Revolução musical - vale ter esperança?!

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# jul/03


Saca só povo... estive pensando (nem dói!).

Tudo, em todas as artes, é cíclico... vc tem diversas tendências que se seguem, sendo que uma é negação de parte dos preceitos da anterior... é assim na poesia, na pintura, arte, design gráfico e etc... e tudo termina num cíclo, ou seja, recomeça numa volta ao clássico.

Pensando nisto, me leva a crer que estamos próximos de uma revolução musical pela qual vale a pena ter esperanças. Chegamos num ponto aonde o lixo está de tal forma, que a única ruptura possível é o retorno ao início do cíclico... ao clássico, ao erudito e etc...

Não sei quanto tempo falta para tal revolução, nem se vou viver para presenciá-la... mas algo me diz, no meu íntimo, que ela está por vir, e que vale a pena a espera.

Isto, se os interesses das gravadoras forem barrados pelos cd´s independentes e coisa e tal.

Comentem.

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


Ronin
Tomara que tu esteja certo!!

Sobre os independentes, nos EUA funcion. São vários selos com pequenas tiragens... isso significa que no Brasil, por exemplo, existe público pra Jazz, apesar de limitado. Por que não lançar no mercado uma tiragem pequena? Será que não daria lucro? Algo como 500.000 CDs por exemplo.

Sobre ciclos, realmente a história é assim...
TESE - ANTÍTESE - SÍNTESE.

Acho que estamos na Antítese, o que seria a atual "produção" musical... A esperança é que saiamos logo dessa fase...

A esperança é a última que morre, né não? :)

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Sobre os independentes, nos EUA funcion. São vários selos com pequenas tiragens... isso significa que no Brasil, por exemplo, existe público pra Jazz, apesar de limitado. Por que não lançar no mercado uma tiragem pequena? Será que não daria lucro? Algo como 500.000 CDs por exemplo.

Eu falei sobre este funcionamento do mercado americano a um tempo atrás... lá, existem gravadoras especializadas em certos tipos de músicas e, principalmente, em viver de pequenas tiragens... existem gravadoras de swing, jazz, fusion, blues do mississipi, country e etc... ...

Já aqui no Brasil, dependemos de 2 ou 3 majors que definem o quadro nacional da música... e elas não querem saber de pequenas tiragens... elas querem pegar uma nova banda, inocente e ingênua, vender 10.000.000 de cópias num contrato explorativo e depois dar o pé nos caras e 'descobrir' a próxima banda, inocente e ingênua, que irá vender mais 10.000.000 de cópias... e assim o mercado segue.

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


Ronin
Talvez no Brasil também funcionasse. Já temos experiências [raras] de selos pequenos, independentes. Tem a Trama, que na minha opinião é uma das mais promissoras...

Já sobre cultura musical: talvez melhore quando melhorar o nível educacional... E os acessos a mais mídias, como a Internet - coisa de rico!

Era wilson...

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Hehehe... na Faculdade eu tive uma disciplina chamada "História da Música Ocidental" e numa aula eu justamente debati isso com meu professor... por exemplo:
Na Renascença tinhamos um sistema musical muito fechado ainda baseado na música vocal e ainda com alguma influência do canto Gregoriano... com a transição para o Barroco(por volta de 1600-1650) o que notou-se foi uma "quebra de regras" em todos os sentidos da música; foi nessa época que foram plantadas as primeiras sementes do que ainda hoje é a nossa Harmonia que é a base de todo o nosso Sistema Tonal(Bach no século XVIII consolidou tudo isso); em todas as artes Barrocas podemos ver a "subversão"(se é que podemos chamar assim); na música vemos isso com a chegada do Sistema Tonal e suas modulações antes impossíveis e até mesmo na rítmica que tendia a não acentuar nos tempos fortes; nas artes plásticas vemos isso nas curvas e nas ornamentações exageradas(Barroco=Exagero); é só vc observar uma fachada de alguma igreja barroca, ou mesmo um móvel ou talher manufaturado naquela época.
Depois da morte de Bach as artes, como vc já havia dito antes, cumpriram o seu ciclo e retornaram ao, digamos, estilo mais "conservador" com o Classicismo; período no qual prevaleçeram as linha retas na arquitetura e músicas mais "redondas", com pouca ou nenhuma ornamentação, e valorizando a dinâmica da orquestra...
Depois do Classicismo veio o Romantismo... e começa tudo denovo...

