Como montar uma banda? Como achar integrantes? Por favor!

Autor Mensagem
Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Blz, que legal que tanta gente postou e escreveu bastante a respeito do assunto, obrigado pela ajuda! Mas pra ficar melhor ainda o assunto, vou expor algumas das minhas opiniões de maneira geral.

B r u t u S
Moro no interior de SP, não só aqui, mas principalmente na região tem escolas de músicas e lojas, já fui por elas, e até encontrei pessoas que tocavam, quando o estilo musical não batia, a musicalidade (capacidade de tocar) simplesmente não dava! E 99% eram mulecada de no máximo 15 anos... Se tivessem pelo menos VONTADE de tocar, ainda valia, mas nunca senti se quer um retorno de compromisso pelo menos. PS: Isso foi raras vezes, já que nem gente que toca eu acho... qhehhahawa
Ou seja, eu já tentei fazer como vc falou, tentar me encaixar mesmo com pessoas (ou mulecada) pra ver se ia rolando, infelizmente não deu certo... os caras não tinham dinheiro nem pra comprar cordas da guitarra qdo estouravam uma, ficavamos 15 dias sem ensaio por causa de corda estourada... pqp! (lógico que no começo eu bancava, mas qdo eu não pagava pros preguiçosos, aí ficavamos simplemsente sem ensaiar). Mas enfim, tem outras estórinhas chatas, mas não vem ao caso... eu quero é seguir pra frente!!!

fã de mp3
Assim como o Brutus também falou pra eu tocar sozinho, foi uma coisa indiretamente muito dita aqui. Mas saca só, eu não gosto de blues, e se eu for tocar blues em barzinhos não atrairia somente pessoas que gostam de blues? Tocando em bar, não atraíria apenas pessoas que gostam de tocar na noite?

Talvez eu não tenha deixado claro aqui, que eu não estou preocupado em engrenar uma banda pra "dar certo" no que diz respeito a shows e dinheiro... já desencanei disso.
Todo mundo aqui praticamente falou do caminho a se seguir com a banda, mas a única coisa que eu mais desejo no momento é ensaiar, e gravar um cd de músicas próprias, por gosto, prazer e amor ao que eu faço... Provavelmente se na banda vir a ter alguém que queira fazer shows de qualquer maneira pra ganhar um troco com covers, com certeza já vai entrar em desentendimento comigo.

Isso é um assunto longo, aqui no FCC tem vários tópicos sobre como seguir com uma banda, emplacar, se enturmar no meio musical etc... No meu caso, eu só quero achar pelo menos um baixista e um batera pra perturbar os vizinhos...wahawhhawhaaha (pelo menos por enquanto), sacaram? E isso não é pensar pequeno, pelo contrário, é que sou tão perfeccionista, que enquanto não tiver uma banda, ensaiar, ensaiar e ensaiar eu não boto a cara no mundo! Gosto de fazer as coisas com perfeição! E adoro passar um tempo melhorando a execução e timbragem das músicas no estúdio.

fernando tecladista
Rapaz, num é que eu tinha lido seu tópico?! hehehe... E era exatamente na época em que eu queria tocar só com meu PC...rsrsrs.
Como eu disse acima, o caminho de shows, é outra estória! Com certeza, se vc quer sair do anonimato e quer crescer como músico, tem que sair pra fora! Buscar os lugares que tem público mesmo (bem observado por vc). Mas no momento eu quero apenas formar uma banda, pra aí sim montar um projeto perfeitamente direcionado! Ou vai ou racha!

--------------
Outra coisa que eu queria dar a minha opinião, é que essa questão de sucesso, público, e principalmente em resposta a dezenas de tópicos que tem aqui no fcc que dizem coisas como "só música pop que faz sucesso?"... é que eu acho que cada um deve fazer o que gosta e faz bem feito! O heavy metal, o punk, o reaggie (nem sei como escreve..hehehe), a soul music, o jazz, enfim, várias estilos surgiram do nada! Em lugares que ninguém queria saber de mudar seus gostos, mas surgiram! Quem conhece a historia do heavy metal sabe disso! Eu acho que no Brasil, também do nada pode aparecer uma puta banda de rock e conquistar público de repente! Por que não?!
Hoje na era da internet, tem que tocar o que gosta e sabe fazer, gravar e jogar as músicas aos cantos do mundo! Se uma pessoa gostar, ela passa pra outra... e o resto vcs sabem, é história!

