Treinar ouvido

Autor Mensagem
deathmeister
Veterano
# ago/05
· votar


Kra, tem um curso q o Marisco falow, muito bom, tem para ouvido relativo e absoluto, eu tinha tudo baixado aqui e estava percebendo evoluções, mas deu um pau no hd e eu perdi tudo, agora o edonkey nao baixa nem fodendo, mas eh muito bom esse curso, eu pegay com o nome: Dave Lucas Burge - Perfect pitch ear training.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Aussie bloke
A quanto tempo voce toca musica velho?? começei aprender com 10 e estou com 30 são 20 anos
mas o ouvido começou a aparecer com uns 4 anos de aprendizado
e foi assim:

primeiro só as notas naturais (eu confundia o Fá com Lá pq terminavam as duas com A)
depois os # e b
e tb primeiro eu só conseguia no meu instrumento, se ouvisse um disco ou outro instrumento eu não conseguia identificar
depois consegui ouvir geral, mas não conseguia identificar voz
depois só conseguia identificar voz em musica classica, com o tempo passou tb para popular
no meio disso tudo fui conseguindo tb a ouvir nota por nota de acorde, pq eu ouvia só o solo e nos acordes embolava tudo, e os acordes mais usados eu tb identificava na hora, eu falava: esse é Dó, esse eu não sei, esse outro é sol....


Voce treinou seu ouvido, tipo pra diferenciar intervalos e tal, ou so sabe pq sabe??
nunca fiz treino especifico para isso, quando começei era aqueles cursos de orgão bem toscos de só aprender musiquinha e algumas escalas, mas vejo que o percentual de tecladistas e pianistas que tem ouvido absoluto e maior do que guitarristas
talvez o proprio sistema de aprendizado favoreça isso
pq todo mundo que começa com teclado geralmente aprende assim:

le a nota na partitura
pensa na nota pra saber qual é (tem uns até que falam em voz alta para fixar no inicio)
tocam a nota

talvez esse "ler pensar e tocar" fixe no celebro a altura da nota, se toda vez eu tocar uma nota e pensar/falar o nome dela, chega uma hora que se eu não falar o celebro já decorou

quando fui começar a aprender intervalos eu já tinha ouvido e matava todos na primeira, lembro que a professora falava "canta pra descobrir o intervalo" e eu ficava quieto e acertava e ninguem entendia isso, nem eu


pra quem aprende guitarra, geralmente aprende o dedilhado da escala e sai subindo e descendo o braço sem saber ao certo que nota está tocando, pode ser que isso atrapalhe

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

interessante...
eu pensava que voce tinha o OA desde pequeno...
eu tava pensando numa coisa. vc disse que começou a "desenvolver" o seu ouvido depois de uns 4 anos de estudo, pois eu comecei no violãozinho mesmo em 2002 e apartir desses últimos tempos é que os "sintomas" de ouvido absoluto estão, devagarzinho começando a aparecer.

aquelas coisas, de vez em quando (muito de vez em quando) escutar uma buzina em Mi ou o barulho do amplificador em Si e coisa e tal...

estou atrás do método do david lucas burgue pra evoluir essa percepção.
o único problema é a idéia que ele sugere de associar tons musicais a cores, no meu caso como sinestesta isso está atrapalhando bastante...

É difícil pra mim por exemplo estabelecer que uma nota G é verde sendo que eu vejo músicas em G em diversas cores.

Vc conhece o método do David Lucas Burgue?

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k
eu pensava que voce tinha o OA desde pequeno...
se eu tinha eu não sabia já que eu não mexia com musica e a primeira fez que toquei em algum instrumento já foi em aula, nunca brinquei quando pequeno com pianinho, xilofone, flautinha doce ....

minha irmã faz piano e flauta e também tem, já li em alguns lugares sobre isso e tem gente que fala que pode ser genetico, mas minha mãe fez aula tb um tempo antes de mim e nunca desenvolveu

o metodo do David Lucas Burgue eu não conheço

só vi alguns sites que o povo comentou aqui no forum:

http://www.perfectpitch.com/
http://www.perfectpitch.com/phenomenon.htm
http://www.prolobe.com/Default.asp mas hoje tá dando pau (faz um tempo que não entro nesse)

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

pd cre... eu tb nunca brinquei com música quando era pequeno...
eu não sei se existe alguém da família que tenha OA mas vou pesquisar quando eu for visitá-los.

vc tem sinestesia tb?

