Tentei ser músico mas naum consegui

Autor Mensagem
Mutumutum
Veterano
# set/06


Aos meus 9, 10 anos de idade, tentei ser baterista... Tive umas aulinhas com um colega meu, mas naum tive perseverância suficiente para continuar. Deixei de lado a bateria alguns meses depois, consciente de q naum tenho nada a ver com esse negócio;

Aos 15, 16 anos, de tanto ver minha irmã tocar teclado, resolvi q queria aprender a tocar teclado, tbm. Me matriculei num curso de teclado, comecei a tocar os basicão... mas, daí, vieram os exercícios com partituras, teorias musicais... naum gostei, e abandonei o teclado. Hj, naum sei tocar mais nada de teclado;

Aos 22, 23 anos, resolvi q queria aprender a tocar guitarra e violão, de tanto escutar rock! Me matriculei num curso de violão, primeiro. Esse, gostei mais... jah q fiquei mais de um ano no curso. Comecei a tocar mto bem, jah ensinando alguns colegas, e inspirando alguns a fazer aula de violão e guitarra, tbm... Mas, com o tempo, parei tbm, e hj soh sei tocar o basicão, e alguns solinhos na escala de Sol e seguintes... naum sei teoria musical alguma (diminutas, oitavas... naum faço idéias)...

Entaum desisti. Definitivamente, naum tenho talento algum com música, nem perseverância suficiente pra aprender a tocar qq instrumento musical... :****(

Sou um músico fracassado. Hj, olho meus amigos tocando guitarra e violão (alguns q começaram inspirados em mim mesmo) mto bem, e estou aki... paradão! E td por causa de minha maldita falta de motivação e perseverância!!!!

Alguem aki esta na mesma situação??? TEntaram ser músicos, mas fracassaram miseravelmente???

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


não me leve a mal, mas isso é pura falta de dedicação e preguiça! quem quer consegue! é fato!

Gabriel Anjos
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum
Sou um músico fracassado.
Errado. Voce é preguiçoso. Pensou que ia ser um musico apenas com aulinhas. Pega a merda do instrumento que voce quer tocar e vai treinar.

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Cara, preguiça naum dah... a minha namorada tem o mesmo problema e quando ela pede pra aprender guitarra eu simplesmente dou um belo não pq eu sei que ela não vai continuar... e cara, gente assim desanima...

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


Saitu
Gabriel Anjos
FBassist

Tah, tah... preguiça, talvez! Sei q eh por isso, mesmo! Tanto q, qdo começava a tocar (tipo, violaum, teclado e bateria), a galerinha gostava de ver... td bem, posso ainda ser um excelente músico, mas tenho preguiça de chegar lah...

Mas a questaum pode ser outra: MOTIVAÇÃO! Li a respeito disso. As pessoas naum saum motivadas em td o q faz; eh preciso encontrar a área q mais te motiva... no meu caso particular, sou motivadíssimo ao DESENHO. Parei um pouco disso, por falta de tempo na faculdade... hj, voltei a desenhar, fazendo gibis e quadrinhos pra jornais... amo desenhar! E esta eh minha motivação! Quero ganhar dinheiro com desenhos, e talz...

Jah com relação à música, sempre gostei de escutar! Sentir a harmonia dos instrumentos musicais, criar sons... mas descobri q naum estou MOTIVADO a aprender música... ficou soh no gostar de escutar, mesmo!

Motivação se resume em 3 palavras: INTENSIDADE, DIREÇÃO E PERSEVERÂNCIA. "Intensidade" tem a ver com o qto de esforço vc eh capaz de dar de si próprio. "Direção" eh o alvo, onde vc concentra seus esforços. "Perseverância" tem a ver com o qto vc consegue manter seus esforços intensificados na mesma direção...

De início, meus esforços eram bastante concentrados em direção à música. Dedicava horas de meu dia pra aprender a tocar bem... mas fracassei na perseverância...

Quem sabe, um dia volto a tocar por conta própria. Ainda gosto de música, e quero aprender a tocar violão e guitarra... o/

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


Mas valeu ae, gente... puxão de orelha eh sempre baum pra quem, tipo, gosta de reclamar da vida por nada...

Mutumutum
Veterano
# set/06 · Editado por: Mutumutum
· votar


Mas acho q, sei lah... música eh dom, tbm! Naum acham?

