filosofando sobre músicos, fritadores de web cam, estudio, repertório e DJ

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista


    estava eu e outro músico filosofando sobre esse assunto
    comentando sobre aulas de teoria, de harmonia, improvisos e etc mas comentamos que a maioria dos cursos não tem um curso sobre visão de repertório

    hoje eu estou vendo muito músico que grava suas performances pela web cam joga pra internet e só o cara não tem banda, toca muito, mas não sai da bolha que é o quarto dele
    outros que conheci já tocaram muito por ai, hoje criaram um pequeno estudio e se enfiaram lá, quando pergunto "e ai tocando?" o cara responde montei um estudio só tô gravando jingle (tem mais gravador de jingle por ai do que contratante disso)
    e já vi muita banda por ai tomar vaia por não ter um repertorio cabivel com o lugar, o cara se proproe a tocar em barzinho sem repertorio para tal

    mas toda essa filosofada acima é que percebi que muito lugar com música ao vivo, muito evento do tipo festa de casamento, jantar dançante formatura, tão colocando o tal do DJ no lugar de músico
    e esses DJs não são DJs "performaticos" são de "repertorio"
    por exemplo: os cara vão lá na festa e tocam anos 70: bee gees, gloria gaynor, village people e não fica um sentado, tocam aqueles rockinhos dos anos 80: as velhas da madonna, toca the police, e toca até the wall do pink floyd e todo mundo com cara de "hhhaaa quando eu tinha 14 anos"

    em resumo tocam tudo aquilo que as bandinhas tocavam por ai na decada passada, hoje quase que não se acha um bendito que toque isso ai tem que chamar o tal do DJ queira ou não queira
    o pouco que se vê por ai tocando uma mistureba legal, são algumas bandas com uns tiozões sobreviventes, tocando em um barzinho abarrotado de gente por ai, mas o que mais vejo de músico hoje: ou toca ao vivo o pior repertorio possivel (sertanejo, pagode, axé) ou se enfiou no estudio ou é um super fritador de web cam

    enquanto isso a gente perde mais espaço pra quem enfia a cara (hoje praticamente só DJ)

    --------------------
    é por ai ou filosofei demais?

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista
    interessante... eu vou tocar axé no carnaval... pq se nao tocar nao existe meios de ganhar dinheiro com musica... eu ja tive uma banda de classic rock... tocavamos altos classicos... mas mesmo correndo atras ainda é dificil arrumar lugar pra tocar...

    ah, o dj tem uma vantagem tb... ele gera muito menos gastos pro contratante... nao precisa de muito equipamento de som...

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Guilherme.
    · votar


    é por ai ou filosofei demais?
    Gostei do ponto de vista. Acho que os DJ's ganham espaço porque muitas vezes é só um cara comum que possui um aparato de som e põe pra rolar música, talvez seja mais barato do que pagar uma banda. Eu ainda creio que exista muita gente a fim de tocar, gente que também enfia a cara, mas em alguns tipos de festa, pelo menos hoje em dia, o pessoal só quer saber se tem som, não importa se seja DJ ou banda tocando. Ao não ser que seja barzinho, onde o pessoal vai realmente pra apreciar um bom som ao vivo e tals... Independente do que você é, DJ, Músico de banda de baile, Músico de Webcam, o mundo($) é de quem mete a cara mesmo! Tanto é que a gente vê por aí, seja em internet, bairro, bar e etc. músicos com uma capacidade enorme, porém, ficam só na mesma e acabam caindo no underground.


    Abraço.

    Gan
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista
    concordo brother, mas não acho q seja por falta de pessoas pra tocar não, é por falta de visão das pessoas hoje em dia sobre a música

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    conehc

    o tocar axé em si não é o mal, menos mal ainda no carnaval, eu vejo que falta algo mais provocador com outros estilos, tem axé no repertorio da minha, mas a gente começa tocando com classicos de rock e pop

    o dj tem uma vantagem tb... ele gera muito menos gastos pro contratante...
    em alguns casos sim, mas pelo fator "modismo" o cara esquece de ver opções, em uma formatura com colação aqui perto contrataram um DJ com PA por 800,00 mais 200,00 para o "cara da voz" que ia ler a lista de alunos e uns textos lá do mais só levou umas luzes pra piscar, nesse valor aqui do lado de casa eu levava o meu trio que tambem tem uns trecos de iluminação e o DJ tocou praticamente 80% do perfil do repertorio que faço, só o final que foi mais batidão de funk, ai eu colocava CD
    sendo que eu fui lá antes fiz uma proposta e depois da formatura ainda zuei com o cara e comentei que tocava tudo aquilo e o cara achou que eu estava com conversa porque não se mais banda pra tocar isso (só aquelas de baile que cobram mais de 20.000

    Fastturtle
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    nem li ahshsahas

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    o dj tem uma vantagem tb... ele gera muito menos gastos pro contratante...

