Será que só sobrou o Barão Vermelho??

    Autor Mensagem
    iznogood
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: iznogood


    Depois a ascenção do Rock Brasil, nos anos 80 e na primeira metade dos anos 90, o cenário agora atravessa uma estagnação criativa onde cada vez menos surge bandas interessantes. A última delas, os Los Hermanos, se começassem aparecer dez anos antes, nem sequer emplacariam o sucesso Anna Julia, mas mesmo assim ainda é a grande novidade do Rock Brasil nos últimos sete anos. Mediante a crise de mediocridade (emn relação à seus trabalhos anteriores) que tomou conta de bandas da antiga como Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Titãs, Kid Abelha, a extinção da limitada Legião Urbana, e a falta de talento de CPM22, Pitty, Charlie Brown Jr, Detonautas, e o acidente sofrido por Herbert Vianna, apenas o Barão Vermelho ainda continua a levar a bandeira do Rock verdadeiro aqui no Brasil. Ainda bem que pelo menos essa banda sobrou. Até quando não sei.

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Titãs!

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ira!, Titãs, Barão, Engenheiros, Paralamas, entre outras... Todas continuam boas como sempre.

    E temos as Underground, também. As que não chegaram ao topo...

    Relespública, Blindagem, Velhas Virgens, etc.

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    The Splinters
    Não acho o som de nenhuma dessas antigas aí mais interessantes não.

    Mas concordo que tem muita banda boa por aí. Basta ter espaço (o que no Brasil é algo quase impossível).

    iznogood
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    The Splinters

    Ainda assim, o Barão Vermelho continua como a melhor banda brasileira de Rock verdadeiramente "enroll" na atualidade. Gosto muito dos Velhas Virgens e da Relespública, mas o Barão é mais banda. Quer constatar isso? Assista o novo DVD ao vivo deles e você vai entender o que estou falando.

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    iznogood
    É que não perderam a pegada.(Barão)

    Os Titãs pioraram, mas só para esse MTV Ao Vivo.
    Ira! fez um Acústico MTV excelente, mas caiu muito no cd(não sei se anterior ou posterior).
    Engenheiros continua na mesma, particularmente.

    E Paralamas só não tem o Herbert com muita presença...

    E tem Ultraje, que também continuo apreciando.

    iznogood
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: iznogood
    · votar


    The Splinters
    Engenheiros continua na mesma, particularmente.

    Os Engenheiros acabaram em 1993, com a saída do Licks e do Maltz. Agora temos um, digamos, "The Gessinger Projects" usando o nome Engenheiros do Hawaii, muito mais direcionado ao pop e cada vez menos rock.


    E tem Ultraje, que também continuo apreciando.

    Sim, eu também aprecio o Roger e Cia. O Ultraje está acima da média também, mas ninguém agüenta mais uns boys com 40 anos na cara cantando Mary Lou... .

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: The Splinters
    · votar


    iznogood
    Mas é um pop bom, Engenheiros.
    Diferente das outras.

    mas ninguém agüenta mais uns boys com 40 anos cara cantando Mary Lou...
    Huahuahua!! Foda...

    iznogood
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: iznogood
    · votar


    The Splinters
    Mas é um pop bom, Engenheiros. :)

    Sim, não há dúvidas! Eu diria que os Engenheiros do Hawaii e o Capital Inicial são, de longe, as duas melhores bandas Pop do pais. Porém, não levam mais o selo do rock.

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    iznogood
    Isso, sim. \o)
    Desculpe-me. Pensei que estava falando de pop e rock. =]

    iznogood
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: iznogood
    · votar


    The Splinters

    Não. Estou falando do rock mais "enroll", mais puro, mais tradicional. Não que eu seja contra o Pop e o Pop/Rock, mas acho covardia que bandas tradicionais do Rock Brasil migrem para o Pop e concorra com CPM22, Detonautas, LS Jack na venda de CDs, já que elas seriam absolutas se continuassem fazendo o que faziam antes: Rock. Mas, enfim... questão de sobrevivência. Espero que o Barão não vá nessa direção também.

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    iznogood
    Infelizmente é assim, mas essas bandas não chegam à nem ao pop médio.