Só há um problema:
Hoje a música virou um ótimo "negócio"
Sendo assim esse ciclo não fica valendo para o mundo moderno de hoje, onde tudo é de "plástico" e "descartável"... a música também segue essa triste tendência... as pessoas querem consumir mais e mais rápido... dessa forma não há arte espontânea, mas sim arte comercial. Alguns poucos sobrevivem... mas de certa forma já "contaminados" pelo modelo de arte que nos é imposto hoje... eu realmente tenho poucas esperanças... nesse ponto sou muito cético e realista.

Nossa!!! Hehehe... falei demais???

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


foi nessa época que foram plantadas as primeiras sementes do que ainda hoje é a nossa Harmonia que é a base de todo o nosso Sistema Tonal(Bach no século XVIII consolidou tudo isso

Isso me lembrou as bachianas!! hehe

Só há um problema:
Hoje a música virou um ótimo "negócio"
Sendo assim esse ciclo não fica valendo para o mundo moderno de hoje, onde tudo é de "plástico" e "descartável"...


nukebass, dá pra fazer uma grande discussão aqui sobre isso... começando com o que é arte. Para quê ela serve? A "quem"? Etc...

Estive conversando com um restaurador... tinha uma exposição esquisita aqui no RS e ao comentar com ele, veio a resposta:

- A arte deve ser livre. O artista deve ser livre.

Como música é arte, esse SERIA o ideal...

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


nukebass
Ãh, não falou demais não... hehe

CIERAIS
Veterano
# jul/03
· votar


Já aqui no Brasil, dependemos de 2 ou 3 majors que definem o quadro nacional da música... e elas não querem saber de pequenas tiragens... elas querem pegar uma nova banda, inocente e ingênua, vender 10.000.000 de cópias num contrato explorativo e depois dar o pé nos caras e 'descobrir' a próxima banda, inocente e ingênua, que irá vender mais 10.000.000 de cópias... e assim o mercado segue.


ESSA TENDENCIA NÃO É SÓ NO BRASIL...NO MUNDO É ASSIM E NOS EUA TAMBEM OS SELOS INDEPENDENTES PERDEM DE LONGE PARA OS POPSTARS A FORÇA DESSA MIDIAÉ TAMANHA.
MAS NÓS NÃO DAMOS CHANCE PARA O NOVO... E QDO NOVO VEM É COMPARADO COM O ANTIGO.ASSIM ALGUMA COISA TEM Q SER MUITO FORTE PARA CHAMAR A ATENÇÃO MAS A VERDADE NÃO É ESPERAR E SIM FAZER.
MUITOS MUSICOS CRITICAM POR AI O SOM Q SE TOCA NA MIDIA E QDO FORMAM BANDAS TOCAM RITMOS DEFASADOS E BREGAS SEM CRIATIVIDADE NENHUMA E DIZEM DEPOIS Q NÃO SE FAZEM BANDAS/CANTORES/ARTE COMO ANTIGAMENTE.
SEMPRE É DESVALORIZADO A INOVAÇÃO,COPIAR É FACIL FALAR TB.
A CULPA DISSO É MINHA E DE VCS TODOS.
É HORA DE MUDAR!!!!
PQ ESPERAR CANSA!

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


CIERAIS SEm contar que, em muuuitos casos de bandinhas vagabundas que aparecem por aí, que não gravam o CD. A gravadora que não quer gastar horas de estúdio consertando erros contrata músicos profissionais para gravar as músicas em um ou dois takes apenas, mantendo é lógico, uma semelhança com o original. Daí se explica uns caras que ao vivo são muito ruins... Dinheiro manda galera... manda muito!

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


ESSA TENDENCIA NÃO É SÓ NO BRASIL...NO MUNDO É ASSIM E NOS EUA TAMBEM OS SELOS INDEPENDENTES PERDEM DE LONGE PARA OS POPSTARS A FORÇA DESSA MIDIAÉ TAMANHA.

