Compor todas as músicas numa só escala?

    Autor Mensagem
    Cerberus
    Veterano
    # ago/06


    Ae, pessoal. Para a minha afinação, tem uma escala que para mim acaba sendo a melhor para trabalhar. Mas em diversos discos eu vejo as músicas terem tons diferente, e com isso as minhas músicas acabam todas tendo o mesmo tom (já que a escala é a mesma). Vocês costumam compor as músicas em tons diferentes ou acabam escolhendo uma escala predileta também? Não sei se é muito aconselhável compor tudo na mesma escala....

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    costumo por quase todos os tons em minhas composições...

    eu acho que o nome disso é musica né!?

    é brincadeira falar que usa um tom pra tudo hahahaha...cada uma!

    Sir Nightfall
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    nao se limite mto a algumas regras pois elas limitam sua criatividade, se tiver vontade de compor em outros tons na mesma musica va tentando ate achar algo q fique legal,

    Cerberus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Sir Nightfall
    Ok, como não tive um forte motivo para mudar de escala, acabei ficando na mesma por tempo demais. Eu só queria saber na verdade se existe um motivo forte para variar de escala, mas você me respondeu: a criatividade. Obrigado.

    MyNameIsRevolution
    bem, não sou só novato no fórum como sou novato como músico também. Pode até não acreditar, mas não nasci sabendo compor. Eu estou aqui disposto a aprender, mas se não estiver disposto a ensinar, prefiro que ignore a minha mensagem. Mesmo assim, obrigado.

    LuizJu88
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cerberus
    Não vejo problemas em você usar apenas uma escala para compor...se vc se sente confortavel nela nao ha problemas....mas acho legal sempre estar experimentando as mais diversas sonoridades...assim você aumenta teu "repertorio" por assim dizer
    Alias isso acho q eh o mais importante na hora de compor, experimentar!
    Você vai ver q tem mtas outras escalas em q vc vai acabar se adaptando!

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Depende da tessitura da melodia. Pense nisso.

    rato punk
    Veterano
    # ago/06 · Editado por: rato punk
    · votar


    Cerberus
    bem, não sou só novato no fórum como sou novato como músico também. Pode até não acreditar, mas não nasci sabendo compor. Eu estou aqui disposto a aprender, mas se não estiver disposto a ensinar, prefiro que ignore a minha mensagem. Mesmo assim, obrigado.

    é isso aí, falou e disse!!!
    o pessoal daqui penssa q todo mundo nasce sabendo

    MacCa
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bom, não levei em conta que você pode não saber essa expressão. Tessitura diz respeito à extensão de notas que a melodia abrange na música (pode ser o alcance de alguém ou algum instrumento também). Então, depois que você fizer uma melodia, veja se ela não está muito grave ou muito aguda (a não ser que o seu intuito seja esse), e veja se é necessária uma transposição pra outra região.

    Snakepit
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cerberus
    bem, não sou só novato no fórum como sou novato como músico também. Pode até não acreditar, mas não nasci sabendo compor. Eu estou aqui disposto a aprender, mas se não estiver disposto a ensinar, prefiro que ignore a minha mensagem. Mesmo assim, obrigado.

    Muito boa, q resposta. hehehe

    é isso aí, falou e disse!!!
    o pessoal daqui penssa q todo mundo nasce sabendo (2)


    Eu uso praticamente só a pentatonica de G, que é a mesma de Em. Só depois de muito tempo, agora q eu sei usar ela bem to decorando ela em outros tons, o que fica mais facil se voce aprendeu ela BEM em um tom, pois é só aplicar o desenho por exemplo duas casas abaixo. Quando eu conseguir fazer isso direito pretendo aprender outras escalas, que sem duvida ajuda muito a ter mais criatividade, alem de nao criar tantos vicios na guitarra, como por exemplo sempre fazer a mesma sequencia de notas num solo.

    Cerberus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    MacCa
    Puxa, eu já ia te perguntar o que era tessitura mesmo. hehehehe. Valeu!

    Snakepit
    A sua idéia é muito boa. A partir de uma escala começar a aprender outras semelhantes. Colocarei isso em prática.

    Pops
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Componho em inglês mas não sei fazer melodias. Alguém tem o interesse? Obrigada.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cerberus
    Já pensou em compor, passar para a partitura e transpor para outros tons em programas como o guitar pro?

    Pops
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Uso Mac, tenho GarageBand. Mas na verdade eu não tenho a manha. Uso bom senso e alma para escrever (em inglês para falar c maior nr. de pessoas). E queria achar alguém maneiro para fazer as melodias. Vc acha q funciona?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compor todas as músicas numa só escala?