Qual é a diferença entre samba e pagode?

Autor Mensagem
El_Cabong
Veterano
# set/11
· votar


Tum dum pá ti cum dum dum du rum dum !!

carol3d
Veterano
# set/11
· votar


Samba é raíz, temos grandes exemplos como alcione, noel rosa, benito di paula, etc. O pagode é uma adaptação do samba, como o sertanejo e o sertanejo universitário, com letras não tão interessantes como as do samba, e mesmo com o samba sendo em parte romântico, o pagode é bem mais exagerado neste sentido do romantismo ex:. sorriso maroto, fundo de quintal, exaltasamba, belo.
Samba é samba, mas respeito o pagode, cada um que faça o som que goste e que escute o que achar melhor.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


samba é derivado de musica europeia , jazz e um pouco por ritimos africanos . tudo quanto é musica nacional deriva dele(ou quase tudo) é basicamente o nosso blues. (se quer ouvir oque realmente é samba , pegue algo do pinxinguinha )

El_Cabong
Veterano
# set/11
· votar


Eu não gosto nem de samba nem de pagode.

A única vertente do samba que eu gosto é Bossa Nova.
Bossa Nova é 10 !!!!!!

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


El_Cabong
Bum Bum pa ti cum bum prugurundum ...

Crazy Slash
Veterano
# set/11
· votar


tiraram esse topico do baú

ogner
Veterano
# set/11
· votar


Um anda bonito e o outro elegante??

Ahhhh, nao esse sao outros caras....

hehehe

M S Garcia
Veterano
# set/11
· votar


prq o zeca pagodinho nao se chama zeca sambinha se ele toca é samba e nao pagode?

Gaiteiro15
Veterano
# set/11
· votar


Olha, eu posso estar falando totô, mas a versão que eu fiquei sabendo é a seguinte:
Pagode se refere a uma reunião de músicos para tocarem samba, tomarem uma ceva e darem uma abispada na mulherada. O Zeca tornou-se famoso tocando nestas reuniões (pagodes), dando a alcunha a ele.
O Exaltasamba, pelo que eu sei, começou como um grupo de resgate do samba tradicional (exaltando o samba), mas logo depois mudou o estilo para o que chama-se hoje de pagode.

Corrijam-me caso eu esteja errado.

Aquele quebra-costela!

Lucast
Veterano
# set/11
· votar


Eu estive num workshop de Choro há pouco tempo com o Maurício Carrilho, e o que ele falou é que o Samba é tocado por músicos que tem o conhecimento do Choro, já no pagode os músicos não tem esse conhecimento, e por isso é tão pobre.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/11
· votar


só pra completar o topico e provar q a principal influencia do samba é o jazz como muitos gostam de esconder ( chamando a segunda geração do samba de primeira e negando a existencia da primeira)

um grande classico do samba e da musica nacional :


(mó vontade de fazer uma versão heavymetal-pedalduplo-fromhell-pizzicato de 5 dedos-mesabogie-fromhell dus capetas metal dessa musica)

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# set/12
· votar


Molejão é o que há!



MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu acho o pagode atual chato, mas esse som eu gostei! Letra/melodia muito boa. Não me parece uma composição qualquer. Me lembrou "aquele" pagode de raiz de Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, etc.

Em todo estilo tem música boa e ruim. Esse pagode me despertou a atenção:



:)

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhh! Isso é originalmente um samba, mas esse tal de Chico fez algo muuuito sombrio, samabístico/jazzistico. :) As duas versões:



Original:



Eu acho isso ducaráleo! :)

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Eu confesso, sou muito chato prá Samba.... quase não consigo fugir do tradicional, de Noel, Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola e etc.

E das experimentações, como faziam os Novos Baianos, vide 1:22 min, deste vídeo:



Toquei muita MPB e óbvio, samba dos grandes compositores da MPB, ou seja, toquei muito samba na guitarra...influenciado por Pepeu.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig

Aqui no FCC o pessoal pega no pé do Samba e Pagode, com razão. Eu também não curto muito, até pq virou algo tão comercial que me desponta. Assim como o POP/Rock brasileiro...