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


vc tem sinestesia tb?

não

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

uhum...
e pra vc desenvolver o seu OA vc utilizou algum método em especial?
conte um pouco mais de como tudo isto aconteceu.
o mais difícil pra mim é pegar com exatidão uma nota solta por exemplo.
geralmente não fico num ponto certo, sempre um pouco acima ou um pouco abaixo, independente de qualquer nota.

se vc me pedir um C por exemplo eu vou conseguir reproduzir ele pra vc (voz), mas vai ficar um pouco fora sempre.

no teclado já não tem isso.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k
e pra vc desenvolver o seu OA vc utilizou algum método em especial?
não, eu nem sabia que existia ouvido relativo, sempre que alguem falava que tocava de ouvido eu pensava que era igual ao meu, quando comecei a tocar com banda, que eu vi que a maioria tinha ouvido relativo

quanto ao que funcionou e como começou deve ser como todo tecladista começa aprender musica como eu disse lá em cima no começo da pagina:
le a nota na partitura
pensa na nota pra saber qual é (tem uns até que falam em voz alta para fixar no inicio)
tocam a nota
talvez esse "ler pensar e tocar" fixe no celebro a altura da nota, se toda vez eu tocar uma nota e pensar/falar o nome dela, chega uma hora que se eu não falar o celebro já decorou



uma coisa qe eu faço tb e não sei se quem tem ouvido relativo faz e pegar uma partitura que nunca vi (e que tb não conheço pelo nome) dar uma olhada na pauta e reconhecer a musica ou pelo menos "ouvir a melodia na mente" sem ter que cantar as notas ou tocar em algum instrumento

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

uhum... escutar a melodia na mente tb sempre foi algo normal pra mim, não em caso de partitura pois não sei ler ainda mas por exemplo na hora de construir uma melodia, ela sempre vem na mente as notas antes.

sei lá...

oq importa é que vou correr atrás disso, desenvolver e tal.

Aussie bloke
Veterano
# ago/05
· votar


heathcliff
E' facil ate' velho, eu acerto uns 7 em dez... O cara acerta todos, mas isso eu acho que e' so treino.
Nao entendi direito o que e' esse tal de ouvido absoluto nao, mas tava falando com minha mae, e ela conseguiu acertar as notas que meu irmao tava tocando no teclado na boa. Meu irmao tocava uma nota, e minha mae falava qual era. Ela errou uma em 6 eu acho. E ela nem toca direito, tocou quando era crianca, e nunca mais.. De vez em quando brinca no piano la de casa. Mas e' isso....

Aussie bloke
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

pra quem aprende guitarra, geralmente aprende o dedilhado da escala e sai subindo e descendo o braço sem saber ao certo que nota está tocando, pode ser que isso atrapalhe

E' realmente, isso deve fazer diferenca sim. Eu tenho 2 anos de musica so'. Ainda tenho muita coisa pra aprender. Realmente, quando eu estou improvisando eu so penso no som, e nao tenho a minima ideia de que nota estou tocando. E agora que eu estou comecando a dar mais enfase a parte teorica que eu nao sei muito, e a ler partitura, que ate' hoje ainda tenho que contar as notas nas linhas, e demoro um tempasso pra conseguir tirar uma musica assim.

Que legal voce ter isso entao! Ajuda muito? Voce toca em banda ou so sozinho?? E esse negocio de ser sempre no "ON", que qualquer musica que voce ouve voce ja sabe as notas e tal, sempre foi assim??

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Aussie bloke
foi o que eu já disse lá em cima ajuda muito na hora de tirar musica de ouvido e na hora de fazer um free lance, pra não ter que ficar perguntando tom para os outros e se a musica modula na hora tb já sei pra que tom foi, quanto a sempre estar ON foi igual aquele cromograma que eu disse tb lá em cima, pra cada coisa que eu comecei a ouvir a mais, depois que começou não parou

Vinicius PF
Veterano
# ago/05
· votar


wtf?!

Aussie bloke
Veterano
# set/05
· votar


fernando tecladista
Valeu velho.. vou dar uma redirecionada nos meu estudos agora...

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


Uma coisa q eu to fazendo, é dormir sempre com uma nota na cabeça.
Gravei um G e deixo no repeat enquanto estou dormindo.

Nunca mais eu vou eskeçer assim, eu acho.

adnz
Veterano
# set/05
· votar


muito interessante isso, não sabia que existia essas coisas de ouvido absoluto, me interessei, até pq ultimamente eu venho tentando acertar umas coisas de ouvido, tempos, tercas e solinhos, sem muito progresso, mas o cara ali falou que faz música há 20 anos, entao tenho tempo ainda, 1 ano é pouco :]

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


adnz

eu acho que o esquema do OA é tu não ficar chutando as notas, tem q sentir e saber que a nota é aquela.

comece brincando cara, peça pra alguém tocar uma nota solta da guitarra por exemplo, ou tocar no braço todo só as notas que são soltas se é que tu me entende (E A D G B) saca?

desenvolva o seu Ouvido Relativo também que é tão importante quanto o OA, tire muita música só ouvido (uma vez curando o vício da cifra já era) e seja feliz.

ah, estudar harmonia ajuda muito.

