Coluna Low-Fi nº 22 - "Menage Subliminar

Autor Mensagem
LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


ServeTheServants
eu nao falei em destruir as pessoas... quando eu disse aquilo, foi pensando inclusive no filme "O exorcista"
vc sabia q quando aparecia a cara da menina com o rosto fudido e quando ela abria a boca pra falar... subliminarmente numa faixa de frequencia tao alta tao alta capaz de o ouvido humano nao detectar...
os diretores do filme colocaram varios sons capazes de provocar o maior medo e desgosto na cabeca, no subconsciente das pessoas mais fracas...
os sons eram: proco grunhindo, mulher entrando em orgasmo, pessoas fazendo barulho de vomito, e essas coisas tudo junto, que provocam tipo um... ao vem a palavra agora... mas isso tudo junto as pessoas nao ouvem mas consegue com que os mais fracos tenham mais medo do filme e mais desgosto e tal... eh q fugiram as palavras agora, mas acho q vcs entendem...
ou seja, isso nao eh uma coisa "boa" mas tambem nao eh ruim... simplesmente um metodo q os diretores utilizaram para intensificar o medo e a suspense de quem ve o filme...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


LeandroDF
ah sim! isso do exorcista é fato, e tambêm um monte de coisas em filmes, etc. Mas usar a mensagem subliminar para Publicidade & Marketing, até um ponto eu acho que é correto já que vai visar o lucro do cara que fez, e ele foi esperto ( mas ai eu caio na retória da lei de gerson )

Só não suporto quando fazem o absurdo com as mensagem subliminares que é o backmasking e relaciona-la à entidades.

LeandroDF
Veterano
# jul/03
· votar


ServeTheServants
como q eh esse esquema da lei de gerson???

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


LeandroDF
eistiu um jogador que falou mais ou menos isso que eu vou dizer :

"Bom, o certo é as pessoas levarem vantagem em tudo, não é?"

( não foi exatamente isso , porqe eu não lembro agora, mas foi esse o sentido )

é muito discutido em livros de filosofia essa frase.

Ngm
Veterano
# jul/03
· votar


GuitarHouse
Valeu, eu tava achando que não era erro mesmo... hehehe

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Meus comentários... o Serve, de certa forma, me decepcionou neste texto que, ao meu ver, caiu no óbvio e no senso comum... até meu pai, que é da década do 'êpa', sabe as coisas sobre backmasking... ninguém mais, com excessão do mais bitolado crênte, acredita nisto. Cientificamente e fisicamente, é IMPOSSÍVEL!... as ranhuras dos LPs de antigamente possuem um formato, e consequentemente uma leitura diferente quando lidos em outra direção...

Agora... dae para dizer que "mensagem subliminar" é uma balela... dae vc está indo contra décadas e décadas de estudo... desde Mcluhan até Escher... vc está ignorando todos... indo contra, até mesmo, algo banal e simples como Gesthalt.

As mensagens subliminares estão aí... o tempo todo... principalmente no que se refere a publicidade (até os crentes, tão contra ela, fazem uso). Mensagem subliminar não é algo que "vc não percebe" ou "Um que o ouvido humano não percebe", simplesmente porque se seu cérebro não percebe, então não tem mensagem. Vc pode vê-las, ouví-las e entendê-las, e geralmente o faz, mas de certa forma estão disfarçadas de forma que vc não consegue enxergar racionalmente (apartir do momento em que vc racionaliza, ou seja, vc procura a mensagem, ela perde a maior parte do seu poder). Mas no geral, seu cérebro capta, e seu inconciente processa...

Sobre interpretação... como vc falou, a interpretação é individual... mas, pode ser guida em uma direção, e isto se chama inferência (novamente Gesthalt)... pessoas de uma certa faixa etária, do mesmo nível social, e etc (ou seja, um mesmo "público alvo") tendem a pensar da mesma forma, deste modo vc pode direcionar a interpretação.

