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Quais as notas dum acorde diminuto?

Autor Mensagem
Overdoser
Veterano
# set/03


os acordes diminutos têm a setima ou nao?

tipo:
C Eb G# Bb
C Eb G#

e outra:



C7
e---0-----E----------------------------------------------
B---1-----C----------------------------------------------
G---3-----Bb----------------------------------------------
D---2-----E----------------------------------------------
A---3-----C----------------------------------------------
E------------------------------------------------------

cade o sol?

C7 nao é C E G Bb ???



nukebass
Veterano
# set/03
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Acordes diminutos têm a sétima diminuta.
Acordes meio-diminutos têm a sétima menor.

Acordes meio-diminutos são conhecidos também por 7m(5b) ---> menor sete c/ quinta-bemol

Overdoser
Veterano
# set/03
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ae... valeu

(nao entendi nada)

nukebass
Veterano
# set/03
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Overdoser
Esqueçi de dizer... na Harmonia muitas vezes exclui-se a quinta do acorde sem causar problemas...
Vc NUNCA deve excluir a terça e/ou a tônica!

nukebass
Veterano
# set/03
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O q vc naum entendeu?

Sétima-diminuta = Sexta-maior
7º = 6M

nukebass
Veterano
# set/03
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Overdoser:
os acordes diminutos têm a setima ou nao?

tipo:
C Eb G# Bb
C Eb G#


C Eb G# Bb = Cm7(5b)
no caso temos a tríade diminuta com a sétima menor

C Eb G# Bbb = Cº
no caso temos a tríade diminuta com a sétima diminuta

jrcintra
Veterano
# set/03
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no campo harmonico modal pelo q eu saiba "nao existem" setimas menores , porisso dizemos SETIMA nos refirindo as "setimas menores" que eh diferente no caso das sextas e compania , q dizemos SEXTAS nos refirindo as SEXTAS MAIORES
POrisso no caso do setimo grau do campo harmonico(locrio) qdo fazemos um acorde/arpejo , dizemos q ele eh um arpejo/acorde diminuto(3a e 5a bemois) mas qdo usamos a setima dizemos q ele eh um acorde/arpejo MEIO DIMINUTO , pelo fato de nao existirem "SETIMAS MENORES" nesse campo harmonico.
Tipo , DIMINUTO vem da palavra diminuido , pro acorde ser intero diminuto , ele deve ter todas as notas tocadas diminuidas(menores) c o acorde for MEIO DIMINUTO , eh q algum intervalo nele nao eh menor no caso do exemplo dado , a setima

jrcintra
Veterano
# set/03
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em outro campo harmonico onde exista a setima menor , c vc tocah o acorde com a kinta bemol , a terca bemol e a setima bemol , ele eh um acorde DIMINUTO
no campo harmonico modal , vc toca a kinta bemol a terca bemol e a setima , ele entao eh um acorde MEIO DIMINUTO(pelo fato de nao terem setimas menores no campo harmonico modal)
como o nukebass disse , esse negocio de setima menor eh mto relativo , "Sétima-diminuta = Sexta-maior
7º = 6M"
mais pra tu intende axo q assim fica mais facil

Overdoser
Veterano
# set/03
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massa, isso sempre me encucou

jrcintra
Veterano
# set/03
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setima menor = setima
no caso vc ta kerendo axah a setima diminuto , em alguns casos , nos intervalos , pode ateh incaxah a sexta maior com a setima diminuto

eh mo complicado essa porra

nukebass
Veterano
# set/03
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jrcintra: no campo harmonico modal pelo q eu saiba "nao existem" setimas menores , porisso dizemos SETIMA nos refirindo as "setimas menores"

Hmmm... não é errado dizer sétima menor(7m).

POrisso no caso do setimo grau do campo harmonico(locrio) qdo fazemos um acorde/arpejo , dizemos q ele eh um arpejo/acorde diminuto(3a e 5a bemois) mas qdo usamos a setima dizemos q ele eh um acorde/arpejo MEIO DIMINUTO , pelo fato de nao existirem "SETIMAS MENORES" nesse campo harmonico.

Se vc tocar apenas T-3b-5b vc terá apenas uma tríade diminuta... não um acorde diminuto. Para obter um acorde diminuto(ou meio-diminuto) vc tem que formar uma tétrade.

