Provocações.

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# ago/03


Pessoal... escrevi um pequeno texto sobre uma coisa em que venho matutando, e resolvi levantar a questão para vocês para levantarmos alguma discussão sobre o assunto.

.............................
PROVOCAÇÕES.

Depois que comprei um dvd-rom para o meu computador, tenho passado boa parte do meu tempo livre (e do meu dinheiro não tão livre) para alugar e comprar musicais e shows em dvds... entre os tais assisti Jethro Tull, DireStraits, Rush, Deep Purple, PinkFloyd, The Corrs, Engenheiros do Hawaii, Djavan, Gilberto Gil, Cássia Eller e por aí vai.

Notei uma coisa bastante intrigante, principalmente nos shows internacionais que me fez pensar... será que o brasileiro está perdendo o respeito e interesse pela música em si?!

Dentre as bandas que assisti diversas são grandes conjuntos de rock, e elas possuem algo em comum além disto... seu público... era fantástico ver o Led ‘quebrando’ tudo no palco e seu público ali, alguns sentados outros de pé, assistindo pasmos tamanha apresentação musical. Aqui no Brasil estariam todos pulando, gritando, outros beijando suas namoradas, outros bêbados ou procurando briga.

Me parece que, com exceção do público mais alternativo, o brasileiro em geral perdeu seu respeito pela música em si... a banda num show deixou de ser a atração principal para se tornar o arroz da festa, só servindo de fundo musical para a curtição da balada. Hoje vamos a festa para ‘garrar mulhé’, fazer bagunça, encher a cara... ninguém mais vai em respeito a banda que toca, assistir um show.

O show do Jethro Tull foi um caso a parte... o melhor do rock progressivo rolando no palco... Hunt by Numbers no repertório, rock´´n´roll de fazer tremer o chão... o público lá, sentado, sentido cada nota, cada detalhe do arranjo, ouvindo cada palavra ou nota da banda, rostos abismados, em êxtase e admiração. Quando foi a ultima vez que vimos isto aqui no Brasil... qual foi o último show que você foi no qual o público estava, exclusivamente, vendo e ouvindo a banda tocar?!

Será que perdemos o respeito à música?! Será que o músico no Brasil está fadado a ficar em cima do palco tocando música ambienta para as pessoas se drogarem, beberem, namorarem?! Será que não atingiremos o nível de olharmos uma banda da mesma forma como vemos um quadro, lemos um livro, assistimos um filme... com dedicação e atenção?!

Será que não podemos culpar este descaso pelo baixíssimo nível musical que o país vem apresentando nos últimos tempos?! E se o fizermos, a culpa é de quem?

NeGrEsCo
Veterano
# ago/03
· votar


Ah sei la tipo, eu axu q pra banda ver o público pulando e vibrando e eh legal , mas naum ficar namorando, se drogando e bebendo ... c kd um pulasse na sua sem arranjar confusão ia ser bom ... pq de certa forma c vc tiver pulando cantando as letras das musik de tal banda, vc vai estar prestigiando ela ... Mas Ronin sua opinião eh corretíssima Parabéns msm ...

DUFF OPLON
Veterano
# ago/03
· votar


Velho, arrebentou em.

rpassaro
Veterano
# ago/03
· votar


Na verdade eu acho que os brasileiros se entregam para a musica.Cada um tem o seu jeito de curtir o som que gosta.E eu acho que é por isso que muitas bandas adoram tocar no Brasil,por que eles sentem que o publico realmente esta gostando do que esta vendo...Eu acho que ver um show de rock parado é impossivel,mas eu não acho legal esse povo que fica se batendo,fica bebado e por ai vai...


Parabéns veio,mandou bem.

John Andrade
Veterano
# ago/03
· votar


Concordo.
o ultimo show que eu fui acho que foi pra curtir o som, que foi o do Clapton. existem algumas exceções, mas duvido que num tinha 1 fdp lá que esperava catá uma mina enquanto ouvia Tears in Heaven, que é a única musica que esse tip de gente conhece.

The Black Moon
Veterano
# ago/03
· votar


Ronin

Vc esta absurdamente CERTO, muito legal vc criar este tópico, meus parabéns, concordo em tudo que vc disse e sinto na pele, toco na noite a 4 anos e é uma bosta "parte do público" é o q vc disse mesmo, aqui na minha cidade tem muita gente que nem curte rock direito e vai aos shows só prs ficar metendo o pau. como diria o velho boris casói (isso é uma vergonha)!

caíto
Veterano
# ago/03
· votar


discordo...
Quem disse que lá fora não tem tudo isso?!
Lógico que no dvd não iam mostrar a confusão! Iam mostrar as pessoas curtindo, do mesmo jeito que mostra nos dvd do Charlies Brown e Engenheiros! Só que a gente vê a coisa pelos bastidores, do mesmo jeito que os estrangeiros também vêem pelos bastidores...
Se acha que nego lá não se drogam ou bebem? Acha que os homens lá não vão nos shows do The Calling pra catá mulher? Ah, fala sério né...

