Gente, qual a diferença entre Jazz, Blues, Soul e Disco? Sempre me confundo =/

    Autor Mensagem
    Mery-_- fã do A-ha
    Veterano
    # fev/07


    Puizé, na hora de explicar pra alguém eu faço menções aos instrumentos, por exemplo: jazz = sax; soul = baixo e violoncelo; blues = baixo, mas mais agitado; disco = ritmo mais agitado da decada de 60, eu lembro de Bee Gees e "Stay in the Light" a musica deles e akele passinho basico das pistas de dança da epoca, pessoal com calças boca-de-sino, purpurina e talz.

    Mas eu não tenho a mínima idéia se eu estou explicando certo, se o meu conceito está certo, se eu sei alguma coisa disso e muito menos nomes dos estilos pra exemplificar. =\

    Alguém me ajuda? =')

    Thx!
    :)

    Julinha---pink floyd
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    há muita diferença sim.

    Mery-_- fã do A-ha

    tu tava sumida, não??
    fazia tempo que eu não te via por aqui =@
    gosto de A-ha também \o\

    Atomic
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    boa pergunta, desses ai eu so sei diferencia blues e jazz, e eh pelos instrumentos tambem ¬¬
    e inclua nessa lista funk e fusion :P

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Melhor do que definir é exemplificar (e principalmente ouvir). Essa definição sua é muito simplista (jazz = sax; soul = baixo e violoncelo; blues = baixo, mas mais agitado; disco = ritmo mais agitado da decada de 60). Até porque há vários subestilos diferentes dentro de cada um.

    Procure indicações de artistas/bandas nesse estilo e "ouva". Música não foi feita pra ser definida, e sim sentida. ;-)

    Phantom Of Death
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Atomic

    Fusion mistura estilos como funk, blues e jazz

    Atomic
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fã de mp3

    entao indica ae pra nois

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Atomic
    Ó.

    Bruno Grilo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fã de mp3

    Mto boa essa banda aí q tu indicou... Ó... o último trabalho deles é impecável!!!

    huehuehuehuehue

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mery-_- fã do A-ha
    por exemplo: jazz = sax; soul = baixo e violoncelo; blues = baixo, mas mais agitado; disco = ritmo mais agitado da decada de 60,


    noss, nada a vê.

    confundi blus com jazz com soul até vá, ma confundi com disco tb ae ja é foda,


    eu só não explico pq ñ sei EXPLICA a diferença e pq tm mta gente por ae q pode ajuda melhor q eu,

    ma não é dificíl de diferencia não.

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mery-_- fã do A-ha
    Oi. Como vai?
    Eu gostou muito desses estilos de música que você citou e vou tentar dar uma diferenciada entre eles:

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Mery-_- fã do A-ha


    Blues, Jazz e Soul fazem parte do conjunto de gêneros musicas rotulados como BLACK MUSIC.

    O Blues é um tipo de música que surgiu na época da escravidão negra americana. Ele era conhecido como a música de trabalho dos negros. É uma música simples que tem uma "regra" de execução (o conhecido blues de 12 compassos).

    O blues original tentava imitar o som do chicote batendo no negro e o grito de dor no negro apanhando. Com isso criou-se uma escala (escala de blues) que contém uma nota chada de BLUE NOTE (geralmente b3 na escala maior ou #4 na escala menor). A blue note dá um som melancólico à musica e caracteriza o estilo blues.

    Com o passar do tempo o blues se tornou mais "animado" para que pudesse ser uma música de conforto e de esperança para os escravos.
    Para conhecer um pouco de blues escute a cantora Wanda. Ela é uma cantora contemporânea de Nova Orleas-EUA e canta um blues bem dancante e muito bonito, com melodia muito rica.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/07
    · votar


    Eu tinha feito um texto enorme aqui, mas deletei pq ainda assim não vai dar pra te explicar direito, se eu não tiver exemplos em mão, ainda mais porque eu tava falando muito de termos tecnicos :\

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Mery-_- fã do A-ha


    Simplóriamente, pode-se dizer que o Jazz é um "derivado" do blues.

    Na verdade o jazz é um grande mistura de blues e ragtime (gêneros essencialmente africanos) com a complexidade harmônica européia da música erudita. Somado a isso têm-se a síncope, que é um elemento rítmico originário da áfrica, e também a sede de liberdade do escravos que caracterizou o jazz como música livre, onde se pode improvisar e se ter liberdade para fazer o que quiser com a harmonia, melodia e rítmica da música. Para completar a salada, a música européria era baseada na escala diatônica de sete notas e a música africana baseada nas escalas pentatônicas (5 notas), quando tudo isso se encontrou em uma música só...o céu quase desabou....

    Esses elementos fizeram o jazz se tornar uma música muito completa: harmonicamente, melódicamente e ritmicamente. É uma música agradável de se tocar, de se ouvir e até de se dançar!!!

