é outra história, ou o bar caiu de popularidade ou a banda


Abraços

Ale Simoni
Veterano
# out/10
· votar


Black Horse Guitar
Boa, concordo!
É um ótimo sistema e é justo para banda e para o dono do lugar, desse jeito todos saem ganhando, exceto quando no dia calhar de ir pouca gente, o dono do lugar vai lucrar somente com as vendas internas e dependendo ainda tira parte das vendas pra cobrir o cache da banda, mas aí já é outra história, ou o bar caiu de popularidade ou a banda


Isso mesmo! Hoje em dia o pessoal dos bares não estão sabendo dar valor as bandas. Por causa que todos gostam de tocar, o pessoal diz: p/ tocar aqui é assim e o valor é X... Se não quiser, tem quem queira. No momento que as bandas se unirem e não quiserem mais tocar nesses lugares, vão sobrar somente as bandas piores e o lugar vai começar a não ser mais frequentado.
Vejo que muitas bandas tem que se valorizar mais, cobrar um valor justo por show, e não tocar por meia dúzia de cerveja (long neck ainda).

Sugiro aos moderadores fixar esse tópico, afim de sempre ficarmos antenados de como anda a situação de bares e bandas, referente aos cachês.

Abração!

RoLP
Veterano
# out/10 · Editado por: RoLP
· votar


Eu vejo um pouco diferente o espaço para tocar, principalmente em SP.
Acho que existem 3 tipos de bandas e cada uma relativamente tem seu esquema de valor.

1. Banda tributo ou 100% cover:
Tem mais espaço em bares e Casas em geral. Normalmente cobram um valor baixo e mantém uma agenda fixa na casa. Quando é em bar, costuma tocar por couvert.

2. Banda de baile:
Músicos voltamos para esta finalidade, que cobram um valor que supra todos os músicos envolvidos. Normalmente são os que cobram mais caro.

3. Banda com material próprio (que eventualmente tem que tocar cover por obrigação ou para atrair público) :
Normalmente toca de graça ou vendendo convite ou por couvert.
Quando a banda autoral tem mais destaque ela é contratada por pequenas produtoras como banda principal.
A produtora contrata um monte de bandas para abrir e paga o cachê com a venda de ingresso dessas bandas.

O que transformou quase todas as casas de show e bares de SP neste reduto de pequenas produtoras.
Se a banda de trabalho autoral não tem representatividade e aceita tocar por venda de convite, ela alimenta este tipo de bloqueio das casas buscando um lucro x...e acaba prejudicando todo o processo de espaço.

Enquanto houver bandas que aceitam venda de ingresso para tocar, haverá pequenas produtoras tomando conta de casas e fazendo as bandas "pagarem para tocar".

É a minha opinião claro.

Ale Simoni
Veterano
# out/10
· votar


RoLP
O que transformou quase todas as casas de show e bares de SP neste reduto de pequenas produtoras.
Se a banda de trabalho autoral não tem representatividade e aceita tocar por venda de convite, ela alimenta este tipo de bloqueio das casas buscando um lucro x...e acaba prejudicando todo o processo de espaço.
Enquanto houver bandas que aceitam venda de ingresso para tocar, haverá pequenas produtoras tomando conta de casas e fazendo as bandas "pagarem para tocar".


Cara, isso é verdade. Vejo essa história parecida aqui no Sul. Não tenho contato com músicos de baile, logo não posso falar muito sobre esse assunto, mas sei que são os que ganham mais.
Quanto a bandas covers e autorais, o lance fica complicado. Banda com músicas autorais, no começo, é normal o cara não ganhar nada, pois tá divulgando seu trabalho. Porém mesmoa ssim eu vejo que o cara, mesmo divulgando, tá trabalhando em cima do palco, e isso tem de ser remunerado. Enquanto o cara tá divulgando o trabalho, o dono do bar tá cobrando ingresso e vendendo cerveja p/ o público.
Mas a banda precisa ter uma postura p/ não ficar se vendendo por tragos e cortesias p/ namoradas e amigos, como muitos bares oferecem.
Já banda cover, sendo cover de uma banda ou com uma proposta temática, não vejo pq ficar só na divulgação.

