Problemas na banda: preciso de conselhos

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# mar/06


Falae, pessoal

Entrei numa banda e teremos o primeiro ensaio talvez esse final de semana. A princípio, seria uma banda de hard rock, com 1 vocal + 1 baterista + 1 baixista + 1 guitarra (eu). Só que o vocalista quer colocar outro guitarrista, pra ficarmos com 2. Eu era a favor de colocarmos 1 tecladista, mas não achamos um disponível.

Sempre que toquei com outro guitarrista em uma banda, o cara cagou tudo que eu estava fazendo, porque sempre toquei com caras tecnicamente muito ruins. Esse guitarrista aí também não toca porra nenhuma, e eu já tou prevendo a merda.

Mas o vocalista quer porque quer que o cara entre na banda, ou seja, estamos num impasse. Eu tou pensando em simplesmente cair fora.

E agora, o que eu devo fazer? Me aconselhem!

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff

Depende muito de o quanto voce leva a sério.


Eu normalmente sempre procuro dar uma chance, pra ver se a pessoa tem interesse e é compromissada. A vezes é melhor um cara que não toca tão bem, do que um baita musica que tá sempre dando cachorro e faltando ou se atrasando.

Eu curto ter duas guitarras, ja tocamos até com 3...

Gabriel Anjos
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Dá uma chance. Se o cara for um merda, arranja outro...

Ed_Vedder
3 guitarras é o que há!

Simonhead
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff

Concordo com o pessoal; dê uma chance ao rapaz e veja o que sairá de útil e agradável do ensaio já marcado. Boa sorte!

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Eu acho que nessas horas tem que ser "amigos, amigos, negócios à parte". Pede pro cara dar uma justificativa de porque ele quer tanto colocar o cara na banda. E outra... não chega colocando ninguém de cara na banda... deixa claro que é um teste, se não rolar, a fila anda.

spy2k
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff

Isso vai depender muito de como o outro guitarrista é (tanto como pessoa e como músico).
As vezes precisamos aprender a ter paciência com músicos mais inexperientes pois um dia tb fomos inexperientes...

Passe o seu conhecimento para ele, aposte nele, invista que eu garanto que você também sairá ganhando.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


ensaia primeiro, depois vc decide se vale a pena.

cavaleirolouco
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff


tb to passando por isso.. mas vc poderia ensinar o outro cara.. para que ele se iquale a vc, ou poem ele para fazer o arroz com feijão e vc sola,

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


ensaia primeiro, depois vc decide se vale a pena.2

pacman jp
Veterano
# mar/06
· votar


é, a galera ja deu o toque...

conversa com o pessoal... se o cara quer colocar o otro só pq ele é amigo e adora musica, num é motivo...
além de gostar, tem q tocar tbm, pelo menos pra manter o nivel da banda.
se o cara der conta, dexa ele na banda; se ele num tocar nada, rua!; se ele destruir na guitarra, divida com ele os solos e é só alegria!!!

mas deixe claro, q se ele for ensaiar, é so pra teste.
estipulem um tempo de um mes, pra ele pegar as musicas e tentar.

se rolar, rolou!

abraços

Luigi LeBeau
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
eh cara! da uma chance! soou meio orgulhoso isso de naum querer tocar com o cara, as vezes ele pode nem ser um grande musico, mas eh um grande integrante ("Ringo não eh um otimo baterista, mas é um Beatle inigualavel" John Lennon) sacou?

Gabriel Anjos
3 guitarras é o que há!

to fora hein? eh muita vaidade junta!! hehehee

pacman jp
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Gabriel Anjos
3 guitarras é o que há!

ja tocamos assim...
um ex-guitarrista da banda tava na cidade, e ai fizemos uma apresentação, em q parte do repertorio tiveram as tres guitarras em ação...

pensa em Paranoid com 12 tempos de solo (4 tempos pra cada um...)
axou muito?
pois no final da musica, foram mais doze...
kkkkkkkkkkkkkkk

teve de tudo... até solo com a guitarra nas costas...

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


cara, tu ta prevendo merda, ensaia umas 3 vezes se precisar msm coloca outro se ñ nem.

Mr. God
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Eu tou pensando em simplesmente cair fora.