    Barão sobrevive pois os membros são do rock. :)

    Pati Cobain
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ira!, Titãs, Barão, Engenheiros, Paralamas, entre outras... Todas continuam boas como sempre. (2)

    espero q o Ira! NAO siga o caminho do Capital, q depois d lançar o acustico, ficou horrivel

    Los Hermanos
    Eu curto

    CPM22, Pitty, Charlie Brown Jr, Detonautas
    Sem comentarios heuhaua ¬¬

    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ira!, Titãs, Barão, Engenheiros, Paralamas, entre outras... Todas continuam boas como sempre.

    Nem todas. Tirando Paralamas, o resto não lança um cd decente faz tempo.

    apenas o Barão Vermelho ainda continua a levar a bandeira do Rock verdadeiro aqui no Brasil

    Será?

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    aaaaaaahhh! Velhas Virgens eh maios banda de rock'n'roll do Brasil! de rock mesmo, com sotaque meio bluesy, a q eu mais curto eh Velhas Virgens!!

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Luigi LeBeau
    Dois, man. \o/

    Pati Cobain
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Luigi LeBeau
    Boa tbm \o/

    iznogood
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pati Cobain
    espero q o Ira! NAO siga o caminho do Capital, q depois d lançar o acustico, ficou horrivel
    O Ira ainda mantém um pouco do espirito rock, porém está muito aquém do Ira que se consagrou com clássicos tipo Dias de Luta, Núcleo Base e Pobre Paulista. Eles ainda têm salvação, mas acho que seguirão mesmo o caminho do Capitral Inicial. Espere pra ver...

    Luigi LeBeau
    Velhas Virgens eh maios banda de rock'n'roll do Brasil!
    Menos, boy... Menos.

    Julia Hardy
    Tirando Paralamas, o resto não lança um cd decente faz tempo.
    O que me diz do último CD de estúdio do Barão Vermelho? E que CD decente, de estúdio, com gravações inéditas, os Paralamas lançaram nos últimos dois anos? O Barão ficou parado sem gravar nada de novo entre 1998 e 2004 e ainda assim não perderam 1 centímetro de terreno dentro do Rock Brasil. Não surgiu nenhuma banda capaz de substituí-los à altura. Os Titãs fizeram a mesma coisa entre 1993/1996 e se deram mal: quando tentaram voltar, os Raimundos já tinham tomado o cénário como a banda mais pesada do Rock Brasil. Restou aos Titãs seguirem para o Pop. Já o Barão deixou o mercado "aberto" e nenhuma outra banda teve competência para assumir seu lugar. Isso é um feito.

    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Julia Hardy
    · votar


    O que me diz do último CD de estúdio do Barão Vermelho?

    Razoável. Pra não dizer ruim msm

    E que CD decente, de estúdio, com gravações inéditas, os Paralamas lançaram nos últimos dois anos?

    o novo não ouvi ainda, mas o Longo Caminho é bom, que é o cd da volta

    Msm assim, não é tão bom como os primeiros albuns deles. Álias, nenhuma dessas bandas lançaram albuns bons de verdade como nos anos 80

    iznogood
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: iznogood
    · votar


    Julia Hardy

    O Longo Caminho, dos Paralamas do Sucesso, apesar de ser um bom disco, saiu em 2003. Gosto desse CD, mas acho ele inferior, em termos de pegada rock, ao último disco de estúdio do Barão Vermelho, que foi lançado ano passado.

    iznogood
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Julia Hardy
    Álias, nenhuma dessas bandas lançaram albuns bons de verdade como nos anos 80

    Bom, nisso eu vou concordar contigo. Impossível comparar o Longo Caminho, dos Paralamas com seus discos anteriores como Os Grãos, Selvagem e Nove Luas, por exemplo, bem como comparar o último disco do Barão com a trilogia Na Calada da Noite, Supermercados da Vida e Carne Crua, ou mesmo com o excelente álbum Carnaval, mas o Barão se manteve mais fiel ao Rock no seu último disco que todas as demais bandas da mainstream do Rock Brasil.

