Harmonia & Improvisação (em latim? codigo binario?)

    Autor Mensagem
    stratopeido
    Veterano
    # dez/05


    Comprei hj o harmonia & improvisação I e II, comprei na fé de tanto falarem bem desse livro, mas dando uma olhadinha rapida nas paginas, pensei q me deram o livro errado por engano, fisica nuclear? nao... aquilo tava mais pra algum manual extra-terrestre p/ a construção de algum transmutador cosmico ginecologico, puta q pariu q livro bagunçado aquilo ta pior q ler o capital em alemao, alguem aqui tem esse livro?

    Bico
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    stratopeido
    Aqui em casa tem os dois. Na verdade são do meu irmão, mas peguei o I pra ler e desisti. =P
    Olha q realmente dizem q são os melhores livros, hehe!
    Mas até onde eu lí, tava indo relativamente bem.... Eu que desanimei de aprender teoria mesmo. Mas depois pretendo pegar pra ler direito...

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    where is panucci? (ele q me fez comprar esse troço)

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    Então você precisa ler este!

    8p:

    Pô, leia de novo... e só mude de página quando entender bem o assunto.

    Até a página 71 é sobre teoria elementar. Um resumo, mas sem perder os detalhes. Talvez você não tenha que ler isso.

    O volume I é dividido em 4 partes. É como se você tivesse o material equivalente a 1 ano, dividido em 4 trimestres.

    O volume II é o prático, você pode usar pra sacar uns moldes de acorde e escalas.

    Desculpe a brincadeira da cartilha ;)

    Bico
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    stratopeido
    Vai lendo com calma, cara... Vc vai ver q não é tão complicado quando parece. Tem quanto tempo q vc tá com os livros?

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    uma coisa q me deixou profundamente emputecido é q as musicas e os exemplos sao em partitura, e eu n leio partitura, agora n sei se começo a aprender a ler partitura so pra ler o livro (pq n vejo vantagem nenhuma em partitura) ou entao jogo ele pela janela, E sobre essa parada d "harmonia funcional"? q diabos é isso? p/ mim era algo q ensinava teoria com menos floreios eruditos, pensava q era essa a proposta do livro. Passei na comunidade do harmonia funcional e o pessoal tb ta metendo pau na didatica do livro, mas valeu pela ajuda, n tinha sacado essa d trimestres, vou ver se consigo estudar naquele livro e depois volto pra encher o saco de vcs quando empacar ehhehe

    Bico

    Comprei hj a tarde

    Johnny Favorite
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bohumil Med galera! Esse eu agarantio!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    Ele usa a partitura por uma razão: pra mostrar os intervalos, as notas na sua altura, ficando por sua conta formar e montar no braço (o volume II é prático porque já oferece tablatura com partitura e desenhos de acordes).

    Se você decorar a clave de sol, apenas as notas, já é o suficiente pra compreender todas a lições.

    Uma dica legal pra decorar é a seguinte:

    Se o Dó está na "primeira linha suplementar inferior" na pauta, as outras notas acima que estarão nas linhas, serão as notas ímpares --> 3a, 5a e 7a. As notas dos espaços serão os intervalos pares --> 2a, 4a e 6a. Passou da oitava, inverte as posições de linha e espaço. Pode ser um poquinho chato pra assimilar, mas nada mais que um pouco de prática.

    Eu leio este livro até hoje... é como uma bíblia, resumida.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    Já as músicas de exemplos são cifradas... das 70 músicas analisadas, apenas 4 ou 5 são em partitura, o resto é cifra.

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    ok, vou fonfessar q tenho uma nocaosinha de partitura ja fiz piano quando muleque hehehe, talvez seja d trauma da professora q tenho um bloqueio pra partituras heehh. Eu sempre me virei na guitarra pelo ouvido, ja fiz aulas mas era muito preguiçoso, eu tenho ate uma boa noçao do "jargao" musical, mas nunca me preocupei em saber q tonalidade eu tava e q escala tava usando por isso q ate hj n decorei o braço da guitarra decentemente, to tentando correr atras agora da teoria, pra ver qual e o barato da coisa hehe

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    Então na verdade você vai lendo e se identificando com as coisas que você já conhece na prática. Isso é bem legal porque você vai poder "catalogar" melhor as coisas que já tem nas mãos e usar com mais critério. É muito bom ter os acordes na mente e no braço... não faltam "notas-alvos"... o livro vai te ajudar a escolher melhor as notas e escalas que vai usar.