A música brasileira, no meu entender, está perdida em algum lugar do planeta! hehe

Valeu!

sr. das caravelas
Veterano
# set/12
· votar


Se Raça Negra era pagode, ai eu dou moral, fora isso a maioria é lixo mesmo.
Mas um sambinha as vezes é bom PRA CARALHO, isso é lindo DEMAIS:

http://www.youtube.com/watch?v=GPff3pZZloM

GihIsrael
Veterano
# set/12
· votar


Bem pagode é esta coisa mais pop, mais modinha musicas tipo (Pixote,Doce encontro,Jeito moleque, e entre outros).cheios de implementação de, varios outros instrumentos.
O samba é feito com versos coerentes , são como poemas cantados, e é feito realmente por quem conhece (Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Clara Nunes, Cartola, João Nogueira, Noel Rosa, Beth Carvalho, entre muitos outros,) o samba nunca sai de moda, já o pagode.....
E tenha certeza quem é fã do samba não gosta do pagode, muitos pensam que é a mesma coisa mas não sabem nem 1/3 da diferença

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060912034248AA5tEY5

rodsom
Veterano
# set/12
· votar


sr. das caravelas
raça negra é sambanejo.

ricardo_ssa
Veterano
# set/12
· votar


GihIsrael
o samba nunca sai de moda, já o pagode.....


Rapah...pagode sai de moda só se for aí..pq aqui em salvador todo dia surge uma banda de pagode...nada contra o estilo, mas tipo, nada a favor...hehehe!!!

Desconstruindo Opiniões Fúteis
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: Desconstruindo Opiniões Fúteis
· votar


É simples meu caro. Samba é o gênero musical!!!! Já o Pagode,é um estilo de Samba. Um estilo de Samba mais moderno e com influências de outros gêneros,principalmente da Black Music.

Ismah
Veterano
# abr/18 · Editado por: Ismah
· votar


Vale complementar que o pagode, é mais popular, mais simples... Bem mais ligado ao ritmo, que a harmonia complexa.

Podemos praticamente equivaler que
BRA = USA
Samba = brazilian folk
Bossa = Jazz
Pagode = Blues

Felipe Avila
Veterano
# abr/18
· votar


Samba


Pagode



Julia Hardy
Veterano
# abr/18
· votar


Qual é melhor?

renatocaster
Moderador
# abr/18
· votar


Eu sei qual é a diferença entre o charme e o funk...um anda bonito, e o outro elegante.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/18 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Isso é pagode.

singinglife
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: singinglife
· votar


Ref. site app Beat:
https://beatpercussion.com/pt-br/sets/pagode

Pagode era uma denominação pejorativa para a festa dos escravizados nas senzalas, mas, com a abolição da escravatura e a fixação dos negros libertos, se consolidou como necessidade de construir e compartilhar a identidade do povo negro urbano que se expressava em suas danças e músicas ritmadas.

Nos anos 1970 o pagode foi associado a festas nas casas, quadras e calçadões dos subúrbios cariocas, como um modo de vida das comunidades negras que cantavam suas alegrias e tristezas no samba. Após essa década, o pagode, como evento musical, foi se transformando em sambas organizados e grupos semiprofissionais que introduziram temas românticos, versos de improviso e novos instrumentos (repique de mão, o tanta e o banjo com braço de cavaquinho), como é o caso do grupo pioneiro Fundo de Quintal.

O pagode ganhou uma nova roupagem influenciada pelo pagode romântico dos paulistanos e suas músicas de sucesso, pela convivência com o pagode de raiz e com o pagode baiano que surgiu em Salvador nos anos 1990.

O pagode baiano começou no ritmo do samba duro, tomando, entre outros, o samba de roda como referência. O gênero surgiu nos anos 1970 e 1980 com o movimento dos sambas juninos nos bairros negros e junto aos terreiros de candomblé em Salvador. Os sambas juninos eram ensaios abertos com a participação de tocadores de atabaques, percussionistas de candomblé e samba que formavam um laboratório musical para criação e mistura com novos ritmos. O samba junino plantou semente para o surgimento de grupos com base na percussão afro-brasileira, como a Timbalada, para a primeira geração do pagode baiano (Os Negões, Gerasamba, Terrasamba) e se transformou em expressão musical da juventude negra baiana, que se reflete até os dias atuais em grupos como Psirico, Harmonia do Samba, Saiddy Bamba, Pagod'Art e outros.

singinglife
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: singinglife
· votar


..

ferraz bass
Veterano
# mai/18
· votar


eu sei que vão tirar sarro, mas vamos lá.
Existe o sertanejo raiz e o sertanejo universitário, seguindo essa mesma logica, o pagode seria uma especie de Samba Universitário?

Julia Hardy
Veterano
# jun/18
· votar


"Qual é a diferença entre samba e pagode?"

Não sei. A década de 90 já acabou mesmo, felizmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é a diferença entre samba e pagode?