Quem viu o novo Dvd do " Os Mutantes"?

    Autor Mensagem
    Pinguim Grosskopf
    Veterano
    # dez/06


    ta bom d+
    escolher a zélia pro vocal foi muito bom...
    nossa e aquela back vocal cantando technicolor... pqp..
    Perfeito,Perfeito...
    quem n viu.. está perdendo

    Phantom Of Death
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    to perdendo essa =[ q merda

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cazzo!!! verei, certeza!!

    Dogs2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    poxa, to curioso agora
    vou ver

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Só estou esperando uma amiga minha trazer para o Japão. Quanto à back vocal, é a Esmerya, que já acompanha o Sérgio há um bom tempo. Sou fã dessa guria!

    Pinguim Grosskopf
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sou fã dessa guria!
    agora tmb sou =D

    Bog
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ressucitando o tópico...

    Depois de meses, uma pessoa me trouxe o tal do DVD. Sim, é muito bom. Mas vamos às minhas opiniões.

    Antes de tudo, tenho que admitir que eu acho Mutantes FODA MUITO FODA. Só não curto muito os 2 discos sem o Arnaldo, mas o A e o Z é muito bom. Gosto dos trabalhos solo do Arnaldo, inclusive na época da Patrulha do Espaço. Não gosto muido dos discos solo do Sérgio. A Rita Lee... bom, ela fez uma meia dúzia de músicas boas nesses 30 e tantos anos.

    Quanto ao show: sem querer entrar no mérito da questão "com Rita ou sem Rita", tenho que admitir que a Zélia está ótima no papel a que foi designada. A Esmerya canta - e muito - em partes onde o vocal é muito agudo para a Zélia. Os outros músicos de apoio também são competentes. O baixista me pareceu melhor que o Liminha e o Arnaldo (que tocava baixo no começo da banda).

    Como não toco bateria, não sei avaliar a performance do Dinho. Mas sei que ele é muito mais "paradão" que a maioria dos bateristas que eu vejo por aí. Não fica fazendo caretas. Ele toca como se aquilo fosse a coisa mais fácil do mundo. Se é porque os arranjos são fáceis mesmo ou se é porque ele é bom, não sei.

    O Arnaldo é aquela coisa... Os fãs babam ovo e rasgam seda para ele, "é um gênio" e isso e aquilo. Mas o fato é que o acidente (ou tentativa de suicídio, segundo algumas versões) deixou sim suas marcas. Ponto final. É bem fácil de notar que ele encara tudo com um esforço tremendo, se concentra, tenta não errar. Ele não toca mais o tanto que tocava, e a câmera dificilmente coloca suas mãos em primeiro plano. A traqueostomia também alterou a sua voz, e por vezes ele desafina. Mesmo com o som corrigido (leia mais abaixo). Mas é visível a alegria dele - e eu confirmei isso com uma pessoa que conhece o Arnaldo. Do ponto de vista pessoal, só de ele estar por aí, tocando de novo, é uma grande vitória. Do ponto de vista totalmente neutro, ele não é mais um músico dos melhores. Ele não está ali por sua habilidade e técnica. Não está ali porque é necessário. Está ali porque PODE estar ali. É um ícone, um símbolo. Sua presença faz muito mais sentido para quem conhece a banda e a história. Um espectador desavisado pensaria que ele é um dos músicos de apoio.

    Agora, os mesmos anos que o Arnaldo usou para recuperar uma fração do que era serviram para deixar o Sérgio FODA MUITO FODA. É incrível como a voz dele se manteve a mesma, apesar da idade (a Rita Lee jamais poderia dizer o mesmo). E os anos progressivos deixaram suas marcas. Os arranjos com a guitarra e o violão estão mais elaborados. Os solos estão mais enfeitados. Além do mais, nota-se facilmente que ele é o frontman da banda agora, papel que antigamente era dividido entre a Rita e o Arnaldo. O irmãozinho que tocava guitarra virou o chefe da banda. Ver ele com aquela guitarra obcena, imensa, com 428 botões e knobs, é realmente curioso.

    A produção (do próprio Sérgio Dias) é esmerada. Eu tinha uma gravação bootleg do show, e notei como os arranjos saltam aos ouvidos no som do DVD. Aí vem um pequeno probleminha... Comparando a gravação bootleg com o DVD, fica claro que a voz do Arnaldo foi muito provavelmente manipulada. Algumas desafinadas que doíam no ouvido no bootleg simplesmente não existem no DVD. Além disso, a voz dele foi mixada bem baixa, se perdendo por trás dos outros vocais. Bom... paciência.

    Os extras não são nada demais. Umas gravações de ensaios e um documentário super-ultra-hiper rasga-seda. O Sérgio não para: a Zélia é foda, o Arnaldo é foda, o Dinho é o mais foda do mundo. Tá bom, ele gosta dos seus companheiros, mas será que é para tanto?

    Concluindo: é um caça-níqueis? Talvez. A banda "mudou demais para ser chamada de Mutantes"? Talvez. A Rita e o Liminha fazem falta? Talvez. Mas é um trabalho honesto, feito com capricho, com um repertório destruidor, executado com competência e com uma alegria visível nos rostos daqueles em cima do palco. Pode até ser que sejam só uns "velhinhos juntando dinheiro para pagar o geriatra", como disse a Rita. Mas esses velhinhos merecem cada centavo. Melhor do que esperar eles morrerem no ostracismo para depois elevá-los à condição de mito. Raul Seixas que o diga.

    old steel
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Sera que a grana deu para pagar o geriatra???

    Bog
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    old steel

    Se ainda não deu, espero que venha a dar. Por que diabos eles não poderiam ser recompensados pelo trabalho que fizeram, pela obra que deixaram?

    Mega
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Já vi! Mas o vocal da Zélia... =\
    Apesar de Rita Lee ser uma buesta (Mutantes bom é o que gravou "O A e o Z", sem Rita, uma maravilha!!!!) :D

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Se ainda não deu, espero que venha a dar. Por que diabos eles não poderiam ser recompensados pelo trabalho que fizeram, pela obra que deixaram?
    claro que podem, mas pelo menos uma parte da grana vai pro geriatra hahahahahahahah

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Bog
    muito bom, gostei!
    acho muito bom o dvd tambem, cada vez que eu vejo dá vontade de aprender a tocar guitarra de verdade.

    só me irrita um pouco a prepotencia do sergio, que nitidamente virou o chefe...
    mas tudo bem, os mutantes ja viraram os progressivos de novo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem viu o novo Dvd do " Os Mutantes"?