O mal-aproveitamento dos músicos do Brasil

Autor Mensagem
Sir Cam
Veterano
# mai/06 · Editado por: Sir Cam


Cara, ontem eu tava saindo de um show que eu toquei e tava esperando pagarem os negócios do bar lá, de repente, o cara que pegava as comandas do bar olha pra minha camiseta do Dream Theater e fala:
-Você toca isso?
eu respondo:
-Eu não! Tá doido!

O cara depois vem me falar que era tecladista de uma banda cover de DT, daí eu me pergunto, como é possível pessoas tão bem qualificadas musicalmente (tocar DT no teclado é foda) são tão mau-aproveitadas? O cara devia tocar pra burro e tava lá, recolhendo comandas, e aí? vocês já viram casos assim? O que vocês acham?

Mera
Veterano
# mai/06
· votar


Como diria uma conhecida minha:
-Ser músico no Brasil é uma piada.

=/

Neural Overload
Veterano
# mai/06
· votar


-Ser músico no Brasil é uma piada. (2)

Mas também, o cara pode ser um malmsteen ou quem for da vida, mas isso vai fazer dele alguem?
ou só pq o cara é um excelente instrumentista, vão tirar dinhero do bolso pra dar pra ele??
é foda mesmo, é mais facil tocar 3 acordes e fazer uma musica falando que a namorada te troco, assim fica reconhecido mais rapido

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


O Brasil é um país injusto com seus bons músicos.

Atoyot
Veterano
# mai/06 · Editado por: Atoyot
· votar


Só por que você é bom mecanicamente no instrumento não é razão alguma pra ganhar dinheiro. Um músico não é "qualificado", somente por tocar Dream Theater.

Neural Overload
Veterano
# mai/06
· votar


O Brasil é um país injusto com seus bons músicos.
Concerteza, hoje pra ganhar o prestigio necessario tem que ralar muito, e depender de um ramo totalmente sanguinária das gravadoras.. já que as independentes mesmo, nem sempre tem força pra alavancar os artistas 'desconhecidos'

John Elf
Veterano
# mai/06
· votar


De nada adianta tocar pra kct se não compor, mostrar trabalho, etc...

Ardanuy
Veterano
# mai/06
· votar


Eu to fazendo facul de musica, vivo soh trabalhando com musica, tenho 4 bandas, toco qse tdo final de semna, do aula de guitarra e teoria musical 4 dias por semana, trbalho com "musico contratado", bandas de qq estilo me contratam pra ensaiar e tocar, eu eu cobro por hora de ensaio e por show, por mes eu consigo tirar uns 2.000 reais +-, eu tenho 18 anos, pra alguem na minha idade isso eh dinheiro suficiente...

Neural Overload
Veterano
# mai/06
· votar


Ardanuy
Pow, $2.000 é excelente, mas tu rala muito cara, não acha?
Nem todo mundo tem coragem de ir de cara no mundo da musica, ainda mais quando o cara ta desempregado, ou não tem uma situação financeira muito estável

fernando tecladista
Veterano
# mai/06
· votar


O cara depois vem me falar que era tecladista de uma banda cover de DT,
(tocar DT no teclado é foda)

no brasil tem que dançar conforme a música, como parece ser o que o Ardanuy faz: banda, aula, ensaio, estudio.... creio que nem sempre o trampo é o estilo que ele ama, alguns alunos dá vontade de enforcar com a corda da guitarra ou dar no minimo um cabong

DT é muito bom, mas sempre que vejo banda nova procurando tecladista é pra montar banda cover de DT ou coisa parecida, assim a oferta é maior que a procura

conheço varios tecladistas que fodões em tecnica, mas se chega alguem e diz faz um Sol Maior que eu vou cantar uma do "fulano pop rock" o cara trava porque não conhece harmonia, campo harmonico... é só um tecladista papagaio

Claudio Natureza
Veterano
# mai/06
· votar


ser músico no Brasil é foda mesmo, pois o mercado tá infestado de pessoas que não são músicos ocupando nosso lugar.

dêm uma olhada nas paradas de sucesso e só dá funk (não é feito por músicos), brega (só tem teclado e programação).

e tem doido que ainda fica dando pala pro tal de Odair José, deixando uma pá de gente boa no ostracismo.

