Partituras e Tablaturas

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jul/07


    Olá pessoal,

    Gostaria de saber a diferença entre partitura e tablatura. Toco flauta doce e violino, será que posso usar tablaturas?

    Grata. Patti

    Nasch
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    patti
    Minha cara,

    Pelo pouco que sei, ambos são montados em cima do Pentagrama e possuem as barras de compasso. Porém, terminam aí as semelhanças.
    Na partitura temos as claves, as figuras positivas e as figuras negativas (pausas), etc.
    Ao passo que na tablatura - por exemplo da bateria - em vez das figuras acima citadas (semibreve, semínima, fusas, pausa de mínima,etc,) temos representados no pentagrama os componentes da bateria que serão acionados.
    Por exemplo, no primeiro espaço de cima para baixo é representado o bumbo, nop segundo intervalo o surdo, depois tom 1, tom 2, cimbal, e por aí vai.

    Abraços.....

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    As partituras são mais "completas", além de indicar a nota, também indicam o tempo de duração e outras coisas mais... tablaturas são mais "simples", e usadas para instrumentos de cordas(não sei se dá pra usar no violino)

    bom, se quiser uma explicação detalhada, dá uma olhada neste site (eu digitei no google e foi o primeiro que apareceu, sinceramente não sei se é proibido colocar link pra outro site de música aqui, se for, podem tirar o link \o\)

    Nasch
    Pelo pouco que sei, ambos são montados em cima do Pentagrama e possuem as barras de compasso. Porém, terminam aí as semelhanças.
    Na partitura temos as claves, as figuras positivas e as figuras negativas (pausas), etc.
    Ao passo que na tablatura - por exemplo da bateria - em vez das figuras acima citadas (semibreve, semínima, fusas, pausa de mínima,etc,) temos representados no pentagrama os componentes da bateria que serão acionados.

    ahn??
    existe outro tipo de tablatura? que eu saiba, ela não usa figuras, e sim o número dos trastes...
    mas como nunca vi uma tab de bateria(que nem sei se existe, já que eu acredito que seja apenas pra instrumentos de cordas), não sei =\

    Dogs2
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Partitura: Indica as notas, os acordes e o tempo que eles tem. Indica o compasso, dinâmica, enfim, tudo.

    Tablatura: Específica para um certo instrumento, não contém medida de tempo. Tem as exceções, como essa tablatura, mas elas são extremamente presas a um instrumento específico.

    Edu Hendrix
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    patti

    A principal diferença da partitura pra tablatura é a marcação do tempo visto que a partitura mostra as notas e o tempo e a tablatura só as notas.

    Por isso,a partitura é mais confiável.

    Mega
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tablatura é específico para instrumentos de cordas, mas se vc souber a disposição das notas em um instrumento, vc certamente poderá adaptar para a flauta.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    patti
    Gostaria de saber a diferença entre partitura e tablatura. Toco flauta doce e violino, será que posso usar tablaturas?

    a grosso modo tablatura é pra guitarra, cada linha representa uma corda e já que as cordas são diferentes no violino não tem como tocar por ela

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras e Tablaturas