Duvida com 6ªs e 13ªs

    Autor Mensagem
    Daniel_Barreto
    Veterano
    # fev/07


    Como eu faço pra classificar um acorde com 6ª ou 13ª, tem alguma regra ?

    As vezes eu vejo na cifra, mas fico sem entender em qual situação eu uso cada tensão.

    Obrigado

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/07
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    Daniel_Barreto

    voce pode ver de varias formas aqui vao algumas

    1º intervalo de 13 é a 6º uma oitava acima!!

    entao se fizermos isso:


    e------------------------------------------------------
    B-----1-----------------------------------------------
    G-----2-----------------------------------------------
    D-----2-----------------------------------------------
    A-----3-----------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    a gente pode considerar uma C6 se fizermos isso:


    e----5--------------------------------------------------
    B----5-------------------------------------------------
    G----5--------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A----3--------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    a gente tem C13, só que geralmente a galera só bota 13 em acorde de dominante ou tetrade é só ver nas cifras ae :P se for 6 é triade

    voce nao vê G7(6) voce ve G7(13) eu ja vi G7(6) geralmente que pode tocar isso é o piano no violao e guitarra nao tem como!

    deve ter gente com algo mais teórico para te responder!!

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # fev/07
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    Cara, no piano isso seria levado mais ao pé da letra, a 13ª seria uma oitava acima da 6ª.
    E também há outra diferença, que é:
    Um acorde com 6ª fica sem a 5ª, ja um acorde com 13ª permanece com a 5ª.
    Por exemplo:

    C=Dó+Mi+Sol certo?

    C6=Dó+Mi+La(tira-se a 5ª)

    C13=Dó+Mi+Sol+La(mantem-se a 5ª)

    Entendeu?!

    Daniel_Barreto
    Veterano
    # fev/08
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    Rodrigo_Iron

    Não tem necessidade de tirar a 5ª pra se montar um acorde com 6ª

    thigsm
    Veterano
    # fev/08
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    Não tem necessidade de tirar a 5ª pra se montar um acorde com 6ª
    Existe sim.
    Se existir a 5ª é um acorte com 13ª.

    O mesmo acontece com o acorde com 4ª, se existir a 3ª fica por exemplo C11 se não tiver a 3ª fica C4.

    Calarezzo
    Veterano
    # fev/08
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    A coisa é simples!

    Quando montamos os acordes o fazemos através de extensão, ou seja:

    FUNDAMENTAL - 3 - 5 - 7 ---- 9 - 11 - 13 - F
    Quando escrevemos um acorde de (13) subentendemos q ele possui a tétrade completa e tb as outras extensões, claro q no violão e na guitarra temos uma limitação técnica, mas podemos substituilo sem medo pelas extensões do modo em vigencia.

    No caso de sexta, é mais simples ainda, significa q vc só extendeu o processo até a a quinta, ou seja, é uma tríade mais a sexta.


    Uma boa forma de raciocinar é a seguinte:

    [/b]Acorde com sexta[b]

    é a tríade mais a sexta, ela entra no lugar da sétima!

    [/b]Acorde com décima terceira[b]

    possui as duas juntas, a sétima e a décima terceira (sexta)

    Quanto a montagem no braço, ai é outra história, infelizmente aki não é possivel explicar.

    Boa Sorte.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # fev/08
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    o problema de acordes como G7(6) é que a sétima menor junto com a sexta maior, fica extremamente dissonante, por causa do intervalo de segunda menor. Mas com a décima terceira, mesmo o intervalo continuando o mesmo a dissonância é menor por causa da diferença das oitavas.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/08 · Editado por: LeandroP
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    Daniel_Barreto

    É como disse o Calarezzo mesmo.

    Acorde com 6a pode ter o intervalo de 5a substituído pela 6a.

    Pense na tríade: T, 3, 5
    Tríade com 6a --> T, 3, 6

    Já a 13a indica que o acorde também possui a 7a, e esta 7a é menor, formando o trítono (intervalo de 3 tons) com a 3a maior.

    Exemplo em Dó:

    C6 --> C, E, A
    C13 --> C, E, A, Bb --- que também pode ser grafado como C7(13)

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
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    em teclado a gente já vê que um X6 é o acorde maior adicionado a um C6 ficaria do-ni-sol-lá

    um C13 inclui os outros intervalos inpares de 7 pra cima
    um C13 teria do-mi-sol-si-re-fa-la
    depois tem que saber aplicar
    tira a tónica caso tenha um baixista tocando
    tira a quinta porque a propria serie harmonica produz o som da quinta tocando se ela ou não

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