Se o cara for pensar mais além tem toda uma cultura que tem de ser mudada, mais ou menos o seguinte:
- Mais festivais p/ bandas autorais com uma ajuda de custo para as bandas: todo mundo divulga seu trabalho e recebem um valor, pelo menos, p/ não sair no prejuízo;
- Rádios dando mais atenção p/ bandas locais: pararem de tocar lixos produzidos pela indústria americana e tocar som feito por nós. Não sou contra música gringa nas rádios. Sou contra música ruim. E ao invés de tocar porcarias gringas, tocar sons nacionais de qualidade;
- Saber valorizar seu trabalho: as bandas tem de agregar valor ao seu trabalho, em tudo. Ensaiando mais, tirando fotos legais, ter um release, tudo. Se não conseguir fazer isso sozinha, se una em alguma produtora. Mas cuidado que nesse ramo tb tem muito cara querendo passar a perna.

Acho que isso seria um bom começo p/ que as bandas ganhem pelo menos p/ pagar os ensaios, gravações, além de comprar equipamentos e dar manutenção neles. Não estou nem falando em viver de música, só estou querendo empatar as coisas.

Acredito que a maioria dos usuários aqui desse fórum (e de muitos outros) gastam muito mais com música do que recebem. Se ao menos o cara conseguir equilibrar um pouco isso, seria muito mais justo para todos nós músicos, profissionais, amadores e iniciantes.

Um abraço!

OverZakk
Veterano
# ago/12
· votar


Revivendo o tópico, eu tenho uma banda de Heavy Metal Progressivo, trabalhamos com um repertório de 1:30hrs, com musicas próprias e covers, Dream Theater, Symphony X, bandas do gênero!
Estamos a 4 anos já porem onde moro não há publico nem lugar para tocar, interior da Bahia!! Quando rola um lugar para tocar eles querem de graça porem não aceitamos e cobramos R$ 600,00 fica R$120,00 para cada somos 5 integrantes, ano que vem estamos nos mudando para São Paulo, faculdade de musica e outros cursos e a realização profissional, gostaria de saber se o mercado para este tipo de musica esta ruim, bom, mediano.
Abrass

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


OverZakk
Interior da Bahia deve ter poucas bandas, isso é vantagem pra vocês.
Não sou profissional mas acho que posso ajudar. Aqui tem demanda pra cover de bandas consagradas, pode fazer uma banda cover. Entra nos sites de bares e vai ter uma ideia, tem muito clichê por exemplo, Guns N Roses deve ter umas 50. procure uma que se destaque.
boa sorte e seja bem vindo a sp.

has4
Veterano
# set/12
· votar


OverZakk tem uma banda de Heavy Metal Progressivo no interior da Bahia! \º/

Realmente, tenho aplaudir o que foi dito por Luiz_RibeiroSP, pois o Interior da Bahia deve ter poucas bandas, isso é vantagem pra vocês. e uma é a sua OverZakk. Faça a diferença por aí mesmo, rapá.
Na bahia, fazendo metal, lembrei logo do guitarrista Luiz Caldas rsrsrs

E olha, pode o heavy não ser lá dos boonnnnsss... mas já vi o cara tocando in live a guitarra, e posso dizer: o cara toca guita pra caramba, veios! Deixem o cara fazer barulho aí, galera!



forneas05
Membro Novato
# ago/16
· votar


Bom dia pessoa ,preciso de quem me ajudem em uma materia sobre como rola o fluxograma de uma banda,como rola a divisão do lucro aluguel de onibus ,banda e empresario .Tem como vcs me passa um floxograma mais ou menos como funciona .

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Tudo depende de como está o contrato... Não há uma regra...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto a sua banda cobra para tocar?