Eu ví um livro crente uma vez, no qual havia, na capa, uma Maçã cortada na metada... de algum modo cortaram a maçã de forma que parecia duas pernas abertas... isto fazia do livro um livro 'excitante' e etc...

Na real... achei que faltou "pesquisa" no material escrito pelo serve... ficou muito na "opinião dele" e não levantou fatos com os quais o leitor podesse trabalhar... acabou virando um texto sobre a opinião dele.

Vic Wolk
Veterano
# jul/03
· votar


Oh, ai estas. Mas como eu jah disse td q eu tinha de dizer.
Tah.

Libu
Veterano
# jul/03
· votar


Eu também já ouvi muita besteira sobre esse assunto, mas constatei: a propaganda subliminar (uma mensagem que é absorvida apenas pelo nosso subconsciente e que, apesar de não ser percebida racionalmente, provoca sensações naquele que as recebe)realmente é usada inprudentemente para promover todos os tipos de produtos: até mesmo em produtos infantis são usadas imagens eróticas subliminares(isso é sério)para associar ao produto uma sensação de prazer. Eu também duvidava, aí tirei a prova: peguei a fita do "Rei Leão" da Disney que tinha em casa e pus pausa aonde me disseram que tinha a tal mensagem: não deu outra! Aparecia na tela claramente a palavra "sex". Se alguem tiver a fita é só pausar na cena em que o sinbad deita na grama e faz voar uma poeira que vai voando pelo céu até chegar ao macaco: a poeira forma a palavra, não tem como discutir....mas daí pra achar que essa técnica é usada pelos roqueiros pra promover o coisa-ruim já é demais...

neoskymatrix
Veterano
# jul/03
· votar


Aí, ja disse isso uma vez em algum tópico, essa parada de mensagem Subliminar ou o lance de fazer um disco de vinil rodar a contrário para ouvir mensagens escondidas é coisa de fanáticos ou até mesmo de evengélicos malditos que dizem ouvir a voz da terra prometida ou do juízo final, sei lá. Não existe fundamento, apenas algumas teses e nada mais. Aí o Libu, concordo com com vc. Tudo que é de ruim querem de alguma forma colocar a culpa no rock em geral, e geralmente esse preconceito parte da maldita igreja que soabe formar críticas a apontar os erros se esquecendo que eles erram também principalmente ao juldar o fato e não a razão.

leobons
Veterano
# jul/03
· votar


Que cara babaca esse colunista!
Como ele acha que pode construir uma linha de pensamento com uma linguagem tão claramente tendenciosa e infantil, digna do filhinho de papai que deve ser?
Fala sobre o que desconhece, pertence a geraçao camisa-do-Nirvana-escuto-Red-Hot-na-Lan-House. Por favor, jornalista vc não vai ser mesmo, pelo menos escreve que nem homem.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


leobons
ok, vou escrever que nem homem .. veja você, estou começando agora.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


camisa-do-Nirvana-escuto-Red-Hot-na-Lan-House
opa! e não é que eu sou mesmo.

Keldorn
Veterano
# jul/03
· votar


leobons
hehehe engraçado vc, leobonsdiná

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


Keldorn
não o pior é que el tá certo, vamos pelos fatos :

Que cara babaca esse colunista!
Eu? Isso é elogio amigão, já fui chamado de coisa muito pior, quem dera ser sempre chamado de babaca.

Como ele acha que pode construir uma linha de pensamento com uma linguagem tão claramente tendenciosa e infantil, digna do filhinho de papai que deve ser?
Porque se vc não percebeu, eu sou uma criança. Eu na verdade tenho 09 anos e sou pretencioso ao ponto de mexer com o que desconheço, veja você, imagina o que eu vou ser quando crescer ( não muita coisa )

Fala sobre o que desconhece
Pois é \o/

pertence a geraçao camisa-do-Nirvana-escuto-Red-Hot-na-Lan-House
Tenho camisa do nirvana, escuto bastante red hot e de vez em quando eu vou em Lan Houses jogar um pouquinho. Isso é proibido, é sinônimo de retardo mental. Ah é , bãaaaaa .... esqueci ó, sou eu.