Clapton_Page
Veterano
# mai/06
· votar


o cara pode ser um puta instrumentista, intérprete, o q for... mas sem suas próprias composições (q façam sucesso, óbvio), ele dificilmente conseguirá ir longe na música. muito raro.

alexandrespa
Veterano
# mai/06
· votar


vocês já viram casos assim?
Claro, isso aqui é brasil

666ordnas
Veterano
# ago/07
· votar


"Vocês já viram casos assim?" Infelizmente, há aos montes! Vejam o meu caso: hoje, tenho 34 anos, sou músico desde os 14 anos, estudei 3 anos de violão clássico, fiz várias aulas particulares, estudei guitarra por 3 anos na ULM (Universidade Livre de Música, atual Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), fiz vários cursos livres, sou formado no IGT com especialização em Rock - tenho todos os certificados para comprovar -, já tive aulas com Mozart Mello, Jonas Santana, Silas Fernandes e Fabiano Carelli e já fui músico da noite por 7 anos. Sabem o que faço hoje? Sou funcionário público e, nas horas vagas, toco guitarra por amor à Música! Penso em voltar a dar aulas de guitarra e trampos em estúdio em breve como um complemento de renda mas, viver só de música no Brasil é brincadeira! Prá vocês que estão começando, caiam de cabeça na música, se dediquem e estudem ao máximo porque vale a pena, mas não se esqueçam de fazer seu pé-de-meia para o futuro!

kdrivers
Veterano
# ago/07
· votar


Cara o Tomate, que hoje toca no sexteto do Jô, é um dos melhores guitarristas do Brasil, se formou com mérito numa das melhores faculdades de música do Mundo nos EUA, e até ser descoberto, tocava em barzinhos de SP e quase foi trocado porque era considerado chato pelo dono de um dos barzinhos porque não tocava o que era "da moda". E ainda assim, hoje, no meio dos caras lá no sexteto, fica muitas vezes sub-utilizado fazendo um acordezinho aqui outro ali.
Música é paixão, como tudo na vida, mas infelizmente, uma paixão que diferentemente da paixão pela política, medicina, advocacia, não dá o que comer a quem é apaixonado.

sliderX
Veterano
# ago/07
· votar


falta personalidade nos musicos brasileiros
quem tem, se destaca

kdrivers
Veterano
# ago/07
· votar


Uma coisa também não posso deixar de falar, o que o pessoal tem falado com relação à composição é uma verdade. A música não é só executar. Criar um conceito artístico é o que fez Picasso, Mozart, Rambrant, Pink Floyd, Led Zeppelin, Shakespeare se destacarem. Fazer de sua obra mais do que você pode executar mecanicamente para traduzir a idéia ou conceito em uma obra, que apesar de simples, pode sim ser singular como as tônicas e oitavas da linha de baixo de Us and Than, expressando com clareza ou sutileza cada objeto e nuânce da sua idéia. (ou alguém aqui é audacioso suficiente para dizer que Roger Waters não é capaz de tocar as linhas elaboradas do Chris Squire do Yes em Heart of the Sunrise?!?)

james_the_bronson
Veterano
# ago/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Sir Cam
Cara, ontem eu tava saindo de um show que eu toquei e tava esperando pagarem os negócios do bar lá, de repente, o cara que pegava as comandas do bar olha pra minha camiseta do Dream Theater e fala:
-Você toca isso?
eu respondo:
-Eu não! Tá doido!

O cara depois vem me falar que era tecladista de uma banda cover de DT, daí eu me pergunto, como é possível pessoas tão bem qualificadas musicalmente (tocar DT no teclado é foda) são tão mau-aproveitadas? O cara devia tocar pra burro e tava lá, recolhendo comandas, e aí? vocês já viram casos assim? O que vocês acham?


HAUAHUAHAUAHAUAHAUAHAUHAU

Se ele tocasse Iron Maiden seria o faxineiro...

E digo mais, sofreria de LER ( lesão do esforço repetitivo ), não por esfregar o chão, mas sim por fazer tanto C-D-E...

