Mesa de som... Alguém me ajuda?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


abdo_

A ídeia de controlar os canais é exatamente o que o Sarpa entendeu e para isso tem uma finalidade, e vc está usando o software Sonar do mesmo jeito e suas ferramentas, e eu sei que isso existe pq já fui em estúdios que utilizam desse processo.
essa ferramente é muito importante para o que procuro.

mano_a_mano
Veterano
# jun/05
· votar


abdo_
Vc nao explico pra qual finalidade quer essa mesa

É para gravação de 2 teclados, 1 módulo, 1 contrabaixo e 1 microfone (aí totalizando 8 canais).

sarpa
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê, existem ainda as "mesas controladoras", que são feitas para uso com o SONAR, PRO TOOLS, etc... Elas não possuem praticamente nada de áudio (algumas funcionam como interface) mas, controlam todos os parâmetro de Play/Rec, volume, equalização entre outros dos softwares de gravação.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

abdo_
Veterano
# jun/05
· votar


Durval Dellê
Nao há logica pra se usar uma mesa de som num sonar se o sonar É MAIS COMPLETO q qualquer mesa, nao digital c/ software. O sonar é tao capaz, tao potente q faz coisas q "nem Deus acredita". Olha o q foi gravado num sonar (só o midi pois a voz foi gravada num estudio de mixagem) na Alemanha e tire suas conclusoes:

http://www.geocities.com/engesoft3/ozone.zip

Quer mais. Se nao for ter voz, nem precisa de qualquer mesa (é claro q vc precisa ter o melhor equipamento possivel (ou teclado) pra passar/gravar isso pra Wave ou Mp3 (Qualidade de saida). O Sonar monta, mas a reproduçao é outra estoria.....
Faça igua e bom proveito

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


abdo_

Eu concordo que o Sonar pode fazer muito mais coisa que uma mesa de som.

Mas me explique uma coisa:

Você quer gravar o show da sua banda (pode até ser no próprio sonar direto), mas como você vai fazer para ligar todos os instrumentos em canais separados e gravá-los simultaneamente em canais separados sem uma mesa de som ?

abdo_
Veterano
# jun/05 · Editado por: abdo_
· votar


Durval Dellê
Sonar nao grava, sonar monta midis, nao monta wave.
Se vc tem uma banda compostas por instrumentistas vc só pode usar mesa de som analogia ou digital (as digitais alem de plugarem tais instrumentos, ainda montam midis e tem software e gravam CDs internamentes: http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=40 e http://www.korg.com.br/lista/lista.asp?codigo=6357#
É por isso q sonar nada tem a ver com bandas de instrumentos, alias, Pc nenhum tem a ver com bandas, nem ha placas de som q recebam tais plugues. Qdo disse q Sonar faz milagres, é na montagem de midi, mas qdo terminado, ai vc tem q arranjar onde tocar esse midi pra passar pra wave e por ultimo mixar c/voz pra finalizar o CD. Tem gente q usa essa mesa digital da Roland ou da Korg, ou mesmo um teclado, só nao pode usar um Pc porque seus timbres sao os de padrao de qquer Pc e q nem chegam a 1% de qualidade dos teclados e MD. mas cada estudio tem uma soluçao, usam ate modulos.

Durval Dellê
Veterano
# jun/05
· votar


abdo_

Eu não entendo muito ainda, mas que se usa o Sonar em banda e para gravar canais, faixas em wave, grava sim... Pois é assim que está sendo construído nosso CD, em ambiente profissional, com pessoas de nome no mercado, elas sabem muito bem o que estão fazendo...

Nilo Nazareth
Veterano
# jul/10
· votar


PROCURO AJUDA.

QUEM TIVER E PUDER CEDER O MAUNUAL DA MESA DE SOM DA VOXMAN (VMX12.2R). PERDI O MEU! O FABRICANTE ENCERROU ATIVIDADE.

AGRADEÇO A ATENÇÃO E GENTILEZA.

MEU E-MAIL: nilonazareth@bol.com.br

Nilo Nazareth
Veterano
# jul/10
· votar


PRECISO DE AJUDA.

PERDI 0 MAUNUAL DA MESA VOXMAN (VMX 12.2R). CASO ALGUÉM TENHA E POSSA CEDER VIA E-MAIL, AGRADEÇO MUITÍSSIMO.

MEU E-MAIL: nilonazareth@bol.com.br

PS: PRECISO COM URGÊNCIA, OBRIGADO.

fernando tecladista
Veterano
# jul/10
· votar


VOXMAN (VMX 12.2R).

se for a mesa que eu estou pensando que é, o funcionamento é igual a trocentas do genero

ve se algum manual da ciclotron te ajuda
http://www.ciclotron.com.br/manuais/wattsom/mxs1210III.pdf

http://www.ciclotron.com.br/manuais/wattsom/ambw16efp.pdf

caioscattini
Veterano
# jul/10
· votar


abdo_

Sonar nao grava, sonar monta midis, nao monta wave.
Sonar não grava WAV???

