Dicas pra compor músicas

    Autor Mensagem
    Akira TGC
    Veterano
    # nov/06


    Usando a busca achei alguns topicos parecidos, mas na hora de responder a galera zuou.. entao criei esse aki ^,^x

    Bem, keria compor uma música, já tenho a letra e o ritmo mais ou menos em mente, como transformar em musica agora ? Alguma dica ?
    Não sei ler partitura nao, mas toco por cifras, a banda tem batera, 2 guitarras, teclado, baixo e voz...
    alguma dica, ideia ou sugestão ?

    LuizJu88
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: LuizJu88
    · votar


    Akira TGC
    Chega pra toda a banda, apresenta a ideia(ritmo e letra)..depois eh hora de cada um ver o que pode fazer em cima disso, hora de trabalhar e funcionar como uma banda mesmo...a medida q as ideias forem surgindo va tocando todo mundo junto...aos poucos nasce a musica...

    Agora se vc quiser saber como encaixar acordes da um estudada em campos harmonicos...harmonização...essas coisas todas

    PS: EU particularmente gosto de começar pelas linhas de batera e de baixo...depois componho a guitarra base e a solo

    Akira TGC
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LuizJu88
    Bem a primeira parte do q vc disse agente jah ta fazedo, geral da banda jah esta pensando e jah temos em mente o q pretendemos chegar, a dificuldade esta justamente em encaixar os acordes, as notas!
    Vou dar uma peskisada e uma estudada em campos harmonicos entao =))) Obrigado!

    Abs

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Akira TGC

    Grave a melodia dela num gravador (fita k7 mesmo).

    Toque junto.

    Akira TGC
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Bem, eu tentei mais ou menos isso, mas gravei no PC mesm rs
    Mas ta muito seco, sei lah... agente pego 4 acordes, E, D e eles fazem a melodia em alguns versos, e G, A em outros versos, essa seria a base da musica, o guitarrista dando uma d emega virtuoso (axo q eh mal de guitarrista euieuieh) fez uns solos lah cheios de sacanagem HAuhauhA ateh q fiko manero, soh q keria algumas dicas pra saber como fazer uma melodia legal nos versos da musica.

    erickx
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Upando, aqui:
    é possivel eu fazer uma musica com MUITO poucas,ou nenhuma rima?
    Pois minha ideia é fazer tipo uma redaçao e por um ritmo e tal, outra coisa:
    como faço para achar sobre oque escrever??????

    erickx
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    UP |o/

    erickx
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Up2 \o/

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erickx
    fazer letra eh uma coisa ,fazer musica eh outra. e sim voce pode fazer letra como bem entender ,contanto que cante de forma que encaixe . pense na voz como um instrumento como qualquer outro ,que tem encaixarna musica harmonica,melodica e ritimicamente.

    erickx
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    eu to pensando em fazer a letra depois a melodia, pois se eu fizer o contrário é phoda pois vou ter que pensar na letra de uma maneira mais fechada.

    como saber meu caminho?saber oque eu quero falar?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    erickx
    primeiro , a ordem voce vai de acordo com oque eh mais facil pra voce .
    mas eh muito mais importante que a musica seja boa doque que a letra seja boa .a não ser que voce seja um cazuza da vida ,mas nesse caso vc nao quer tocar musica , vc quer escrever poesia com musica de fundo.

    patudodi
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    olha cara, eh muito mais facil compor letra, pra mim pelo menos, em meia hora eu tenho uma musica inteira pronta, mas ai na hora de colocar a melodia eu to frito, soh encaixam uns power chords e canto tudo correndo, fica sem graça, eu to na empreitada de começar pela melodia, eh mais dicil mas ao menos fica legal

    gabrielSV
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara pra compor melodia de uma musica...
    Vc tem q usar o sentimento da letra da musica e encaixar com o acorde...
    Alguns exemplos: G:Alegre
    F#m:Escuro,Obscuro
    D:animaçao
    E:dramatico
    e assim por diante

    Jaguaruna
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom, sempre achei que composição (falo do método utilizado, instrumentalmente falando) é uma coisa extremamente pessoal, mas digo isso porque depende do background musical que cada um tem. Vendo o pessoal que trabalha com progressões de acordes fico ainda meio por fora, porque trabalho muito com melodias e riffs e, como toco guitarra e teclado (não sou pianista), muitas das minhas músicas saem muito nesse padrão.