Tipo, desenhar eh dom! Acho q música tbm. Vc pode ser um excelente conhecedor de teoria musical, tocar o básico... mas nunca conseguir tirar seu próprio som, criar arranjos legais e tal... seria sempre um robô... soh fazer o q os outros jah fazem por ae...

Com desenho, tem caras q desenham bem, de tanto treinar. Sabem copiar modelos perfeitamente. Mas nunca vai saber desenhar alguma coisa por si próprio e talz... naum tem criatividade... Acho q com música eh igual, e tal...

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Música eh 90% estudo e 10% dom... um cara que tem dom e não estuda, vai continuar sendo um músico ruim ou mediano... existem alguns "abortos" que conseguem fazer história sem ter estudo, mas com certeza é a minoria dos casos

agora, c vc largou o aprendizado de música é pq não era o que te fazia feliz xD

foi só minha opinião, vlw ^^

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Olha gente, não é necessariamente preguiça. Acho que cada um tem prioridades na vida, e dedica aquilo que está disposto a qualquer coisa. Mas se você está disposto a ter pouca dedicação, precisa estar pronto para ter poucos resultados. Infelizmente, o contrário não é verdadeiro - muita dedicação não necessariamente significa muito resultado. Só que você nunca vai saber qual é o resultado que você pode ter se parar no começo, né?

Ou seja, Mutumutum, se você por qualquer motivo não se dedicou o suficiente para evoluir musicalmente, não pode reclamar. Foi uma opção tua, você foi livre para fazê-la, mas também é responsável por ela. Problema mesmo seria se você tivesse se dedicado feito louco e conseguido resultados medíocres.

Ah, e já que você gosta tanto dessa palavra: é perseverança, e não perseverância, ok? Hehhehe

cao fofo
Veterano
# set/06
· votar


eu tb, so q começei como batera depois toquei baixo, e sempre toquei guitarra, levo como hoby, mas ainda tenho planos pro futuro, parece q a vida nunca deixa a gente dedicar a um instrumento

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


cao fofo

É akela velha história do plano B, eu por exemplo, amo música e talz, mas eu sei que não tem como eu me concentrar única e exclusivamente na guitarra, sendo que futuramente eu vou ter filhos pra criar e viver de tocar música não é algo que se dê pra confiar 100% então a gente tem que ralar por fora, até pra ter dinheiro pra comprar os equipamentos pra gente usar ^^

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


Bog
é perseverança, e não perseverância, ok? Hehhehe

Poutz... verdade! Foi mal... heheheheh

Tipo, estava reclamando pq queria ser feliz com música, tah ligado? Saco! Queria compor, criar arranjos, tocar de verdade... principalmente guitarra! Mas q droga! Pq naum consegui motivação suficiente pra isso??? Eu estudava taum bem, no início... queria ser feliz com música... q belle merdè, viu???

Acho q naum tem jeito! Se vc naum eh feliz com música, naum dah pra forçar a barra! Gostaria de tocar bem... mas odeio teoria musical, blergh! Montagem de acordes, escalas, partituras, tablaturas... saco! Eh isso q me faz desistir...

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum

Então, foi o que eu falei, huAhuAhuA e tipo, pra vc montar arranjos, isso pesa muuuuuuuito xD

vlw, abraço

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum

Ah, mas aí é realmente falta de persistência. Até porque você chegou a tocar um tanto. Talvez falte a você sabe o que mais? Diversão.

Eu sou auto-didata. Tenho minha profissão e minha vida pessoal. Música é o meu hobbie. E eu sempre digo que não quero ver a minha diversão anti-estressante se tornar uma obrigação estressante. Eu sei muito pouco de improviso e escalas. Não consigo ler partitura e nem tablatura em tempo real. Não entendo muito dessa parte teórica mesmo. Mas não ligo, porque o que importa é que eu me divirto com isso.

Vejo por exemplo como é que o pessoal treina em casa. Eles estudam exercícios, licks, coisas para aumentar velocidade, etc. É tudo muito lindo, mas eu acho aquilo chatíssimo. Meu treino consiste em tirar uma música nova por um tempo, e depois ficar tocando o que der na telha, para esvaziar o estresse do dia. É óbvio que eu nunca vou chegar no nível de quem se dedica "a sério", mas o meu objetivo não é ser um superguitarrista, é cantar e tocar as músicas que eu gosto. Meu objetivo é - e sempre será - a diversão.