...pro acorde ser intero diminuto , ele deve ter todas as notas tocadas diminuidas(menores)

Hmmm... não é vem assim. Veja só, a melhor definição seria dizer que um acorde diminuto é uma tétrade onde só há intervalos de terças menores, ou seja: T-3b-5b-7bb.

...c o acorde for MEIO DIMINUTO , eh q algum intervalo nele nao eh menor no caso do exemplo dado , a setima

Nesse caso eu prefiro pensar num acorde 7m(5b)
Essa nomenclatura(meio-diminuto) é coisa de brasileiro(preguiçoso)
O mais certo e usual é:
Cm7(5b) = Dó menor c/ sétima e quinta diminuta.
Detalhe: esse acorde só apareçe em campos harmônicos maiores.

em outro campo harmonico onde exista a setima menor , c vc tocah o acorde com a kinta bemol , a terca bemol e a setima bemol , ele eh um acorde DIMINUTO

Cara, sétima bemol não é diminuta... a diminuta é 7bb(sétima dobrado-bemol)...

Libu
Veterano
# set/03
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Overdoser
nao entendi nada)

uahauhauhauhau

Eu ia tentar explicar, mas já fizeram praticamente uma apostila aqui pra você.....:)

tommy_iommi
Veterano
# set/03
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sao formados por:
tonica
3 menor
5 menor
7 menor

Mr Clapton
Veterano
# set/05
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Acordes Diminutos: T - 3m - 5b - 7°

Acordes Meio-Diminutos: T - 3m - 5b - 7m

Não tem mistério... o acorde meio diminuto aparece no sétimo grau dos campos harmônicos maiores, quando se fala em TÉTRADES (quatro notas)... e são representados por uma º riscada... que eu não sei por aki... hehe

El_Cabong
Veterano
# set/05
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Acorde sétimo diminuto é só pegar um "acorde maior sétimo" e diminuir meio tom em tudo (menos na tônica)

exemplo: Dó maior sétimo
C, E, G, A#

Dó sétimo diminuto
C, D#, F#, A

Obs: como a sétima já é dimnuida de meio tom no acorde sétimo, ela agora passa a ser diminuida de 1 tom.

o acorde (C, D#, F#, A#) é o acorde Dó menor sétimo com quinta diminuida.

aty
Veterano
# abr/08
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Acordes diminutos têm a sétima diminuta.
Acordes meio-diminutos têm a sétima menor.


O que me confunde muito é saber a diferença dos termos menor e diminuto::

exemplo: acorde meio-diminuto, é formado por uma
tríade diminuta ( T, 3m, 5d ) e por uma sétima menor.= T 3m 5d 7m..........
Se :
T 3m 5d 7m = T 3b 5b e 7b
porque no 3 e 7 chamamos o bemol de menor, e na quinta de "diminuta"????????

TG Aoshi
Veterano
# abr/08 · Editado por: TG Aoshi
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aty
Vamos ver se esse pseudo-diagrama te ajuda em algo:

Os intervalos de 2ª, 3ª, 6ª e 7ª são nomeados assim:

Xª diminuta --s.t.-- Xª menor --s.t.-- Xª maior --s.t.-- Xª aumentada

Os de 4ª e 5ª:

Xª diminuta --s.t.-- Xª justa --s.t.-- Xª aumentada

P.S.: s.t. = semi-tom
----

Bom se o que eu coloquei acima não era bem a sua dúvida, quanto as abreviações, é bom vc ter em mente que elas surgiram (creio eu) mais com um intuito prático do que teórico: não tem um padrão correto de uso, e, portanto, em diferentes lugares são utilizadas diferentes abreviações. Apesar de ser bem lógico, não é muito bom que vc leia esse "7b" (mais ou menos) como "sétima com bemol".

superguitarrista
Veterano
# abr/08
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AS NOTAS DE UM ACORDE DIMINUTO SÃO 1º+3º+5º+7º
SENDO QUE NA 3º VC DIMINUI MEIO TOM E NA 5º E NA 7º VC DIMINUI UM TOM
ACORDES MEIO DIMINUTO
POSSUI 1º+3º+5º+7º
SENDO QUE NA 3º E NA 5º VC DIMINUI MEIO TOM E NA 7º UM TOM
É ISSO

aty
Veterano
# abr/08
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Bom se o que eu coloquei acima não era bem a sua dúvida, quanto as abreviações, é bom vc ter em mente que elas surgiram (creio eu) mais com um intuito prático do que teórico: não tem um padrão correto de uso, e, portanto, em diferentes lugares são utilizadas diferentes abreviações. Apesar de ser bem lógico, não é muito bom que vc leia esse "7b" (mais ou menos) como "sétima com bemol".



