Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


krixzy

Um bom pouco sim, eu conheci e gostei da vibe dos caras. Hoje não sei como anda.

Xeper
qualquer mais do mesmo bem promovido pela Nuclear Blast ou algum label parecido galera engole de boaz...

Depende. Pode ver que quem é fã dessas bandas, em massa, são adolescentes entre 12 e 18 anos, que conheceram na internet (u2b), e acharam legal pagar de rockista from hell...

Em resumo, é a galerinha que acha que precisa ser algo (emo, gótico, maggot, power ranger, ou pokemón), pra gostar de determinada coisa, ou fazer parte do movimento. Bem do tipo que só aceita como "rockeiro", quem dorme, acorda, e se enxuga em tecido preto.

Acho legal, esteticamente falando, mas é um teatrinho engraçado, que querendo ou não leva alguns a irem além daquilo. E de fato, conhecerem que é mais ampla a situação.

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


krixzy
Titulo do tópico:
Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?


Uai, tu postou de um jeito que valia pra qualquer lugar do mundo...

Deu certo pra essa banda Nervosa ai? Eu mesmo nunca vi nenhuma musica de sucesso dela, aliás, só ouvi falar dela aqui no forum, então não acho que deu tão certo assim, pode ganhar um certo conhecimento, mas crescer mesmo, não vejo ela como grande coisa não.

Não é questão de ter "uma musica de sucesso" (o que seria musica de sucesso? Ter a musica tocando em novela da globo?) ou sua relação de não conheço então ninguem conhece, mas o que tu falou de fã de metal não engolir som mais do mesmo e a banda não sair do anonimato por isso. Nervosa tem pouco tempo de estrada e com apenas 1 EP já tinha uma divulgação massiva no youtube e já estava abrindo show de bandas gringas e tocando ao lado de bandas bem conhecidas, fechando com a gravação de um disco mto bem produzido e tour pela Europa. Agora me fala, Krisiun e Sepultura e até o Angra chegaram a este ponto depois de quanto tempo e quantos albuns msm?
Uau, então este EP deve ser uma parada seminal, deve ser o Human ou Focus do metal nacional! Er... não. É um EP no maximo mediano que regurgita todos os cliches do thrash de forma um tanto mal tocada.
Então, sim a banda cresceu bastante e tem uma leva de fãs, o que, de certa forma, eu considero sucesso e sim a banda tem um som bem mais do mesmo chegando a ser chato.
Tem alguma coisa errada na formula ai da cena que só da chance a bandas realmente acima da média...

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


Affs poste gigante
Nemly e Nemlerey

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Depende. Pode ver que quem é fã dessas bandas, em massa, são adolescentes entre 12 e 18 anos, que conheceram na internet (u2b), e acharam legal pagar de rockista from hell...

Hum... a maioria das bandas que eu citei eu gosto. Legal sou rockista! From Hell acho que não, até pq litoral é mto quente, não rola roupa preta no calorão

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


Headstock invertido

Kai Hansen pariu o Power Metal

Vou fingir que não lí isso, lá lá lá....tá, agora parei de fato.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Calime
Vou fingir que não lí isso, lá lá lá....tá, agora parei de fato.



Se tem uma coisa que me irrita em uma discussão é essas atitudes infantiloides. Ou argumente como homem ou não desmeraça o comentário dos outros. Isso é fundamental em um debate.

krixzy
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
Uai, tu postou de um jeito que valia pra qualquer lugar do mundo...

Nem

mas o que tu falou de fã de metal não engolir som mais do mesmo e a banda não sair do anonimato por isso.

Sair do anonimato é uma coisa, crescer mesmo e se tornar uma banda de respeito como sepultura por exemplo, é outra história, e esta é a que me refiro, alias, acho que essa é a ideia do título.


Nervosa tem pouco tempo de estrada e com apenas 1 EP já tinha uma divulgação massiva no youtube e já estava abrindo show de bandas gringas e tocando ao lado de bandas bem conhecidas

Isso não diz nada de mais, se divulgação pra vc é sucesso então falamos línguas diferentes, tem uma banda aqui que abriu show do slipknot, aqui no brasil, se não me falha a memora o nome era chilpset zero, alguma coisa assim, mas foi só isso, abriu o show, teve sua fama, mas não saiu do segundo plano, nem sei se ainda existe.

Banda de sucesso é aquela que onde vc chega tem alguém que conhece a banda e até algumas músicas, Nervosa ta mais tipo assim: E ai cara conhece a banda Nervosa, e o cara responde, já ouvi falar....