    Quando os escravos foram libertados se encontraram em uma situação de muita pobreza, mas sentiam necessidade de continuar com a sua música.
    A pobreza fez com que esses negros procurassem um instrumento barato para tocar. O exército americano estava vendendo trompetes a um preço muito baixo pois estava em situãção financeira precária.
    Deu no que vocês conhecem: músicos como Louis Armstrong se destacaram como grandes solistas de jazz consagrando os intrumentos de sopro no estilo.

    Porém alguns instrumentistas mais diversos começaram a criar novas interpretações para o jazz, pois a música jazz é música livre! Surgiu a grande influência do piano no jazz.

    O piano é um instrumento de tessitura muito extensa e de complexidade harmônica e melódica muito grande, pois você tem duas mãos para fazer coisas diferentes com elas ao mesmo tempo, além de poder dar até cinco notas em cada mão de uma vez só, diferente dos instrumentos de sopro onde só se toca uma nota de cada vez.

    Em alguns grupos o piano substituiu completamente os intrumentos de sopro, consagrando a formação PIANO, BAIXO E BATERIA para alguns estilos. Foi o surgimento do famoso TRIO JAZZ.
    Músicos como Thelonius Monk se consagraram ao piano.

    Alguns cantores também entraram na brincadeira e cdriaram uma técnica muita interessante: o SCAT consiste em cantar algumas sílabas sem sentido, sem tentar formar palavras, apenas improvisando com a voz como os intrumentistas faziam nos seus intrumentos. É um artifício muito interessante.

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Mery-_- fã do A-ha


    Quanto ao Disco e ao Soul e não tenho nada de muito interessante pra falar pois nunca pesquisei a fundo esses estilos.]

    Mas sugiro que você entre em comunidades do orkut que disponibilizam MP3 dos principais artistas de cada estilo pra você começar a diferenciar a estética de cada um.

    Para escutar jazz procure nomes como Charlie Parker, Miles Davis, Ornette Coleman.

    Mas lembre-se que jazz não é "aquilo que se toca", mas sim "como você toca".


    Sim, outra coisa: qualquer instrumento pode ser utilizado em qualquer estilo de música. Fazer rótulos de que alguns instrumentos "só prestam' pra tocar o estilo A ou o estilo B é apenas pouca maturidade musical.
    Procure também escutar uma mesma música que você gosta tocada por vários grupos diferentes: cava músico dá a sua interpretação e usa os instrumentos que mais lhe agrada.



    Desculpem ter escrito tanto!
    Espero ter ajudando em alguma coisa.
    Um abraço.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Não sei explicar em palavras (alias já explicaram acima hehehe)

    Acho mais facil mostrar uns sons :

    Jazz


    Blues


    Soul (Soul pra mim é mais complicado, eu acabo sempre relacionando o estilo a funk music, e a black music, principalmente a americana).
    Enfim, acho que este video representa bem.


    Bom, o video é uma coletanea de sons do James Brown, considere Soul os sons mais lentos, calmos e relaxantes hehehe Os mais porradas são mais funk music mesmo.

    Disco


    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Acho que o que tem de comum neles, é que todos são ritimos mais relacionados a black music, e consequentemente aos negros afro-americanos.

    Gosto de todos, menos da Disco Music que não faz e nunca fez minha cabeça, talvez pq eu não tenha nenhuma aptidão pra dança ehehehehe

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Acabei de ler o post principal e descobri que naõ acrescentei muito a tua duvida.

    Procura a definicao dos estilos no google, geralmente se encontra no wikipedia.

    bom, vou manter os videos postados, pelo menos são divertidos hehehe

    pagode nem morto
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    João Júnior

    Simplóriamente, pode-se dizer que o Jazz é um "derivado" do blues.

    Antes eu pensava que era o contrário. [Que o o Blues era um "derivado" do Jazz.]

    Mery-_- fã do A-ha
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Mery-_- fã do A-ha
    · votar


    Julinha---pink floyd
    tu tava sumida, não??
    fazia tempo que eu não te via por aqui =@
    gosto de A-ha também \o\


    Puizé. Muito estudo, vestibular e talz. Nem parece que tive férias e as aulas já começaram. =/
    Mas eu não resisto a issaquê. =D
    _________

    Atomic

    Nuussa... Mais estilos pra incluir na dúvida?? Cruis.. @_@
    _________

    fã de mp3
    Essa definição sua é muito simplista

    Concordo. =|

    Música não foi feita pra ser definida, e sim sentida. ;-)

    Exatamente o que eu penso. Mas há sempre as diferenças e até quando ouço um jazz ou blues eu troco tudo. =S

    ________

    Phantom Of Death
    Fusion mistura estilos como funk, blues e jazz

    Vixe mãe. =/
    ________

    jOe_RaMoNe
    noss, nada a vê.
    confundi blus com jazz com soul até vá, ma confundi com disco tb ae ja é f***


    Aham, eu fazia mta idéia do quanto eu estava errada, mas o palavrão não carecia. :)
    Obrigada por tentar ajudar e espero que você tire sua dúvida no tópico também.
    _________

    João Júnior
    Oi. Como vai?