Atomic
Veterano
# fev/07
· votar


n leve a mal mas pelo seu post deu pra perceber q vc ta exigindo d+ pra uma banda de hobby..

ou exija e pense em uma banda comercial ou relaxa um pouco e considera que nem todo mundo faz do hobby a vida dele... poucos musicos de hobby treinam o dia todo, sao fodas pra caralho, tem grana pra equipo, ensaiam semanalmente e tal.. vc ta pedindo muito cara..

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Atomic
Pode ser que vc esteja com razão mesmo, porém, como eu vou saber se nem pessoas eu acho? Eu só tive uma banda que durou menos de um ano... e conheci uma mulecada como foi dito acima, só! É muito pouco não?
Aliás, se eu fosse resumir meu tópico eu perguntaria assim:
"Por onde os músicos andam? Preciso encontrá-los para montar uma banda"!!! ........... Sacou? hehehe...

PS: Não quero uma banda por hobby, quero um trabalho direcionado de músicas próprias e pacientemente ensaiada corretamente. Tocar covers por aí, e esperar algo acontecer, é tão incerto quanto gravar demos e tentar vender na net.

Mas obrigado pela dica! É algo a se considerar sim... abaixar um pouco a guarda...rs.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist
Cara, você tem/teve namorada? Se sim, como conheceu ela? (Estou supondo que você seja solteiro) Você espera um dia se casar, não? E, de preferência, com a mulher ideal, a mulher da sua vida, não? Onde vocês se conheceriam? Como você a acharia?

Tá, a analogia é bizarra, mas pense sobre isso com relação à busca dos caras ideais.

B r u t u S
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist

cara, se vc keh trabalhar em musicas proprias e gravar os sons. axo q dps d todas circunstancias q vc postou aki, a melhor alternativa e fazer o trampo sozinho. compor tudo. gravar no pc. usar programas mid pra fazer batera e baixo d acompanhamento. ae, c vc keh por num cd pra vender e divulgar, vc pode procurar pessoas em escolas de musica como vc disse q tem por ae apenas para essa finalidade. senta, toca, grava, tchau.

ou combina com um pessoal da net. cada um gravam em casa e dps vcs mixam tudo. meio como sao feitas as jams aki do fcc.

acredito q teria gente aki disposta a trabalhar nesse aspecto.

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Vc é filósofo é?? Hehehehehe... gostei da analogia...rsrs.

B r u t u S
cara, se vc keh trabalhar em musicas proprias e gravar os sons. axo q dps d todas circunstancias q vc postou aki, a melhor alternativa e fazer o trampo sozinho. compor tudo. gravar no pc. usar programas mid pra fazer batera e baixo d acompanhamento. ae, c vc keh por num cd pra vender e divulgar, vc pode procurar pessoas em escolas de musica como vc disse q tem por ae apenas para essa finalidade. senta, toca, grava, tchau.

É exatamente o que eu estava em mente, inclusive meus equipos estavam sendo comprados direcionandos para gravações mesmo... Mas me deu um treco ruim, e deu vontade de ter banda, até chegar ao ponto de perguntar pra galera aqui do FCC essas dicas...
Porém, visto que pelas minhas circunstâncias não tem nada que eu possa fazer que eu já não fiz, farei exatamente isso!
OBRIGADO!!!

fernando tecladista
Veterano
# fev/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


"Por onde os músicos andam? Preciso encontrá-los para montar uma banda"!!! ........... Sacou? hehehe...

você não encontra nenhum mesmo ou quando encontra um é do tipo:
pô cara tô meio parado, não tem lugar pra tocar, esse negocio de banda de novo não sei.....

se pelo menos você achar alguns que tocam bem e são capazes de que em uns 4 ensaios eles tiram as músicas e que se você chegar e falar
tem um show mês que vem 80,00 por cabeça.. topa??