Agora comparando com sepultura, sem condições, não importa o tempo que leve pra se tornar uma grande banda, quero ver se tornar uma grande banda, nervosa pode ter uma famazinha, um certo conhecimento entre a galera que curte o movimento, tipo já ouviu falar, mas ter um público massivo, que tem cd e conhece todas as músicas e acompanha a banda, ai a coisa desanda, nervosa é só mais uma ai no cenário tentando subir, torço por eles, e que façam muitas músicas boas, mas atualmente ta distante.

Pelo que vc fala, ta confundindo as coisas, ter um certo conhecimento é uma coisa, ser uma banda grande é outra, sepultura é respeitada no mundo inteiro, quem do movimento nunca ouviu sepultura, ou simplesmente roots bloody roots? Praticamente em qualquer lugar do mundo que vc chegar, no meio do movimento e perguntar, sempre terá uma galera que conhece e curte a banda, provável que até cantem roots bloody roots pra vc rs...

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


cafe_com_leite

Ok, parei, podem seguir o debate.

Julia Hardy
Veterano
# jul/15 · Editado por: Julia Hardy
· votar


É engraçado o argumento de alguns que o rock/metal não faz mais "sucesso" por que está estagnado. Qual estilo não está?

Concordo com o Headstock invertido. O inimigo do heavy metal nacional é o próprio heavy metal. Ou melhor, quem faz parte dele.
Bando de músico frustrado, que ficam na cena miguxa de SP (que é a que mais aparece na mídia roqueira), baixando o cacete em qualquer um, com um RECALQUE do tamanho do mundo, e um olhar para o próprio umbigo. Gente que malha TUDO e fica falando “apóie o metal nacional”, como se fosse obrigatório ouvir o metal nacional! Vão pro inferno. Eu vou ouvir o que é bom – independente se for nacional ou não. E gente que fica falando e fazendo um “revival” mongol que não existe. Quem? Comando Nuclear, Korzus, Dr. Sin (que deu um entrevista ridícula, dizendo que música que “nem Iron Maiden faz, eu faço umas 40”. A INVEJA É UMA MERDA MESMO!).

Mas, tem outro lado tb: em pleno 2015, ainda tem imbecil que associa rock/metal ao que há de pior por aí. Em todos os sentidos. Gente que não sabe diferenciar um Black Sabbath de um Rush, um Helloween de um Cannibal Corpse, um Dream Theater de um Pearl Jam, etc. e acha que tudo é barulho e adoração ao cramulhão. Por que não conhece nada. Aí, você pergunta o que o fulano ouve e ele responde qualquer um desses merdas que poluem a tv todo os dias. E, os roqueiros que são radicais e mente fechada ainda por cima. Por favor.

E sobre o Helloween... pelo amor de Jesus Cristo. Kai Hansen pariu o Power Metal. Dizer que isso é irrelevante para o Metal é ser muito ingênuo (pra eufemizar o adjetivo).

Ou ignorante mesmo.

[b][/b]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Julia Hardy
Concordo com você em tudo...
Outrossim, acho (gosto pessoal), a tal banda alemã Haloween chata e derivativa, os caras apenas radicalizaram aquilo que o Rainbow e (de certa forma) o Malmsteen, já faziam antes. O fato de alguns dizerem que eles criaram o tal "Power Metal" é apenas nomenclatura de mídia, que, aliás, gosta (por motivos meramente mercadológicos) de criar rótulos. Como um monte de garotos e garotas começaram a ouvir rock na época que essa banda surgiu, acham que ela é bacana e "novidade". Pode até ser..., mas, quem tem outras referências, sabe que "o buraco é mais embaixo", que a coisa vai mais longe...
Não é à toa que os verdadeiros músicos sempre vivem demonstrando e falando de suas referências, nos grandes músicos anteriores à eles, posto que (se), no "róquenrrol", "nada se cria, tudo se copia", o termo "criar" deve ser relativizado em certo sentido. O problema é quando se faz direito, com talento; isso sim (concordando nova e integralmente com você) é importante MESMO. E, no caso dessa banda alemã, não vejo nada demais neles que justifique a importância que alguns lhe atribuem (posso até estar errado...).
Abç

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
a maioria das bandas que eu citei eu gosto. Legal sou rockista! From Hell acho que não, até pq litoral é mto quente, não rola roupa preta no calorão

Falei em massa. Se vossa mercê se identificou...

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


Sair do anonimato é uma coisa, crescer mesmo e se tornar uma banda de respeito como sepultura por exemplo, é outra história, e esta é a que me refiro, alias, acho que essa é a ideia do título.

É... no fim das contas eu e o krixzy estavamos falando de coisas bem diferentes.

Ismah

Se vossa mercê se identificou...

E pq não deveria? Vai arranhar minha ultra sagrada imagem de musico de quarto postador de forum de internet?

--------------------------------------------------------
Dr. Sin (que deu um entrevista ridícula, dizendo que música que “nem Iron Maiden faz, eu faço umas 40”.

hauhauhauahuahuaa Onde tem essa pérola nesse mundão das interwebs?

