Música Erudita Contemporânea

Autor Mensagem
Marcelo Torca
Veterano
# ago/05


A música evolui, mas chega um ponto, onde isso se torna difícil, é o caso da música contemporânea, ela necessita evoluir, mas precisa muito mais de popularidade, não é mais suficiente ficar nas universidades presa, e os festivais existentes no Brasil, ainda são insuficientes para dar a popularidade necessária, e se isso não ocorrer logo, penso que um dia teremos um abismo intransponível entre o que é criado, com aquilo que é produzido. Espero haver mudanças!

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Escuta quem gosta. Eu gosto. Acho nada a ver esse negócio de "popularização da música erudita" como se fosse uma obrigação de cada um que escuta.

E a música popular sempre acaba imcorporando as inovações da música erudita. Isso se dá naturalmente. Nunca vai haver um "abisbo intransponível".

YES
Veterano
# ago/05
· votar


O Novo vem do povo, da cultura popular. Depois de certo tempo é que o Erudito assimila e torna esse novo som motivo de estudo. Se um povo não produz sua própria cultura e só importa enlatados, e copia os enlatados, esse povo está fadado a morrer criativamente. Esse é o nosso caminho, infelizmente. E aqueles que não enchergam essa verdade, ainda têm a petulancia de dizer que o que seu povo cria (os bravos resistentes) não presta.

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


Marcelo Torca

espero tb.

mas acho q aki no forum tem muita gente q nem sabe o q eh musica de verdade qm dira q conheça musica erutida

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05 · Editado por: SoldierOfFear16
· votar


YES

O Novo vem do povo, da cultura popular. Depois de certo tempo é que o Erudito assimila e torna esse novo som motivo de estudo.


Pelo contrário. O que sempre aconteceu é que a música buscou inspiração na música popular. Mas só em matéria de temas, formatos, lirismo etc. As evoluções técnicas mesmo surgiram quase sempre no meio erudito. Coisas do tipo: polifonia, contraponto, harmonia, atonalismo, etc.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Música Erudita eh foda, as estou por fora dela atualmente...

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


John Elf

Música Erudita eh foda, as estou por fora dela atualmente...

e quem não tá? hehe
Acho que só manja bem mesmo de música erudita atual quem faz curso de composição e olhe lá.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Soldado do Medo

Você está enganado, já saiu metendo um "pelo contrário", mas falou praticamente o que eu disse. A música popular mundial é repleta de polifonias, polirritmias e harmonias intrincadas, basta você pesquisar ... No meio academico, sem dúvida nenhuma, esses conceitos são mais trabalhados tecnicamente.

Mas afinal de contas, o que conta mesmo para o nascimento de um estilo artístico é sua força popular, seu lirismo e seus temas - isso é o que tem a força, o resto é resto. Veja o atonalismo citado por você, ele nasceu acadêmico e vai morrar acadêmico, pois não tem sentido, é puramente técnico, sem vida.

arthur_angra
Veterano
# ago/05
· votar


Hoje em dia é muito difícil de conhecer pessoas que gostam de música Erudita. Nossos pais eram enfluenciados pelos pais deles a ouvir esse tipo de música, mas oque aconteceu foi um grande desenterece em relação deles.
Hoje em dia, pessoas de 40 anos pra cima escutam MPB, oque eu acho completamente absurdo, já que pessoas desse tipo de idade preferem coisas mais sérias. Se você for repara em algumas letras de MPB, você irá ver que a maioria das letras não fazem o maior sentido, nem pode ser chamada de poesia!!!
Mas a última esperança da música erudita está no Heavy Metal, um dos únicos estilos de música inspirados nessa música!!!
O Heavy Metal nunca vai acabar, pois ele não precisa de popularidade para continuar, se fosse assim, não existiria mais.
Pow, boas influências pra vocês escutarem: Angra, Rhapsody, Dragon Force, Sonata Artica, Dark Moor, Edguy, Avantasia, Helloween, Blind Guardian e muito mais!!!
Vale apena ouvir!!!

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Verdade, infelizmente

YES
Você acha que não existe Atonalismo na Música Popular? Você já ouviu falar em um estilo chamado Jazz?

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


YES


Você está enganado, já saiu metendo um "pelo contrário", mas falou praticamente o que eu disse. A música popular mundial é repleta de polifonias, polirritmias e harmonias intrincadas, basta você pesquisar ... No meio academico, sem dúvida nenhuma, esses conceitos são mais trabalhados tecnicamente.


Como eu disse: surge na erudita e depois a música popular absorve.


Mas afinal de contas, o que conta mesmo para o nascimento de um estilo artístico é sua força popular, seu lirismo e seus temas - isso é o que tem a força, o resto é resto.


Pois eu acho que isso é simplesmente a matéria bruta. O que separa o joio do trigo é o tratamento técnico dado à esse fatores.

Veja o atonalismo citado por você, ele nasceu acadêmico e vai morrar acadêmico


Como o John Elf disse, existe Jazz atonal sim, assim como algumas vertentes do Death Metal praticam.

pois não tem sentido, é puramente técnico, sem vida.

é por isso que eu gosto.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


John

Vou lhe explicar mais uma coisa....
Primeiramente, foi o Soldier que colocou o atonalismo como propriedade da música erudita. Quando ele fez isso, ele se referiu ao atonalismo 'completo' que a esse segmento erudito explora.