e deixaria um KIT pra quem vai te acompanhar: letra e cifra, tablatura... + CD

---------------------------------------------------

mas acho que você tem que repensar a ideia dos cover, não sei direito como é o teu som mas por exemplo:
se você arruma algo pra tocar estilo "encontro de motoqueiros" é quase que oficial ter que tocar alguma do deep purple e "born to be wild" se o seu som é dentro deste contexto o povo aceita numa boa e a partir disso suas músicas se tornam um diferencial, mas acho dificil você vender o seu peixe só em cima de um trabalho autoral

e ver alguns depoimentos e historias de outros músicos a maioria tem a mesma historia "toquei na noite por tantos anos" "fui crunner (como escreve isso?) de banda por tantos anos" .... você só não pode se conformar com isso, quando fiz esse tópico descobri que o "Tom Jobim" era pianista "reserva" de boate

-----------------------------------------------

eu sei que o tópico não é sobre que tipo de som ou onde tocar, o problema é " músico " mas acho que uma coisa prende a outra, no orkut eu vejo trocentos anuncios:

1 - "procuro tecladista para trabalho proprio, trabalho sério" ou
2 - "procuro tecladista para cover do dream theater"

nunca me interessou nenhum, não olho nem o perfil do cara pra ver se é sério mesmo
porque é quase certeza vai ficar ensaiando uns 6 meses e tocar em 2 ou 3 lugares e depois esfria

mas já troquei varias ideias com anuncios do tipo:
3 - "procuro tecladista pra banda de classic rock" ou
4 - "procuro tecladista pra banda pop 80"

só não vou muito atras porque já tenho meus esquemas, mas se eu estivesse parado iria atras de cada um desses dois ultimos que citei e não me importaria de ficar 6 meses ensaiando músicas do deep purple, the police, queen... e algumas do proprio cantor da banda mesmo sabendo que vou tocar só em 2 ou 3 lugares

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


fernando tecladista
É brow, eu entendi o que vc quis dizer sim. E não descartei essa possibilidade, como estou na seca..hehehe... hoje se me aparecer um camarada aqui pra tocar, independente do que for, e de qual seja a meta, eu estou dentro!!!
Porque em todos esse anos de música, o que é mais desanimador é estar há quase 4 anos sem tocar! Isso sim é foda.
Valeu cara!

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Aqui é a mesma coisa. Cidade do interior do Rio, só tem funk e outras porcarias, o povo que toca guitarra é ruim e tal, fica foda...

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Homem da Ciência
O mundo tá abarrotado de gente, cada dia tem mais ser humano na Terra, e no entanto, estamos tendo que nos voltar para os computadores... que foda isso!!!
hEHEEHEhehee...

Homem da Ciência
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist



hahahahahaha O negócio é formar banda com o computador mesmo.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/07
· votar


Moro numa cidade de 30mil habitantes no interior de SP, e simplesmente não consigo ter banda! Tenho excelentes equipamentos, toco guitarra relativamente bem e não acho nem uma pessoa se quer pra fazer um som!
Calma. Espere a energia elétrica cegar aí pô! ha-ha(brincadeira).

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Black Fire
Não dá, até a energia chegar aqui eu já morri... essa cidade tem 30mil habitantes há mais ou menos uns 490 anos... awhwahawhawhahhaha.
Eu toco guitarra num catavento gerador de eletricidade, que eu mesmo fiz!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/07
· votar


Guitarrist
Eu toco guitarra num catavento gerador de eletricidade, que eu mesmo fiz!
Então esqueça a música e vá ganhar dinheiro vendendo cataventos pras pessoas \m/

fernando tecladista
Veterano
# fev/07
· votar


como dizia um amigo meu quando a gente fala sobre viver de música

o dinheiro está em são paulo ou a beira da anhanguera

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


fernando tecladista
a beira da anhanguera

Você diz a rodovia Anhangüera? Porque moro perto dela (próximo do SBT). Nunca vi dinheiro voando por ali. xDD

fernando tecladista
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Você diz a rodovia Anhangüera? Porque moro perto dela (próximo do SBT).

perto do SBT o Silvio Santos pegou tudo pra ele
:)

e que a gente falava isso pela facilidade de locomoção, e por ser cidades desenvolvidas, de onde você esta você pode sair pra tocar em Americana por exemplo em pouco mais de uma hora (vai gastar uns 50 de pedagio e combustivel) mas se dividir a viagem com alguem o resto da paga é lucro

dependendo de do lugar do brasil que você mora a cidade mais proxima, que também é pequena fica a 100 km e lá não tem nada musicalmente falando

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Blz galera, só pra reeditar e resumir as dicas dadas de maneira objetiva para se arrumar uma banda:

1 - Tocar sozinho em bares, com um violão! E conhecer a galera.
2 - Conhecer a galera! Em shows, bares, escolas, e lojas de música.
3 - Tocar com o computador.
4 - Procurar onde achei minha namorada e/ou onde conheci pessoas.
5 - Mudar de cidade. Se vire! Pois vc mora num moquifo que nem chegou energia elétrica ainda.
6 - Procurar uma banda comercial, toque qualquer coisa, ganhe seu dinheiro e conheça mais músicos!
7 - Anunciar nos sites de músicos procurando banda, e no orkut também.