Eu sei... mas a diferença entre o mercado nacional e o dos EUA é que lá existem gravadores com estas intenções... não existe concorrencia entre as majors dos pop stars e as pequenas gravadoras, cada uma tem seu nicho de mercado e seu objetivo...

eu realmente tenho poucas esperanças... nesse ponto sou muito cético e realista.
Era a direção aonde eu queria que a conversa chegasse, valeu Nuke... pois é, o problema é que os exemplos que citei, sobre ciclos e coisa e tal, funciona para a arte... mas cade a arte hoje?! Música virou produto de consumo das massas, como carros, cigarro e macarrão.

A arte deve ser livre. O artista deve ser livre.
Pois é... só que no Brasil não existe este 'espaço' para ser livre... a não ser q vc tenha outra profissão e a música não seja sua fonte de renda...

Na maneira como funciona o sistema nos EUA todo mundo tem seu espaço e seu público alvo, mesmo que pequeno, mesmo que o sufiente apenas para o músico viver e sustentar uma família pequena... eles exportam Britney Spears e Back Street Boys... mas lá dentro existe o espaço dedicado À Alain Caron, à Wooten, à Ben Harper e a todo o estilo de música, até mesmo os mais experimentais... alguém consegue imaginar se Frank Zappa teria surgido se nascesse no Brasil?! Nossos próprios músicos estão indo para lá vender seu peixe......

Aonde eu quero chegar é na seguinte questão... de quem é a culpa?! Da mídia que não divulga estes outros trabalhos ou do público que não se interessa por conhecer novas músicas e cai no comodismo de deixar a mídia fazer esta 'seleção'?

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin Não se esqueça de que lá nos "istaduzunido" a música é matéria de currículo da moçada. Se não me engano eles têm meia hora de ensino musical por dia e em um dia da semana 1 hora. O nível cultural é beeeeeemmmmm diferente. Mas o lixo comercial vem mesmo, e vem muito. E os brazuca (nóis) paga muito pau pros cara e lá eles estão loucos pra aprender a NOSSA música também, pois ós brasileiros tem uma musicalidade superior à deles, com certeza!!!!!

CIERAIS
Veterano
# jul/03
· votar


pessoal
claro q existem bandas ruins e muitas como é do conhecimento de todos só q o espaço q existe lá fora é relativoaodinheiro e a população existente nesse pais(eua).aqui em são paulo por exemplo a noite vc escolhe oq vc quer curtir e existe musica pra todo tipo....gravadoras q vendem varios tipos um exemplo classico é a TRAMA e outras q investem no rap,samba e etc...
tudo é de acordo com a realidade....só q por mais q nos Eua q é uma potencia exista esse investimento em musica underground a qualidade desse som ao meu ver é discutivel.
O publico tem grande parte nesse problema junto com os bigboss da industria fonografica.
Se Chico Buarque tivesse nascido na America o mundo inteiro dançava samba.

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


Aliás, o meu professor de guitarra exporta aulas para lá, de bossa, baião entre outras, e sinceramente, ele toca mais que muito "steve vai" que vem de lá para os quais a moçadinha aqui fica babando e pagando pau.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin: "Aonde eu quero chegar é na seguinte questão... de quem é a culpa?! Da mídia que não divulga estes outros trabalhos ou do público que não se interessa por conhecer novas músicas e cai no comodismo de deixar a mídia fazer esta 'seleção'?"

Cara... hehehe... é a mesma coisa de perguntar: "De quem é a culpa da miséria??? Dos governantes, dos eleitores, de Deus, da falta de cultura...???"

MadMan: "E os brazuca (nóis) paga muito pau pros cara e lá eles estão loucos pra aprender a NOSSA música também, pois ós brasileiros tem uma musicalidade superior à deles, com certeza!!!!!"

Acho que vc está um pouco enganado... a música deles não é ruim. Aliás, não existe essa de 'música ruim'... o que muitas vezes é ruim é o preconceito e a falta de informações... se vc parar pra escutar um pouco de Jazz BeBop e tentar entender vc vai ver que eles têm música boa sim... afinal, a nossa Bossa que todo mundo tem orgulho teve grande influência do BeBop'50...