A minha maior duvida, é pq 2 termos Diferentes, que significam (se eu não estiver enganada) Bemol...."diminuta" e "menor"......

Rodrigo_Iron
Veterano
# abr/08 · Editado por: Rodrigo_Iron
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aty
A minha maior duvida, é pq 2 termos Diferentes, que significam (se eu não estiver enganada) Bemol...."diminuta" e "menor"......


Menor e Diminuta são coisas diferentes, se pegarmos por exemplo o intervalo de Dó para um La é uma 6ªmaior, se diminuirmos meio tom do La para Lá Bemol teremos um intervalo de 6ªMenor(Dó-Lab), agora se diminuirmos mais meio tom do La Bemol (para La dobrado bemol) teremos uma sexta diminuta(Dó-Labb)
---------------------------------------------------------------------- -----
E quando lemos C7b com o nome de "Dó com sétima bemol" está errado, pois não existe o intervalo de sétima "bemol"... esse "b" colocado do lado do acorde é mais uma convenção na escrita apenas, para representar o "menor".

Tomasi
Veterano
# nov/09
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muito bem explicado...

Bø = Bm7(5b) = B D F A --> T 3m 5m 7b

B° = Bm7b(5b) = B D F G# --> T 3m 5m 6 (7bb)

a única e total diferença entre o meio-diminuto e o diminuto é a sétima (menor) que cai meio tom e passa a ser uma sexta

e o mais interessante de tudo (acho que ja foi postado aqui no fórum):

os acordes diminutos sempre são formados de três em três semitons

basta pegar a escala completa, escolher a tônica e montar o acorde

C C# D D# E F F# G G# A A# B C C# D D# E

por exemplo, quero montar Dº...

pego D (T) + 1 tom e meio - F > + 1 tom e meio - G# > + 1 tom e meio - B

pronto Dº = D F G# B

Piano ON GRACE
Veterano
# dez/10
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O acorde diminuto (não confundir com meio diminuto)
segue:

Fundamental, 3ªmenor, 5ªbemol, 7ª dobrado bemol (6ª).

Cº --- Eb --- Gb --- B bb (A)

Dº --- F ---- Ab ---- Cb (B)

Eº --- G ---- Bb ---- Db

Fº --- Ab -- Cb (B) -- E bb (D)

Gº --- Bb -- Db ---- Fb (E)

Aº --- C ---- Eb ---- Gb

Bº --- D --- F --- Ab

Jerry C
Veterano
# jan/11
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Overdoser

Quais as notas dum acorde diminuto?


Cara muito simples: A FORMAÇÃO DO ACORDE DIMINUTO, É A SEGUINTE: T 3b 5º (RESPECTIVAMENTE , TÔNICA , TERÇA MAIOR E QUINTA DIMINUTA)

exemplo: C Eb Gb

ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO!

De Ros
Prêmio FCC 2009
# jan/11
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Jerry C

"ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO!"

Foi tu que pediu...

Sim, você está errado ao responder a uma pergunta feita 9 anos atrás e já respondida e debatida ao longo dos anos...


Uhauhauhauhauhauha!!!!

Desculpa, não resisti...

Jerry C
Veterano
# jan/11
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SÓ QUERIA DEIXAR MEU RECADO

De Ros
Prêmio FCC 2009
# jan/11
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Jerry C

E eu só queria fazer uma piada, hehehe!

Mas só para não deixar passar em branco, tu deu a formação da triade diminuta. O acorde diminuto tem a sétima diminuta, além das notas que tu falou.

Abração e espero que não leve a mal a piada...

Jerry C
Veterano
# jan/11
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De Ros

BLZ CARA, VLW AE PELA CORREÇÃO.... MAS EU RESPONDER A UM TÓPICO DE 9 ANOS ATRÁZ FOI BOA EIN?? HAHAH . NEM ME LIGUEI NISSO..

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