Alguém já tentou viver da música na Europa? O q acham disso?

Autor Mensagem
guxtavo
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

vo dividir suas duvidas por topicos..

*preconceito:
o preconceito la realmente é mto "pequeno" por la ser uma cidade com pessoas de todos os cantos imagenaveis da terra...pra viver vc até consegue viver de boa se vc tiver QI (quem indica), fora isso vc ja corre um risco grande de passar aperto mto grande la...Mas não se esqueça que com oque vc quer mecher la é uma coisa cultural (musica), e o pensamento da maioria dos ingleses (do underground ou do mainstream) é de que "um cara do 3º mundo vem aqui insina a gente a fazer musica?"
saco a jogada? o preconceito é indireto...não é pelo que vc é...sim da onde vc vem...apesar de o brasil ter uma aceitação mto boa em mtos dos países da europa (incluindo a inglaterra).

*vida:
vc não vai saí ganhando dinheiro facil com musica ou com qlqr outra coisa na europa, o custo de vida la é alto....vc faz trabalhinhos bestas como garçon, cozinheiro....e ganha uma grana "grande"...mas la tb tudo é mto caro (independente de vc ganhar em EURO ou em LIBRA), vc tem que ter uma base mto boa pra chega la e cunsiguir se firmar la, pq vc não ganha dinheiro com banda, mto raramente vc só consegue não pagar o insaio, umas bebidinhas antes de tocar... mas só...bandas para sair do underground na europa demoro +- uns 15 anos de trabalho continuo (ex: Iron Maiden demoraram 16 anos +- pra aparecer)...então é mto complicado

*concorrencia:
não pense que vc é o priemiro farasteiro a tentar musica na inglaterra (pois como vc mesmo disse é o país +cosmopolita do mundo)
portanto tem mta gente de tudo qto é buraco dessse planeta por la tentando musica...e principalmente rock e derivados (uma breve compração: no brasil é dificil aparecer por falta de espaço, na europa é dificil de aparecer pela concorrencia)...e claro entre um brasileiro e um ingles concorrendo a uma vaga [digamos] pra um festival...quem vc axa que eles vão escolher? o ingles, a não ser que vc/sua banda SEJAM MTO FOOOOODAS ai eles podem cogitar a possibilidade de colocar vc...

(eu não consiguir separar bem as paradas nos topicos mais ja deu pra ter uma noção do qto é dificil)

eu sinceramente se fosse vc não iria agora...juntaria um poco mais de grana pelo menos pra garantir um mês la (no minimo a baze de pão e agua)...

blz? qlqr duvida fala ae

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


guxtavo

Blz cara! Gostei muito do que vc escreveu.
Essa párada do preconceito indireto, tem em todo lugar do mundo! Sei bem o que vc quis dizer, e sei lidar com isso se for o caso.

Já a questão de se manter lá, eu realmente já pesquisei muito e é como vc diz mesmo, é tudo muito caro, e é um dos lugares mais dificeis da Europa pra se manter.
Da mesma maneira que eu estava indo pra Itália, descobri que até lá tem bastante gente indo tentar a vida na música, e com o sonho de ir pra Londres depois.

Eu tinha dito no começo do tópico, e vou lhe perguntar... Qual vc acha que é o caminho? Coisas do tipo, gravar um cd aqui e levar, ou economizar e começar do zero lá?... ir sozinho e tentar arrumar banda lá?... ou tentar montar banda aqui?... Coisas desse tipo, decidido em tentar alguma coisa, qual seria a maneira mais inteligente na sua opinião?! Para evitar as loucuras!

guxtavo
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

Vi la no começo do topico que sua praia é o rock!
cara...ja pesnei seriamente em tudo que vc es perguntou e agora está perguntando pros outros (no caso, eu)...

esse negócio de caminho cara...varia mto de pessoa pra pessoa...
mas pelo que vi no seu caso, creio que o melhor seja ficar no brasil por enquanto porque ai vc monta uma banda top, junta um capital maior, compõe agora e vai aprimorando com o tempo (seja em ingles ou portugues) e vai com a demo pronta pra la...(underground nenhum da valor pra covers)...pq qlqr um sabe que rock no brasil é quese que morto...ou seja pra passar perto de fazer sucesso tem que sair do pais (ex: shaaman, angra, sepultura, até mesmo essa bosta de charlie brown)... isso é o que eu acho...se vc for "fazer uma viagem, tem de ir com a mala pronta" saco?

e claro...sempre crie jogadinhas de marketing como fazer uns posters "falsos" falando de sua banda como a banda fodona...

propaganda é a alma do negócio...

mas pra começar tenta fazer igual um primo meu fez conseguindo mini-patrocinios...ta mias pra uma troca de favores...eles (a banda) compra TUDO na loja de intrumentos que eles fecharam o acordo, e a loja ajuda eles com a divulgação...a cada pessoa que compra alguma coisa la ganha uma demo da banda deles...


creio q seja isso ai...


um metodo interessante e mias barato de fazer uma demo é vc fazer assim...vc fala com o cara do studio que vc insaia (tem q ser studio de gravação) e grava o insaio (sem metronomo, sem instrumento individual como numa gravação de demo padrão, ele grava o insaio, depois ele remixa o insaio deixando a gravação limpa, nítida, e pode até corrigir alguns errinhos bestas como uma microfonia no lugar errado e talz...

minha banda vai fazer isso ano que vem...estamos em processo de desenvolvimento de musica....

mas o acorda tá fechado...é assim
2hs = 140 reais
1h insaia qtas musicas der
+1h toca o que vcs insaiaram (essa é a hora, errou perdeu) e vai ser gravado nessa segunda hora....

ou seja da umas 5 musicas por 140 reais
e se vc fizesse uma demo séria saiaria uns 120 por musica
ai ja eh 600 reais

claro q uma demo séria é bem superior q essa do insaio...mas pra uma demo ja serve...