Mentira.
Grava WAV sim. E MIDI também.

R Santiago
Veterano
# jul/10
· votar


mano_a_mano

Eu tenho um Beringer xenyx 1222 de 8 canais e é ótima. Uso para tocar ao vivo. Tem um ótimo equalizador, bem definido, segundo a marca é "baseado nos equalizadores britânicos dos anos 70" e um gain bem legal. Ela deva ta custando uns R$ 500 no máximo.

Não compre Watson vc vai ter perda de som fora os vazamentos. Não vale a pena. Se for investir em uma mesa compre a Beringer ou Yamaha. Já usei uma Alesis mas achei que o som dos teclados ficaram melhores com a Beringer.

caioscattini
Veterano
# jul/10 · Editado por: caioscattini
· votar


Para gravar canais separados, é necessário:

-Uma placa de áudio de 10 canais (ex.DELTA10/10lt)
-Uma mesa com direct-outs

1. Ligue os directs-outs às entradas da placa de áudio com cabos p10

2. Na hora de gravar, abra as pistas no sonar indicando qual porta de áudio ela irá capturar.

3. Grave tudo ao vivo, mas passe o som primeiro para ver se não vai clippar (estourar). Não se preocupe com o volume, apenas não deixa estourar. Essa regulagem é feita no ganho da mesa.

4. Depois da gravação, regule o volume individualmente de cada parte, no software (isso se chama mixagem)

5. Adicione efeitos para cada faixa conforme desejar

6. Regule o Pan (direcione cada instrumento para L ou R) como se você estivesse vendo a banda ao vivo (baixo para o centro, vocal no centro, guitarra 1 para direita, violão para esquerda, etc)

7. Consolide o arquivo para 2 canais.


8. Salve o arquivo.Pronto.

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


E ai galera,,to procurando uma resposta pra mha duvida..
o caioscattini explicou bem aki em cima como funciona pra gravar em canais separados, mas eu quero saber c esse esquema que ele disse serve tambem pra gravar um canal por vez, separado, e que depois eu consiga mixar a musica pelos botoes da mesa mesmo depois de tudo gravado, que o controle fke analogico sem precisar usar mesas virtuais..
semelhante a esse video:
http://www.youtube.com/watch?v=UpXZ6Vl2DHg
mas com algo mais em conta e com menos recursos
abraços

Deco_ufrj
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse
o jeito mais barato, o que não quer dizer que seja barato, é assim:
https://www.youtube.com/watch?v=JVA5-wVmSQM

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse

Não sei se saberia operar a SSL4000G+ é uma mesa de uns 160k

fernando tecladista
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse
depende do equipamento que você tem, da interface de audio quantas saidas tem
o exemplo acima foi com uma de 10 in 10 outs
se você tiver só o L e R como a maioria, faz no PC

Synth-Men
Veterano
# abr/14 · Editado por: Synth-Men
· votar


Sim meu caro Renan Sinopse

MANEIRA 1

Para mixar analogicamente uma produção realizada no computador, você terá que utilizar o processo summing..

O que é isso(para quem não viu o vídeo)? Direcionar cada canal (out) da placa de som a cada canal(aux in) da mesa e fazer um loop (ligação) da saída da mesa para a entrada da placa de som.

Lembrando que quando mais equipamentos analógicos de baixa qualidade você ligar neste processo, mais perda de qualidade você terá. (Exemplos, cabos ruins não balanceados, crossover, compressores, equalizadores, processadores de efeitos não aterrados e não balanceados) etc...

Grandes estúdios fazem isto o tempo todo. Também é bom pra gravações em igrejas, eventos, pequenas produções, gravações de demos de banda, etc... É uma forma natural de mixar uma produção.

Este processo funciona como uma estação de tratamento de água.
Você capita a água, põe elementos para trata-la e depois destina ao uso.

Se você captar a água, tratar e joga-la no rio de novo, não adianta. Se captar e faltar elementos para purifica-la, não adianta. Se colocar elementos demasiadamente para purifica-la, ela não serve para consumo.

Mesmo que seja de forma amadora, se for fazer este processo tem que fazer o melhor possível, treinar bastante para sair tudo bem.

Lembrando que tudo o que você fizer, mesmo que tenha sido 300 pistas, ficará em apenas duas (ou uma estéreo)


MANEIRA 2

Agora para fazer conforme você está descrevendo, seria necessário uma mesa hibrida, que seja interface de áudio, com um certo número de canais, com saída USB, capaz de conectar-se com sua DAW e controla-la ao mesmo tempo.

Desta forma, você conseguiria controlar a sua produção, controlando a mesa virtual, pela sua mesa hibrida. Apesar de facilitar muiiiiiiiito a vida, essa forma de mixagem é muito mais difícil para os ouvidos. O som digital engana muito.

Alguns teclados controladores e workstation fazem o trabalho de controlar esses parâmetros como se fosse uma mesa.


