Equalização de músicas para prensagem de CD

    Autor Mensagem
    André Lima
    Veterano
    # jun/05


    Os CDs a venda no mercado tem uma equalização padrão para todos.
    Os agudos, os médios, os graves e todas as outras faixas intermediárias possui o mesmo nível, nos CDs de toda e qualquer gravadora.
    Quais as características desta equalização, e como se consegue fazer esta equalização padrão em uma música gravada num home studio
    Para posterior prensagem.
    Existe alguma Norma ou isto é feito de ouvido através de monitoração?
    Se alguém tiver alguma dica para isto. Agradeço.

    abdo_
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: abdo_
    · votar


    As duas coisas. Ja gravei CDs tanto em estudio como em simples PC com uma mesinha de som, uma boa placa de som com aparelhagem e instrumentos de 1ª e tive resultados parecidos, nao tao longe. O padrao é o seguinte (ate vc o pode conseguir em casa): Digamos q vc queira gravar tocando teu teclado (mas apenas tocando e sem voz). Vc tera que obter um bom som mas SEM EQUALIZAÇAO, nenhuma mesmo, mas que se ouça claramente todos os timbres, pricipalmente os agudos de bateria/percusao e os graves sem exagero. Ou seja um som bom, harmonico e claro mas sem "plastica" ou efeitos. Ai vc vai dizer entao pra q serve o equalizador? O equalizador é lixo num estudio de som, ELE FOI FEITO PRA SE OUVIR E NAO GRAVAR. tanto é q nao existe som "lindo" de CD ouvido sem equalizaçao. É verdade ou entao se ouve sim mais sem aquela potencia, aqueles graves ou aquela bateria!!!! Mas é o padrao. Mas entao como se consegue aquele equilibrio entre graves, agudos e medios? Ai que entra a mesa de som: é nela que se controla a medida exata (quantidade/volume) de cada instrumento a se por. Faltou agudos do prato da batera? Aumenta o volume dele na gravaçao ou poe o microfone mais perto(mas use só de primeira linha, sao vitais), isso de volume vale pra baixo, guitarra, etc. E faça tudo igual pro resto assim por diante. Mas nunca use o equalizador pois "estraga/danifica" a musica. Se o usar, fica pessimo ao se ouvir denovo com equalizador. Portanto a regra "mundial" do equalizador é: SÓ SE USA UMA VEZ. Portanto que se use na reproduçao e nao na gravaçao. O volume é controlado por graficos de db q qualquer gravador de Pc o tem. Ja na voz............É outra estoria. (obs: alguns estudios usam o eq raramente pra apenas corrigir um instrumento q ficou ruim mais ainda numa alteraçao minima de 2 ou 3%-muito pouco). O resto é tentativas, praticas, experiencias e ouvido. Boa pratica.

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    André Lima

    A respeito do teclado, a primeira coisa que eu escutei de um produtor quando entrei em estúdio é "tire todos os efeitos de reverb e chorus, deixe o som o mais limpo possível, o que precisar nós faremos depois".

    E o mesmo acontece com a bateria, em tom por tom, caixa, chimbal, cada instrumento da batera tem um canal na mesa, pois para cada uma tem uma equalização diferente.

    Para se nivelar grave, médio e agudo existe a MASTERIZAÇÃO, esse processo que deixa todas as músicas com os mesmos dB e equaliza sim, grave, médio e agudo. Pois para cada estílo de música existe uma equalização diferente. E se vc pensar que EQUALIZAÇÃO só serve para se ouvir e não para gravar não vai se dar muito bem.

    Em música pop por exemplo não se escuta tanto o baixo como no reggae, e o mesmo tem uma equalização diferente para os dois estílos.
    No Pop além de ser mais "pimpõin", ter mais médio, agudo e menos volume, não saí com a mesma potência que no Reggae onde praticamente vc fecha os canais de médio e agudo e usa quase tudo do grave, com uma potência maior.

    Assim cada instrumento tem sua particularidade, se não equalizar na gravação, nunca vai conseguir isso na audição.

    E se você for prensar o CD não se esqueça do ISRC que é o registro das faixas que você deve fazer, sem esse registro em ordem você não consegue prensar nenhum CD, ele é necessário para fazer a Matriz, e só com a Matriz que se fará a prensagem, a não ser que você grave um CD-R, que é diferente.