Talvez você tenha começado com o professor errado para você. Talvez até o melhor fosse você simplesmente não ligar para melhorar e melhorar. Se você se diverte, você melhora naturalmente, mesmo que leve mais tempo. Mas aí você estaria mudando de objetivo - em vez de tocar bem prá caramba, você vai no máximo se divertir tocando do jeito que você consegue.

Como eu disse, cada um tem suas prioridades e objetivos. Se o teu é ser um grande guitarrista, você realmente precisa fazer todas essas coisas que você acha chatas. Do contrário, sempre dá para se divertir com pouco.

Midgard
Veterano
# set/06
· votar


Se tu for desistir a cada obstaculo q surgir entao vc nao merece viver de musica

asda
Veterano
# set/06
· votar


Faz uma lista de quantas vezes vc tentou...

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Bog
Realmente, diversão acima de tudo ^^

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum

Você NÃO fracassou como músico, fracassou enquanto pessoa, no que esperava de você mesmo, o que também não te faz um fracassado.

Ou nunca gostou de música a ponto de perseverar ou simplesmente foi fraco demais pra seguir em frente com o que gosta e, se esse for o caso com outras coisas na sua vida a explicação pode ser DEPRESSÃO (do sistema nervoso) ou uma insegurança advinda da necessidade de aprovação (que já vi que você tem) somada ao medo do fracasso verdadeiro: "lutei (estudei) pacas e não consegui vencer" ou seja, medo da reprovação. Acaba sendo um pequeno entrave psicológico, nada a ver com talento. Acontece muito e com muita gente, e se você realmente quiser não precisa dar uma de coitado, é só correr atrás. Caso não consiga andar sozinho, procure o auxílio de um psicólogo ou de um psiquiatra. Caso você simplesmente não goste de música o suficiente, desconsidere o que eu disse acima e parta pra outra, simples assim.

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


asda
Faz uma lista de quantas vezes vc tentou...

Ué... jah fiz... Tentei 3 vezes alguma coisa...

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz
Você NÃO fracassou como músico, fracassou enquanto pessoa, no que esperava de você mesmo, o que também não te faz um fracassado.

Beleza... o importante eh q me afirmei como DESENHISTA! o/

Td mundo gosta de meus desenhos e talz... e o pessoal gostava da maneira como tocava violaum, tbm... por isso, um dia voltarei a me dedicar ao violão e à guitarra, deixar de ser preguiçoso e ser um violonista e guitarrista virtuoso... hehehehe

Valeu galera! Agora vou almoçar...

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum

Putz, realmente, como disse o Blue Jazz, você parece alguém desesperado por aprovação dos outros. Repare no que você disse... "todo mundo gosta de meus desenhos"... "o pessoal gostava da meneira como tocava".

Meu, isso não importa!!! Se você toca como hobbie, tem que tocar para você, porque você quer e porque você se diverte. Quem tem que se preocupar com agradar os outros é profissional. É óbvio que na minha profissão eu quero que apreciem o meu trabalho. Mas o meu hobbie julgo eu!

brunohardrocker
Veterano
# set/06
· votar


Tentei ser músico mas naum consegui

Eu também. e penso que música não é pra mim, vejo meu amigo o dia inteiro grudado na guitarra dele, é só assim que se consegue, com dedicação, e eu não tenho saco pra ficar o dia inteiro com uma guitarra na mão, portanto não sou músico.

Mas vou tentar de novo, comprando uma guitarra esse fim de ano e tentar me dedicar, se não der, definitivamente não nasci pra música mesmo, e vou levar a guitarra somente como um passatempo.

Mutumutum
Veterano
# set/06 · Editado por: Mutumutum
· votar


Bog
Blue Jazz

Galera! Naum eh bem q preciso de aprovação do povo pra me satisfazer com alguma coisa. Tanto q o pessoal gostava de me ver tocar violaum, e ateh hj, o pessoal da igreja q frequento me convida, às vezes, para tocar algumas musicas junto com a galera... mas, nem por isso, fico motivado a seguir em frente nesse negócio de música. Sei lah! Naum faço questaum de evoluir, aprender novas técnicas, arranjos, aprender montar cifras... gosto de treinar palhetadas, fazer alguns solinhos... mas, na maior parte das vezes, nem sei o q estou fazendo, q escala estou seguindo... ou seja, toco pra ouvir o som; naum pra aprender...