Galera... vamos parar de falar as coisas sem antes ter feito uma análise concreta das coisas... só temos a perder sendo radicais... não importa pra qual lado...
O lançe é ter a maior bagagem possível; nossa música é muito boa... mas assim como nós tivemos Villa-Lobos e Hermeto Pascoal a Alemanha teve Bach, a Inglaterra teve Purcell, a Polônia teve Chopin, a Hungria teve Listz, a França teve Varese, a Espanha teve Albeniz e a América teve os grandes ícones do Jazz como Miles Davis, John Coltrane, Jaco Pastorius...
Temos que aprender uns com os outros.... Mozart quando visitou a Turquia não perdeu tempo e acrescentou elementos da música Turca em sua música.... a arte é assim!!! Uma grande troca de idéias e uma interseção de culturas!!!

Um grande abraço a todos!!!

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass Onde eu escrevi que a música deles é ruim??? Disse que os brasileiros tem mais musicalidade, apenas e não que a música deles é ruim... Sacô???

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Ahhh!!! E a França teve Debussy...
Hehehe... na hora que eu estava escrevendo eu não lembrei dele...

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


MadMan
Blz...blz...
O que quero dizer é que devemos ter o bom senso de estar sempre se atualizando com a nossa música e com o que vem de fora também! Tem que existir seleção é na qualidade da música... em todos os lugares do mundo existem músicas boas e ruins... a escolha quem faz somos nós...

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


Não existe musica ruim...

OverBlooD
Veterano
# jul/03
· votar


a musica baba baby da kelly key é ruim
portanto existe música ruim sim...

MaverycK
Veterano
# jul/03
· votar


maggie
nukebass
Ronin
a história de antítese eh uma bela esperança, mas como foi dito anteriormente, agora a música eh mais um negócio do que uma arte, entaum vai continuar vendendo o q for pior...por incrivel que pareça, essa eh a nossa realidade...outro fato eh que, se os "entendedores" de musica realmente quiserem contestar a fase atual, ainda vai ter um bando de ignorantes analfabetos musicais que vão produzir lixos cada vez piores. Os principais problemas são a manipulação da mídia e a falta de educação do povo que naum se "liga" que está sendo claramente manipulado. Mas dentro do próprio rock eh possível que haja uma síntese nessa fase que virá, pois os últimos movimentos foram a complexidade dos anos 60-80 e a contestação simplista do punk rock na mesma época e em 90-2000 o desvirtuosismo de nirvana e cia...e agora continua essa linha de musica simples (algumas, pobres)...a minha esperança e creio que de vocês também eh a volta da fase virtuosista!

OverBlooD
Concordo em gênero numero e grau...e ainda tem muita coisa pra incluir nessa lista, mas na verdade eu nem considero que isso seja música...por isso não existe música ruim

CIERAIS
Veterano
# jul/03
· votar


AI GALERA QUEM VIVE ESPERANDO O PASSADO PODE FICAR ESPERANDO
SENTADO.
O presente é o q manda esses compositores eruditos fizeram um outro tipo de musica onde não existia radio,não tinha tv então vc tendo nada o q fazer vc inventa.
Hoje até esse proprio rock 70,80,90,00 é pura midia assim esperar idolos"cavernosos" q fazem nossa cabeça até hoje, é pedir uma revolução q com certeza pode voltar porque ja temos a formula certa mas q não é nada diferente do baby baba e nem muito diferente do charada brasilero.
Assim é tapar um lado e descobrir outro.
Como disse a Adriane Galisteu;"..dar um giro de 360°"
Já a globalização musical é bem vinda como disse nosso colega, ouvir desde sertanejo até o jazz e saber diferenciar a qualidade sem generalizar é a chave de nossa revolução.
Pq somos iguais ao cara q curte mc serginho,ao q gosta de Caetano veloso eo q curte mettalica.
Falta algum de nós musicos....eu,vc,o cara do rap mudar a musica com atitude.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


MaverycK: "...a minha esperança e creio que de vocês também eh a volta da fase virtuosista!"

Hehehehe!!! É isso aê!!! Os anos'80 têm que voltar!!! Malmsteen, Vinnie Moore, Macalpine, Joey Taffola, Billy Sheehan...!!!