    ThePrinceOfArrocha2
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Durval Dellê
    A respeito do teclado, a primeira coisa que eu escutei de um produtor quando entrei em estúdio é "tire todos os efeitos de reverb e chorus, deixe o som o mais limpo possível, o que precisar nós faremos depois".
    Com certeza, pq se não não tem como editar nada via pc!!!!!

    Para se nivelar grave, médio e agudo existe a MASTERIZAÇÃO
    O correto seria PRÉ-MASTERIZAÇÃO, q é o processo q qualifica toda a gravação pro via de mixagens, equalizações, efeitos, compressão, normalização, noise gates, etc. MASTERIZAÇÂO é o processo de criação de um CD de vidro, para ser ultilizado como matriz em prensagem de grande escala de CDs, ou seja, em nada influencia na qualidade da música.

    esse processo que deixa todas as músicas com os mesmos dB e equaliza sim, grave, médio e agudo. Pois para cada estílo de música existe uma equalização diferente. E se vc pensar que EQUALIZAÇÃO só serve para se ouvir e não para gravar não vai se dar muito bem.

    Bom comentário de complemento.

    onde praticamente vc fecha os canais de médio e agudo e usa quase tudo do grave, com uma potência maior.
    No reggae a requencia a ser ais ultilizada é a mesma do POP, a diferença é somente na altura do baixo, no pop geralmente fica mais baixo e equilibrada com a altura do bumbo e no reggae fica 10% acima da altura do bumbo, mas as equalizações são as mesma, o q difere tbm é q em reggae se usa muito um Baixo Fretless.

    Abraços

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Durval Dellê
    · votar


    ThePrinceOfArrocha2

    Concordo com quase todos seus coments, menos o que diz que a equalização do baixo é a mesma para Pop e para Reggae, te digo que pelo menos todas as bandas que conheço de reggae usam equalizações diferentes.

    Bandas: Djambi, Namastê, que ja tiveram o mesmo produtor que minha banda tem hj fazem isso, além da minha, e Natiruts que é mais distante, mas sei que utiliza uma equalização similar, com praticamente canais fechados de médio e agudo.

    Bandas de Reggae mais Pop, como Maskavo, Armandinho entre outros podem utilizar a mesma equalização, mas não é o comum no Reggae.

    Em shows nós sentimos muito isso, pois como não temos eng. de som na banda, utilizamos das casas de shows que tocamos, e se a pessoal não escuta reggae ela não consegue equalizar da maneira que gostamos, principalmente o som do baixo, pra não ficar xoxo além dos teclados com mais presença.

    E sobre o Fretless, realmente cai muito bem usar no Reggae.

    André Lima
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: André Lima
    · votar


    Durval Dellê
    Você falou do ISRC.
    depois de gravadas as músicas se faz o registro de direitos autorais e depois o registro dos ISRC. O processo é mais ou menos assim. Correto?

    Você sabe como é feito os Registros dos ISRC das faixas? Há algum site em que isso é feito, assim como o www.bn.br/eda é para os Direitos Autorais.
    Eu estou meio por fora destas burocracias!!
    Obrigado.

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    André Lima

    Eu não entendo como faz direito, mas pergunto para o Kurt (da minha banda) pois quem está correndo atras dessa parte é ele.

    Posso te indicar lugares que fazem prensagem, pois estamos fazendo esse orçamento para lançar nosso CD. Ah.. vou postar num outro tópico sobre SMD, que é similar ao CD mas tem um custo mais barato, é muito útil para quem está começando como nós e para combater a pirataria.

    O que eu já sei é que não se faz a prensagem do CD sem a Matriz e sem o ISRC, a empresa que vai prensar exige esses registros para fazer a prensagem e só começa o processo de fabricação quando estiver tudo OK.

    Quando eu tiver mais informações eu digo!!!

    Vou abrir um tópico para falar do SMD!

    Michelle S J Jordao
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu sei fazer os ISRC's, eu trabalho com isso..so é preciso de algumas informações...pra quem entende é rapido e facil...

    André Lima
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Michelle S J Jordao
    Os ISRC's são feitos depois de realizado o registro de Direitos Autorais das músicas, ou das letras das músicas?
    É necessário que o CD esteja finalizado e gravado?
    Você sabe quais são os dados e documentos necessários?
    Tem algum valor ($$$) a ser pago pelos ISRC's?
    Me desculpe a montanha de perguntas!! Valeu.

    AoliabeAlves
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    oi

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalização de músicas para prensagem de CD