;D

ou tb vc pode manda suas musicas pra uma gravador underground como a obarecords (acho q é isso) que ja ajuda a divulgar sua banda...

são mtas as maneiras...o problema q nossa mente mtas vezes é mto fechada...As melhores decisões da minha vida, fiz bebado!!! xDDDDDD

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


Heheheh... valeu cara por dar sua opinião, ajuda a refletir.

PS: Vou ver se bebo mais! hahwahawhawh...

Abraço.

guxtavo
Veterano
# dez/06
· votar


Guitarrist

ausuAShAUShUAshauhuashS

é o jeot uai!!!

xD

abração ae brow...e boa sorte

fernando tecladista
Veterano
# dez/06
· votar


Alguém já tentou viver da música na Europa? O q acham disso?

as historias que ouvi até hoje só foi de gente que tocou na porta do metrô com o case aberto pra pegar uns trocados que o povo jogava

Guitarrist
Veterano
# dez/06
· votar


fernando tecladista

Rapaz, num sei se é pra rir, ou pra chorar... caraca!

MasterSample
Veterano
# fev/07
· votar


Jovens,

Gostaria de comentar meio que atrazado, pois tráta-se de um assunto muito interessante a todos.

"Moro em Portugal desde 2000, vim como convidado de um quarteto de bossa-nova para uma breve temporada de 4 meses e, actuar 6 dias semanais. Nosso "contratante" providenciou hospedagem e alimentação completa para nós, além de nos oferecer algum crédito para compra de equipamentos, pois o mesmo tem uma loja de instrumentos musicais, tem um estudio (parado) e, acima de tudo, alguma influencia em toda região".

Creio eu que ao lerem o texto acima, o leitor criará várias expectativas em torno desse texto isto porque o pessoal poderá achar que "essa é a proposta" quando não verdade não passa de mais uma no meio de tantas.

Vamos nos concentrar um pouco no estilo.

Bossa nova
- em muitas cabeças (inclusive na minha) haviam muitas falsas referencias sobre "o que toca de Brasil na Europa". Ficamos convencidos que os nossos melhores compositores tinham sucesso garantido fora do Brasil do que dentro dele e, que o brega brasileiro na Europa não funcionava. Aí a coisa muda de figura...é totalmente o oposto !

Em Portugal, há de se ter um certo cuidado ao informar aquilo que se faz, pois do contrário vai ser mesmo terrível.

Por ex:

Restaurante Fulano de tal:
apresenta
MUSICA BRASILEIRA

Amigos, esse tipo de informação ja causou muitos constrangimentos e desgastes porque a referencia que se tem de musica brasileira aqui só se resume a Calypsos, Forrós & Axés.

Não há concentração de simpatizantes da boa musica, não há movimentos de resgate musicultural, nem muito menos incentivo por partes do governo como acontecem aí no nosso Brasil. É triste...mas a "elite dominante" daqui não acha que precise disso e mais, a prioridade nunca é nossa !

Nas regiões autónomas (ilhas) a coisa é pior ainda, pois ainda vivem com uma mentalidade que não acompanha a renovação das coisas, enfim...

Viver de música aqui é tão complicado como em qualquer outro lugar, com o agravante de sermos "estrangeiros" e, que em muitas das vezes não conseguimos preencher alguns requisitos essenciais para nos mantermos dentro da nossa actividade.

O papo vai continuar....

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


MasterSample
Poxa só hoje que vi que vc tinha postado essa mensagem.

Eu já tinha observado ainda hoje, num outro tópico, que a questão de qualidade musical andar pra trás, é um fenômeno mundial, e não apenas brasileiro.
Enxergo a musica no ambito mundial da mesma maneira, a porcaria impera, mas tem sempre um publico para boa musica, ou para qualquer estilo, principalmente as inovações (que anda faltando).

A diferença que eu queria saber, é que, aqui no Brasil se vc for metaleiro ou rockeiro que canta em ingles, vai passar fome. Não importa o quão bom seja vc e a banda, não vai ganhar dinheiro, olhe lá se não paga pra tocar!!!
Já nos EUA, ouço muito que uma boa banda, pode viver dignamente tocando, tem público pra tudo! (ouço dizer, nunca fui pra lá)... e que mesmo que vc não esteja na mídia, não seja famoso, tem sempre consumidores de shows e dos seus cds demos... o que me parece bastante real, já que a renda do povo de lá é muito maior, e permite acesso aos mais variados meios de entretenimento.

Na Europa não tenho a mínimia idéia... mas pelo menos na Inglaterra, ainda ouvimos falar de bandas como Oasis, Muse, Keane, U2 (essa no mundo todo), Radiohead e tantas outras... já no Brasil...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém já tentou viver da música na Europa? O q acham disso?