    Como explicar... pego um riff que acho interessante na guitarra e tento criar uma melodia (ainda na guitarra) e, depois, harmonizo no teclado para criar um chord melody (que, na minha opinião, fica muito loko). Enquanto isso, já imagino um baixo "dançando" junto com essas melodias... É complexo, mas o resultado é excelente.

    gabrielSV
    Cara pra compor melodia de uma musica...
    Vc tem q usar o sentimento da letra da musica e encaixar com o acorde...
    Alguns exemplos: G:Alegre
    F#m:Escuro,Obscuro
    D:animaçao
    E:dramatico
    e assim por diante


    Brother, eu faço um troço bem parecido, mas com os modos de cada escala (não me fixo muito com uma tonalidade específica).
    Para tu ver que é bem parecido mesmo:
    modo frígio: obscuro
    modo mixolídio: alegre
    modo jônio: para uma vibe mais tranquila
    modo lídio: épico
    etc, etc...

    gabrielSV
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Jaguaruna
    legal vei vc usa os modos gregos!!!
    mto bom trabalhar com eles da certim!!!
    tipo os acordes q citei tem quse a msm expressao dos modos:
    por exemplo:Mixolidio(campo harmonico com a nota central em Sol)
    Alegre como vc msm diz...
    eh so pegar a nota central (Dorico:Ré) e seu acorde vai ter a expressao desse modo(explicando bem por cima)

    Gi do Surf
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    BOM QUE QUERO SABER SE ALGUEM SABE DE ALGUM LIVRO QUE TENHA TÉCNICAS EPECÍFICAS DE COMO COMPOR MÚSICAS?
    SE ALGUEM SOUBER DE ALGUM PODEM ME FALAR
    GRATA GIOVANNA.

    d joe hard
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Bem,esse assunto é muito vasto,e...tpw assim,não vai ter nenhum manual que vai "compor pra vc",até pq graças a deus a música ainda é uma coisa q vem da alma,então minha dica é que você pesquise na net mesmo as teorias básicas de composição,como formação de escala,de acordes e etc,aí vc aprende a improvisar e vai passando pra teorias mais avançadas,livros de teoria musical são vendidos aos montes nas livrarias e bancas de jornais,compre um do seu instrumento,ou de teoria musical geral(mas esses podem ser mais complexos)

    -Dan
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Eu nunca pensei em como compor uma música. Simplesmente saiu.

    vitorsouza70
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Ao escrever uma música, é importante que você trabalhe de forma organizada, até porque você vai escrever várias músicas tanto em seu processo de aprendizado e treino, como também para por em um álbum.

    Meu conselho é que você faça na seguinte ordem.

    1° Instrumental

    2° Melodia cantada

    3° Letra/ Lyrics

    Por quê a letra deve ser depois da melodia?
    A letra que você escrever, deve seguir o contorno da melodia que você fizer.

    Dicas para escrever a letra da música.
    Antes de começar a escrever, defina o tema da música. O tema basicamente é o assunto sobre o qual a música se trata, o que não necessariamente é o título da mesma.

    Exemplos de temas:

    Termino de namoro
    Se apaixonar por alguém
    Nosso amor é especial
    Paquera na noite
    Pedir para o amor voltar
    E etc

    Existem centenas de músicas com esses temas, porem com títulos variados.
    Por exemplo, sua música poderia ser sobre termino de namoro e ter o título de Cachoeira.

    O texto de uma música segue a seguinte ordem.

    Versos/ponte(bridge)/Refrão(chorus)

    A = versos
    B = ponte
    C = refrão

    A / B / C depois repete A / B / C

    Os versos podem ser de 8 a 16 seções. Seções são como orações de uma frase.

    Exemplo: Ontem eu te vi / andando na rua. / E a casa onde eu te vi/ era grande e bonita. Quatro seções.

    A ponte pode ser de duas a quatro seções, mas também podem ser substituídas por um riff na guitarra ou no violão. A ponte conecta os versos ao refrão.


    Obs: O título da sua música sempre deve estar presente no refrão.

    Concelho: Estude letras de músicas que você gostaria de ter escrito, e observe como ela se desenvolve.

    Ao construir o texto da música, lembre-se que o refrão é onde a música se conclui. E deve ser repetido no mínimo duas vezes, embora há músicas onde ele se repete três, e o texto se repete no refrão.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    Obs: O título da sua música sempre deve estar presente no refrão.

    Por quê?

    Ningen
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Penso que quanto mais você se desprender desses tipos de receitas melhor...

    Mas é só minha opinião...

    A dica é componha... de todas as formas... Com o tempo você atinge maturidade suficiente pra saber o que gosta e como gosta.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Ningen
    Penso que quanto mais você se desprender desses tipos de receitas melhor...

    Pelo contrário. Quanto mais restrições você impor, melhor, porque mais criativas vão ser as soluções. Por isso que o estudo de forma/estrutura é extremamente importante para o compositor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas pra compor músicas