OPINIÃO sobre Legião Urbana e "rock" brasileiro

Autor Mensagem
John Elf
Veterano
# fev/07


"(...)o chamado BRock, embora fosse predominantemente new wave (bobo, pretensioso e mal tocado), vinha embrulhado numa ideologia niilista pseudo-punk que jogava na lata do lixo toda a música (rock ou não) feita anteriormente no Brasil."

Li no blog de um jornalista musical. Ele disse isso se referindo a bandas de "rock" brasileira dos anos 80, como Legião Urbana.
O que acham?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Acho que existem zilhões de tópicos sobre Legião Urbana no fórum...

John Elf
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Esse não é um tópico sobre Legião Urbana.
É um tópico que mostra a OPINIÃO de um jornalista musical sobre o cenário do "rock" brasileiro, principalmente nos anos 80, que teve como um dos maiores expoentes o Legião Urbana.

Wings_of_the_Night
Veterano
# fev/07
· votar


John Elf
Eu não gosto nem um pouco de rock brasileiro em geral - música brasileira só curto bossa nova, choro e etc - mas acho que o cara exagerou um pouco hehe.

John Elf
Veterano
# fev/07
· votar


Wings_of_the_Night
Veja bem, ele está se referindo a bandas do naipe de Legião (por isso citei a tal banda). Ele NÃO está se referindo a Made In Brazil, Mutantes, Casa Das Máquinas, Harppia, etc...

Guitar_L
Veterano
# mar/07 · Editado por: Guitar_L
· votar


Eu acho que o Legião foi uma puta banda, com um puta vocalista e compositor. Os músicos, apesar de não virtuosos, faziam o que a música pedia, sem querer aparecer.
Esse jornalista com certeza exagerou, existem sim bandas legais dos anos 80, apesar de eu não ser muito fâ de pop/rock, tenho que reconhecer.
Abraços

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Legião Urbana niilista??

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Acho que Legião Urbana esta para o Rock assim como o edir macedo esta para o Papa.

EKFALESIS
Veterano
# mar/07
· votar


Eu acho que se o Legião Urbana fosse uma banda britânica, seria considerada uma das melhores bandas de todos os tempos, quem sabe até a melhor.

B r u t u S
Veterano
# mar/07
· votar


nao gosto, nunca gostei e nunca irei gostar de legiao.

n vejo graca.

boa sorte pra quem gosta.

John Elf
Veterano
# mar/07
· votar


EKFALESIS

Eu acho que se o Legião Urbana fosse uma banda britânica, seria considerada uma das melhores bandas de todos os tempos, quem sabe até a melhor.

Poderia ser... Pela galera que curte new wave. Você está reforçando o que o cara disse. Obrigado.

[raptor]
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Acho que Legião Urbana esta para o Rock assim como o edir macedo esta para o Papa.

que comparação hein?!?!?!!


EKFALESIS
disse tudo o que eu penso.

John Elf
Veterano
# mar/07
· votar


Dêem uma olhada no outro tópico que criei sobre Rock Brasileiro.

baz
Veterano
# mar/07
· votar


legião tem umas letrinhas inteligentes, outras são explicitamente pura viadagem e o som é chato de mais!

basscanhoto
Veterano
# mar/07
· votar


PUTZ,vira e mexe os caras desenterram umas coisas q valha-me Deus ..........................Jesuis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

basscanhoto
Veterano
# mar/07
· votar


legião ja deu o q tinha q dar de tópicos ,com todo o respeito a galera q curte, mas ja foi tudo falado gente....................

island
Veterano
# mar/07
· votar


Eu acho que se o Legião Urbana fosse uma banda britânica, seria considerada uma das melhores bandas de todos os tempos, quem sabe até a melhor.

concordo

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


[raptor]
Minha opinião legião é pop e não rock, ok?

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07 · Editado por: PAGEWATERSRAUL999
· votar


jimmt vandrake
Minha opinião legião é pop e não rock, ok?

Tornou-se Pop. Essa é a minha visão.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Sim começou como punk rock lá no aborto elétrico, a diferença é muito grande em relação ao que virou.
Mas pareçe que os fãs preferem o título de banda de rock.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Sim começou como punk rock lá no aborto elétrico, a diferença é muito grande em relação ao que virou.
Mas pareçe que os fãs preferem o título de banda de rock.


Eu particularmente prefiro os primeiros quatro discos da Legião. Coincidência ou não, curti Legião apenas em período de adolescência. Mas às vezes toco uma coisa ou outra. Não deixei de gostar. Mas tenho minhas prioridades...rsrss
Acho o mais chato essa coisa de 'poeta do Rock' para o Ranato Russo. Desgasta muito a proposta que veio, como vc bem lembrou, lá de Brasília - do Aborto Elétrico.

