Preciso de ajuda com meu teclado roland e-35

    Autor Mensagem
    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jul/05


    Pessoal, ainda não consegui gravar músicas nele. Fernando tecladista, você viu como gravar lá no roland do estúdio onde você grava? Já mexi bastante no teclado, mas não consegui. Estou aguardando resposta. Até mais!

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Leandro S Canavezi
    Verifique se há um botão vermelho escrito "record" ou "rec" ou algo assim. Se não houver, aí você deve consultar o manual do teclado.

    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Existe sim um botão rec / puch in. Já mexi mas não descobri como é!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Leandro S Canavezi
    fui mexer lá esta semana, mas, mas descobri que o gravador esta com pau.... trava o teclado
    só descobri que vc segurando o rec vc escolhe entre song 1, 2, 3 no + e -
    quando vc aperta só o rec, uma luz vermelha ao lado das trilha se acende (upper, lower....) e vc pode ir juntando apertando as outras ex: para gravar mão direita e arranjo, aperta rec, depois deixe upper e arranger em vermelho)
    vou ver se consigo o manual pra dar uma olhada
    e não feche este topico ... como foi feito com o outro que colocarei mais coisas aqui quando encontrar

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    o que descobri hoje:

    se vc qer resetar o teclado 1 - aperte rec com o teclado desligado 2 - segurado o rec ligue o teclado, vc apaga todas as musicas gravadas

    para apagar uma trilha, segure clear e aperte o botão da trilha que vc quer (upper, lower, drum.....)

    para gravar é o que eu te disse mesmo: aperte rec, (vai acender o vermelho do upper) escolha os canais que vc quer (deixe-os em vermelho (ex: alem do upper aperte o arranger) e aperte start da bateria, e no final stop,

    para tocar aperte o botão play (abaixo do rec) e as luzer das trilhas ficam verdes (não lembro se vai direto ou se vc tem que apertar o start da bateria)

    não achei o manual lá no estudio, então estou mexendo aos poucos e te passando, semana que vem se conseguir te passo mais (então não feche o topico)

    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Valeu, Fernando! Vou mexer nele talvez hoje à noite.

    O que acontece é o seguinte: eu seguro o rec / puch in e aparece escrito no display alguma coisa do tipo "rec track composer [1]". Aí você escolhe o número. Deixo os leds dos canais acesos (exemplo: upper e arranger, como você falou), escolho o ritmo (ou escolho o ritmo antes, não sei se faz diferença na ordem de escolha), aperto o Start/Stop, toco, aperto de novo Start/Stop para parar, mas o led do rec / puch in continua aceso. Daí aperto o Play e depois Start/Stop, mas não reproduz.

    Na sua mensagem você falou em botão Clear, mas você quis dizer track/erase, não foi?

    Bem, vou ver se consigo gravar. Mas estou aguardando mais uma ajudinha sua e do pessoal também. Um abraço!

    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Outra coisa, Fernando. Na sua primeira mensagem você falou em GS ON, GM e seqüência midi... aí eu boiei legal! Poderia me explicar melhor o que é isso?

    Até mais!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    tem um comando que vc insere na trilha de algum sequenciador midi ( ex: cakewalk )antes do inicio da musica que deixe o teclado como se fosse um modulo de som, fica com 16 partes multi-timbrais e da pra rodar a maioria das sequencias midi no computador, só que esta função deixa as teclas e os botoes do e-35 inoperantes, so func o volume geral
    alguns midis já tem isso altomaticamente quando vc dá o start no display do e-35 já aparece " GS mode"
    tenho esse comando em algum lugar aqui de casa mais não acho agora, depois te mando

    sobre o clear = track erase - tá certo

    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    É isso aí, Fernando! Consegui gravar ontem à noite. A primeita coisa que fiz foi resetar o teclado como você disse. Daí eu fiz o que estava fazendo antes, que era apertar o rec / puch in, escolher os tracks, apertar o Start / Stop para tocar e depois para parar. Só que, antes de resetar, o led rec / puch in ficava aceso mesmo depois de apertar o Start / Stop para parar. A única coisa diferente que eu fiz foi resetar, e foi o que resolveu. Valeu mesmo!

    Quanto a seqüência midi, se puder me enviar estou aguardando. Um grande abraço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    quanto a deixar o teclado em modo GS nesse modo ele trabalha com 16 canais midis via PC
    como eu só tenho o cakewalk vou te explicar por este, se vc tem algum outro sequenciador no pc da uma mexida e ve se acha

    se vc abrir um arquivo midi (bem produzido - eu abri um da revista playmusic) e vc for lá na opção view e clicar em sysx (sys ex) vai aparecer uma janela com uma coluna bank e vc vai o 0 e clicar ai aparece esta mensagem:

    F0 43 10 4C 00 00 7E 00 F7 que ativa o modo gm, se este comando não faz nada tente este:
    F0 41 10 42 12 40 00 7F 00 41 F7 - gs
    ou ainda este
    F0h 7eh 7Fh 09h 01h F7h - gm
    (esses dois eu peguei em um livro que fala sobre midi que eu tenho aqui
    nunca usei isso direito então não sei se funciona se alguem manja de sys ex comente aqui

    =========
    quanto aos bancos C e D que existem escondidos no teclado, vc só pode ter acesso pelo PC, esses bancos não sãa grandes maravilhas de timbres vc tem varios timbres repetidos mas em bancos diferentes (algus timbres tem pequenas mudanças, mas não faz falta a ninguem isso era para quem tinha sequencia produzida no e-30 e pra não perder na troca pelo e-35 colocaram isso junto
    no sequenciador vc tem que colocar uma mensagem midi : control change 00 = 127 seguido de um program change

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    quanto a gravações
    vc pode ver que da pra fazer gravações em multi-pista, ex:
    vc gravou upper+arranger
    depois vc coloca em rec somente o lower e grava outro instrumento,
    ai vc já tem o upper+ o lower + arranger
    e depois se vc tb tem o m.bass que vc pode gravar com qualquer instrumento (não precisa ser um bass)
    pode usar tb o track da m.drum e o sfx e gravar alguns efeitos de explosões, trovões....

    Kempolina
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Bom dia!
    Preciso de orientação sobre uso das oitavas de acompanhamento do Roland E 35. O teclado tem duas oitavas de acompanhamento, porém o meu está funcionando apenas uma oitava. Minha dúvida é : - Há alguma tecla que ao ser acionada, volta a função da segunda oitava de acompanhamento ou isso é um defeito do teclado? Obrigada!

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    - a maioria dos teclados geralmente na tecla que divide o teclado tem que segurar ela e apertar a tecla onde você quer a divisão

    - ou procurar nos menus de configuração,(menu, set, function, e dentro tem uma função de "split point" e o nome da tecla tipo G2, C3....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de ajuda com meu teclado roland e-35