    Bero Vidal
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Vou tentar resumir o que penso a respeito

    O Rock (ou roque) feito no Brasil sempre dependeu das grandes multinacionais fonográficas. O brasileiro ainda tem, infelizmente, a idéia provinciana de que uma música boa é aquela que toca durante trezentas vezes ao dia na rádio ou na televisão. O Rock Brasil dos anos 80 representa a economia decadente daquela decadente década, onde os estúdios de gravação não tinham mais dinheiro para contratar músicos de qualidade e resolveram investir na molecada sedenta por tocar. Para se ter idéia da pobreza de material, 80% das músicas eram feitas em mid (naquela época uma novidade), com muita bateraia eletrônica e chatérrimos sintetizadores. Na realidade, o fenômeno chamado Rock Brasil sempre teve suas raízes fincadas no Pop. O som daquelas bandas sempre soaram mais pop do que rock, é tanto que agradou ao público geral. Quem iniciou esta coisa de Rock Brasil foi a Blitz e, hoje, perguntamos: Blitz é Rock??? Existe algo mais pop do que Blitz? O nosso rock sempre foi pop. Isto vem de berço. Não é de se admirar que a maioria das bandas daquela época que ainda sobrevivem, hoje em dia sejam POP de verdade. Kid Abelha que o diga... (tiraram até a Abóbora Selvagem do nome)

    Bem, nem todas as bandas eram totalmente Pop. Ainda restavam os 20% que usavam bateria convencionais nas gravações. A Plebe Rude, por exemplo, é uma pilar do genuíno Rock Brasileiro, mas quase ninguém ouviu falar deles e, se ouviu, é porque escutou um dia a música "Até Quando Esperar". Esta banda é o exemplo claro de que as bandas de rock (rock mesmo), nunca foram digeridas pela massa brasileira. A própria Legião Urbana vendeu mais discos depois que acabou, dando um tom meio místico para suas canções. Os rockões da legião não tocam nas rádios: "Metrópolis", "Tédio com um T bem grande", "A Fonte", etc. O que a moçada gosta da legião soa mais Pop do que rock. O Paralamas realmente faz juz ao nome. Eles carregaram toda lama da estrada e constituíram uma banda única e ímpar. Os três são muito bons no que propõem. Porém, eles não são roqueiros genuínos, eles utilizam o rock em seu trabalho, mas também são Pops (e muito bons por sinal). Quanto à afirmativa de que o Barão Vermelho é a única que ostenta o nome de roqueira é meio duvidosa. Relembremos, pois: O vocalista Cazuza, que era roqueiro por definição do termo, resolveu sair da banda porque aquele tipo de som não o agradava mais e resolveu partir pra uma carreira solo à sua maneira. Cazuza é que era roqueiro. Depois da saída do Cazuza, o Barão melhorou muito o seu som e realmente tocou depois o bom Rock. E nunca mais tocou nas rádios. Só veio a tocar na metade dos anos 90 com a popíssima "Ecstase". Naquele disco, o Barão esqueceu o que é rock´in roll. Ao invés de dizermos que o Barão Vermelho é o último a segurar a bandeira do Rock, devemos dizer que ele foi o primeiro a se vender declaradamente como POP.

    Porém, nisto tudo que eu falei, eu não me refiro à qualidade. Existem interesses econômicos por detrás de tudo isso. Existe qualidade tanto nas bandas pop, quanto nas de rock. Apenas fiz esta ressalva para que tenhamos consciência de que o Rock nacional sempre foi Pop. E não vos enganem: CPM22, Pit e Cia não têm muita coisa de Rock. Eles utilizam o rock, mas têm a alma Pop. Eles são apenas um reflexo da juventude deste início de milênio. As gravadoras os elegeram os representantes da juventude brasileira de sua época. Existe algo mais Pop do que isto????

    Acho que só a Blitz....

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar


    Eu curti o Barão ao vivo, tocando numa pracinha, como uma banda local... dava até pra dar um tapinha nas costas do Frejat. Foi no aniversário de São Tomé das Letras-MG.

    O Frejat é meu ídolo. Manda muito na guitarra, sabe MUITO de guitarra, além de ser uma pessoa com um pensamento lá na frente... 30 anos mais ou menos.

    Barão Vermelho \o/

    LeandroP
    Moderador
    # fev/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    --- editei porra! ---

    conte
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ñ acho q soh tenha o barão vermelho ae.. paralamas, ira, ultraje, e inclusive os titãs estiveram sempre ae

    Mailan Gabriel Stahnke Moraes
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    acho um pouco injusto comparar bandas atuais com as bandas dos anos 80, pq as épocas são mto diferentes e pq as bandas mais novas ainda estão construindo a sua identidade, o q bandas como titãs, paralamas e barão vermelho já constituíram

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que só sobrou o Barão Vermelho??