Não sei direito da sua situação. Dependendo da situação, eu caía fora mesmo.

jairohc
Veterano
# mar/06
· votar


ensaia primeiro, depois vc decide se vale a pena(2)
[i][/i]

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Quebre a guitarra, ponha fogo nos amplicadores e exploda o bumbo.

Ou senão espera pra ver no que vai dar.

DIEGOGUITAR
Veterano
# mar/06
· votar


po cara, não sabia que não gostava de mim......

brincadeira ....dá uma change pra ele ...se ele ferrar teu som liga o ampli dele na voltagem errada, enrosca o pé no cabo dele e derruba a guita, pisa "sem querer" na pedaleira dele, joga a palheta dele pela janela sem ele ver, quando ele não estiver perto desafine a corda D dele, da uns remedios tipo pra soltar o intestino junto com a cerveja dele ....rsrsrs


brincadeira denovo


da uma chance pro cara !!!! se não der certo conversa com a banda e expõe o problema, e se não resolverem sai fora vc, não rola se queimar em banda que vc não está curtindo tocar..

francisco2004
Veterano
# mar/06
· votar


Quando se é amigo da galera, é normal formar uma banda com 8 membros, só para todo mundo entrar na brincadeira.

Levando para o lado mais profissional, tem que analisar que benefícios mais um guita trará para a banda. Não acho legal colocar dois Van Halen na mesma banda, senão fica uma luta de estrelas, cada um querendo ganhar espaço. Dois guitas "shreders" precisam ser muito maduros para um não avacalhar com o outro. O legal é um guitarrista mais shreder e outro que seja mais do ritmo... talvez até colabore nos backing vocals.

E, como você disse, também acho legal um teclado e uma guita ao invés de duas guitas. A gama de timbres que a sua banda poderá cobrir será bem maior. Mas tem o mesmo problema... se o tecladista for um Rick Wakeman e o guita for um Van Halen, também vão demorar para se entender :P

.:Anonimato:.
Veterano
# mar/06
· votar


DIEGOGUITAR

Brincalhão hein?!

Ed_Vedder

Numa banda com 3 guitarristas o que faz cada um?

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


O legal seria um multi-instrumentista, que tocasse um pouco de guitarra e teclado.

Dê um tempo, se o cara for ruim, deixa ele se enforcar com a própria corda, uai.

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/06
· votar


Primeiro tú pergunta pro vocal da banda pq ele quer esse cara na banda, depois faz um ensaio teste com o cara e em banda tirem as devidas conclusões de se o cara fica ou ele não fica,talvez ele não seja um grande instrumentista,mas ele pode ser um cara q passa uma energia legal pra banda,mas passa pro cara as cifras e um cd com o audio das músicas a serem tocadas no ensaio, pra ele não chegar no estudio com a cara dura falando q não conseguiu tirar as músicas.

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


O legal seria um multi-instrumentista, que tocasse um pouco de guitarra e teclado.
Matou!!
Se o cara souber brincar um pouco com percussão também, fica show! Dá uma puta versatilidade na banda.

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


depois faz um ensaio teste com o cara e em banda tirem as devidas conclusões de se o cara fica ou ele não fica,talvez ele não seja um grande instrumentista,mas ele pode ser um cara q passa uma energia legal pra banda,mas passa pro cara as cifras e um cd com o audio das músicas a serem tocadas no ensaio, pra ele não chegar no estudio com a cara dura falando q não conseguiu tirar as músicas.

Pois é! Joga um CD com algumas músicas na mão do cara e fala pra ele "ó, tira isso aí e vamos ensaiar sábado que vem pra ver se a galera curte vc e se vc curte a galera" (isso é importante também, o cara curtir a banda). Aí vc já sente se o cara consegue tirar música sozinho, se tira direito, se sabe se virar. O resto, infelizmente, não vai ser em um ensaio que vcs vão ver... tem que ter uns 2 meses de experiência pelo menos, ensaiando e/ou tocando constantemente. Primeiro porque mesmo que o cara seja bom pra caramba, leva uns 2 ensaios no mínimo pro cara dar uma entrosada com a galera. Aquele lance de pegada diferente, saca? Pelo menos no caso da minha banda é assim pq a gente faz versões dos covers que tocamos, não tocamos igual. Então o CD serve só de referência mesmo. E já aconteceu de colocarmos um baixista na banda, no primeiro mês era tudo lindo, maravilhoso... aí depois o cara começou a botar as asas de fora e mostrar que não era tão "simpático" assim. Por isso que eu digo que tem que fazer uns ensaios pra ver se vai rolar um clima... por mais gay que seja essa frase. hehehe
Sorte ae.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


.:Anonimato:.
Numa banda com 3 guitarristas o que faz cada um?

