Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais

Autor Mensagem
ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


Captadores são permitidos sim... não são permitidos extrínsecos a um instrumento, tais como falantes, amps, etc.

Corremos o risco dos grandes fabricantes firmarem acordos de monopólio (como já existe hoje) com as lojas e não permitam a compra de seus instrumentos em lojas do exterior, por pessoa física, ou até mesmo estipularem uma quantidade mínima. Aí loja no exterior que não obedecer e for pega corre o risco de perder o contrato de compra dos instrumentos.

Se isso acontecer, a redução real nos preços será de menos de 30%... o imposto atual varia de 60% a 80%, excluindo o ICMS de cada estado.

danilo_guitarreiro
Veterano
# fev/07 · Editado por: danilo_guitarreiro
· votar


_FrEd_

não véio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

vc entendeu errado, eu pensei q era cap a parte sem ser na guitarra

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


Cenário 1: Importação direta via pessoa física...
Uma Ibanez RG370DX que hoje custa em torno de 1500 passa a custar:

$359.99 x Cotação Dólar (2,05) + Frete (de 5 a 10 dolares o kg, dependendo das dimensões)

[360 + (5x10)] x 2,05 = +- 840
[360 + (10x10)] x 2,05 = +- 940

A partir desse cálculo ela passaria a custar na faixa de 880-900 reais.

Cenário 2: Redução de preços nas lojas...

1500 - 25% de redução (desconto) direta nos preços = 1500 - 375 reais = 1125

O que já é algo bem legal =]

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


danilo_guitarreiro
Seriam permitidos captadores... mesmo que separados da guitarra:

Art. 1º É concedida isenção do Imposto de Importação incidente sobre instrumentos musicais, suas partes e acessórios, constantes do Capítulo 92 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), aprovada pelo Decreto nº 4.542, de 26 de dezembro de 2002.

Ferragens não seriam permitidas:

1.O presente Capítulo não compreende:

a) as partes e acessórios de uso geral, na acepção da Nota 2 da Seção XV, de metais comuns (Seção XV), e os artefatos semelhantes de plásticos (Capítulo 39);

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


danilo_guitarreiro

De um jeito ou de outro, eh pra dar na mesma...

ryushin

Ja ta bom assim!

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


_FrEd_
Refiz as contas. =]

silvio_rp
Veterano
# fev/07
· votar


Eu acho que tem que ser assim. Mas eu nao aposto muito que vai entrar em vigor dessa maneira pois as empresas que fabricam instrumentos no Brasil podem processar o estado para ganhar pelo menos isenção de impostos de produção, para que possam concorrer com os instrumentos importados em preço (ja que a maioria vem de lugares onde nao existem esses impostos).

E mesmo que as lojas nao repassarem os valores vamos ter a possibilidade de comprar pelo ebay sem medo de ser tachado.. soh vai demorar um pouco mais pra chegar e ainda vamos poder aproveitar a alta desvalorização que os usados sofrem nos Estados Unidos.

danilo_guitarreiro
Veterano
# fev/07
· votar


ryushin

a ta não entendi direito

foi mal galera postar o que eu não sei

mil desculpas

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Na verdade eu não uso nada de nacional em meu set, mas espero que esta medida melhore o nível dos produtos, torne-os mais acessíveis e que desperte a indústria nacional para produzir no mínimo equipamentos bons com preços justos.

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


ryushin

Esse negócio do dollar nem adainta mt... estando em alta ou em baixa o preço ta sempre o mesmo :P

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


Outro exemplo:

GIBSON SG STANDARD

Cenário 1: (Preço + Frete) x Cotação
$1,299.00 (Loja Music123) + 75 a 150 x 2,05 = Preço entre 2800 e 3000 reais

Cenário 2: Desconto real de 25%
4699,00 (Loja Musicware) - 1175 = 3500 reais

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


danilo_guitarreiro
Sem problemas kra, nada impede que eu tenha falado bobagem. =]

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


silvio_rp
Verdade silvio.... usados estão em baixa nos EUA e pelo Ebay daria pra trazer fácil...