    Podem até pensar que eu pago um pau pro Chediak, porque é isso mesmo. O livro dele me ajudou muito, devo isso a ele.

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    afinal qual a diferença dessa harmonia funcional pra tradicional, empaquei em uma parte do livro q falava d dominante subdominante, dei uma viajada legal

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    harmonia funcional trabalha com as funcoes dos acordes...

    tudo se resume basicamente em tensao e relaxamento...

    tipo... chao parede teto,... tudo q sobe desce etc...

    entao a formacao basica da harmonia funcional é isso...

    ou em exemplo... (em do maior) C F G7 C... é o caminho chao, parede teto... cchao.... ou preparacao e resolucao q é a nomencaltura q eles usam nos metodos...

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Digao


    achei meio abstrata essa explicação, isso n seria cadencia?

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    é...

    q q é uma cadencia??? é uma progressao de acordes nao é???

    e eles interagem uns com os outros nao???

    essa interação causa tensao ou relaxamento nao é???

    entao... na harmonia funcional vc estuda essas relacoes...

    por isso q determinados tipos de acordes dentro de um campo harmonico tem nomenclaturas/funcoes diferentes.,.. dai vc sabe qual acorde pode ser usado para determinado efeito... (tensao ou relaxamento)...

    DeFaCe_
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Da onde q vc sempre tem links de fotos para o q vc fala???

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci
    cara voce sabe se este livro eh bom? TEORIA DA MÚSICA - Bohumil Med
    eu nao saco mt de teoria mais queria aprende.... sei modos, um pouco de formaçao de acordes..... que livro me indicaria?

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ou algumem que conhecça os livros....

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    DeFaCe_

    As vezes aqui

    otavio016

    Eu não conheço este livro que você se refere. Mas eu recomendo os livros do Almir Chediak ou o Compêndio da Teoria Elementar, do Osvaldo Lacerda.

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    eh foda de entender esse do almir chediak?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    otavio016

    É nada... este livro não é como um manual de tv que você lê ele inteiro e já domina o assunto... tem que estudar aos poucos... ir absorvendo os tópicos com calma.

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    blz entao ....... valeu!!!

    otavio016
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    se vc tive um tempinho, passa nesse topico que eu fiz: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/117854/

    stratopeido
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    hum.. entao essa harmonia funcional serve pra harmonizar uma melodia? :D

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    Também cara, mas você pode utilizar de outras formas também. Conhecendo as funções dos acordes e suas características você pode substituir acordes ou até levar a música pra um outro caminho.

    Como é que está com o livro? Tá se entendendo com ele?

    Digao
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    stratopeido

    qq tipo de harmonia serve pra harmonizar qq melodia...

    afinal harmonia é o proprio processo de harmonização... (ficou tosco isso haha)

    Harmonia basicamente é a combinação de vozes de modo q elas soem bem com determinada melodia...

    MacCa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci


    O compêndio eu tenho, hehehe, que linguagem "requintada" tem aquele livro, mas muito bom, bem didático.

    MacCa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci

    Isso que é legal, com algumas inversões, algumas coisas meio melódicas e tal, você valoriza uma harmonia simples...nem sempre é necessário seguir a cadência à risca, também, isso quebra bem a previsibilidade, as vezes eu sigo a cadência para possibilitar modulações menos tensas (como as modulações de relativas ou trítonos, ou de meio tom ou 1 tom)...mas são fases....ontém eu estava com nostalgia de quando eu fazia harmonias mais complexas, agora estou valorizando arranjos, efaendo harmonias simples (mas imprevisíveis na medida do possível)...é que certas músicas não podem ficar muito carregadas de dissonâncias e tal (sétimas ou sextas no máximo), senão o troço fica desnecessariamente tenso (algo que deve ser singelo, ou um blues, por exemplo)...mas sei lá, parece que eu abandono certos pensamentos e tenho que resgatá-los, para lembrar como compor...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia & Improvisação (em latim? codigo binario?)