    Esse fator pesa muito!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tem uns que ou tão na guita ou tão na bronha, é individual mesmo. Banda é legal, grana rola legal em banda de baile, axé, pagode etc...para quem é roqueiro como eu o que vale é o tesão de tocar, não rola grana por que tem muita banda, e cheio de nego ruim pracarai.
    DJ é mole, som dos outros, original, "Que som se que que eu toque na sua festa, taqui o play list" power on, maq de fumaça, e pronto, 2 no máximo. fica barato e agrada todo mundo. Ms nunca vai ter a mesma emoção que música ao vivo.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista
    cara, eh modinha... mas uma coisa eu te falo... festas que sao pra ser "inesqueciveis" nunca dao certo se forem feitas com um dj... me lembro mto bem da minha formatura do ensino medio... teve uma banda... pqp... quero ver algum dj conseguir agitar a galera como aquela banda agitou... nao é a mesma coisa... um tipo de dj que eu dou muita moral é o performático... e os que programam direto no pc... como aquilo é dificil.. eu ja tentei brincar um pouco, nao consegui... os caras realmente tem a manha... mas pra poder pegar uma coleção de cds, colocar em um notbook, usar um programa que te dá 2 playlists simultaneas pra nao haver pausa entre musicas, ate eu viro dj... vendo meu pc, compro um notbook e vou fazer as baladas ai...

    ah, ultimamente uma coisa que eu tenho visto aki na minha cidade: os djs e bandas juntos... talvez seja um meio termo aceitavel... o problema é qdo o dj começa a tocar pancadao...

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Lembrando que existem DJ's extremamente bons, que não estão alí somente para apertar o play.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É verdade, repertório é bom gosto, tanto pra banda quanto pra DJ.
    Banda ao vivo é muito tesão, não tem nada que se compare, se quiser emoção de arrepiar é melhor som ao vivo. Agora tem que trabalhar pra carai, equipamento tem que ser de primeira, e de preferência com um bom PA. Pra arrepiar é tudo moderado, muito bem tocado, ms bota bem tocado nisso.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Guilherme.
    esses ai eu gosto e ate pago pra ver... drun'n'bass é mto legal... e nao é simplesmente apertar o play...

    jimmt vandrake
    cara, qdo eu nao entendia nada de musica (assim como 98% dos que assistem a maioria dos shows), eu achava mmmuuiiitttoooo doido um solo com uma fritaçãozinha basica podia ser 1234 nas casa mais altas da guitarra que eu ja tava achando o maximo...

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    conehc
    Pois é, uma vertente de música eletrônica que eu curto bastante é trip-hop, os caras tiram um som muito fera de uns aparelhos/misturas de aparelhos convencionais ou não, criatividade total. Mas não vou falar muito aqui pra não avacalhar o tópico :)

    dani_low
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sei la...
    esses djs q eu vejo n sao musicos, hj em dia eles pegam o laptop, escondem atras dos aparelhos, metem um fone gigante e ficam tomando espaço de bandas...
    outra coisa eh sobre esse lance de internet, axo q quanto mais a coisa fica acessivel, mais cai a qualidade e eh isso q rola com os musicos de web cam...

    Paul Young
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    e o pior eh q muitos deles n sabem tocar porra nenhuma, só tão la por hobby e fazer uma graninha e ainda pegam mulher pra kct, meu amigo ficou uns meses como DJ de festas, só escolhia a musica e tocava, é só saber o que tocar no lugar certo.

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    o mundo($) é de quem mete a cara, não tem jeito...