[EDITADO]

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


nossa, ia ser o ouro se essa medida fosse aprovada

quanto músico bom aqui do BR se f*dendo pra comprar um Mesa, Cornford, Vox enquanto amadores dos EUA conseguem o mesmo com muito mais facilidade

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


Exemplo:

Gibson SG Standard USADA no EBAY

($750+ 75 a 150) x 2,05 = 1700 a 1850 reais

Ebay: http://cgi.ebay.com/Gibson-SG-Standard-with-Hardshell-Case_W0QQitemZ17 0079253904QQihZ007QQcategoryZ47073QQrdZ1QQcmdZViewItem

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


Ibanez JS1000 - 7-8 mil, nova no brasil;

Mesma guitarra nos EUA - 1300 dólares, em média.

($1300 + 150) x 2,10 = 3045 reais

o.O

GAS!!!

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


Jackson Soloist USADA no EBAY

($1,600.00 + 100) x 2,05 = 3500 reais

http://cgi.ebay.com/2006-Jackson-SL2-Soloist-USA-Made-L-K_W0QQitemZ220 079022874QQihZ012QQcategoryZ33044QQrdZ1QQcmdZViewItem

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


ki_suco
GAS Total

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


Ibanez JS1000 USADA no EBAY

($925 + 150) x 2,05 = 2200 reais...

http://cgi.ebay.com/Ibanez-JS1000-Joe-Satriani-Model-w-Hardshell-Case_ W0QQitemZ330087724075QQihZ014QQcategoryZ64418QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQ cmdZViewItem

Douglas_
Veterano
# fev/07
· votar


É isso ai, galera, venham pra Brasília e a gente faz uma Jam na frente do congresso pra pressionar os deputados. hehehe

E se eles nao aprovarem vamo quebrar um monte de Tonante na cabeca deles!!

georginho_gallagher
Veterano
# fev/07
· votar


O negócio é comprar rápido logo que isso sair, antes que o governo reconheça que fez merda

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


Douglas_
Tagimas!

ryushin
Veterano
# fev/07
· votar


Douglas_
Ao rei dos violões! huaauauh

Silas Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


georginho_gallagher
Merda é o geito q ta agora,com os preço na hora da morte.

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


Silas Hammett
Isso ae... E as lojas vão continuar lucrando com pedais, amplificadores, pedaleiras, etc.

georginho_gallagher
Veterano
# fev/07
· votar


Silas Hammett

vai ser "merda" pra indústria nacional e o governo terá que voltar atrás, vc acha que eu curto o preço dos imports mano?

Douglas_
Veterano
# fev/07
· votar


Isso ae... E as lojas vão continuar lucrando com pedais, amplificadores, pedaleiras, etc.

Se todos se ligassem nisso e diminuissem ou até mesmo parassem de comprar, acredito que isso iria pressionar as lojas a diminuir a margem de lucro pra tentar vender mais.

ryushin
Veterano
# fev/07 · Editado por: ryushin
· votar


georginho_gallagher
A indústria nacional de instrumentos de menos de 2000 reais é ridícula... tem maneiras melhores de se incentivar a arte sem ser taxando os importados...

Se a Tagima por exemplo consegue uma isenção de ICMS e IPI já ia ser suficiente pro preço das guitarras tagima cair em pelo menos 40%.... Fora inúmeros outros impostos...

Fora que a indústria nacional poderia usar peças importadas de qualidade, melhorando o produto final... e com os subsídios à produção existem grandes chances do produto nacional concorrer pau-a-pau com o importado barato, não tenha dúvida...

Silas Hammett
Veterano
# fev/07
· votar


georginho_gallagher
industria nacional vai si ligar q mercado d instrumento musical é pra ficar bilionario a longo prazo,e nao a curtissimo prazo como eles pensam.

georginho_gallagher
Veterano
# fev/07
· votar


ryushin

Claro, tb acho isso, com uma concorrência direta com os importados elas seriam obrigadas a investir em qualidade paras enfrentar a concorrência, aí entrariam os incentivos fiscais como vc disse, que tornariam isso mais palpável.

Mas tvz a indústria nacional ainda não possa concorrer diretamente AGORA com os importados. Acho que falta um pouco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Isenção do imposto de importação para instrumentos musicais