E não vejo nenhum problema em ir em shows só por diversão... Eu mesmo vou em show, por exemplo, do Kid Abelha, só pq enche de mulherzinha... tá certo que hoje tem muito disso, mas isso não é um problema brasileiro meeesmo!

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


tá certo que hoje tem muito disso, mas isso não é um problema brasileiro meeesmo!
Não estou dizendo que seja um problema esclusivamente brasileiro... mas sim um problema da relação público/banda/música que temos, eu sua maioria aqui... claro que isto acontece nos EUA, com bandas e músicas descartáveis como The Calling, Eminem e etc...

Vc focalizou nas drogas... não é este o problema em questão... é o respeito... é as pessoas irem ou não ao show assistirem a banda... entende? Mesmo nos shows que já fui, de bandas que considero boas, aqui no Brasil, parece que 99% das pessoas estão lá pela festa em si, e não para curtir a banda em si. Parece que as pessoas não prestam mais atenção na banda.

Entende? Sei que não é um problema exlusivo nosso... mas é mais forte aqui e de certa forma, na minha opinião, é o que vem aumentando o número, sempre crescente, de bandas ruins. As pessoas não vão mais à um show para escutar música, e sim para fazer festa.

The Black Moon
Veterano
# ago/03
· votar


Ronin

posso te dizer qual é o problema de tudo isso?
a musica eletrônica!
tem gente que vai discordar mas infelizmente com o surgimento da música eletrônica, as pessoas perderam o espirito rock and roll dos anos 80/90.
o pessoal escolheu uma nova forma de diversão e qualquer lugar que tenha (mulher/homem, drogas, cerveja, e movimento) virou motivo de diversão. São poucos os que vão a um show de rock hj em dia por conta da banda, do som dos caras! infelizmente!

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


The Black Moon
Não sei se concordo... teria de refletir no assunto. Mas, é uma opinião válida, e corajosa, eu diria. Mas, concordo em dizer que o espirito do Rock´n´roll anda em baixa ultimamente. Apesar de não ter citado no texto, podemos ver que a grande maioria das bandas que citei, são de 80/70.

NeGrEsCo
Veterano
# ago/03
· votar


The Black Moon
Pow Achei sua opinião realmente mto válida

Overdoser
Veterano
# ago/03
· votar


eu so vejo isso em shows de skank, jota quest, tihuana e esses pops da vida....

em shows que vi na tv do angra, sepultura, raimundos e outros, e na maior parte os acusticos mtv, o pessoal prestava muito atençao na banda...

Dr destino
Veterano
# ago/03
· votar


Ronin
DireStraits em DVD, onde ??

Overdoser
Veterano
# ago/03
· votar


esses pops da vida....

correçao: os ultra-pops-comerciais da vida

NeGrEsCo
Veterano
# ago/03
· votar


Overdoser
Pow Tira Skank dessa lista o show deles eh mto bom e todo mundo curte o som e a festa

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


em shows que vi na tv do angra, sepultura, raimundos e outros, e na maior parte os acusticos mtv, o pessoal prestava muito atençao na banda...

Real... é como falei... eu ainda vejo esta atitude, principálmente nas áreas mais alternativas... rock metal, e coisas assim. Estes ainda curtem bandas novas, prezam pela qualidade e prestam atenção no que está sendo tocado.

Overdoser
Veterano
# ago/03
· votar


NeGrEsCo
po vei... eu ate gosto de skank, mas eu fui num show deles e é muito fraco... eles nao tem muita presença de palco... (eu achei)

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


DireStraits em DVD, onde ??
Bem... era de um camarada da faculdade... se não me falha a memória, chamava-se In the Night.

pagode alto astral
Veterano
# ago/03
· votar


Quem é músico vai a um show com outro intuito.A maioria ali nem sabe o que é um acorde . A culpa disso é a cultura musical que falta as pessoas desde pequenas afinal música não se ensina em escola.Ou vc toma iniciativa ou será um leigo sempre que acha que sabe pq ouve rádio.

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


A culpa disso é a cultura musical que falta as pessoas desde pequenas afinal música não se ensina em escola.
Putz... na veia da véia... em cima do alvo. Muito boa... é o que falta mesmo, talvés a inclusão de aulas de musicalidade no currículo das escolas poderia amenizar o problema e aumentar o nível crítico das pessoas. Pagode alto astral... vc foi em cheio meu véio.

maggie
Veterana
# ago/03
· votar


Ronin
Dentre as bandas que assisti diversas são grandes conjuntos de rock, e elas possuem algo em comum além disto... seu público... era fantástico ver o Led ‘quebrando’ tudo no palco e seu público ali, alguns sentados outros de pé, assistindo pasmos tamanha apresentação musical. Aqui no Brasil estariam todos pulando, gritando, outros beijando suas namoradas, outros bêbados ou procurando briga.