    Guilherme.
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista
    Você quem criou o tópico, opine sobre o que nós escrevemos...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Guilherme.
    Você quem criou o tópico, opine sobre o que nós escrevemos...
    ok

    o mundo($) é de quem mete a cara
    aqui que tá.... não existe DJ de web cam, eles não perdem horas no pc só pra montar um remix que vai mostrar só para os amigos dele da rua, quando alguem fala vou virar DJ, dá a intender que o dito cujo vai por a cara na noite, se escuto alguem hoje falar que vai aprender guitarra, a primeira imagem que me vem é dele tocando sentado na beira da cama

    uma coisa que sinto falta aqui no forum são tópicos sobre sonorização, (gostaria até que tivesse um fórum disso aqui) é dificil ver alguem trocando ideia de como montar um PA, onde liga o crossover, que efeito usar pra voz ao vivo... os que tem vão ter 5 posts

    toquei em um evento uns meses atras e o contratante chamou a minha banda e contratou um DJ também dizendo vou contratar um DJ também porque eu quero ver o povo todo animado no final
    resumo da historia: tocamos, paramos... o dj começou... e tivemos que voltar pelo motivo que o conehc e o jimmt vandrake comentou "não agita"

    mas como é tempo de vaca magra e não dá pra funcionar uma super banda faz uns esquemas alternativos: trio (guitarra, baixo e bateria sendo que um destes canta) o esquema meu era banda inteira virou teclado e vocal e sobrou a mesa de som pra mim, mas o proprosito continua


    Paul Young
    fazer uma graninha e ainda pegam mulher pra kct
    quem tinha fama de pegador antigamente era músico, DJ era visto como um nerd de bailinho de garagem

    é só saber o que tocar no lugar certo.
    aqui acho que tem um vacilo de algumas bandas, a gente se isola e esquece o que esta em volta e o que é interessante pra gente nem sempre é para o publico
    eu tinha uma outra banda que foi um parto abrir a cabeça dos caras pra colocar uma música do creedence (Have You Ever Seen the Rain) as desculpas deles: é muito simples, só tem três acordes ainda mais em DÓ, é velha, nem tem solo...., depois de muito custo tocamos e quase apanhamos porque não tinha outra, parecido também foi com a "sultan of swing"... do Dire Straits é velha, não toca mais... tocamos e tinha gente olhando pra mim perguntando se saia "Walk of Life"

    mas cada uma dessa é um axé a menos que precisa ter no repertório (com todo o respeito pra quem tem banda de axé) mas acho que a gente é vitima da propria cabeça dura nossa

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hoje os guitarristas ficam presos aos home studios pois perceberam que é mais facil conseguir um espaço gravando e colocando na net do que correndo atrás em bares, pois nos dois casos é de 1% a chance de retorno financeiro, então é melhor pro muleque se trancar no quarto gravar e tocar oque gosta do que tocar o que não gosta em bares para não ganhar nada, no fim acaba dando mais prazer.

    conehc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum Bluesman
    boa posição cara... vc falou a mais pura verdade... no quarto, tocando so aquilo que o cara quer, ele nunca vai ser rejeitado.. ele vai mostrar so pa aqueles que gostam do som dele ou postar em alguns lugares especificos freqentados por alguem que se encaixe com a identidade dele...

    ja no palco a coisa muda, se a plateia nao gosta, vai embora mesmo, nao tem jeito...

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum Bluesman
    É por aí, contudo quando se pensa em banda tem que esqueçer as vaidades e competências individuais de vocalistas, guitarristas, enfim todos os instrumentistas. O que é comum aqui no fórum é isolar musicos de musica, ou seja muitos guitarrista aqui são absolutamente solos, não tem bandas. muitos outros são aprendizes eufóricos e que ainda não montaram nenhuma banda e até esporadicamente fazem algumas participações, por isso não dá para levar muita coisa em conta.
    Acho que o fernando tecladistaquer dizer é isto, que tem muita fritação, vaidade, discussões sem sentido algum, fanatismo por certos musicos com absoluta ignorancia em relação ao conjunto que está envolvido na música. Muitos guitarristas são citados meramente pelo aspecto técnico como se fossem deuses. O pessoal esqueçe que a participação de outros musicos em um conjunto é o que possibilita a atuação de um ou outro do grupo, e que pode promover espaços para a evidência de alguns. Musica é coletividade, para quem ainda ta aprendendo a tocar, não vai entender isto, e se não aprender não vai tocar com ninguém. Não há espaço nem em banda de garagem para guitarristas aloprados com solos alucinados, cara faz uma vez só, imediatamente que o grupo perceber isto, o neguinho tá fora. Ms isto é vivência.
    Então este espaço é bem legal exatamente para isto, quem ainda tá numa fase de desenvolver-se no instrumento e compartilhar o aprendizado, esta no lugar certo, caso contrario não teria com quem compartilhar seu desenvolvimento. Tem muita gente boa por aqui, e tem uns malacabado, como em todo lugar.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    jimmt vandrake
    que tem muita fritação, vaidade, discussões sem sentido algum, fanatismo por certos musicos com absoluta ignorancia em relação ao conjunto que está envolvido na música.
    concordo