Mas gostaria q fosse diferente. Queria estar mais motivado pra aprender esses trecos mais complicados, tornar-me um músico, compor... mas, saco... NÃO CONSIGO MOTIVAÇÃO PRA ISSO!!!! Por isso digo q sou um fracasso como musico, entendem?

Jah com desenhos, a galera me incentiva, e talz... pedem aulas de desenho (de graça, como sempre), e continuo desenhando pq gosto disso. Isso me diverte, me faz sentir bem, e talz.

Eh isso...

Ninguém aki, a naum ser nosso colega brunohardrocker, sente essa dificuldade tbm... tipo, naum consegue motivação bastante pra aprender a tocar legal?

[raptor]
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum
Qual a sua idade?

eeevee
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum
para de fazer listas e vá tocar. /o/

Mutumutum
Veterano
# set/06
· votar


[raptor]
Qual a sua idade?

Tenho 24 anos... será q jah passei da idade de tocar???

Mutumutum
Veterano
# set/06 · Editado por: Mutumutum
· votar


eeevee
para de fazer listas e vá tocar. /o/

Pow... mas vc come "Cheetos Bola" o dia td e toca bem pacaraí... Ou vc toca enquanto come "Cheetos Bola"... :o

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Mutumutum

Cara, não estou aqui pra te julgar, mas para tentar ajudar. Vou manter minha opinião, pelo simples fato de você sentir necessidade de se justificar para mim e/ou para o Bog. Acredite: você não precisa disso.

Pare pra pensar, veja se não é o caso de refletir mais seriamente sobre isso, porque seu problema não é falta de talento, não é com a música ou com o músico (que não está "velho" demais, longe disso), seu problema ou é de "atitude mental" - cada vez que você muda de idéia e/ou desiste, mais "fraco" fica - ou algo psicológico mesmo, se não for de origem química. Se não resolver sozinho, procure ajuda especializada. Até lá, tente não se colocar por baixo, porque isso só vai dar motivo para que as outras pessoas te coloquem mais pra baixo ainda, num círculo vicioso de baixa-estima, que acaba virando uma incontrolável bola de neve ladeira abaixo. Não se sinta fracassado (ou fraco) não é por aí que você vai se resolver.

Sucesso aí com os desenhos, e com a música.

asda
Veterano
# set/06
· votar


Eu tenho ser magra e não consigo...

Nunca desista...

theax
Veterano
# set/06 · Editado por: theax
· votar


Mutumutum
Tenho 24 anos... será q jah passei da idade de tocar???

Cara, vou passar uma história aqui pra vc (não é grande não, vale a pena pra vc e toca bem nesse assunto de idade): http://www.batera.com.br/variedades/seguir_seus_sonhos.asp

Quanto a sua dificuldade, jamais vou julgar sua dedicação, pq muitas vezes, não é como a gente pensa. Não é que se vc se dedicar, vai ser e pronto. Talvez é questão de cada um. Talvez vc pensa q gosta, mas apenas gosta pelas melodias q seus ídolos fazem. Então, jamais irei julgá-lo. Só peço que vc continue experimentando tudo da música, só assim saberemos o q gostamos ou não (isso vale pra outras coisas como vestibular quando não se tem idéia e quer decidir de última hora). Experimente, e jamais, jamais desista se não conseguir tocar bem em uma semana, muito pelo contrário, isso leva muito tempo e muita dedicação. Vou passar outra do mesmo site:

http://www.batera.com.br/variedades/pense_nisso.asp
Esse é show: http://www.batera.com.br/variedades/mais_sobre_pratica.asp

É isso.

*Só acrescentando: Se não der certo, se vc penar tanto e tanto e não der certo mesmo assim, cara, não fique jamais triste. Lembre-se, tudo q vc faça com dedicação nessa vida, com certeza irá te fazer bem e servirá muito. Eu já me esforcei em tanta coisa q não deu certo, sério, foram muitas, muitas coisas (fora da música), e mesmo assim, fico muito feliz de ter tentado e me divertido muito, além disso, com certeza, eu aprendi pelo menos alguma coisinha, ou alguma liçãozinha de todas as tentativas eu consegui tirar. Hehehehehehe.

P.S.: Estes textos são do site Batera.com.br, mas os postados aqui servem para qualquer outro instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tentei ser músico mas naum consegui