Caramba, fui em um show do Reação em Cadeia [muito ruim por sinal] e só a minha galerinha ficou assistindo o show de fato.

O resto era só tietagem e aquela correria pra ficar com alguém!

caíto
Eu mesmo vou em show, por exemplo, do Kid Abelha, só pq enche de mulherzinha...

Eu sou uma, adoro eles! huahuahua

The Black Moon
posso te dizer qual é o problema de tudo isso?
a musica eletrônica!


Acho que a música é uma conseqüência da conjuntura que se está vivendo, não dá pra culpar só um estilo...

Overdoser
eu so vejo isso em shows de skank, jota quest, tihuana e esses pops da vida....
em shows que vi na tv do angra, sepultura, raimundos e outros, e na maior parte os acusticos mtv, o pessoal prestava muito atençao na banda...


Dependendo do tipo de fã que a banda tem, o comportamento é diferente.

pagode alto astral
Veterano
# ago/03
· votar


A antiga URSS foi durante décadas o país onde mais se lançava gênios do xadrez...entre eles Garry Kasparov, hoje representando o Azerbaidjan.E pq isso? Pq lá se ensina no colégio o xadrez...é como matéria normal.Não existe russo que não jogue pelo menos razoávelmente o xadrez.É impossível colocar música em currículo de colégios públicos num país como o nosso.....é querer demais ....mas pelo menos nos particulares todos deveriam.Valeu Ronin.

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


É impossível colocar música em currículo de colégios públicos num país como o nosso.....é querer demais
Bem... uma utopia ou outra não custa nada, e para realizar é preciso sonhar primeiro. Quem sabe, quem sabe... (um dia, quando nosso ministro da cultura e o ministro da educação resolverem fazer algo pelo país, de verdade).

maggie
Veterana
# ago/03
· votar


pagode alto astral
É impossível colocar música em currículo de colégios públicos num país como o nosso.....é querer demais ....mas pelo menos nos particulares todos deveriam.


Lembrem-se que não é interessante que o povo tenha cultura...

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


Lembrem-se que não é interessante que o povo tenha cultura...
Bem lembrado... um povo inculto, mais fácil de controlar e manipular. :P

pagode alto astral
Veterano
# ago/03
· votar


Quando eu fiz primeiro grau , eu tive aula de música.Isso na quarta e quinta séries.A professora se aposentou e fundou um club de Jazz.Depois naquele colégio nunca mais teve essa matéria .Tb. nunca mais soube de outros que fazem isso.Esse lance rolou na década de 80.

Ronin
Veterano
# ago/03
· votar


pagode alto astral
Um colégio aqui na PH abriu uma "Escola da Cultura" para dar aulas alternativas para os alunos interessados. A casa já formou alguns bons músicos (eu comecei lá, tocando baixo vertical), uma campeã regional de xadrez, um bom grupo de teatro (do qual participei)... depois tiveram alguns problemas e fechou... foi a maior decepção.

pagode alto astral
Veterano
# ago/03
· votar


É sempre assim....não sei se acaba pq falta gente pra freqüentar ou se é por verba mesmo.Ou as duas coisas.Temos de saber tb. se o povo quer esse tipo de iniciativa.Talvez colocar em colégios a música desse maior quebra pau do tipo..."mais uma matéria pra rodar meu filho..." ou..."Ele vai ser advogado que nem o pai...pra que música?".Não podemos esquecer que saber música , conhecer,ampliar e se preocupar com ela são interesses bem vivos em nós músicos.Mas será que o povo mesmo que é leigo nisso ia apoiar?Tenho minhas sérias dúvidas. Esses dias vi uma reportagem mostrando que a Rede Cultura está com grandes dívidas e pode até acabar.Vai ser uma perda sem precedentes pq para mim é o único canal de tv aberta que presta.

caíto
Veterano
# ago/03
· votar


NeGrEsCo
acho que Skank ainda tem muito de pessoa que só vai pra zuar, até pq a banda é bem popular no meio pop, mesmo que faça um som original.

maggie
eu curto eles também. Música comercial, mas de qualidade!

Ronin
é isso... não tou dizendo que não tem. só não gosto de ficar falando que o brasil é pior que o estrangeiro... sou um pouco patriota...

É cara... e a gente tem que fazer alguma coisa pra mudar essa porra de situação...

John Andrade
Veterano
# ago/03
· votar


A Música eletrônica não deixa de ser uma nova cultura que deve ser respeitada. maioria distorce, com aquela ideia de que tudo é drogas e mulher, se esquecendo da cultura.
Concordo plenamente com esse negócio de manipulação. Se a OMB investisse em projetos culturais como música nas escolas, eu pagaria a carteirinha com prazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original