O Jazz, caro aluno (hehe o cara deve ter ficado vermelho agora) não constitui esse tipo de atonalismo, o Jazz se baseia em um centro tonal, mas ocorrem muitas variações no decorrer da pauta. OK?
E a improvisação no Jazz permite a REFERÊNCIA a outros centros tonais, mas existe uma espinha dorsal que dirige o tema...

O atonalismo erudito procura derrubar definitivamente o centro tonal.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Acho que falar de toda música atonal dessa forma é falta de conhecimento.
Experimenta o cncerto pra dois violões de Santórsola, por exemplo.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Nem adianta discutir com ele. O kra falar que Música Erudita não tem técnica eh ridículo. Atonalismo existe em bandas de Prog Rock, Prog Metal, Death Metal, Jazz, etc. E lembre-se que Progressivo arrastava multidões a shows... Pode haver muita vida em técnica, mas kras como o YES jamais compreenderão isso.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Aí que você se engana, há músicos de Jazz e outros estilos que usam atonalismo puro. Se não existir (e existe) eu invento começo a fazer isso semana que vem.

staind
Veterano
# ago/05
· votar


oi



tchau.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


YES

O Jazz, caro aluno (hehe o cara deve ter ficado vermelho agora) não constitui esse tipo de atonalismo, o Jazz se baseia em um centro tonal, mas ocorrem muitas variações no decorrer da pauta. OK?
E a improvisação no Jazz permite a REFERÊNCIA a outros centros tonais, mas existe uma espinha dorsal que dirige o tema...


Você mesmo disse que a música popular não são tão trabalhados.
Na música popular nunca se mergulha de cabeça em nada, pois o resultado ainda tem que ficar "palatável". Assim como não existem grandes exemplos de atonalismo, não existem grandes exemplos de contraponto, o que não significa que não sejam usados.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


O kra falar que Música Erudita não tem técnica eh ridículo.

Quem falou isso????????? Não dá merda, isso é perseguição juvenil. Sou a igreja do cara agora!

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Sem entrar nesse aspecto "filosófico" do atonalismo de matar o sistema tonal blablabla. Só falando dele como uma técnica de composição mesmo.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


O kra tenta questionar a Música Erudita. Nem levo em consideração gente assim.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
O kra falar que Música Erudita não tem técnica eh ridículo.

Quem falou isso????????? Não dá merda, isso é perseguição juvenil. Sou a igreja do cara agora!

Eu não quis dizer isso, eu escrevi embolei o que eu escrevi. Esqueça isso.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Aí que você se engana, há músicos de Jazz e outros estilos que usam atonalismo puro.

O Ignóbil! Você aí não está mais falando de música popular, você já está falando Miles Davies (na fase mais experimental), John MacLaughlin, Chick Corea etc, Esse atonalismo é experimental, não o Jazz como música popular.

Não dá pra discutir sério com você!

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


YES
Há dois tipos de Música: Erudita e Popular. O que não eh Erudito é Popular. Como esses caras não fazem Música Erudita eles fazem Popular. Logo há Atonalismo Puro na Música Popular. Não importa se eh Miles Davies, John MacLaughlin, Chick Corea ou seja lah que for. Eh Música Popular.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


YES

O Ignóbil! Você aí não está mais falando de música popular, você já está falando Miles Davies (na fase mais experimental), John MacLaughlin, Chick Corea etc, Esse atonalismo é experimental, não o Jazz como música popular.

Esses jazzistas agora são músicos eruditos só por que você quer?

Além que que não dá pra ser experimental mias de mieo século depois da consagração do estilo.

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Sem entrar nesse aspecto "filosófico" do atonalismo de matar o sistema tonal blablabla. Só falando dele como uma técnica de composição mesmo.


Valeu a tentativa de querer falar de música erudita, mas tá ficando chato para vocês... eu pensei que o papo era sério.

Bom! tá na hora de deitar, porque eu tenho uma mulher me esperando, enquanto vocês devem ter os dedos... hahaahahaha, zoei!

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Se for pra falar de jazz eu vou ficar só olhando. Não entendo nada.

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Eu tô falando. Esse cara tira argumentos do orifício anal...

YES
Veterano
# ago/05
· votar


Há dois tipos de Música: Erudita e Popular. O que não eh Erudito é Popular. Como esses caras não fazem Música Erudita eles fazem Popular. Logo há Atonalismo Puro na Música Popular. Não importa se eh Miles Davies, John MacLaughlin, Chick Corea ou seja lah que for. Eh Música Popular.

Só tenho tempo de dizer que você está errado, fui ....

staind
Veterano
# ago/05
· votar


Eu tô falando. Esse cara tira argumentos do orifício anal...
huahauahau

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Valeu a tentativa de querer falar de música erudita, mas tá ficando chato para vocês... eu pensei que o papo era sério.
Arranjando desculpa pra sair correndo.

Bom! tá na hora de deitar
Fugiu!

tá na hora de deitar, porque eu tenho uma mulher me esperando, enquanto vocês devem ter os dedos...
Além de achar que eh o dono da verdade em Música e História ainda acha que eh o único cara do mundo que tem mulher... Qual seu trabalho, Yes, palhaço?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Erudita Contemporânea