O primeiro faz a base
O segundo os solos
E o terceiro malabarismo com serras elétricas, vide Iron maiden.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Acabei de responder um e-mail do vocalista, que me chamou de arrogante e disse que eu tava com medo.

Mandei ele tomar no cu de forma sutil e parece que teremos dois ensaios: um só comigo (essa sexta) e outro com as duas guitarras (domingo). Aproveitei e falei pra ele mandar o outro guitarrista tirar todos os solos, pra ver se o cara realmente é tão bom quanto ele diz (eu conheço o cara, ele não é).

Vamo ver.

Blue Jazz
Veterano
# mar/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Rachmaninoff,

Acho que vocês devem analisar a questão de modo racional: o que é melhor pro estilo da banda? Se é teclado, procure um bom tecladista até encontrar um! Outra guitarra? Base? Ou pra dividir tudo? É muito complicado se trabalhar com 2 guitarras dividindo tudo, tem de ter muito bom senso e uma relação muito amigável entre os músicos envolvidos... música leva muito em conta a relação interpessoal, muito mais do que qualquer outra profissão que eu conheço. Por exemplo, às vezes você junta um punhado de músicos bons e não consegue unidade alguma, identidade alguma, fica ruim - já aconteceu várias vezes com essas superbandas do tipo "all-stars", dá errado... o que quero dizer é que o fator pessoal influi diretamente no resultado musical. Antes do cara tocar bem, é preciso ver o quanto ele se encaixa na banda, na proposta, no gosto e na relação pessoal. Banda é quase um casamento sem sexo! Pra finalizar, o cara tocar mal pode ser até bom, se ele for segurar as bases e tal, fica tudo mais fácil, ele pode aprender muito com você e tudo mais. Sugiro cuidado com o relacionamento pessoal da sua banda, se um já está mandando o outro tomar no r... mesmo de forma sutil - que rapidamente pode se transformar em grito - isso não irá muito longe e só trará dissabores.

Espero que tudo dê certo pra você aí.
Boa sorte.

LeandroP
Moderador
# mar/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Eu toquei numa banda há pouco tempo, e eram dois guitarristas. No caso eu era o novato.

Nós nos entendíamos muito bem, o cara toca muito e a gente pirava e dividia os trampos... uma pena que o vocalista se apaixounou e esqueceu o trampo hehehehehehe eu e o outro guitarrista nos damos muito bem, o cara é amigo meu de longa data, já acampamos pra cacete e além dele ser uma influência musical pra mim. Da-lhe Kleber!!!! (o verdadeiro Valadão)

Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Aproveitei e falei pra ele mandar o outro guitarrista tirar todos os solos, pra ver se o cara realmente é tão bom quanto ele diz (eu conheço o cara, ele não é).
Na boa... mas isso tá parecendo problema com ego. O cara pode não ser bom pra fazer solos (e talvez nem tenha necessidade dele solar na banda), mas pode ser que aguente muito bem as pontas pra fazer uma base legal...

Antes do cara tocar bem, é preciso ver o quanto ele se encaixa na banda, na proposta, no gosto e na relação pessoal.
Concordo plenamente.

Banda é quase um casamento sem sexo!
Depende... se tem mulher na banda tbm às vezes rola um sexozinho tbm.. hehhehe.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


Matheus Mattos
O cara pode não ser bom pra fazer solos (e talvez nem tenha necessidade dele solar na banda), mas pode ser que aguente muito bem as pontas pra fazer uma base legal...

Só que o cara QUER fazer solos...

edbene
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
deixa ele fazer os solos...
manda ele fazer, e na sequencia faça vc... manda o pessoal da banda decidir quem é melhor

se ele for ruim msm e errar tudo, vai ter q se conformar em ser o segundo guitarrista. ai manda ele estudar mais e aprender a tocar, senao sairá da banda
agora se te sacanearem e colocá-lo como primeiro guitarrista, msm sendo ruim, então é melhor cair fora msm.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas na banda: preciso de conselhos