Mauricio Luiz Bertola

a tal banda alemã Haloween chata e derivativa, os caras apenas radicalizaram aquilo que o Rainbow e (de certa forma) o Malmsteen, já faziam antes.

Mas me fala alguma banda, ainda mais no metal, que simplesmente não radicalizou alguma coisa já feita no passado

O fato de alguns dizerem que eles criaram o tal "Power Metal" é apenas nomenclatura de mídia, que, aliás, gosta (por motivos meramente mercadológicos) de criar rótulos. Como um monte de garotos e garotas começaram a ouvir rock na época que essa banda surgiu, acham que ela é bacana e "novidade". Pode até ser..., mas, quem tem outras referências, sabe que "o buraco é mais embaixo", que a coisa vai mais longe...

E todos os outros subestilos do metal e até msm do rock não são assim? Não entendi mto bem onde vc quis chegar nessa... era só ser didatico ao extremo msm?

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
tal banda alemã Haloween chata e derivativa, os caras apenas radicalizaram aquilo que o Rainbow e (de certa forma) o Malmsteen, já faziam antes.


Até porque eles criaram o que tocavam, não pegaram algo que existia e alteraram, né?
Pelamor. Tudo o que tem de música na historia da música (exceto o primeiro homem que batucou num pedaço de couro esticado) surgiu apartir de outra que já existia.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
Mas me fala alguma banda, ainda mais no metal, que simplesmente não radicalizou alguma coisa já feita no passado
Todas fizeram isso. De uma certa forma, até o Black Sabbath fez; mas eles (o Sabbath, assim como o Deep Purple e o Led Zeppelin), tornaram-se referência para a MÚSICA em geral, para até mesmo quem não conhece "Metal".
Um exemplo: O S.O.D (assistí ao show deles no penúltimo RinRio com minha filha). Os caras tem uma proposta MUITO bacana, muito interessante mesmo, incorporando elementos de outros estilos musicais e de outras culturas. O In Extremo, por exemplo, com seu Folk Metal cantado em línguas extintas; isso é novidade, é síntese, é incorporação, o Angra chegou a enveredar por esse caminho, o Nação Zumbi incorporou maracatú ao rock, o Rammstein (e o Einstruzend Neubaten antes deles) pegou a música eletrônica, etc, etc...
O Halloween apenas aumentou a BPM e pos bumbo-duplo numa coisa que o Rainbow já fazia (nem vou citar as outras banda que também fizeram isso antes, como o Iron Maiden...). Daí vem um jornalista e diz que isso é "Power Metal" (what the hell is this!?)... que eles "criaram um "estilo"....
Até mesmo o Radiohead (banda que acho criativa, mas chata em alguns momentos), criou um lance mais criativo, mais "sintético" que a tal banda alemã. Essa é minha opinião.
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Tem coisas que não tem como discutir. São porque são. É tipo eu falar que black sabbath não é o que é simplesmente porque não gosto. Qualquer banda de power metal que existiu e existe se influenciaram em Hellowen, Blind Guardian e Stratovarius (se não me engano Stratovarius é mais recente). Enfim, Hellowen é para o power metal o que o metallica é pro thrash. E isso se tratando de uma das vertente com maior numero de adeptos do metal, é marcante sim para o gênero mãe.

Agora, se a musica é meio bosta, bem… ela proveio do heavy metal, é muito fácil isso acontecer.

Xeper
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Halloween apenas aumentou a BPM e pos bumbo-duplo numa coisa que o Rainbow já fazia (nem vou citar as outras banda que também fizeram isso antes, como o Iron Maiden...). Daí vem um jornalista e diz que isso é "Power Metal" (what the hell is this!?)... que eles "criaram um "estilo"....

Ta certo que a mistura e a execução em si não é das mais originais, ainda mais se colocar na conta o que tu citou (po, In Extremo não vale hahahaha), mas de qualquer forma é um jeito diferente de fazer musica bebendo da fonte das bandas que vc citou e isso acabou criando uma leva de bandas com a msm proposta. Nesse caso acho valido criarem um "estilo" para formar uma panelinha msm, onde temos bandas com influencias e propostas parecidas.
Mas entendo o sentimento. Deve ser igual eu ver hj bandas como o Kataklysm que se entitulam Northern Hyperblast e são uma banda de Death Metal bem comum sem nada especial... pessoal forçando a barra só para parecer diferente no propaganda de alguma revista