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Na verdade mesmo, o que aconteçe é que onde o dinheiro encosta apodreçe!!! Tudo que era bom e um dia virou negócio passou a ser ruim.... veja os exemplos do Boxe e do Futebol... eram esportes-artes até virarem negócio... agora vejam hoje como o Futebol e o Boxe perderam aquela "magia" que tinham antigamente... tudo porque o que vale agora é lucro que empresários e cartolas ganham.

Na música aconteceu a mesma coisa!!! E querem saber de uma coisa??? Podem me xingar e me esculachar pelo que vou dizer agora... mas quem começou toda essa coisa de música comercial foram os Beatles!!! Na minha opinião, a culpa da música ter virado um negócio lucrativo é deles!!! Eles foram os "Pais" da música comercial, e quando tentaram consertar a merda que eles próprios fizeram(depois do Iê-Iê-Iê...) já estavam tão entupidos de ácido que não conseguiam mais conviver juntos...
Tudo bem.... se não tivessem sido eles seriam outros... mas foram ELES!

Overdoser
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass
mas foram ELES!

e foi mesmo... he he he

na epoca da gravatinha, as musicas eram todas iguais..

Toddynho
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass
Overdoser
Também concordo...
Se as primeiras músicas deles não eram pop, então as de hj tbm não são...
Os Beatles só começaram a ficar bons no fim da carreira deles...

CIERAIS
Veterano
# jul/03
· votar


o elvis foi antes deles....
ele é o pai verdadeiro da criança!!!

LuUu_Ulrich
Veterano
# jul/03
· votar


Acho que a questão não é de quem é culpa, mesmo pq na minha opinião não existe apenas um CULPADO, mas um conjunto de fatores que ocasionaram tudo isso. E podem ter certeza que a musica não "durmiu numa noite classica e maravilhosa e acordou de manhã comercial e horrivel". As coisas não mudam assim. Eu discordo um pouco, de que tudo que o dinheiro toca empodrece, só acho que a unica pessoa que deve lucrar com isso é o musico. Por exemplo: se eu sou médica, e tenho uma clinica, essa clinica é um negocio e eu ganho muito dinheiro com ela, mas presto um bom serviço. A minha clinica não é um lixo por causa do dinheiro. O que temos de contestar é a qualidade musical e a influencia da midia sobre as pessoas.
nukebass Eles podem ter começado a tornar a musica comercial, mas eles tem uma qualidade musical otima,muitas musicas deles são classicos, são realemnte musicas boas. Não é isso que importa?

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Quer dizer...
O nosso tão amado Rock'n Roll foi o primeiro a ser contaminado... :-(
Já que falaram em Elvis... eu já tinha visto uma opinião dessas sobre os primórdios do Rock... na verdade quando o Rock surgiu na década de 50, ele foi muito discriminado(de certa forma isso não mudou muito...); só que quanto mais ele era discriminado mais sucesso esse novo ritmo conseguia! Sendo assim a indústria fonográfica americana, que na época era altamente conservadora, conseguiu enfraqueçer e deturpar a ideologia inicial do Rock'n Roll banalizando-o com os "lindinhos" dos Beach Boys e dos Beatles!!! Todos nós sabemos que a face real do Rock não era essa baboseira de "garotinhos bonitinhos"!!! Já logo no início o Rock era a cara da rebeldia e da subversão... só que isso não era interessante pra nova sociedade americana pós-guerra...
Esse é um dos motivos dos quais eu respeito o Punk Rock... apesar de não ser muito chegado ao som deles e de gostar muito do que eles odeiam, que é o Rock Progressivo, eu tenho respeito por eles porque eles não "deixaram a peteca cair" e mantiveram a atitude Rock'n Roll viva.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


LuUu_Ulrich
Claro que eles têm músicas boas!!! Mas todas da época em que eles passaram a ser eles mesmos!!!!! No começo, quando eles estavam seguindo o caminho traçado por pessoas gananciosas, a música deles não passava de um Pop que na época era uma novidade e que explodiu por conta de uma reação em cadeia causada por um público histérico...

MadMan
Veterano
# jul/03
· votar


OverBlooD Naum naum... quando eu disse que não existe música ruim, é no sentido da ARTE, ou seja, música oriental, ocidental, erudita etc... Agora dentro de uma determinada cultura existe o lixo sim, como kelli Quí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Revolução musical - vale ter esperança?!