:)

adnz
Veterano
# set/05
· votar


spy2k
sei ler partitura, entendo de harmonia, pelo menos o básico, hm, mas eu ainda to muito "lento" com o meu instrumento, tenho que esperar um tempo pra comecar treinamento sério do ouvido, mas essas aí, de tentar acertar notas assim é uma boa, tento até fazer isso e tirar umas músicas de ouvido, mas eu perco a paciencia tentando. :(

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


adnz

cara... lento com o instrumento? senta na privada, liga um rádio e desmonte as musiquinhas da rádio, não tem coisa mais divertida e que melhore mais o ouvido.

pra mim o treinamento que dá mais resultado é aquele que te dá prazer de fazer.

fernando tecladista
Veterano
# set/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


spy2k
Uma coisa q eu to fazendo, é dormir sempre com uma nota na cabeça.
Gravei um G e deixo no repeat enquanto estou dormindo




uma coisa que acontece comigo é que as vezes durmo com a TV ligada e quando a eissora sai do ar fica aquela tela cheia de lista e uma nota LÁ tocando, e como eu tenho o sono leve eu sonho que estou tocando e no meio do solo o meu lá do teclado enrosca e não sobe mais fica aquele lá travado o tempo todo, quando na verdade é o audio da TV

tem tb quando durmo com radio ligado e se o sono é leve tb sonho que estou solando todas as musicas que tocam, e são as notas certas pq quando acordo eu ainda lembro de algumas musicas que tocaram

o ouvido fica sempre ON 24 Hs

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


fernando tecladista

não sei se consigo chegar a esse nível de OA mas acho que as coisas estão melhorando por aqui.

vai ser algo sem pressa.

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


fernando tecladista

como eu disse antes o meu problema é a referência.
eu sei as notas na cabeça, mas quero precisão.

por isso, to deixando o G tocar a noite toda, preciso de uma referência correta pra chegar no dia que a minha referência vai ser um tapa na mesa ou algo do tipo.

fernando tecladista
Veterano
# set/05
· votar


spy2k
mas se vc já tem a referencia das notas na cabeça e faz coisas idiotas do tipo:
identificar notas de campanhia
identificar buzina de carro
identificar qualquer aviso sonoro
estar andando na rua e saber qual as notas daquele cara que passou assobiando

e seriamente
idetificar notas tocadas de instrumentos
conseguir separar notas de cada instrumentos em um conjunto de musicos

tudo isso falando o nome da nota na lata, na hora, ali 100% sem ficar em duvida, já é muito bom

se só falta apenas um acerto de dizer que aquele LÁ esta em 440, ou se está em 445, isso talvez melhore com o tempo de seu de aprendizado seu ouvido vai te acompanhar com a sua tecnica

acho que a maior dificuldade é de vc ouvir uma nota que soa no inicio como tããããããã, tááááááá e com o tempo vc passar a ouvir dóóóóo´, réééééé

spy2k
Veterano
# set/05
· votar


fernando tecladista

q nem eu disse, isso acontece de vez em quando, é como se uma escama estivesse caíndo do meu ouvido com o passar dos dias.

tu está parecendo mais intenso e mais nítido, nunca um C e um D foram tão diferentes.

um dia eu chego lá.

Ray Charles
Veterano
# nov/06
· votar


Alguem aqui tem ouvido absoluto?

fabio gaudério
Veterano
# jun/08
· votar


Eu gostei do assunto, e gostaria de compartilhar a minha opinião a respeito disso, eu canto num grupo que canta somente a capela, como todos devem saber não temos intrumentos musicais, um colega do grupo tem OA, no início eu achava muito interessante, pois o cara sabia exatamente a nota musical de qualquer som emitidom desde o sino da igreja até um sunido na lâmpada fluorescente...quando íamos cantar uma música em 4 vozes p ex.. o regente pedia que ele desce as notas do acorde para as quatro vozes diferentes, e ele dava perfeitamente...porém, quando o grupo cantando descia um pouco a afinação, que é normal, desde que todos desçam afinados, o rafael, permanecia na altura correta, porém destoando do grupo inteiro....ele ficava louco com isso, pois ele não conseguia fazer este ajuste, dando a impressão que só quem estva desafinando era ele kkkkkkk!!!!! muito louco, depois ele saiu do grupo, pirou eu acho kkkkkk!!!!!

GabrielMusic17
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jul/15

Galera tenho um violão a bastante tempo, cerca de 8 anos, mas ainda não posso dizer que sei tocar, pois ainda não consegui desenvolver meu ouvido relativo ou ouvido musical, como preferir, aquele dito cujo que VC consegue ficar independente de cifras baseando se em escalas campo harmônico... Continuando, tenho dificuldade de diferenciar acordes maiores de menores e com setima , quarta... Nem me fale. Só consigo afinar o violão se já tiver alguma corda afinada. Porem teoria eu sei bastante o problema e por na prática, ate hoje só tirei umas sete musicas de ouvido.
Por favor pessoal me ajudem, eu quero muito aprender isso, fico invergonhado quando amigos meus tocam de ouvido, o que falto em mim que etapa eu pulei? me dem dicas, qualquer coisa que me ajude.

Sei que tem muitos tópicos com esse assunto, mas eu precisava expor minha situação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treinar ouvido