Por favor, jornalista vc não vai ser mesmo, pelo menos escreve que nem homem.
Jornalista eu não vou ser mesmo, eu vou ser Publicitário, repita comigo P-U-B-L-I-C-I-T-A-R-I-O, e quanto a aprte de ser homem. Bom, sei lá o que eu sou, devo ser um Pansexual já que uma vez tive uma orgia com Janis Joplin, Uma vaca e uma arvore.

.... obrigado por ler o texto _0/

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


O que eu mais gosto de tudo isso é saber que eu trago usuarios para o fórum! Olhe bem, a maioria das pessoas que escrevem criticando eu ( tanto nessa quanto na outra coluna ) são pessoas que se cadastraram só para dar uma opinião.

Sério mesmo, fico emocionado.

Keldorn
Veterano
# jul/03
· votar


ServeTheServants
Q seja.

The Hellraiser
Veterano
# jul/03
· votar


Hehehehe

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


ServeTheServants
O que eu mais gosto de tudo isso é saber que eu trago usuarios para o fórum! Olhe bem, a maioria das pessoas que escrevem criticando eu ( tanto nessa quanto na outra coluna ) são pessoas que se cadastraram só para dar uma opinião.

Sério mesmo, fico emocionado.


hehehe

Bem, já dei minha opinião no OT.

Leiam lá.

cogumelo
Veterano
# jul/03
· votar


Fera, esse lance de msg subliminar pra propagandas e da Disney ae eu acredito que seja verdade, pq quem faz a propaganda qur vender(óbvio) e os costumas religiosos do tio Walt tambem são suspeitos, agora em músicas pra falar do demonio, ah fala sério, os kras não têm tempo nem pras suas familias deles por causa dos show, vaum fica pensando "Ah qual mensagem do denomio nós vamos por desta vez?", isso eh nóia...o exemplo do gato no quarto escuro eh perfeito.

cogumelo
Veterano
# jul/03
· votar


erro de portugues comeu solto ae uhauhauhauha

JSP
Veterano
# jul/03
· votar


Cara..tipo, nao concordo com o q ele diz sobre nao existirem Mensagens Subliminares satanicas. Ja ouvi e vi muitas e eram "explicitamente inplicitas", nao dependia de interpretaçao nenhuma. Apenas questao de bom senso. E tambem nao acho quem procura Mensagens Subliminares "quem nao tem nada pra fazer", acho que pelo contrario, apenas estao ajudando-nos a identificar coisas que sozinhos nao conseguimos. As Mensagens Subliminares existem de fato. Nao devemos parar de viver por cauda delas, mas tambem nao podemos ignora-las a ponto de pensarmos q elas nao existem e nao mexem com o nosso cotidiano e nossas opinioes. Estou aberto a discussoes. Obrigado..

SingerGil
Veterano
# jul/03
· votar


Não somente eu, mas várias pessoas perceberam que, além do jeito meio "infantil" de se comunicar, o autor do texto mostrou também não conhecer direito o assunto. Também não pesquisou a respeito e, por isso, deu furo n'água, emitindo seu parecer de pouca profundidade intelectual. O brôw Márcio Borges mandou bem, ao recomendar uma, no mínimo, maior curiosidade sobre o assunto. A coisa existe e não só pra incutir coisas ruins mas também coisas "boas". Na minha opinião os publicitários (e afins) não deveriam usar esse tipo de recurso para colocar mensagens no subconsciente das pessoas. Falei.

Baruio
Veterano
# jul/03
· votar


aff...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coluna Low-Fi nº 22 - "Menage Subliminar