Gabriel Cervi
Veterano
# ago/07
· votar


666ordnas
"Vocês já viram casos assim?" Infelizmente, há aos montes! Vejam o meu caso: hoje, tenho 34 anos, sou músico desde os 14 anos, estudei 3 anos de violão clássico, fiz várias aulas particulares, estudei guitarra por 3 anos na ULM (Universidade Livre de Música, atual Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), fiz vários cursos livres, sou formado no IGT com especialização em Rock - tenho todos os certificados para comprovar -, já tive aulas com Mozart Mello, Jonas Santana, Silas Fernandes e Fabiano Carelli e já fui músico da noite por 7 anos. Sabem o que faço hoje? Sou funcionário público e, nas horas vagas, toco guitarra por amor à Música! Penso em voltar a dar aulas de guitarra e trampos em estúdio em breve como um complemento de renda mas, viver só de música no Brasil é brincadeira! Prá vocês que estão começando, caiam de cabeça na música, se dediquem e estudem ao máximo porque vale a pena, mas não se esqueçam de fazer seu pé-de-meia para o futuro!
Puta merda, cara...estudar música uma vida inteira e se tornar funcionário público ainda...Brasil é um circo mesmo...

old steel
Veterano
# ago/07
· votar


Ardanuy
É isso garoto.E só ganha grana trabalahndo muito.Neguinho pensar que música e só farra e bebedeira,com certza será mal sucedido.

LuizJu88
Veterano
# ago/07
· votar


kdrivers
Tomati é extremamente foda! O CD solo dele é animal!

Quanto ao tópico: - Ja vi vários casos assim...conheço musicos excepcionais com ótimas composições mas que estão por aí fazendo outras coisas ou batalhando muito pra conseguir levaar a vida

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


Se não compor não sai do quarto, não adianta tocar Dream Theater de ponta cabeça.

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
Se não compor não sai do quarto, não adianta tocar Dream Theater de ponta cabeça.


(2)

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


É muito compicado tudo isso... É muito uma questão de QI: Quem Indica. Se alguém te indica, você pode ser péssimo instrumentista e músico e se dar bem. Quantos casos não conhecemos? Alguns dos músicos que fazem sucesso não são lá muito músicos mesmo, só ganham dinheiro. Contatos são muito importantes, e a persuação é imprescindível, principalmente pra quem quer convencer o "contato" de que o seu projeto é melhor que o que a indústria fonográfica está mandando.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Pardal

O "QI" vale em todas as áreas, não apenas na música, como vc deve saber...quantas pessoas ganham determinado emprego ou oportunidade tão somente pela indicação?

Pardal
Veterano
# ago/07
· votar


makumbator

O "QI" vale em todas as áreas, não apenas na música, como vc deve saber...quantas pessoas ganham determinado emprego ou oportunidade tão somente pela indicação?

Eu sei, cara, mas nas artes muito mais que as outras áreas isso acontece...

Alan_Domingues
Veterano
# ago/07
· votar


De nada adianta tocar pra kct se não compor, mostrar trabalho, etc...

Nem mostrando seu trabalho próprio. Exemplos são como Vanessa Camargo e seu "SUPER" cd novo. É bom que pelo menos, só tem músico bom na gig dela e deve pagar bem, e os caras merecem.

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
Se não compor não sai do quarto, não adianta tocar Dream Theater de ponta cabeça.

Acho que depende, né? Tem muita gente que consegue dar certo tocando covers. Mas certamente, não covers de Dream Theater de ponta cabeça.

Tem também muitos profissionais que ficam dentro do seu nicho, conseguem reconhecimento no meio como banda de apoio ou músico de estúdio. Mas esses normalmente são aqueles anônimos, que ficam sendo "o guitarrista" ou "o baixista" do fulano de tal.

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
Claro, se for músico de banda de apoio/estúdio onde ele quiser chega...

Bog
Veterano
# ago/07 · Editado por: Bog
· votar


Atum Bluesman

Sim, acho queeu entendi o que vc quis dizer. Tem mesmo muito cara que acha que vai fazer sucesso mesmo, ser tão reconhecido quanto o próprio Satriani se sair por aí tocando as músicas do Satriani.

De certa forma, o cara tem o sonho de ter o público DELE tocando música dos outros. Algo assim, né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mal-aproveitamento dos músicos do Brasil