Problemas com partituras

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jul/07


    Olá pessoal,

    Sempre que executo partituras na minha flauta doce soprano Yamaha fico com uma dúvida: a nota mais grave que essa flauta executa é o dó (acho que central), por isso eu não consigo tocar músicas com notas abaixo dessa. Até há pouco eu não tinha problemas porque tocava músicas mais simples, mas agora que peguei umas partituras mais complexas para tocar, percebo que o problema se agravou, pois músicas tipo "wave (Tom Jobim)" e muitas outras tem notas muito graves e que a flauta não executa. Nesse caso, o que eu faço? Deixo de tocá-las na flauta?

    Grata.
    Patti

    james_the_bronson
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Lê tudo uma oitava acima...

    Dependendo da partitura, em guitarra é comum ler tudo uma oitava acima por default. A exceção é quando é música escrita para guitarra, aí você lê normal. Mas Bossa-Nova, Choro, normalmente você lê uma oitava acima ( em guitarra )...

    Espero ter ajudado :] ...

    kiki
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    isso acontece quando voce pega músicas que não são específicas de flauta. uma boa solução é essa sugeria pelo james_the_bronson.

    outra, um pouco mais complicada, é mudar o tom. recomendável se a música oitavada ficar muito aguda, ou até inexecutável. ou se a mudança de tom trouxer alguma facilidade na execução.

    todo instrumento tem as suas limitações. mas ao invés de deixar de tocar um música por isso, é mais interessante tentar lidar com essa característica.

    patti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá pessoal,

    Mudar o tom ainda acho meio difícil, pois meu conhecimento ainda é pouco para isso.Vou tentar tocar uma oitava acima e agradeço muito mesmo pelas dicas. A flauta realmente toca muito bem músicas mais para agudas, mas eu nunca tinha pensado nisso. Valeu mesmo pessoal.

    Abraços. Patti

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com partituras