É isso galera? Até que tem boas e tb engraçadas e diferentes idéias!!!
Mas, e se nenhuma funcionou??!!!!!
Alguém mais habilita a dar uma nova idéia????!!!!

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Aprenda a tocar outros instrumentos e forme uma banda "Eu comigo mesmo".

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Aprenda a tocar outros instrumentos e forme uma banda "Eu comigo mesmo".
Boa! Essa entra dentro da dica 3... e ainda que eu posso usar samples.
Isso foi muito dito aqui, mas meu, que chato né? E o pic de tocar com banda, ensaiar! Eu sinto falta disso cara!
Valeu.

Soulface
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist
Dependendo da banda, tocar soznho é muito melhor.
Fiz isso por anos! hauehuaeuhaeuhauhea

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


4 - Procurar onde achei minha namorada

Hahaha! Acho que não exatamente lá, pois dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. xDD

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Eu sei, foi só pra dar um toque de humor...hehehe. Até mesmo porque não ia dar certo, já que eu terminei a escola!

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Quantas bandas tem na sua cidade?

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


jimmt vandrake
Uma de sertanejo, e uma recem formada de rock de uns garotos que não conheço bem.
Já teve mais, principalmente de pagode, sertanejo e gospel... já chegou a ter quase 10 bandas!!! Isso há uns 7, 8 anos atrás. Hoje é só.

Silas Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist
Vei,si vc qer levar a musica a serio msm,fazer dela um modo de vida,vc vai ter q partir pra outros lugares.Ir pra cidades vizinhas e ate pra metropoles como Sao Paulo ai.Só nao vale desistir do sonho brother.
Mas si vc qer so pra relaxar msm,tocar di boa,ai ja nao sei o q eu faria no seu lugar vei.Pq sair da sua cidade ai pra achar um pessoal pra tocar como Robby nao sei si vale a pena.

Guitarrist
Veterano
# fev/07
· votar


Silas Hammett
É cara, eu estou bem perdido sim, porque mesmo indo pra cidades maiores e me decidindo a viver disso, e baixar a guarda tocando estilos diferentes, nem assim não é garantia de nada, não é?!
Eu queria tocar por aqui mesmo, ensaiar, gravar cd, participar de festivais pra fora, e assim por diante.
Mas tá foda, mesmo com tanta gente ajudando dando idéias aqui, eu ainda não cheguei a uma conclusão, simplesmente porque todos os passos dados já foram tentados por mim! Afinal, o que fazer se nem músicos têm!!!???

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist

Talvez eu não tenha deixado claro aqui, que eu não estou preocupado em engrenar uma banda pra "dar certo" no que diz respeito a shows e dinheiro... já desencanei disso.
Todo mundo aqui praticamente falou do caminho a se seguir com a banda, mas a única coisa que eu mais desejo no momento é ensaiar, e gravar um cd de músicas próprias, por gosto, prazer e amor ao que eu faço... Provavelmente se na banda vir a ter alguém que queira fazer shows de qualquer maneira pra ganhar um troco com covers, com certeza já vai entrar em desentendimento comigo.


Cara, acho q o problema eh esse, vc não está sendo nem um pouco flexível. Se vc está em uma banda, e o pessoal topa gravar um cd com vc, o minimo q vc pode fazer é sair em uns shows fazendo uns covers e divulgando a música propria, ou vc se contenta em vender discos somente para seus parentes e conhecidos, q provavelmente nem gostam do som q vc toca e compraram pra te deixar feliz?

Phantom Of Death
Veterano
# fev/07
· votar


Guitarrist

Se vc quer músicos para registrar seu trabalho em estúdio, contrate.

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


Como achar integrantes?

www.google.com

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como montar uma banda? Como achar integrantes? Por favor!