Bog
Veterano
# mar/07 · Editado por: Bog
· votar


jimmt vandrake

Essa questão de pop x rock é curiosa. O problema é que o rótulo "pop" pode englobar desde Britney Spears até coisas feitas por Guns'n Roses, ou Nirvana. O pessoal torce o nariz, porque fica parecendo que "pop" não tem qualidade, é necessariamente uma coisa artificial, feita para vender, sem preocupação artística alguma. Isso não é verdade. Pop é simplesmente um tipo de música livre, mas em geral com foco em melodias marcantes, repetição de refrões, e outras coisas "popularizantes". A imensa esmagadora dos hits radiofônicos são pop.

Essa aversão ao pop dá origem a coisas curiosas. Banda de rock que faça coisa mais leve ou uma balada com riff grudento? Virou pop (pejorativo). Banda de pop que agrega elementos do rock? Ah, não é pop, é "pop rock", ou pior, é "power pop". E o que dizer de bandas que fazem pop alternativo - uma coisa que é paradoxal por definição?

O fato é que muita banda pop tem música de outros estilos. E o contrário também é verdade. Sweet Child of Mine é uma das coisas mais pops que existem. Smells Like Teen Spirit é popíssima. Basket Case? Pop no último! Beatles e Elvis são o que há de mais pop no mundo. E a maior parte do repertório da Legião Urbana também é pop.

O problema parece ser admitir que existe uma categoria que engloba ao mesmo tempo Ben Kweller e Madonna, Weezer e Britney Spears, Legião Urbana e Jota Quest. É uma coisa abrangente demais. Tem rock que é pop, tem reggae que é pop, tem dance músic que é pop. Pop e rock não são rótulos mutuamente exclusivos. Aliás, para que rótulos?

Obviamente, por essas e outras é que o pessoal prefere dizer que Legião é "pop rock" ou solta aquele "ah, mas era punk". Eu mesmo auto-rotulei a minha banda como "pop rock", e não apenas "pop". Porque "pop" apenas virou pejorativo. Dizer que é pop parece xingamento.

Coitado do Elvis.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Entendo sua colocação, eu particularmente não vejo o estilo POP como algo negativo ou ruim, apenas com mais conotação comercial, com maior frequencia e execução em rádios e televisão etc, por razões óbvias.
Então não consigo ver Legião como uma banda Rock, por exemplo, vc vai mostrar o som do legião pela primeira vez para alguém que nunca ouviu e apresenta desta maneira, " Vou te mostar uma banda de rock nacional alucinante" e aí entra o som do legião, fica estranho não é mesmo?

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Entendo sua colocação, eu particularmente não vejo o estilo POP como algo negativo ou ruim, apenas com mais conotação comercial, com maior frequencia e execução em rádios e televisão etc, por razões óbvias.
Então não consigo ver Legião como uma banda Rock, por exemplo, vc vai mostrar o som do legião pela primeira vez para alguém que nunca ouviu e apresenta desta maneira, " Vou te mostar uma banda de rock nacional alucinante" e aí entra o som do legião, fica estranho não é mesmo?


Tem músicas do Legião 3 que rola: Conexão Amazônica, Tédio com um T, Mais do Mesmo, pô é Rock...

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Vc tem razão no lance Pop/Rock ou Pop/regae ou power/pop e aí a fora, derivações que ocorrem com bandas, as vezes por acidente as vezes por intenção mesmo.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Agora, já os fãs da Legião, acho que a maioria curte Legião e não Rock...

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


De que pop vocês tão falando afinal?
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_Pop

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Sim, sim, eu digo que o termo "pop" tem uma conotação negativa de forma geral. O que eu quis dizer é que a maior parte das músicas da Legião é pop mesmo, mas que os fãs dificilmente aceitam este rótulo, porque dá uma impressão ruim, de um trabalho porco e sem valor artístico.

Por isso, apesar de achar que é pop mesmo, acabo chamando de "pop rock". Seja lá o que isso significar. Heheh, vai ver que é "pop com guitarra" hahaha.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Dogs2

Difícil é definir exatamente o que é pop e o que não é.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Quando a gente não quer ofender é melhor deixar barato mesmo, Deixa o legião como rock e pronto. E eu vacilei mesmo por que fiz uma grande burrada, este é um tópico dos fãs do legião banda de rock, eu não deveria vir aqui e dizer que é pop. Fiz uma coisa horrível que é a mesma coisa que por a camisa do corinthians e entrar na torcida do palmeiras, fãs do legião desculpem, legião é uma grande banda idependente se é rock ou pop, é como PAGEWATERSRAUL999 falou com muita propriedade
Agora, já os fãs da Legião, acho que a maioria curte Legião e não Rock..., isso é o mais certo até aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a OPINIÃO sobre Legião Urbana e "rock" brasileiro