Dúvida sobre Escalas e Bequadros

    Autor Mensagem
    Tekila
    Veterano
    # fev/06


    Ae galera
    to com uma forte duvida

    eu tava estudando o preludio numero 2 do cravo bem temperado de bach e percebi q muitas vezes ele sai das notas da escala colocando bequadros q anulam os bemois

    eu queria saber, existe uma regra pra isso? pq algumas vezes sair da escala soa bonito e outras feio? qual a regra?

    pacman jp
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    cara, uma dica?
    procura isso no topico de m usica erudita, q vc deve axar gente mais entendido disso...
    aki, na maioria, é mulekin q num saca muito de musica, so (axa q) saca de banda...
    as exceçoes são poucas...

    eu, por exemplo, num so mulekin,m as de teoria (nesse nivel) , saco pouco

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Ele utiliza os bequadros porque modula a tonalidade. Na clave você encontra a tonalidade através do número de bequadros ou sustenidos. Dizer que Bach soa feio... você deve estar tocando errado! Os bequadros só "anulam" os bemóis no compasso em que estão escritos, ok?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tekila
    eu queria saber, existe uma regra pra isso?

    Sim. Suponha que você está no tom de C. Pra uma sétima menor, você tem que acrescentar um bemol no B, que não tem nenhum acidente. Se você está no tom de G e quer uma sétima menor, você usa um bequadro pra anular o sustenido do F#, e assim descer meio tom. Sacou?

    Tekila
    pq algumas vezes sair da escala soa bonito e outras feio?

    Isso é dificílimo de explicar. Às vezes a própria harmonia tem uma nota fora da escala, nesse caso, se você dá essa nota vai soar "bonito", porque ela está no acorde-base. E às vezes você dá uma nota que não tem nada a ver, e soa "bonito" do mesmo jeito.

    O que vai dizer se a nota vai soar "feia" ou "bonita" é o encaixe dela no andamento da harmonia e da melodia.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz
    tu tem que aprender a ler, ele nao disse que bach soava feio

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Blue Jazz
    · votar


    Ok, bem colocado. Desculpem-me.

    "O que vai dizer se a nota vai soar "feia" ou "bonita" é o encaixe dela no andamento da harmonia e da melodia" - Rachmaninoff

    Soou bem melhor.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    muitas vezes ele sai das notas da escala

    Se uma música for feita, por exemplo, na escala menor harmônica ou menor melódica ou em qualquer modo derivado delas, a escrita vai estar cheia de acidentes, bemóis, sustenidos, bequadros.
    Não sei se esse é o caso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Escalas e Bequadros