    Mas boa parte dos guitarristas daqui e de outros lugares da Internet não formam bandas por não acharem membros, e não por não quererem. É dificil achar gente que toca hoje em dia, o povo prefere ouvir música eletrônica do que música de verdade(é brincadeira =p) então o que resta para os guitarristas entre outros músicos é a internet.

    Vejo um baterista amigo meu, o cara tem umas 5 bandas, eu acho difícil montar uma, o mercado guitarristico tá muito concorrido, são muitos músicos pra poucas bandas, o jeito é tocar sozinho.

    Paul Young
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Paul Young
    · votar


    Atum Bluesman
    Mas boa parte dos guitarristas daqui e de outros lugares da Internet não formam bandas por não acharem membros, e não por não quererem. É dificil achar gente que toca hoje em dia

    Axo que tenho sorte, meu primo toca guitarra que nem eu e temos uns amigos que curtem bateria, baixo e vocal, to vendo se da pra gente começar a ensaiar logo nesse início de ano.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: jimmy vandrake
    · votar


    Atum Bluesman
    Putz levei um bom tempo para conseguir participar de bandas, mas a coisa só rolou mesmo quando começei a prestigiar as bandas da minha cidade, ir em shows trocar idéias e tal. Quando a galera percebeu que eu poderia ser um músico a agregar na banda começei a receber convites, hoje graças a Deus, ao relacionamento, ao respeito aos musicos e suas bandas, sou um cara muito respeitado neste ambiente, e não faltam propostas para tocar. Quando saio na noite pra dar um rolezinho básico, subo nuns 4 palcos antes de voltar para casa. É por aí.

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É a comunicação acabando com o musico. A mp3 é linda não?

    Eles perdem horas no mundo virtual, ou alguns sim: http://www.ocremix.org/ até porque as mp3 não surgem do vão.

    Não basta pensar, achar ou concluir... Isso tudo e nada é a mesma coisa. Falta atitude de parte dos músicos (coisas que para os DJ’s não falta, pelo jeito), e é só isso. Veja bem, não falta “mercado”, todo lugar tem no mínimo um barzinho para esse tipo de balada noturna.

    E como se não bastasse parte desse povo todo estudou musica a vida toda e mal sabe harmonia. (é o mau de varias outras profissões) não basta ser musica tem que se dedicar e estudar.

    enquanto isso a pequena banda (desconhecida, que faz cover de pop-rock) do meu amigo ganha muito bem tocando a noite.

    tsc tsc tsc



    é como falei, não basta perceber...

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    quando utilizei do termo comunicação me referia a meios de comunicação.
    irei me poupar de citar exemplos. :)

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    kosmo
    ganha muito bem tocando a noite.
    Aham...

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum Bluesman
    kosmo
    ganha muito bem tocando a noite.
    Aham...


    quantas vezes você (a banda) ganhou cinco mil para tocar em festas de fim de ano? ele vem fazendo isso a quatro anos seguido.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    kosmo
    Nunca, por isso duvido\o\ hauhauahuahau Tenho vários conhecidos que tem banda de casamento que ralam pra ganhar uma grana, muito raramente entra uma festa com essa grana que você falou, no geral eles tem que tr outros empregos.

    kosmo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum Bluesman
    de fato ele não vive disso. ele ganha isso mais em festa de fim de ano. :P
    mas ganha bem para os showzim noturno. não da de viver só disto mais compra um equipamento legal e ou junta um dinheiro para um carrinho enfim...

    mas não vamos desvia o rumo do topico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a filosofando sobre músicos, fritadores de web cam, estudio, repertório e DJ