    Opa! Muito bem. :)

    Muitíssimo obrigada pelas explicações, amigo! Realmente me abriu mto a cebeça quanto a isso. Eu vou dar uma sondada nesses nomes que tu citou e tentar definir por conta própria com mta base nas suas informações. Obrigada mesmo, amigo!! =D
    __________

    JoeCruzGuitar

    Ah, fi, tu ajudou demais! Só de encontrar esses vídeos pra mim já foi uma benção! Obrigadinha. =*
    Espero que você também tenha tirado suas dúvidas aqui. :)
    _________

    pagode nem morto

    Mas, olha só! Que bom que tirou sua dúvida. :)
    _________

    Obrigadíssima gente!! =**
    E tou por aqui... =)

    Mery-_- fã do A-ha
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    John Mayer é Jazz? Se não, qual o gênero que ele toca?

    Ele é um "menino".. =/ E geralmente os cantores de Jazz são beeeem mais velhos. Sem preconceito. :)

    Mas ele toca Jazz?

    fã de mp3
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    John Mayer é considerado Pop Rock. Nada a ver com Jazz. Será que você não está confundindo os nomes?

    Ah, e os músicos (não cantores, se bem que há cantores - e cantoras - no que se considera jazz) não são todos velhos. São experientes, o que é diferente. ; )

    Mery-_- fã do A-ha
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fã de mp3
    Nada a ver com Jazz. Será que você não está confundindo os nomes?

    Aham. Bem possível mesmo. =/
    Com qual eu poderia me confundir?

    São experientes, o que é diferente. ; )

    Acredito, acredito. Foi o que eu quis dizer. =P

    :)

    GirlRocker
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    JAZZ
    O jazz é uma manifestação artístico-musical originária em New Orleans, Chicago e New York. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

    O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.

    As origens da palavra "jazz" são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada".

    Desde o começo do seu desenvolvimento, no início do século XX, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como o dixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazz latino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.

    BLUES
    Blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

    O blues tem exercido uma grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country,além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música erudita moderna

    SOUL
    Soul (em inglês: alma) é um gênero musical dos Estados Unidos que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da década de 1960 entre os negros.1 Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos Estados Unidos como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de alma").2 Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de gênero.3

    Durante a década de 1960, surgiu até o programa de televisão estadunidense Soul Train, que apresentava os sucessos das canções dos negros daquele país, independente do gênero do sucesso musical. Ainda no rhythm and blues, a popular dupla Sam & Dave escreveram um sucesso que ressurgiu mais tarde no filme Blues Brothers, no qual interpretam a canção "Soul Man". Sua letra cita "(…) eu sou um homem negro (…)".3

    DISCO
    A música disco (também conhecida em inglês disco music ou, em francês, discothèque10 ) é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais contra a dominância do rock e desvalorização da música dance da contracultura durante este período. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos também foram populares na época. O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormentes apenas clubes.

    As principais influências musicais incluem o funk, a música latina, psicodélica e o soul music. Arranjos de música clássica como acompanhamento são freqüentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, guitarra é raramente usada em solos.

    Nos anos 1970 os mais famosos artistas de disco eram Donna Summer, Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA, Chic, os irmãos The Jacksons. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, recebendo o título de "Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores. O filme Saturday Night Fever contribuiu para o aumento da popularidade da disco music.

    Durante o início da década de 1980, a disco music começou a sofrer preconceito nos Estados Unidos que criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. A música disco da década foi apelidada de Pós-Disco, e o rock votou a dominar as paradas estado-unidenses. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos, a disco music continuou a fazer sucesso no mundo todo durante toda a década de 1980 até evoluir para os derivados de música dance/eletrônica populares nas décadas seguintes.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    GirlRocker
    Bom, acho que nesse caso valeu a desenterrada, porque trouxe bastante informação útil.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Vi em um documentário que o Jazz originalmente se chamava Jass, mas eles mudaram pra tirar o cu (ass) do nome! Tô falando sério!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Ahahuahuahau

    danireis16
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Com qual eu poderia me confundir?

    Mery-_- fã do A-ha,

    Pode ter confundido com o John Legend, ele toca R&B e Soul.

    O John Mayer é um artista híbrido, toca blues, pop rock, country entre outros.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gente, qual a diferença entre Jazz, Blues, Soul e Disco? Sempre me confundo =/