MANEIRA 3

Fazer conforme o fenando tecladista escreveu.


Abraços.

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


E ai galera, eu ainda não consegui ver o video,
Mas entao, a Maneira 2 que o Synth-Men falou acho que é o que eu preciso, vc saberia me citar alguns modelos de mesa de uns 8 ou 12 canais, que fariam isso e estejam em conta, de preferencia que seja compativel com o Nuendo 2.. eu estou gravando cm a M-Track da M-audio, mas se precisar eu troco a placa. mas eu queria mesmo poder ter esse controle de cada canal na mesa ao invés de usar o mouse.

Até agora muito obrigado galera

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


Outra duvida, se eu utilizar a Maneira 2.. isso não ia me impedir de usar plugins do Nuendo nao ne? compressores e outros efeitos que eu uso Vst eu poderia usar mesmo mixando pela mesa?

Synth-Men
Veterano
# abr/14
· votar


Meu caro.

De forma nenhuma qualquer interface impedira de você de utilizar os plugins de sua DAW.

Mas agora dicas de mesas, creio que você receberá ótimas dicas no fórum de Gravação e Homer Studio, em relação ao que cada modelo é capaz de fazer não possuo conhecimentos.

De cara neste fórum, já há tópicos falando de mesas. Clica ai no link abaixo e boa sorte na busca.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/

Renan Sinopse
Membro
# abr/14 · Editado por: Renan Sinopse
· votar


Synth-Men
Pow, perdão brother, eu achei que ja tava no Fórum de Home kkk
Eu achei esse Tópico na busca e nem percebi que estava em Teclado e Piano! Mals mesmo
De qualquer forma muito obrigado pelas dicas, vou pesquisar alguma placa que supra minha necessidade,
Abraços e sucesso.

Obrigado também pela ajuda Deco_ufrj , Ismah e fernando tecladista

Valeu galera

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse

Behringer X32, Midas M32 (mesma coisa que a x32), LS9, CL6... Acho que algumas Soundcraft, e as Macki... Mesas que alçam mais de 10k...

Infelizmente ficarias preso sim aos periféricos da mesa...

Synth-Men
Veterano
# abr/14
· votar


Tem opção de utilizar controladores.

Existem vários que podem cumprir esta tarefa. Mas é um "arranjado" e não o ideal.

Por exemplo, eu uso uma V-AMP 3, para complementar meu teclado, quando preciso de alguns knobs a mais. Direciono os knobs para onde eu quiser.

Volumes, controles de delays, chorus e reverbs, ou até mesmos filtros, envelopes, lfos etc...

alvesjme
Membro Novato
# jul/14
· votar


serie de mesas Yamaha Mg são boas ao meu ver!

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


alvesjme
eu gosto

alvesjme
Membro Novato
# jul/14
· votar


fernando tecladista
sim sim... na igreja aqui em breve terá uma concerteza haha..

boblau
Veterano
# dez/16 · Editado por: boblau
· votar


Boa tarde,

estou querendo comprar uma mesa de som digital para duas funções:

1- mixar os áudios dos integrantes das bandas que tocam em suas casas e me passam os WAV. Basicamente este material serve de material de venda para a banda. Para isto vou usar o Cubase AI e a mesa, já que não me acostumo a mixar e equalizar com mouse.

2- apresentações ao vivo.

Me apareceram duas opções com o mesmo custo:

1-Behringer X32

2-Roland M300

Eu não entendo nada destes consoles digitais novos, nunca cheguei perto de um.

Eu queria a opinião de quem tem uma destas e poderia me falar um pouco a respeito.

Uma coisa para mim está clara: a Roland tem um nome mais firme, sonoriade garantida e efeitos mais consagrados, além de, neste negócio especificamente já vir com uma medusa digital de 16 canais. A Behringer tem mais recursos e tem muito mais material na internet para aprender a mexer, e ter os comandos muito mais "à mão" do que a Roland (eu odeio esta história de ficar ajustando as coisas em touch screen)

Quem puder me ajudar na decisão, agradeço.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Sinceramente eu não entendi o que tu quer fazer... A ideia é processar o sinal na mesa, usando multi track's vindas do computador? Algo semelhante ao sound check virtual?

Lelo Mig
Membro
# dez/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


boblau

"Sinceramente eu não entendi o que tu quer fazer... " (2)

Você vai "juntar" trilhas individuais enviadas pelos músicos no PC e processar utilizando uma mesa externa, apenas como controladora?

Tá com dinheiro sobrando?

Nunca trabalhei com nenhuma das duas... Esta Behringer é bem falada nos sites especializados, a Roland tem a qualidade consagrada.

Mas, se esta disposto a gastar essa faixa de preço, creio que há outras opções a considerar como as Mackie, Yamaha, Soundcraft, Presonus e etc.

Vou aguardar, tentar entender melhor sua aplicação, prá ver se posso ajudar melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa de som... Alguém me ajuda?