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Xeper
Ta certo que a mistura e a execução em si não é das mais originais
bebendo da fonte das bandas que vc citou e isso acabou criando uma leva de bandas com a msm proposta.
O nome disso é banda derivativa...
Tem um monte de bandas assim, ontem e hoje. Exemplos: Bad Fingers que imitava Beatles, Oasis que imitava Beatles, Stone the crowes que imitava Janis Joplin, etc, etc... Dá pra citar um montão...
Essas que tu citou, por exemplo, são bandas imitadoras e daí criam um rótulo... Ou seja: enganação e mais do mesmo... No meio do Metal isso acontece o tempo todo; ou seja, o estilo está saturado e "imobilizado"; mas o pior nem é isso! É banda ruim mesmo... músicas pobres...
Vou citar um caso de "referência/imitação" (já antigo),mas que pode ilustrar isso: A banda alemã Eloy de progressivo. Eles mesmo (o líder Frank Bornemann) admitiam que foram influenciados (ou imitavam algumas vezes) o Pink Floyd (mas eram menos "experimentais"), mas faziam isso bem, de uma forma que mostrava a influência mas não caía no "mais do mesmo"...
Abç

Julia Hardy
Veterano
# jul/15
· votar


Enfim, Hellowen é para o power metal o que o metallica é pro thrash. E isso se tratando de uma das vertente com maior numero de adeptos do metal, é marcante sim para o gênero mãe.

2

Só pra pegar exemplos aqui no Brasil. Não existiria um Angra sem Helloween. O próprio Viper(banda anterior do André Matos), se você ouvir o primeiro disco deles, é um heavy metal básico, até tosco. Já no segundo(que é de 1989, senão me engano)veio bem mais técnico, mais elaborado, mais melódico, com arranjos orquestrais e tudo aquilo que faz parte do estilo. É inegável que o Helloween marcou época e influenciou uma penca de bandas.

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

a tal banda alemã Haloween chata e derivativa, os caras apenas radicalizaram aquilo que o Rainbow e (de certa forma) o Malmsteen, já faziam antes.

Bem isso aí man. O inicio dessa vibe de power veio de Rainbow/Malmsteen/uli jon roth. Quem disser o contrário disso é pq não manja dos paranauês.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Calime
Se vc ouvir os discos do Scorpions da década de 70 e início da de 80 também encontrará alguns desses elementos neles... Isso sem falar na NWOBHM....
Abç

Calime
Veterano
# jul/15 · Editado por: Calime
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Por isso citei o Uli, que era o Ás da guitarra do Scorpion nessa mesma época aí citada por vc. Mta gente não o conhece, e acho isso injusto, o kra deveria ser mais reconhecido. Puta músico, toca pra cacete. Na verdade ele junto com o Blackmore foram os pioneiros nessa onda de guitarra "neoclássica", juntando elementos do hard rock/metal/música erudita. o Malmsteen só colocou mais pimenta(uns RPM's a mais).

Lelo Mig
Membro
# jul/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Sem querer entrar na polêmica Helloween fede ou cheira... não acho a banda nem um pouco original. Acho parecida prá caramba com Iron Maiden (com uma pitada de Rainbow).

Inclusive a abertura do Keep Of Seven Keys, depois daquela intro "orquestral coral brega" é uma cópia descarada de Aces High.

Calime

De boa, sem querer ofender ninguém, mas o Malmsteen é um Blackmore COVER turbinado, inclusive nas roupas, poses e trejeitos (até acho que ele nunca quis esconder isso, até porque vez trocentos cover de Deep Purple/Rainbow).

Calime
Veterano
# jul/15 · Editado por: Calime
· votar


Lelo Mig

No caso está concordando com o que eu disse né?

Na verdade ele junto com o Blackmore foram os pioneiros nessa onda de guitarra "neoclássica", juntando elementos do hard rock/metal/música erudita. o Malmsteen só colocou mais pimenta(uns RPM's a mais).

cafe_com_leite
Veterano
# jul/15
· votar


Calime
O inicio dessa vibe de power veio de Rainbow/Malmsteen/uli jon roth.

Ninguém disse o contrario.

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


cafe_com_leite

e eu não disse iso tbm, mas levantaram o Hellowen como se os mesmos tivessem inventado a roda. "Pai do power", ou seja lá o que o valha...Blackmore/Roth/Malmsteen mandaram seus abraços (se bem que o Blackmore e o Malmsteen são os picas em serem "malas").

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


eu acho que e metaleiros sao mto conservadores so querem saber de classicos (/UK/USA/GER) que tem historia,tradiçao e talz e nao dao a chance pra bandas novas ainda mais sendo brasileiras , eu sei que isso e um erro eu mesmo sou assim a banda mais" nova" que ouço e BLS de resto so dos anos 90/80/70.
as vezes penso que nos mesmo estamos matando o metal...

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz

BLS = Black Label Society?

Novidade pra mim, que eles são metal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que as Bandas de Metal do Brasil Não Crescem?